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Resumo do PRIMEIRO Dia do Encontro Comunidade Ads 2014

26/08/2014 Por: na Categoria Eventos com 0 e 0
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Resumo das palestras apresentadas no PRIMEIRO dia do Encontro da Comunidade do Ads em 2014

– As empresas que atuam no mercado digital, em especial profissionais e agĂȘncias de Links Patrocinados, foram agraciadas com informaçÔes muito valiosas no Encontro da Comunidade Ads Brasil 2014, nos dias 25 e 26 de Agosto de 2014.

– Ricardo Azevedo, da agĂȘncia CLINKS, recebeu um convite do Google para estar presente a este importante evento do marketing digital. Vejamos quais foram os temas e pontos principais das palestras apresentadas no primeiro dia do evento.

ExperiĂȘncia do Cliente e o Google

– A primeira palestra foi do Diretor na AmĂ©rica Latina de Serviços e Vendas para PME, Ale Andrade, que destacou as mudanças que o cenĂĄrio mundial e brasileiro apresenta no tocante Ă  conectividade. O Brasil Ă© hoje o quinto paĂ­s no mundo em buscas realizadas na internet. SĂŁo 102 milhĂ”es de usuĂĄrios brasileiros na internet, e 55 milhĂ”es usam dispositivos mĂłveis. E os nĂșmeros nĂŁo escondem a real importĂąncia que a internet assume para cada um dos seus usuĂĄrios. Por exemplo, cerca de 35% das pessoas acessam algum app assim que acordam, e 63% dos compradores pesquisam online antes de efetuar uma compra.

– Foram apresentadas tambĂ©m as mudanças no comportamento e hĂĄbito do consumidor. No passado, as empresas torciam para que sua mensagem publicitĂĄria chegasse aos clientes. Hoje, por outro lado, as empresas se perguntam: como posso aproveitar o fluxo de pessoas que estĂŁo proativamente procurando a informação? Os consumidores passaram assim a controlar que informação vĂŁo acessar, e quanto tempo ficarĂŁo expostos a uma mensagem.

– E lucra quem aproveita estes novos comportamentos. Por exemplo, segundo dados apresentados pelo Google, quem exporta produtos e estĂĄ na internet lucra 200% mais do que uma empresa que nĂŁo tem presença online.

– Finalmente, ele apresentou algumas estratĂ©gias para atingir os clientes:

1-) Criar e cuidar do seu site;

2-) Criar uma campanha de Links Patrocinados na rede de pesquisa.

3-) Criar uma campanha na Rede de Display.

4-) Criar um canal no YouTube.

5-) Sempre medir os gastos com publicidade online.

Search for Branding e AnĂșncios de Engajamento

search for branding– Fernanda Caloi, Gerente de Desenvolvimento de AgĂȘncias, apresentou a segunda palestra. O objetivo desta consideração foi destacar a importĂąncia de branding, e o conceito dos anĂșncios de engajamento.

– O engajamento envolve a apresentação de conteĂșdo relevante segundo os interesses dos consumidores. Desta forma, campanhas de publicidade em massa (tais como rĂĄdio, TV e jornais) precisam ser conjugadas com ofertas online para atingir um pĂșblico relevante maior.

– Ela apresentou conceitos de branding e engajamento que estĂŁo sendo difundidos pelo Google, a saber:

  • Hero: um grande push de mĂ­dia para alcançar grandes audiĂȘncias, ou seja, comunicação em massa;

  • Hub: falar com o pĂșblico-alvo do produto (aquele que consome ou que possui potencial para consumir). Envolve postar regularmente conteĂșdo que engaje o pĂșblico-alvo;

  • Hygiene: estar presente quando o consumidor pesquisa. “Procurei… se nĂŁo estava lĂĄ, entĂŁo nĂŁo existe”, disse Fernanda Caloi.

– O Google possui a tecnologia para fazer com que esta presença estratĂ©gica seja eficiente. Foram apresentados alguns tipos de Links Patrocinados que trabalham o engajamento tais como o hover-to-play e Lightbox.

O Índice de Qualidade e a Página de Destino

– Palestra de Bruno Portella, Especialista em Pesquisa, que destacou o funcionamento, importĂąncia e influĂȘncia do Ă­ndice de qualidade sobre as campanhas de publicidade ao anunciar no Google.

– Ele apresentou as 3 principais caracterĂ­sticas que o sistema do Google Ads avalia para determinar o Ă­ndice de qualidade:

  • ConteĂșdo claro e exclusivo

  • TransparĂȘncia e confiabilidade

  • Facilidade de navegação

– AlĂ©m disso, o Google Ads preza pela experiĂȘncia positiva do usuĂĄrio ao chegar no website. Isto Ă© caracterizado por alguns elementos que devem estar presentes, tais como:

  • Facilidade do usuĂĄrio entrar em contato com a empresa (telefone, formulĂĄrio, e-mail);

  • Site otimizado para dispositivos diferentes;

  • Entidades bĂĄsicas de uma pĂĄgina bem constrĂșidas: tĂ­tulo, descrição, palavras-chave;

  • Um site leve garantindo baixo tempo de carregamento.

