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Retrospectiva Google Ads 2018

07/01/2019 Por: na Categoria Retrospectiva com 0 e 10
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Acompanhe, em ordem cronológica, todos os lançamentos, atualizaçÔes e novidades sobre Links Patrocinados na Retrospectiva Google Ads 2018.

O ano de 2018 esteve repleto de novidades para os profissionais do marketing digital, especialmente no universo dos Links Patrocinados. Novos recursos e atualizaçÔes de ferramentas foram divulgadas para ajudar empresas a atingirem suas metas de marketing. Conforme vocĂȘ verĂĄ abaixo, a segunda metade do ano foi responsĂĄvel pela maioria das novidades.

EntĂŁo, vamos entrar no tĂșnel do tempo. Acompanhe agora, em ordem cronolĂłgica, todos os lançamentos, atualizaçÔes e novidades na Retrospectiva Google Ads 2018.

Janeiro

O ano iniciou com o anĂșncio da criação do Aprenda Com o Google. Trata-se de um curso online que ajuda anunciantes e consultores de web marketing a usar as campanhas de aplicativos no Google Ads. Assim, todos os recursos e dicas para extrair o mĂĄximo proveito das campanhas de aplicativos sĂŁo ensinados para ajudar empresas a expandir seus negĂłcios.

Fevereiro

Em Fevereiro, o Google Ads reforçou suas polĂ­ticas para revendedores de ingressos para eventos. Sob as novas diretrizes, exige-se que todos os revendedores de ingressos para eventos sejam certificados. Estas empresas devem prezar pela transparĂȘncia. Isso dĂĄ aos usuĂĄrios mais clareza sobre o revendedor e o custo total desses ingressos, incluindo as taxas associadas.

Em meados de fevereiro, no Mobile World Congress, em Barcelona, o Google Ads anunciou o Speed Scorecard para dispositivos mĂłveis. Trata-se de uma ferramenta que permite ao anunciante comparar a velocidade do seu site mobile com outras empresas.

Março

Foi lançado o Shopping Actions – uma solução voltada para varejistas de todo o mundo. Ele funciona como um sistema de compra por voz, semelhante ao existente na Amazon. Mas o sistema vai alĂ©m. Seu objetivo Ă© criar um sistema de compras universal. No Shopping Actions, os anunciantes nĂŁo pagam por cliques ou impressĂ”es, mas por vendas (pay-per-sale).

As criptomoedas sĂŁo moedas virtuais que utilizam um sistema de criptografia. Por nĂŁo ser uma moeda regulamentada, diversas fraudes sĂŁo aplicadas. Por este motivo, o Google Ads atualizou suas polĂ­ticas de publicidade referentes a serviços financeiros. Isto inclui a Proibição de AnĂșncios de Criptomoedas. As restriçÔes abrangem negociaçÔes criptografadas, cĂąmbios e carteiras de criptomoedas e aconselhamento sobre negociação de criptomoedas.

Google Ads comunica que disponibiliza para o YouTube, o pĂșblico-alvo de intenção personalizada. Com este recurso, Ă© possĂ­vel exibir anĂșncios no YouTube para pessoas que pesquisaram recentemente na busca do Google Search pelos produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Esta Ă© uma forma desenvolvida para ajudar clientes indecisos a tomar a ação de compra com a ajuda dos vĂ­deos.

Abril

É apresentado o TrueView For Reach. Trata-se de um formato de vĂ­deo que oferece maior flexibilidade, unindo a opção de escolha do usuĂĄrio com a simplicidade do lance CPM. Ele estĂĄ otimizado pelo aprendizado de mĂĄquina do Google. Com isto, estĂĄ programado para alcançar um pĂșblico maior, de modo mais eficiente.

Junho

Em Junho, o Google passa a exibir anĂșncios responsivos na rede de pesquisa. Este formato de Link Patrocinado Ă© ajustado para exibir mais texto do que os anĂșncios tradicionais, e com maior relevĂąncia para os usuĂĄrios.

O Google AdWords foi rebatizado sob uma nova marca: Google Ads. Outras ferramentas da famĂ­lia Google foram reunidas e reorganizadas. Com isso, nasceu o Google Marketing Platform e o Google Ad Manager.

Smart Campaign Ă© a primeira solução lançada sob a nova marca, Google Ads. Trata-se de uma solução desenvolvida especialmente para pequenas empresas que nĂŁo possuem uma equipe de marketing. Nesta campanha, a maior parte do processo de criação e otimização dos anĂșncios Ă© automatizada por meio do aprendizado de mĂĄquina.

