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Resumo do Google Business Live Event 2013 – GBG Brasil

09/03/2013 Por: na Categoria Eventos com 0 e 0
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Um resumo das principais palestras que ocorreram durante o Google Business Live Event no Brasil

– Ocorreu no último dia 7 de Março de 2013, o Google Business Live Event (GBG Brasil), um evento realizado em São Paulo e com extensões em diversas cidades brasileiras. O programa GBG cria comunidades de negócios por meio do apoio de voluntários independentes do Google, com a finalidade de compartilhar conhecimento sobre as ferramentas de publicidade do Google.

– Veja abaixo um resumo das principais palestras ocorridas no GBG Brasil.

Crescendo com uma Estratégia Digital

Marketing digital google– A palestra iniciou com a apresentação de algumas estatísticas oficiais sobre o número de usuários na internet. As estatísticas apontam que há 2 bilhões de pessoas conectadas. A tendência é que com o crescimento da população e com a difusão da cultura web, em breve, teremos 9 bilhões de pessoas muito conectadas – ou seja, crescimento tanto na base de usuários quanto na intensidade do uso da internet.

– Atualmente, ocorrem 4 bilhões de buscas por dia no mundo. No entanto, ainda há uma lacuna entre aquilo que os usuários esperam da internet e os serviços que eles tem recebido. Uma das razões para esta lacuna está no baixo número de pequenas e médias empresas presentes na internet. Há 6 milhões de pequenas e médias empresas no Brasil, contra apenas 750 mil delas que possuem uma presença online. Ou seja, apenas 12% das PMEs tem uma atuação na internet.

– Para reverter esta situação, alguns conselhos foram passados, tais como:

* Coloque o usuário em primeiro lugar

* Convide-o e estimule-o a participar

* Entregue o que ele espera

* Gere valor e faça negócios

Conecte Seu Negócio

– Ter uma presença marcante na internet não significa que este terreno é reservado apenas para especialistas. Há espaço, oportunidades e meios facilitadores para todos. Alguns números devem servir de estímulo para os empresários que ainda não tem uma presença forte na internet.

  • 63% dos usuários da internet no Brasil pesquisam online antes de comprar.
  • 20% dos usuários da internet no Brasil já fazem compras pela internet.

– Isto significa que, quem não possui uma presença atuante na internet, perde a oportunidade de alcançar este público. Alguns empresários que não possuem site talvez imaginem que não precisam destes, já que acreditam que a presença física da loja é suficiente. Porém, os clientes estão cada vez mais realizando pesquisas online antes da compra, e se não encontrarem a loja, esta perderá muitas vendas.

– Desta necessidade de expansão nasceu o Conecte Seu Negócio, um projeto de inserção digital, que ajuda o empresário a fazer a transição para o mundo online.

– No entanto, marcar presença na internet não se limita a simplesmente criar um site; é preciso ir além, estabelecendo objetivos e estratégias. A publicidade pode ser feita por meio do Google AdWords, abordado pelo próximo palestrante.

Estratégia de Aquisição de Novos Negócios Com Google AdWords

Google AdWords– Pedro Frigo começou sua palestra destacando a evolução das mídias ao longo das décadas, até chegarmos à internet. “O maior impacto da internet não foi ter surgido como uma nova mídia e sim ter mudado o comportamento do consumidor”, disse ele. Esse comportamento evoluiu pelo fato do consumidor estar em multicanais – ele pesquisa em diversas mídias antes de efetuar uma compra. Desta forma, as mídias não podem ser tratadas separadamente. É preciso que todas as mídias interajam, fazendo com que uma alavanque a outra. Por que isso é relevante? Alguns números respondem a esta pergunta.

* 47% dos internautas fazem pesquisa online antes da compra na loja;

* 63% dos internautas fazem a pesquisa prévia antes de comprar pela internet;

* 61% dos usuários da internet brasileira se conectam a internet enquanto estão assistindo televisão;

* 50% realizam pesquisas em seus smartphones todos os dias.

– A busca é a prateleira digital. Quando as pessoas se deparam com um produto em uma revista ou televisão, seu interesse é despertado, e ela busca mais informações na internet. A pesquisa do Google aponta que 79% dos consumidores que foram impactados offline fizeram busca online para obter mais informações sobre a empresa ou sobre o produto oferecido.

– Pedro Frigo ainda destacou sobre o modelo de negócios do Google AdWords, onde o anunciante paga apenas quando seus anúncios, os Links Patrocinados, são clicados. É possível escolher segmentações, exibindo os anúncios apenas para pessoas que estão em determinadas regiões, cidades ou países.

– Oportunidades também para as empresas divulgarem seu site no YouTube. O YouTube já é o segundo maior site de busca do mundo. As pessoas estão cada vez mais inclinadas a assistir uma informação ao invés de lê-la. Afinal, vídeo é uma linguagem que todos entendem. Para cada minuto, são colocados 72 horas de vídeo no YouTube. Por dia, há 4 bilhões de views no mundo.

– Outra forma de divulgar sites no Google é por meio da Rede de Display que inclui os sites parceiros. Falando sobre o alcance, a Rede de Display cobre 93% dos usuários da internet no Brasil. Os Links Patrocinados são exibidos nos sites parceiros de acordo com o conteúdo que o usuário está consumindo. O alcance desta rede é feita por meio da segmentação contextual, segmentação por tópicos e por meio da seleção manual de sites. Além disso, o Remarketing permite exibir Links Patrocinados específicos para consumidores que já estiveram em seu site.

– Com relação às buscas em ambiente mobile, o crescimento é surpreendente. Nos últimos dois anos, o crescimento das buscas realizadas em celulares foi de 2900%. Segundo a pesquisa apresentada, 61% dos usuários que fizeram uma pesquisa sobre um local a partir de seus smartphones, ligaram para a empresa. Além disso, 60% dos usuários visitaram o local.

– Ele conclui dizendo que fica evidente que quanto mais preparados estiverem os empresários, melhores resultados serão obtidos.

Google AdWords: Por Quê Usar e Dicas

– Fechando o evento no GBG Florianópolis, Ricardo Azevedo, diretor da Clinks – Agência Google Partner, explanou aos presentes o por que sua empresa deve anunciar nos links patrocinados do Google AdWords. Explicou de forma prática dicas para montar uma conta Google AdWords, destacando os seguintes tópicos:

*Organização correta de Campanhas, Grupo de Anúncios e Palavras-chave;

* Como criar Anúncios relevantes;

*O que é Remarketing e como funciona;

* Como usar corretamente a Rede de Display;

* Precificação do Clique e posição do Anúncio.

– Após a palestra foi servido um Coffee Break com network entre os participantes, além de distribuição de brindes do GBG.

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