Mitos e Verdades sobre SEO

– Os mitos e as verdades sobre o SEO foram desvendados por Alex Pelati, Diretor de Search Marketing da AO5 e Principal Colaborador da Comunidade do Ads. Ele destacou a importĂąncia de se manter a atenção sobre a otimização do website nos mecanismos de busca, uma vez que a anĂĄlise da reputação e conteĂșdo do site Ă© constante.

– Alguns dos pontos a serem observados nesta otimização sĂŁo:

  • Arquitetura de links externos e internos;

  • URL amigĂĄvel;

  • Canonicidade de URLs;

  • Paginação de conteĂșdo;

  • Sitemaps.

SEO e a busca orgĂąnica– Um aspecto da palestra destacou a importĂąncia da relevĂąncia de conteĂșdo, dando atenção a title tag, linkagem interna e otimização de imagens e vĂ­deos.

– Alguns dos mitos sobre o SEO foram apresentados e esclarecidos. Alex Pelati explicou que os erros 404 encontrados em um website nĂŁo impactam o desempenho e a classificação do mesmo junto ao Google. TambĂ©m, foi esclarecido que o Google nĂŁo utiliza sinais sociais, tais como a quantidade de seguidores no Twitter, para determinar posicionamento na busca. ContrĂĄrio ao que pregam os mitos, a metatag nĂŁo influencia a relevĂąncia do conteĂșdo. E, por fim, o conteĂșdo duplicado interno nĂŁo Ă© punido pelo Google.

– Embora os anĂșncios de Links Patrocinados nĂŁo afetem o posicionamento do site nos resultados orgĂąnicos, o Google Ads pode ser um grande aliado do SEO. Isto se dĂĄ porque o sistema de Links Patrocinados pode ser uma importante fonte de dados para a otimização do site nas buscas (por exemplo, identificando impacto das palavras-chave para seu negĂłcio).

Dicas Pråticas para Aquisição de Clientes

– Priscila Vieira, LĂ­der de OperaçÔes de Vendas deu dicas para ajudar empresas na aquisição de clientes.

– Ela apresentou conceitos bĂĄsicos para atrair clientes para empresa, a saber:

1-) Conhecer seus clientes: isto envolve criar critĂ©rios para qualificar potenciais clientes. Focar no potencial real do lead, e nĂŁo somente naquilo que ele diz que precisa. TambĂ©m, analisar se agĂȘncia tem estrutura para atender potenciais clientes. Gerenciar expectativas sempre focado na proposta inicial apresentada aos clientes. E, posteriormente, sempre realizar pesquisas de satisfação a cada campanha realizada para ter um feedback de todo o processo da empresa.

2-) Conhecer sua agĂȘncia: estabelecer o posicionamento da agĂȘncia, focado em um nicho do marketing digital. Isto significa estabelecer uma identidade. É preciso compreender o que os clientes tem destacado sobre o negĂłcio da agĂȘncia, como sendo suas principais qualidades. Em seguida, Ă© preciso expandir os pontos fortes, desenvolvendo um posicionamento especĂ­fico.

3-) Conhecer o Google e seus recursos: na aquisição de clientes Ă© preciso conhecer o Google e seus recursos. Alguns deles foram destacados na palestra, tais como a Comunidade Ads, o Google Partners, e a consultoria gratuita do Google para agĂȘncias (0800-727-8956).

Dicas Pråticas para Retenção de Clientes

-Henrique Giacomitti, Principal Colaborador da Comunidade do Ads, deu dicas para ajudar agĂȘncias de marketing digital a reter seus clientes.

– Entre as dicas citadas, Henrique destacou a necessidade da agĂȘncia deixar claro para seus clientes quanto serĂĄ cobrado pelo serviço, como o trabalho serĂĄ feito e quando serĂĄ entregue. Isto envolve ter transparĂȘncia e uma relação prĂłxima, que gera confiabilidade. Para garantir esta clareza, Ă© importante tomar cuidados com jargĂ”es utilizados na publicidade online que podem gerar confusĂŁo ao serem apresentados aos clientes.

Desvendando o Double Click e MĂ­dia ProgramĂĄtica

– Por fim, Bruno Kuba, Consultor de SoluçÔes e Plataformas, abordou sobre o Double Click e o conceito de MĂ­dia ProgramĂĄtica. Trata-se de uma importante solução para o digital marketing, envolvendo uma suĂ­te de ferramentas, para que agĂȘncia possa gerenciar com maior facilidade todas as campanhas publicitĂĄrias dos clientes na internet. Diferentemente do que acontece com o Google Ads, esta solução se baseia sempre no leilĂŁo por CPM.

– De modo resumido, o DoubleClick possui 3 preceitos:

  • remover complexidade

  • trabalhar com escala

  • oferecer um pilar de dados (sejam listas de remarketing ou listas de terceiro).

Concluindo

– Ao final, deu-se espaço para uma mesa de debate liderada pelos principais colaboradores da comunidade do Google Ads. ExperiĂȘncias foram trocadas sobre os erros comuns encontrados na gestĂŁo de campanhas de Links Patrocinados e as soluçÔes para este tipo de problemas.

– Neste primeiro dia do encontro da comunidade do Ads, uma grande quantidade de informação foi transmitida nĂŁo somente para agĂȘncias de Links Patrocinados, mas tambĂ©m para todas as empresas que desejam crescer junto com a internet.

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