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Retrospectiva Google Ads 2017

03/01/2018 Por: na Categoria Retrospectiva com 0 e 12
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Quais foram as grandes novidades lançadas pelo Google Ads no ano que acabou? Relembre os principais lançamentos e atualizaçÔes do sistema de publicidade em nossa Retrospectiva 2017

Retrospectiva 2017– ApĂłs encerrar um ano, Ă© comum ouvirmos repetidamente o termo “Retrospectiva”. Uma retrospectiva visa destacar o que houve de mais relevante e impactante no mundo.

– Mas, e se nos concentrarmos nos anĂșncios de Links Patrocinados exibidos por meio do Google Ads? O que houve de significativo e relevante no ano de 2017? Quais foram as novidades mais impactantes para empresas de todos os setores?

– Confira a Retrospectiva Google Ads 2017.

Janeiro

– No inĂ­cio de 2017, o Google Ads adiciona uma nova função ao sistema de publicidade, permitindo que listas de palavras-chave negativas possam ser compartilhadas com outras contas vinculadas Ă  conta de administrador. Desta forma, torna-se desnecessĂĄrio adicionar manualmente a mesma lista de palavras-chave negativas em diferentes contas ligadas ao administrador.

– ExtensĂ”es de chamada passam a ser automaticamente adicionadas aos anĂșncios. Isto acontece quando um nĂșmero de telefone aparece em destaque na pĂĄgina de destino do anunciante. Isso significa que o Google Ads realiza uma leitura das pĂĄginas de destino e ao encontrar um nĂșmero de telefone em destaque, utiliza o mesmo nos Links Patrocinados.

Fevereiro

– SĂŁo iniciados testes com o recurso “AnĂșncios Adicionados Pelo Ads”. A ferramenta cria variaçÔes de Links Patrocinados jĂĄ existentes no grupo de anĂșncios. Para tanto, tambĂ©m leva em consideração as palavras-chave e conteĂșdo das pĂĄginas de destino.

Março

– Os anĂșncios dinĂąmicos da rede de pesquisa ganham novos recursos para aumentar sua eficiĂȘncia. Um deles Ă© utilizar feeds para melhor segmentar os Links Patrocinados. Com este recurso, Ă© possĂ­vel que os anĂșncios dinĂąmicos sejam gerados somente sobre pĂĄginas especĂ­ficas, bem como acompanhar quais itens do feed de pĂĄgina levam a cada clique.

– Outra novidade sĂŁo os Links Patrocinados de texto expandidos nos anĂșncios dinĂąmicos. Isto significa tĂ­tulos e linhas de descrição mais longos para aumentar o impacto visual dos anĂșncios.

– As janelas padrĂŁo das conversĂ”es de visualização sĂŁo atualizadas, passando de 30 dias para 1 dia. Isto significa que apenas as conversĂ”es que ocorrem no prazo de um dia, a partir da impressĂŁo do anĂșncio, sĂŁo computadas. A atualização justifica-se, uma vez que as visualizaçÔes de um anĂșncio sĂŁo mais propensas de gerarem conversĂ”es no prazo de um dia.

– O Google Ads comunica que as extensĂ”es de preço estĂŁo disponĂ­veis para todos os dispositivos. Assim, quando as pessoas pesquisam seus produtos em um smartphone, computador ou tablet, elas estĂŁo habilitadas a visualizar os preços diretamente nos anĂșncios.

ExtensÔes de preços google adwords

Abril

– A InteligĂȘncia Artificial do aprendizado da mĂĄquina Ă© utilizado para criar as Campanhas Inteligentes da Rede de Display. Com elas, os anĂșncios utilizam dados de desempenho para serem otimizados. Assim, sĂŁo exibidos com maior eficĂĄcia levando em consideração dados sobre segmentação, ajustando lances de acordo com potencial de conversĂŁo, e ajustando elementos dos anĂșncios de acordo com sites e dispositivos onde sĂŁo exibidos.

Maio

– Entre os Lances Inteligentes, o Google Ads disponibiliza a opção Maximizar ConversĂ”es. Trata-se de uma estratĂ©gia de lance que utiliza o aprendizado de mĂĄquina para definir o lance de CPC certo, aproveitando melhor o investimento da empresa dentro de cada leilĂŁo.