Google lança uma suĂ­te de criação para YouTube que permite testar e avaliar diferentes elementos dos anĂșncios em vĂ­deo. SĂŁo eles: Video Experiments, Video Creative Analytics e YouTube Director Mix.

Julho

É lançado o RelatĂłrio Por Loja. Agora, Ă© possĂ­vel avaliar as visitas presenciais a cada uma das lojas fĂ­sicas do anunciante. O RelatĂłrio Por Loja apresenta uma estimativa de quantas visitas presenciais vocĂȘ receberĂĄ em cada uma de suas lojas. TambĂ©m mostra outras açÔes de conversĂŁo locais, como ligaçÔes telefĂŽnicas, solicitaçÔes de rotas e pedidos.

Google Ads cria parceria com empresas que oferecem soluçÔes de anĂĄlises. É formado o Google Measurement Partners – um programa que ajuda empresas a medir seus esforços de publicidade. Isto inclui mĂ©tricas como visibilidade, alcance, mix de marketing, aumento das vendas, e muito mais.

Em Julho tivemos, pela primeira vez, a menção do Google Signals. O Google Signals Ă© um recurso do Analytics que permite avaliar nĂŁo somente dados do seu pĂșblico-alvo, mas tambĂ©m dados agregados de usuĂĄrios anĂŽnimos do Google. Isto dĂĄ uma visĂŁo mais holĂ­stica do pĂșblico que as empresas desejam alcançar.

Agosto

Para ter uma visão completa da jornada de conversão dos seus clientes à medida que eles interagem com seu site em diferentes dispositivos, Google Ads e Analytics lançam o Relatório de Dispositivos Diferentes. Com eles, as interaçÔes em dispositivos diferentes são apresentadas de forma unificada. Isto contribui para uma visão completa da viagem de conversão dos clientes.

Em Agosto, foram lançados os relatĂłrios de desempenho dos anĂșncios de pesquisa responsivos. O objetivo Ă© ajudar os anunciantes a descobrir quais sĂŁo as melhores combinaçÔes de tĂ­tulos e descriçÔes.

Ainda relacionados aos anĂșncios responsivos, o Google Ads lançou em Agosto o Indicador de Força de AnĂșncio. É uma ferramenta que apresenta a relevĂąncia e possĂ­vel impacto dos anĂșncios Ă  medida que eles sĂŁo criados pelo analista de Links Patrocinados. A ferramenta ainda apresenta sugestĂ”es para vocĂȘ criar um anĂșncio campeĂŁo.

Google Ads anuncia a substituição dos AnĂșncios Responsivos pelos AnĂșncios GrĂĄficos Responsivos para o segundo semestre de 2018. Assim, os anĂșncios grĂĄficos responsivos se tornam a opção padrĂŁo para a Rede de Display.

Google Ads adiciona CartÔes de Resumo com recursos de edição na pågina Visão Geral de sua plataforma. Com esta atualização, os cartÔes de resumo não estão limitados a apenas apresentar dados. Agora, é possível realizar mudanças e ajustes diretamente nos cartÔes de resumo.

Setembro

Setembro iniciou com uma atualização das políticas de publicidade. Desta vez, o alvo foram as diretrizes referentes a suporte técnico de terceiros. Isto se deu por causa do aumento de golpes a partir de Links Patrocinados para este tipo de serviço. Por isso, o Google Ads anunciou um programa de verificação para garantir que apenas serviços legítimos de suporte técnico sejam veiculados nos Links Patrocinados. Desta forma, somente empresas checadas pelo Google aparecerão no mecanismo de busca.

Quer saber quais sĂŁo as pĂĄginas de destino com melhor e pior desempenho nos anĂșncios dinĂąmicos da rede de pesquisa (DSAs)? Um novo relatĂłrio do Google Ads apresenta estas informaçÔes para vocĂȘ. Ele foi batizado como RelatĂłrio de PĂĄginas de Destino dos AnĂșncios DinĂąmicos da Rede de Pesquisa. Com ele, Ă© possĂ­vel analisar as principais mĂ©tricas de desempenho de cada uma de suas pĂĄginas de destino.

Em Setembro, as variaçÔes da correspondĂȘncia exata foram novamente atualizadas no Google Ads. Com isso, esta correspondĂȘncia inclui variaçÔes com o mesmo significado, tais como palavras e parĂĄfrases implĂ­citas.

Necessidade dos clientes de visualizar maiores detalhes dos produtos faz com que Google Ads invista mais no uso de imagens. Entra em cena o carrossel de produtos na Rede de Display e Google Imagens. O carrossel de produtos do Google Shopping Ă© ativado para exibição quando o usuĂĄrio clica na imagem principal do anĂșncio.

