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Retrospectiva Google Ads – 2013

03/01/2014 Por: na Categoria Retrospectiva com 0 e 1
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Quais foram algumas das principais novidades do Google Ads apresentadas durante o ano de 2013? Que eventos e lançamentos se destacaram durante este ano?

– O ano de 2013 foi intenso para o sistema de marketing digital do Google Ads. Desde pequenas alterações até grandes novidades mantiveram anunciantes e consultores de Links Patrocinados ocupados em se manter em dia com as atualizações. Foram centenas de ajustes e lançamentos, algumas das quais não foram divulgadas pelo blog oficial do Google Ads. Algumas foram extremamente importantes para a otimização das campanhas, ao passo que outras ofereceram pouco efeito.

– De tudo o que o Google Ads ofereceu em 2013, a CLINKS destaca agora algumas das atualizações mais impactantes para os comerciantes na pesquisa paga.

Alteração na Fórmula de Classificação dos Anúncios

– As variáveis utilizadas para classificar os Links Patrocinados nos resultados de pesquisa sempre foram figuras conhecidas dos profissionais de marketing digital: o valor do lance oferecido pelo anunciante e o Índice de Qualidade. No entanto, 2013 adicionou mais um critério para a classificação dos anúncios: as extensões dos anúncios. Desta forma, o Google Ads passa a considerar o impacto que as extensões terão sobre a relevância dos anúncios como fator para determinar qual Link Patrocinado ocupará as posições superiores nos resultados de pesquisa.

Remarketing nos Resultados de Pesquisa

– Uma das alterações mais importantes em 2013 foi o lançamento oficial do Remarketing nos resultados de pesquisa – recurso já anunciado neste blog, quando em fase beta, em 2012. Trata-se de um recurso que permite personalizar as campanhas de anúncios para os internautas que já tiveram contato com o site anunciante, adaptando os lances e o texto dos anúncios de acordo com a interação registrada.

Remarketing Dinâmico

Remarketing Dinâmico– Os comerciantes que anunciam seus produtos no Google Merchant Center passaram a contar com o recurso do Remarketing a seu favor. O Remarketing Dinâmico constrói os Links Patrocinados em tempo real, e usa a anterior interação do internauta com as ofertas da empresa, para determinar quais produtos e mensagens devem ser exibidos e que provavelmente oferecerão um melhor desempenho.

Relatório de Pesquisa Paga e Orgânica

– Anteriormente, os resultados da pesquisa paga e orgânica eram apresentados de forma separada, dificultando o entendimento sobre o comportamento dos usuários. A introdução deste relatório, porém, permite que os consultores possam a avaliar como os resultados do site na busca orgânica e patrocinada estão trabalhando em conjunto na promoção da empresa na internet. Além disso, é uma ferramenta que permite ao anunciante descobrir novas e relevantes palavras-chave para suas campanhas.

Sitelinks Melhorados

Sitelinks Melhorados– Este recurso permite aprimorar a aparência dos sitelinks exibidos nos Links Patrocinados na posição superior dos resultados. Seguindo o princípio das campanhas avançadas, os Sitelinks Melhorados podem ser programados para serem exibidos de acordo com o contexto do usuário, ou seja, onde a pesquisa foi realizada, a que horas, e a partir de qual dispositivo.

Google Partner Substitui GCP

– Os programas de certificação do Google Ads avaliam profissionais e agências por meio de uma intensa bateria de exames, conferindo aos aprovados um selo de parceria. Em 2013, o programa de certificação GCP foi substituído pelo Google Partner que ofereceu algumas mudanças, entre elas, a gratuidade da realização da prova de certificação, e a introdução de novos requisitos exigidos para os profissionais certificados.

Google Partner

Estratégias de Lances Flexíveis

– Esta ferramenta oferece a possibilidade das estratégias de lances reutilizadas em outras campanhas. Visto que os lances são flexíveis é possível, por exemplo, utilizar lances automáticos às palavras-chave de uma campanha, ao mesmo tempo em que lances manuais são aplicados a outras palavras-chave. As estratégias de lances flexíveis disponíveis são quatro: CPC Otimizado, Localização de Página Segmentada Para Pesquisa, CPA Desejado e Maximizar Cliques.

Planejador de Palavras-chave

– Uma das grandes novidades para profissionais de marketing digital foi a introdução de uma nova ferramenta de palavras-chave combinada com o estimador de tráfego, denominado Planejador de Palavras-chave. O Planejador ajuda os profissionais a encontrarem uma lista de palavras-chave relacionadas a uma ou várias palavras, URL, ou categoria. A ferramenta também auxilia a tomada de decisões referentes ao orçamento, já que permite que sejam obtidas estimativas de desempenho e custo.

Encontro da Comunidade do Google Ads Brasil

– Os dias 27 e 28 de Agosto marcaram o encontro da comunidade do Google Ads Brasil, abordando temas relevantes para consultores de Links Patrocinados. O evento abordou em detalhes temas relacionados às boas práticas das campanhas avançadas, scripts do Ads, programas do Google para profissionais, e muito mais. Cases de sucesso e rico networking complementaram estes dois dias de intenso treinamento, conferindo às empresas melhores oportunidades de crescimento na internet.

– Ricardo Azevedo, da CLINKS, teve a honra e privilégio de ser convidado para este importante evento.

Nova Versão do Google Maps

Anunciar no Google Maps– O maior sistema de mapas do mundo foi reformulado, e abriu espaço para a exibição de anúncios relevantes, de acordo com a pesquisa dos usuários. Segundo os testes que começaram em 2013, o Google Ads exibe Links Patrocinados abaixo da caixa de pesquisa. Os anúncios estão disponíveis para anunciantes que utilizam as extensões de local em suas campanhas. Links Patrocinados relevantes aliados aos ícones exclusivos certamente oferecem um grande diferencial para destacar as empresas nos resultados de pesquisa dos mapas.

E-book Anuário 2012 e Políticas de Publicidade do Google Ads

– No início de 2013, a CLINKS lançou o e-book com todos os artigos publicados no ano anterior, em 4 volumes. Foram quase 500 páginas de informação relevante sobre o universo do Google Ads, dicas e recursos a serviço dos profissionais do marketing online.

– Além disso, foram lançados os e-books das políticas e requisitos de anúncios do Google Ads, com artigos explicativos sobre as regras a serem seguidas, a fim das empresas não terem seus Links Patrocinados reprovados e/ou sua conta suspensa.

– Com base nos downloads realizados, e no número de empresas e profissionais interessados nestes produtos, a CLINKS prepara o lançamento do E-book Anuário 2013, bem como o e-book com os artigos explicativos sobre as políticas de publicidade do Google Shopping.

Concluindo

– Estas foram apenas algumas das centenas de alterações definitivas e testes realizados pelo Google Ads em seu sistema de Links Patrocinados, bem como novidades neste amplo universo. São atualizações que exigem constante atenção e prática dos consultores a fim de se manterem em dia com tudo o que o sistema de marketing online tem a oferecer.

– Não há dúvidas de que o Google Ads continuará a seguir esta tendência em 2014, aplicando atualizações que visam otimizar a gestão dos anúncios, ao mesmo tempo em que confere Links Patrocinados relevantes para usuários cada vez mais exigentes.

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