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Resumo do Google Marketing Live Keynote 2018

11/07/2018 Por: na Categoria Eventos com 0 e 8
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O evento anual Google Marketing Live ocorreu no Ășltimo dia 10 de Julho de 2018. VocĂȘ perdeu este evento? Veja quais foram os pontos altos

– Recentemente, o Google anunciou ao mundo as mudanças que chegavam Ă s suas plataformas analĂ­ticas e de publicidade. Conforme jĂĄ conhecido por muitos, a marca foi reformulada em uma suĂ­te com trĂȘs principais grupos de soluçÔes:

  • Google Ads
  • Google Marketing Platform
  • Google Ad Manager

– E foram exatamente estas mudanças que ocuparam o palco do Google Marketing Live no Ășltimo dia 10 de Julho de 2018. A maior parte do que foi destacado no evento focou nesta transição.

– O Google Marketing Live Ă© um evento anual muito aguardado por profissionais do marketing digital. Nele, sĂŁo destacados novos recursos que estĂŁo sendo lançados para quem divulga seus negĂłcios com a ajuda do Google.

– VocĂȘ perdeu o Google Marketing Live 2018? EntĂŁo, veja agora o que aconteceu de mais importante neste grande evento do marketing digital.

A ImportĂąncia da Velocidade

– Logo no inĂ­cio, Anthony Chavez, diretor de produtos do Google Ads, falou que uma das principais prioridades para empresas Ă© a velocidade das pĂĄginas de destino. Segundo ele, a velocidade destas pĂĄginas podem fazer a diferença na hora de uma venda ser realizada ou nĂŁo.

– Ele mencionou que esta Ă© uma preocupação. Afinal, muitos ficam demasiadamente focados em otimização de anĂșncios, segmentação, lances, e acabam se esquecendo deste aspecto tĂŁo importante.

– Por isso, uma das maneiras de melhorar o desempenho das campanhas de Links Patrocinados no ambiente mobile Ă© aumentar a velocidade das pĂĄginas de destino.

– Em atenção a isso, foi anunciado que o Mobile Speed Score estĂĄ disponĂ­vel no Google Ads. Trata-se de um recurso, apresentado como coluna na guia PĂĄginas de Destino, que informa a velocidade de uma pĂĄgina mobile. Isto Ă© feito por meio de uma pontuação (em escala de 1 a 10).

– Uma das grandes vantagens do Mobile Speed Score Ă© sua atualização diĂĄria. Assim, sempre que uma mudança for feita nas pĂĄginas de destino, nĂŁo Ă© necessĂĄrio esperar dias ou semanas para verificar se isto otimizou os resultados.

Aprendizado de MĂĄquina na Criação de AnĂșncios

– O evento apresentou algumas tendĂȘncias de consumo existentes no mercado. TambĂ©m foi falado sobre a necessidade de controle dos dados associado com a privacidade dos usuĂĄrios.

– Logo em seguida, o foco passou a ser o aprendizado de mĂĄquina e sua influĂȘncia nas experiĂȘncias dos usuĂĄrios. O aprendizado de mĂĄquina estĂĄ presente em diversos produtos Google, como mecanismo de busca, YouTube e Gmail.

– A publicidade dos Links Patrocinados tambĂ©m se beneficia das mĂĄquinas inteligentes. Elas aprendem a cada dia com as interaçÔes com os usuĂĄrios. Segundo o palestrante, isto Ă© importante para agregar valor aos anĂșncios.

– Isto ficou evidente nos recentemente lançados anĂșncios de pesquisa responsivos. Com eles, o analista de Links Patrocinados insere, no mĂ­nimo, 5 tĂ­tulos diferentes e 2 descriçÔes distintas sem utilizar frases repetidas. TambĂ©m cria pelo menos 3 tĂ­tulos sem incluir as palavras-chave. (Saiba mais sobre o formato lendo este artigo).

Anuncios responsivos

– Depois disso, utilizando o aprendizado de mĂĄquina, o Google Ads testa diferentes combinaçÔes de tĂ­tulos e descriçÔes. Com este processo, consegue identificar quais das versĂ”es de anĂșncios oferecem melhores resultados.

