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Retrospectiva Google Ads – 2013

03/01/2014 Por: na Categoria Retrospectiva com 0 e 1
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Quais foram algumas das principais novidades do Google Ads apresentadas durante o ano de 2013? Que eventos e lançamentos se destacaram durante este ano?

– O ano de 2013 foi intenso para o sistema de marketing digital do Google Ads. Desde pequenas alteraçÔes atĂ© grandes novidades mantiveram anunciantes e consultores de Links Patrocinados ocupados em se manter em dia com as atualizaçÔes. Foram centenas de ajustes e lançamentos, algumas das quais nĂŁo foram divulgadas pelo blog oficial do Google Ads. Algumas foram extremamente importantes para a otimização das campanhas, ao passo que outras ofereceram pouco efeito.

– De tudo o que o Google Ads ofereceu em 2013, a CLINKS destaca agora algumas das atualizaçÔes mais impactantes para os comerciantes na pesquisa paga.

Alteração na FĂłrmula de Classificação dos AnĂșncios

– As variĂĄveis utilizadas para classificar os Links Patrocinados nos resultados de pesquisa sempre foram figuras conhecidas dos profissionais de marketing digital: o valor do lance oferecido pelo anunciante e o Índice de Qualidade. No entanto, 2013 adicionou mais um critĂ©rio para a classificação dos anĂșncios: as extensĂ”es dos anĂșncios. Desta forma, o Google Ads passa a considerar o impacto que as extensĂ”es terĂŁo sobre a relevĂąncia dos anĂșncios como fator para determinar qual Link Patrocinado ocuparĂĄ as posiçÔes superiores nos resultados de pesquisa.

Remarketing nos Resultados de Pesquisa

– Uma das alteraçÔes mais importantes em 2013 foi o lançamento oficial do Remarketing nos resultados de pesquisa – recurso jĂĄ anunciado neste blog, quando em fase beta, em 2012. Trata-se de um recurso que permite personalizar as campanhas de anĂșncios para os internautas que jĂĄ tiveram contato com o site anunciante, adaptando os lances e o texto dos anĂșncios de acordo com a interação registrada.

Remarketing DinĂąmico

Remarketing DinĂąmico– Os comerciantes que anunciam seus produtos no Google Merchant Center passaram a contar com o recurso do Remarketing a seu favor. O Remarketing DinĂąmico constrĂłi os Links Patrocinados em tempo real, e usa a anterior interação do internauta com as ofertas da empresa, para determinar quais produtos e mensagens devem ser exibidos e que provavelmente oferecerĂŁo um melhor desempenho.

RelatĂłrio de Pesquisa Paga e OrgĂąnica

– Anteriormente, os resultados da pesquisa paga e orgĂąnica eram apresentados de forma separada, dificultando o entendimento sobre o comportamento dos usuĂĄrios. A introdução deste relatĂłrio, porĂ©m, permite que os consultores possam a avaliar como os resultados do site na busca orgĂąnica e patrocinada estĂŁo trabalhando em conjunto na promoção da empresa na internet. AlĂ©m disso, Ă© uma ferramenta que permite ao anunciante descobrir novas e relevantes palavras-chave para suas campanhas.

Sitelinks Melhorados

Sitelinks Melhorados– Este recurso permite aprimorar a aparĂȘncia dos sitelinks exibidos nos Links Patrocinados na posição superior dos resultados. Seguindo o princĂ­pio das campanhas avançadas, os Sitelinks Melhorados podem ser programados para serem exibidos de acordo com o contexto do usuĂĄrio, ou seja, onde a pesquisa foi realizada, a que horas, e a partir de qual dispositivo.

Google Partner Substitui GCP

– Os programas de certificação do Google Ads avaliam profissionais e agĂȘncias por meio de uma intensa bateria de exames, conferindo aos aprovados um selo de parceria. Em 2013, o programa de certificação GCP foi substituĂ­do pelo Google Partner que ofereceu algumas mudanças, entre elas, a gratuidade da realização da prova de certificação, e a introdução de novos requisitos exigidos para os profissionais certificados.