Os anĂșncios de demonstração (tambĂ©m conhecidos como Showcase) passam a permitir a exibição de vĂ­deos publicitĂĄrios. Os vĂ­deos sĂŁo exibidos, em destaque, na parte superior dos produtos agrupados.

VocĂȘ anuncia sua empresa por meio de vĂ­deos publicitĂĄrios no YouTube? Em Setembro, o Google Ads passou a oferecer os vĂ­deos verticais. O objetivo Ă© fornecer uma tela maior para aproveitar todo o espaço disponĂ­vel na tela dos dispositivos mĂłveis.

Google Ads comunica que as estratégias de lances conhecidas como Lances Inteligentes (Smart Bidding) foram estendidas para incluir leilÔes nos sites parceiros de pesquisa.

Empresas que utilizam campanhas somente chamadas e extensĂ”es de chamada tiveram uma novidade em setembro. O relatĂłrio de chamadas destes formatos publicitĂĄrios tornou-se disponĂ­vel para ativação no nĂ­vel da conta. Assim, com uma Ășnica configuração, todas as campanhas relacionadas passam a ter o relatĂłrio de chamada ativado.

Outubro

O Google Ads reconheceu a necessidade de copiar, de maneira rĂĄpida e fĂĄcil, as preferĂȘncias de colunas da experiĂȘncia anterior para sua nova experiĂȘncia. Isto ficou evidente nesta atualização disponibilizada em Outubro.

Novos credenciamentos MRC foram alcançados pelo Google Ads. Isto inclui mĂ©tricas para anĂșncios em vĂ­deo no YouTube, publicidade em computadores e dispositivos mĂłveis (tais como os anĂșncios para aplicativos). Com isso, a plataforma de publicidade dĂĄ maiores garantias para as empresas anunciantes de que suas mĂ©tricas de anĂĄlise sĂŁo realmente confiĂĄveis.

Ainda em Outubro, o Google adicionou novas características às extensÔes de local no YouTube. Isto inclui exibir os próximos horårios de filmes e apresentaçÔes em cinemas e teatros. Além disso, os novos elementos permitem exibição dos próximos horårios de voos.

Uma nova categoria de dispositivos foi disponibilizado para campanhas no Google Ads: sĂŁo os dispositivos que transmitem conteĂșdo de TV, como consoles de videogames e Chromecasts. Assim, as campanhas podem ser criadas e personalizadas de duas formas: pela criação de publicidade especĂ­fica para este tipo de tela, bem como pelos ajustes de lances para estes dispositivos.

Dois novos relatórios foram disponibilizados para as påginas de destino de campanhas veiculadas em dispositivos móveis. Com eles, os anunciantes conseguem acompanhar novas métricas, tais como: pontuação de velocidade, taxa de cliques em påginas otimizadas para mobile, taxa de cliques em påginas AMP vålidas, e muito mais.

Google Ads realizou ajustes nas mĂ©tricas de atribuição para TrueView For Action. Dois aspectos foram atualizados. O primeiro deles se refere ao tempo de ação para contabilização de um engajamento, que caiu de 30 para 10 segundos. O segundo aspecto envolve as conversĂ”es que passam a ser contabilizadas quando o cliente realizar uma ação no vĂ­deo dentro de 3 dias apĂłs a contabilização do “Engajamento”.

As extensÔes de mensagem exibidas nos dispositivos móveis receberam novas funcionalidades. São elas: encaminhamento de e-mail, resposta automåtica e conversÔes nos relatórios.

Os anunciantes que avaliam as visitas Ă  loja fĂ­sica passam a entender melhor quantas dessas visitas sĂŁo de clientes novos ou clientes recorrentes. Com estas informaçÔes, a empresa consegue aplicar seus investimentos no pĂșblico que estĂĄ gerando mais receitas para sua loja.

A Ferramenta de DiagnĂłstico e Visualização de AnĂșncios recebeu novos recursos, em Outubro. Agora, os anunciantes conseguem enxergar, de forma mais clara, quem estĂĄ realmente vendo seus anĂșncios e os motivos pelos quais Links Patrocinados nĂŁo estĂŁo sendo visualizados.

Novembro

Empresas que anunciam nos Links Patrocinados contam com um complemento que auxilia a economizar tempo na geração de relatórios. Trata-se do complemento do Planilhas. Com ele, os dados são atualizados com facilidade diretamente no Planilhas com alguns cliques. Após isso, os relatórios vinculados são preenchidos de forma automåtica. Portanto, é hora de dizer adeus ao tedioso processo diårio de baixar, copiar e colar dados nas planilhas.

