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Resumo do PRIMEIRO Dia do Encontro Comunidade Ads 2014

26/08/2014 Por: na Categoria Eventos com 0 e 0
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Resumo das palestras apresentadas no PRIMEIRO dia do Encontro da Comunidade do Ads em 2014

– As empresas que atuam no mercado digital, em especial profissionais e agências de Links Patrocinados, foram agraciadas com informações muito valiosas no Encontro da Comunidade Ads Brasil 2014, nos dias 25 e 26 de Agosto de 2014.

– Ricardo Azevedo, da agência CLINKS, recebeu um convite do Google para estar presente a este importante evento do marketing digital. Vejamos quais foram os temas e pontos principais das palestras apresentadas no primeiro dia do evento.

Experiência do Cliente e o Google

– A primeira palestra foi do Diretor na América Latina de Serviços e Vendas para PME, Ale Andrade, que destacou as mudanças que o cenário mundial e brasileiro apresenta no tocante à conectividade. O Brasil é hoje o quinto país no mundo em buscas realizadas na internet. São 102 milhões de usuários brasileiros na internet, e 55 milhões usam dispositivos móveis. E os números não escondem a real importância que a internet assume para cada um dos seus usuários. Por exemplo, cerca de 35% das pessoas acessam algum app assim que acordam, e 63% dos compradores pesquisam online antes de efetuar uma compra.

– Foram apresentadas também as mudanças no comportamento e hábito do consumidor. No passado, as empresas torciam para que sua mensagem publicitária chegasse aos clientes. Hoje, por outro lado, as empresas se perguntam: como posso aproveitar o fluxo de pessoas que estão proativamente procurando a informação? Os consumidores passaram assim a controlar que informação vão acessar, e quanto tempo ficarão expostos a uma mensagem.

– E lucra quem aproveita estes novos comportamentos. Por exemplo, segundo dados apresentados pelo Google, quem exporta produtos e está na internet lucra 200% mais do que uma empresa que não tem presença online.

– Finalmente, ele apresentou algumas estratégias para atingir os clientes:

1-) Criar e cuidar do seu site;

2-) Criar uma campanha de Links Patrocinados na rede de pesquisa.

3-) Criar uma campanha na Rede de Display.

4-) Criar um canal no YouTube.

5-) Sempre medir os gastos com publicidade online.

Search for Branding e Anúncios de Engajamento

search for branding– Fernanda Caloi, Gerente de Desenvolvimento de Agências, apresentou a segunda palestra. O objetivo desta consideração foi destacar a importância de branding, e o conceito dos anúncios de engajamento.

– O engajamento envolve a apresentação de conteúdo relevante segundo os interesses dos consumidores. Desta forma, campanhas de publicidade em massa (tais como rádio, TV e jornais) precisam ser conjugadas com ofertas online para atingir um público relevante maior.

– Ela apresentou conceitos de branding e engajamento que estão sendo difundidos pelo Google, a saber:

  • Hero: um grande push de mídia para alcançar grandes audiências, ou seja, comunicação em massa;

  • Hub: falar com o público-alvo do produto (aquele que consome ou que possui potencial para consumir). Envolve postar regularmente conteúdo que engaje o público-alvo;

  • Hygiene: estar presente quando o consumidor pesquisa. “Procurei… se não estava lá, então não existe”, disse Fernanda Caloi.

– O Google possui a tecnologia para fazer com que esta presença estratégica seja eficiente. Foram apresentados alguns tipos de Links Patrocinados que trabalham o engajamento tais como o hover-to-play e Lightbox.

O Índice de Qualidade e a Página de Destino

– Palestra de Bruno Portella, Especialista em Pesquisa, que destacou o funcionamento, importância e influência do índice de qualidade sobre as campanhas de publicidade ao anunciar no Google.

– Ele apresentou as 3 principais características que o sistema do Google Ads avalia para determinar o índice de qualidade:

  • Conteúdo claro e exclusivo

  • Transparência e confiabilidade

  • Facilidade de navegação

– Além disso, o Google Ads preza pela experiência positiva do usuário ao chegar no website. Isto é caracterizado por alguns elementos que devem estar presentes, tais como:

  • Facilidade do usuário entrar em contato com a empresa (telefone, formulário, e-mail);

  • Site otimizado para dispositivos diferentes;

  • Entidades básicas de uma página bem constrúidas: título, descrição, palavras-chave;

  • Um site leve garantindo baixo tempo de carregamento.

