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Razões Que Contribuem Para Baixas Taxas de Conversão

17/10/2014 Por: na Categoria Conversão com 0 e 0
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Conversões abaixo do esperado podem decorrer de fatores não preocupantes ou que estejam fora do controle do anunciante

Interpretar dados relacionados a baixa conversão nos Links Patrocinados do Google Ads– Sinais de alerta disparam em qualquer consultor de Links Patrocinados quando diante de relatórios do Google Ads apresentando conversões abaixo das metas estabelecidas. No entanto, antes de concluir que as estratégias estão equivocadas e que mudanças drásticas precisam ser implementadas, é preciso considerar outras possibilidades.

– Existem circunstâncias que ocasionam números de conversões abaixo do esperado, e que não são preocupantes. Algumas delas, inclusive, estão totalmente fora do controle da empresa que anuncia no Google.

– Considere algumas das razões que podem contribuir para baixas conversões.

Cookies Desativados

– Cookies são arquivos salvos durante a navegação dos usuários na internet e que permitem que suas preferências sejam identificadas e armazenadas. Eles fornecem dados valiosos ao Google Ads sobre como os usuários chegaram ao website anunciante, bem como sobre a interação realizada ali.

– No entanto, alguns usuários costumam bloquear o uso de cookies em seu navegador na internet. Fazendo isso ou bloqueando os cookies utilizados pelos Links Patrocinados para o acompanhamento de conversões impedirá que o Google Ads consiga identificar e registrar as conversões dos clientes.

Uso de Outros Mecanismos de Pesquisa

– O Google é o buscador preferido dos internautas. Só no Brasil, sua liderança é absoluta com mais de 93% das pesquisas sendo realizadas no Google. No entanto, algumas conversões que uma empresa obtém em sua publicidade digital pode ser originada em outros buscadores, tais como o Bing. Se um cliente chegar ao website por intermédio de um mecanismo de pesquisa que não seja o Google, as conversões não serão contabilizadas.

Conversões Ocorridas Fora da Janela de Conversão

– A janela de conversão é o período após o clique, durante o qual a conversão é registrada. Por exemplo, o valor padrão de 30 dias permite que qualquer conversão ocorrida dentro deste período seja contabilizada. Dependendo do segmento das empresas que anunciam no Google (tais como venda de imóveis), o processo de decisão dos clientes costuma ser mais longo. Se uma conversão ocorrer fora do número de dias configurado na janela, o acompanhamento de conversões do Google Ads não contabilizará este valor.

Concluindo

– É evidente que outros fatores podem estar envolvidos, como por exemplo um orçamento limitado, o que impediria que muitos potenciais clientes fossem impactados pelos Links Patrocinados na busca e na Rede de Display. No entanto, como percebido, chegar à conclusão correta sobre qual a relação entre as expectativas criadas e os números reais, envolve avaliar diversas possibilidades.

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