As classificaçÔes de vendedor nĂŁo sĂŁo mais exibidas de acordo com avaliaçÔes globais. A partir de novembro, elas estĂŁo focadas em avaliaçÔes locais. Isto significa que as avaliaçÔes disponĂ­veis nos anĂșncios sĂŁo de pesquisadores do paĂ­s local. Ou seja, as classificaçÔes que vocĂȘ visualizar referem-se somente Ă s avaliaçÔes realizadas no Brasil.

Anteriormente, no Google Ads, o anunciante criava primeiramente a campanha, e somente depois definia suas metas. Mas, em novembro houve um ajuste no fluxo de trabalho para criação das campanhas. Portanto, agora o anunciante insere primeiramente as metas e, somente depois, define o tipo de campanha e opçÔes.

Google Ads introduziu 4 novas mĂ©tricas referentes Ă s posiçÔes dos anĂșncios. SĂŁo elas: Impr. (topo absoluto), Impr. (topo), QI de pesquisa (topo absoluto) e QI de pesquisa (topo). Assim, com estes ajustes, Ă© possĂ­vel ter uma visĂŁo mais clara sobre onde exatamente os anĂșncios estĂŁo sendo exibidos no Search.

Ainda em Novembro, o Google divulgou o conjunto de anĂșncios (pods) do YouTube. O conjunto de anĂșncios do YouTube sĂŁo vĂ­deos publicitĂĄrios agrupados em dupla, exibidos em sequĂȘncia durante um vĂ­deo mais longo. Assim, o usuĂĄrio Ă© impactado por dois anĂșncios antes de assistir ao vĂ­deo escolhido por ele. O objetivo deste formato Ă© diminuir o nĂșmero de interrupçÔes publicitĂĄrias em vĂ­deos mais longos.

A famĂ­lia dos Lances Inteligentes (Smart Bidding) ganhou um novo membro. Trata-se da Parcela de ImpressĂ”es Desejada. Este tipo de estratĂ©gia de lances atua para que seu anĂșncio seja exibido em uma destas 3 posiçÔes: primeira posição, parte superior do Google, e primeira pĂĄgina do Google.

Os anĂșncios de demonstração do Google Shopping foram inicialmente criados para serem exibidos em pesquisas mais genĂ©ricas. No entanto, anĂșncios de demonstração estĂŁo sendo exibidos em pesquisas mais especĂ­ficas. Assim, eles atingem clientes que estĂŁo um pouco mais abaixo no funil de conversĂŁo.

Dezembro

Em nossa Retrospectiva Google Ads 2018, chegamos ao Ășltimo mĂȘs do ano. Dezembro iniciou com a divulgação de uma nova extensĂŁo de chamadas Ă  ação (call-to-action) para anĂșncios em vĂ­deo. Ela foi desenvolvida especialmente para anunciantes, cujo objetivo principal nĂŁo Ă© aumentar cliques e conversĂ”es, mas que estĂŁo mais preocupados em melhorar o reconhecimento de sua marca.

Foi lançado a Prospecção Dinùmica Com Feeds de Produtos para a Rede de Display. Neste novo recurso, é utilizado o feed de produtos para exibir os produtos mais relevantes de acordo com as interaçÔes dos usuårios com o Search e Rede de Display. Assim, o Google identifica as buscas relacionadas aos produtos que sua empresa oferece para uma exibição mais relevante.

Ainda para a Rede de Display, foi criado um controle deslizante que auxilia as empresas a ajustar o alcance do seu pĂșblico-alvo. Com este controle, Ă© possĂ­vel aumentar ou diminuir o alcance do pĂșblico e verificar quais sĂŁo as estimativas de impressĂŁo dos anĂșncios.

Em vez de pagar por cliques e impressÔes, a Rede de Display permite que os anunciantes optem pelo pagamento por conversÔes. Assim, utilizando esta opção, o anunciante paga somente quando o usuårio realiza uma conversão no site ou aplicativo, nunca efetuando um pagamento maior do que o custo por ação desejado (CPA).

Concluindo

Com esta Retrospectiva Google Ads 2018 vimos os principais lançamentos e atualizaçÔes para os Links Patrocinados no ano que passou. Não foi pouca coisa, não é verdade? Assim, manter-se em dia com tantas novidades não é fåcil.

Por isso, convidamos vocĂȘ a fazer parte da nossa lista de assinantes. Assim, vocĂȘ receberĂĄ em seu e-mail notificaçÔes sobre quaisquer novidades lançadas pelo Google Ads em 2019.

Portanto, esteja sempre Ă  frente de sua concorrĂȘncia. Conheça em primeira mĂŁo as atualizaçÔes do Google Ads que afetam diretamente os seus negĂłcios.

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