Mitos e Verdades sobre SEO

– Os mitos e as verdades sobre o SEO foram desvendados por Alex Pelati, Diretor de Search Marketing da AO5 e Principal Colaborador da Comunidade do Ads. Ele destacou a importância de se manter a atenção sobre a otimização do website nos mecanismos de busca, uma vez que a análise da reputação e conteúdo do site é constante.

– Alguns dos pontos a serem observados nesta otimização são:

  • Arquitetura de links externos e internos;

  • URL amigável;

  • Canonicidade de URLs;

  • Paginação de conteúdo;

  • Sitemaps.

SEO e a busca orgânica– Um aspecto da palestra destacou a importância da relevância de conteúdo, dando atenção a title tag, linkagem interna e otimização de imagens e vídeos.

– Alguns dos mitos sobre o SEO foram apresentados e esclarecidos. Alex Pelati explicou que os erros 404 encontrados em um website não impactam o desempenho e a classificação do mesmo junto ao Google. Também, foi esclarecido que o Google não utiliza sinais sociais, tais como a quantidade de seguidores no Twitter, para determinar posicionamento na busca. Contrário ao que pregam os mitos, a metatag não influencia a relevância do conteúdo. E, por fim, o conteúdo duplicado interno não é punido pelo Google.

– Embora os anúncios de Links Patrocinados não afetem o posicionamento do site nos resultados orgânicos, o Google Ads pode ser um grande aliado do SEO. Isto se dá porque o sistema de Links Patrocinados pode ser uma importante fonte de dados para a otimização do site nas buscas (por exemplo, identificando impacto das palavras-chave para seu negócio).

Dicas Práticas para Aquisição de Clientes

– Priscila Vieira, Líder de Operações de Vendas deu dicas para ajudar empresas na aquisição de clientes.

– Ela apresentou conceitos básicos para atrair clientes para empresa, a saber:

1-) Conhecer seus clientes: isto envolve criar critérios para qualificar potenciais clientes. Focar no potencial real do lead, e não somente naquilo que ele diz que precisa. Também, analisar se agência tem estrutura para atender potenciais clientes. Gerenciar expectativas sempre focado na proposta inicial apresentada aos clientes. E, posteriormente, sempre realizar pesquisas de satisfação a cada campanha realizada para ter um feedback de todo o processo da empresa.

2-) Conhecer sua agência: estabelecer o posicionamento da agência, focado em um nicho do marketing digital. Isto significa estabelecer uma identidade. É preciso compreender o que os clientes tem destacado sobre o negócio da agência, como sendo suas principais qualidades. Em seguida, é preciso expandir os pontos fortes, desenvolvendo um posicionamento específico.

3-) Conhecer o Google e seus recursos: na aquisição de clientes é preciso conhecer o Google e seus recursos. Alguns deles foram destacados na palestra, tais como a Comunidade Ads, o Google Partners, e a consultoria gratuita do Google para agências (0800-727-8956).

Dicas Práticas para Retenção de Clientes

-Henrique Giacomitti, Principal Colaborador da Comunidade do Ads, deu dicas para ajudar agências de marketing digital a reter seus clientes.

– Entre as dicas citadas, Henrique destacou a necessidade da agência deixar claro para seus clientes quanto será cobrado pelo serviço, como o trabalho será feito e quando será entregue. Isto envolve ter transparência e uma relação próxima, que gera confiabilidade. Para garantir esta clareza, é importante tomar cuidados com jargões utilizados na publicidade online que podem gerar confusão ao serem apresentados aos clientes.

Desvendando o Double Click e Mídia Programática

– Por fim, Bruno Kuba, Consultor de Soluções e Plataformas, abordou sobre o Double Click e o conceito de Mídia Programática. Trata-se de uma importante solução para o digital marketing, envolvendo uma suíte de ferramentas, para que agência possa gerenciar com maior facilidade todas as campanhas publicitárias dos clientes na internet. Diferentemente do que acontece com o Google Ads, esta solução se baseia sempre no leilão por CPM.

– De modo resumido, o DoubleClick possui 3 preceitos:

  • remover complexidade

  • trabalhar com escala

  • oferecer um pilar de dados (sejam listas de remarketing ou listas de terceiro).

Concluindo

– Ao final, deu-se espaço para uma mesa de debate liderada pelos principais colaboradores da comunidade do Google Ads. Experiências foram trocadas sobre os erros comuns encontrados na gestão de campanhas de Links Patrocinados e as soluções para este tipo de problemas.

– Neste primeiro dia do encontro da comunidade do Ads, uma grande quantidade de informação foi transmitida não somente para agências de Links Patrocinados, mas também para todas as empresas que desejam crescer junto com a internet.

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