Redesenhe Seu Site de Acordo Com os Princípios da Acessibilidade | Clinks

Redesenhe Seu Site de Acordo Com os Princípios da Acessibilidade

31/07/2018 Por: na Categoria Dicas com 0 e 3
Home > Blog > Dicas > Redesenhe Seu Site de Acordo Com os Princípios da Acessibilidade

Ao anunciar seu site no Google Ads, adapte as páginas de destino de acordo com diretrizes da acessibilidade para aumentar suas vendas

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 15% da população mundial possui algum tipo de deficiência. É um número gigantesco – estamos aqui falando de mais de um bilhão de pessoas.

As deficiências são principalmente enquadradas em 4 grandes grupos:

  • Visual
  • Auditiva
  • Física
  • Cognitiva

Certamente, dentro do seu público-alvo, existem pessoas que apresentam alguma destas deficiências. O seu site está preparado para ajudar este público? Depois que ele clica em seus Links Patrocinados, encontra um site ajustado de acordo com o princípio da acessibilidade? Se não, sua empresa pode estar perdendo muitas oportunidades.

Diretrizes de Acessibilidade Para Conteúdo na Web

acessibilidade ao anunciar no googleVocê pode encontrar as diretrizes completas de acessibilidade neste link. O objetivo destas normas é fornecer uma orientação para que o conteúdo disponível na web seja mais acessível.

Assim, quando sites e páginas de destino dos anúncios do Google Ads são criados de acordo com estas orientações, o conteúdo se torna mais utilizável para pessoas com deficiência. E não somente elas, mas também beneficia pessoas de idade avançada e aquelas que não apresentam nenhuma deficiência.

Mas, o que você precisa ter em mente ao criar páginas de destino acessíveis e que aumentem suas receitas ao anunciar no Google?

Fazer Com Que o Conteúdo Seja Encontrado

Você criou um conteúdo top, matador, que realmente vai ajudar a converter os visitantes que clicarem nos seus anúncios. No entanto, se parte deste conteúdo deixar de ser percebido, você perderá grandes oportunidades.

Portanto, como garantir que todo o conteúdo das suas páginas de destino seja perceptível?

Pense inicialmente no contraste das cores. Quando as cores de primeiro e segundo plano são criadas levando em consideração o contraste ideal, o conteúdo se torna mais evidente. Para tanto, você pode utilizar ferramentas online que ajudam na atribuição do contraste ideal para seu site, como o material.io.

Note que, em muitos sites, os links que aparecem no texto são destacados em cores diferentes (azul, na maioria). Pessoas daltônicas podem não perceber esta diferença. Por este motivo, nestes casos, é interessante utilizar o sublinhado para ajudá-las a perceber o que é link no texto.

Cuidar da Compatibilidade

Ao criar suas campanhas no Google Ads, você se preocupa em verificar como suas páginas de destino são apresentadas em diferentes navegadores ou leitores de tela? Certamente, esta preocupação é muito importante se você estiver focado na questão da acessibilidade.

Além disso, dê uma atenção especial às imagens. Afinal, algumas deficiências visuais podem prejudicar as pessoas de tirar pleno proveito das imagens que você disponibiliza nas páginas de destino. Por isso, muita atenção à configuração do “alt text” das suas imagens. Estes textos são de grande ajuda para pessoas com deficiência visual compreenderem as imagens.

Aumentar as Opções de Navegação

Como as pessoas navegam em seu site? Pode parecer óbvio que isto aconteça por meio de cliques em computadores e toques em dispositivos móveis.

No entanto, as pessoas podem ter maneiras diferentes de navegar em suas páginas de destino. Pode ser que muitas delas utilizem o teclado para explorar o conteúdo oferecido. Como ajudá-las? Por exemplo, alguns sites na web permitem que o usuário navegue entre diversas abas simplesmente tocando na barra de espaço.

acessibilidade ao anunciar no google

Por isso, ao criar o design das suas páginas de destino, pense em formas alternativas que as pessoas utilizam para explorar seu conteúdo. Assim, elas conseguirão ter acesso ao que realmente interessa com seu método preferido de navegação.

Realizar Ajustes Periódicos

As tecnologias estão em constante evolução. Isto significa que novas ferramentas surgem no mercado a cada dia. Muitas delas ajudam as empresas a criar páginas de destino orientadas pelos princípios da acessibilidade.

Assim, procure se orientar por estas diretrizes durante todo o processo de criação das páginas de destino para seus anúncios. Posteriormente, sempre realize auditorias para verificar se há algo mais a ser feito para melhorar a acessibilidade das páginas.

Este tipo de preocupação mostrará que você está focado em alcançar todas as pessoas dentro do seu público-alvo. E isto, certamente, contribuirá para o aumento das suas vendas.

Copyright © Clinks - Google Partner PREMIER. Agência Certificada Google Ads.

Seus Links Patrocinados Nas Mãos de Especialistas.