Aprendizado de MĂĄquina Para as Metas ao Anunciar no Google

– Como sabemos, diferentes empresas possuem diferentes metas ao anunciar no Google Ads. Por exemplo, uma loja que oferece produtos locais provavelmente deseja atrair mais pessoas para sua loja fĂ­sica. Uma grande marca, por outro lado, talvez esteja mais interessada em fortalecer seu nome na lembrança do pĂșblico-alvo.

– Por isso, na nova experiĂȘncia do Google Ads, as metas sĂŁo usadas como ponto de partida. De acordo com a meta selecionada pelo analista de Links Patrocinados, diferentes recursos e configuraçÔes sĂŁo apresentados.

– E de acordo com o palestrante, estes recursos e configuraçÔes personalizados estĂŁo ali graças ao aprendizado de mĂĄquina que aprendeu com o histĂłrico do comportamento dos consumidores.

A FusĂŁo da Publicidade e do AnalĂ­tico

– Para que os resultados no Google Ads sejam eficientes, nĂŁo hĂĄ como escapar da necessidade de avaliar mĂ©tricas, com precisĂŁo. Afinal, somente assim serĂĄ possĂ­vel determinar quais anĂșncios e contextos de exibição foram determinantes em gerar uma conversĂŁo.

– Por isso, foi destacado que hĂĄ todo o sentido em unir a ferramenta de publicidade do Google Ads com suas soluçÔes analĂ­ticas. Este Ă© o motivo da criação do Display & Video 360. Desta forma, aquilo que estava anteriormente disperso entre diversos produtos (como DoubleClick Bid Manager, Campaign Manager e Audience Center) foi unificado em uma Ășnica central.

AtualizaçÔes Para Google Shopping

– Os feeds automatizados receberam grande atenção no Google Marketing Live. TambĂ©m foi destacado mais sobre o Smart Shopping, uma campanha do Google Shopping otimizada de acordo com as metas do anunciante.

– AlĂ©m disso, comerciantes do Shopify ouviram novidades. As campanhas inteligentes do Shopping integradas ao Shopify permitirĂŁo que comerciantes do Shopify gerenciem suas campanhas do Smart Shopping sem sair da plataforma.

– O objetivo destas alteraçÔes Ă© fazer com que o Google Shopping se torne mais acessĂ­vel para lojas e e-commerces.

Novidades Para o YouTube

– Como nĂŁo poderia deixar de ser, o evento trouxe Ă  atenção novidades sobre anĂșncios no YouTube.

– O TrueView for Reach tem novidades para as empresas que anunciam nesta plataforma. Embora sem data prevista, este formato de anĂșncio oferecerĂĄ novos recursos. Entre eles, um botĂŁo de chamada Ă  ação, bem como formulĂĄrios exibidos diretamente no anĂșncio que permitirĂŁo coletar novos leads.

– O YouTube tambĂ©m continua aproveitando as tecnologias de aprendizado de mĂĄquina. Isto acontece com o lançamento do Maximize Lift Bidding. Trata-se de uma estratĂ©gia de lances para ajudar as empresas a alcançarem pessoas com maior potencial de conversĂŁo. O ajuste Ă© feito de forma automĂĄtica, no momento do leilĂŁo, visando maximizar o impacto dos anĂșncios em vĂ­deo.

O Que o Futuro Reserva Para Empresas Que Anunciam no Google

– Algo repetido diversas vezes no Google Marketing Live foi a revolução dos anĂșncios que se adaptam Ă s necessidades dos consumidores. AlĂ©m disso, com o aprendizado de mĂĄquina, a tecnologia avalia em tempo real se esta adaptação estĂĄ realmente funcionando. Conforme destacado por Philip McDonnell, cabe Ă s empresas e Ă s tecnologias do Google Ads identificar qual Ă© o produto certo para apresentar para a pessoa certa, no momento certo.

– Como destacado, estas tecnologias estĂŁo em processo de aprendizado. E este aprendizado Ă© infinito. Por isso, o horizonte nos garante melhorias na capacidade de oferecermos anĂșncios cada vez mais personalizados.

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