Google Partner

Estratégias de Lances Flexíveis

– Esta ferramenta oferece a possibilidade das estratĂ©gias de lances reutilizadas em outras campanhas. Visto que os lances sĂŁo flexĂ­veis Ă© possĂ­vel, por exemplo, utilizar lances automĂĄticos Ă s palavras-chave de uma campanha, ao mesmo tempo em que lances manuais sĂŁo aplicados a outras palavras-chave. As estratĂ©gias de lances flexĂ­veis disponĂ­veis sĂŁo quatro: CPC Otimizado, Localização de PĂĄgina Segmentada Para Pesquisa, CPA Desejado e Maximizar Cliques.

Planejador de Palavras-chave

– Uma das grandes novidades para profissionais de marketing digital foi a introdução de uma nova ferramenta de palavras-chave combinada com o estimador de trĂĄfego, denominado Planejador de Palavras-chave. O Planejador ajuda os profissionais a encontrarem uma lista de palavras-chave relacionadas a uma ou vĂĄrias palavras, URL, ou categoria. A ferramenta tambĂ©m auxilia a tomada de decisĂ”es referentes ao orçamento, jĂĄ que permite que sejam obtidas estimativas de desempenho e custo.

Encontro da Comunidade do Google Ads Brasil

– Os dias 27 e 28 de Agosto marcaram o encontro da comunidade do Google Ads Brasil, abordando temas relevantes para consultores de Links Patrocinados. O evento abordou em detalhes temas relacionados Ă s boas prĂĄticas das campanhas avançadas, scripts do Ads, programas do Google para profissionais, e muito mais. Cases de sucesso e rico networking complementaram estes dois dias de intenso treinamento, conferindo Ă s empresas melhores oportunidades de crescimento na internet.

– Ricardo Azevedo, da CLINKS, teve a honra e privilĂ©gio de ser convidado para este importante evento.

Nova VersĂŁo do Google Maps

Anunciar no Google Maps– O maior sistema de mapas do mundo foi reformulado, e abriu espaço para a exibição de anĂșncios relevantes, de acordo com a pesquisa dos usuĂĄrios. Segundo os testes que começaram em 2013, o Google Ads exibe Links Patrocinados abaixo da caixa de pesquisa. Os anĂșncios estĂŁo disponĂ­veis para anunciantes que utilizam as extensĂ”es de local em suas campanhas. Links Patrocinados relevantes aliados aos Ă­cones exclusivos certamente oferecem um grande diferencial para destacar as empresas nos resultados de pesquisa dos mapas.

E-book AnuĂĄrio 2012 e PolĂ­ticas de Publicidade do Google Ads

– No inĂ­cio de 2013, a CLINKS lançou o e-book com todos os artigos publicados no ano anterior, em 4 volumes. Foram quase 500 pĂĄginas de informação relevante sobre o universo do Google Ads, dicas e recursos a serviço dos profissionais do marketing online.

– AlĂ©m disso, foram lançados os e-books das polĂ­ticas e requisitos de anĂșncios do Google Ads, com artigos explicativos sobre as regras a serem seguidas, a fim das empresas nĂŁo terem seus Links Patrocinados reprovados e/ou sua conta suspensa.

– Com base nos downloads realizados, e no nĂșmero de empresas e profissionais interessados nestes produtos, a CLINKS prepara o lançamento do E-book AnuĂĄrio 2013, bem como o e-book com os artigos explicativos sobre as polĂ­ticas de publicidade do Google Shopping.

Concluindo

– Estas foram apenas algumas das centenas de alteraçÔes definitivas e testes realizados pelo Google Ads em seu sistema de Links Patrocinados, bem como novidades neste amplo universo. SĂŁo atualizaçÔes que exigem constante atenção e prĂĄtica dos consultores a fim de se manterem em dia com tudo o que o sistema de marketing online tem a oferecer.

– NĂŁo hĂĄ dĂșvidas de que o Google Ads continuarĂĄ a seguir esta tendĂȘncia em 2014, aplicando atualizaçÔes que visam otimizar a gestĂŁo dos anĂșncios, ao mesmo tempo em que confere Links Patrocinados relevantes para usuĂĄrios cada vez mais exigentes.

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