– SĂŁo lançados relatĂłrios histĂłricos aprimorados nas colunas do Índice de Qualidade. Eles abordam o desempenho histĂłrico das palavras-chave por meio das colunas CTR Esperada (Hist.), RelevĂąncia do AnĂșncio (Hist.), ExperiĂȘncia na PĂĄgina de Destino (Hist.) e Índice de Qualidade (Hist.).

– PĂșblicos-alvo Semelhantes sĂŁo estendidos para as listas de Remarketing da rede de pesquisa (RLSA). Com os pĂșblicos-alvo semelhantes, o Google Ads consegue encontrar internautas que pesquisaram os mesmos produtos ou serviços que seus clientes adicionados Ă s Listas de Remarketing.

PĂșblicos-alvo semelhantes

– A Segmentação PĂșblico-alvo no Mercado Ă© estendida para a rede de pesquisa. Com isso, sinais de navegação de internautas sĂŁo utilizados para identificar consumidores que estĂŁo mais prĂłximos de realizar uma compra.

Junho

– O RelatĂłrio da ExperiĂȘncia Com AnĂșncios fica disponĂ­vel para propriedades verificadas no Google Search Console. Com este relatĂłrio, o Google indica se foram detectadas experiĂȘncias negativas com os Links Patrocinados apresentados. O teste avalia o website em 3 ĂĄreas: Design, Criativo e Abusivo. O padrĂŁo utilizado nesta anĂĄlise Ă© o Better Ads Standards, um consĂłrcio de marcas e plataformas digitais lĂ­deres no mercado.

Julho

– O Google Ads adiciona um ajuste de lance especĂ­fico para as chamadas telefĂŽnicas. Trata-se das InteraçÔes (Ajustes de Chamada). Com esta opção, Ă© possĂ­vel ajustar o lance para dispositivos mĂłveis com o objetivo de exibir anĂșncios de interação com maior frequĂȘncia. O ajuste de interaçÔes estĂĄ disponĂ­vel somente para campanhas da Rede de Pesquisa, e seu intervalo de ajuste Ă© de 90% atĂ© +900%.

Agosto

– Google anuncia RelatĂłrio “Parcela de ImpressĂ”es Absolutas na Parte Superior”. Ele mostra a frequĂȘncia com que anĂșncios aparecem nas posiçÔes de maior destaque do Google Shopping. O relatĂłrio Ă© liberado tanto para dispositivos mĂłveis quanto em computadores. Com este recurso, Ă© tambĂ©m possĂ­vel analisar se produtos da loja virtual sĂŁo exibidos com maior destaque, caso haja um aumento no valor dos lances.

– Apresenta-se a anunciantes de todo mundo, o RelatĂłrio de Avaliação de PĂĄginas de Destino. Ele auxilia anunciantes a descobrir pĂĄginas de destino individuais que devem ser otimizadas para exibição em dispositivos mĂłveis. O relatĂłrio avalia dados de desempenho das pĂĄginas de destino a partir de cliques originados na rede de pesquisa, Rede de Display e anĂșncios em vĂ­deo. O relatĂłrio apresenta dados sobre URL da pĂĄgina de destino, CTR de dispositivos mĂłveis e outros dados de desempenho, como cliques, custo e conversĂ”es.

Setembro

– Em Setembro, o Google Ads passou a suportar somente duas opçÔes de rotação de anĂșncios: Otimizar e NĂŁo Otimize (Alternar Indefinidamente). As campanhas atĂ© entĂŁo configuradas como “Otimizar para cliques”, “Otimizar para conversĂ”es” e “Alternar uniformemente” foram automaticamente atualizadas para a opção “Otimizar”.

– AnĂșncios Somente Para Chamadas passam a permitir a exibição de extensĂ”es de anĂșncios. As 3 opçÔes oferecidas sĂŁo as extensĂ”es de local, frases de destaque, e snippets estruturados.

Outubro

– A Nova ExperiĂȘncia do Google Ads, apĂłs ser testada gradativamente, Ă© liberada para anunciantes de todo o globo.

dificuldades e duvidas nova experiencia

– O Google Ads comunica que, em alguns dias do mĂȘs, poderĂĄ gastar o dobro do orçamento diĂĄrio definido pelo anunciante. Objetivo Ă© nĂŁo perder trĂĄfego de qualidade. Para acalmar os anunciantes, Google enfatiza que a empresa nunca receberĂĄ uma cobrança superior ao limite mensal.

– O Remarketing DinĂąmico torna-se parte dos anĂșncios no Gmail. Desta forma, as empresas podem reencontrar pessoas interessadas que visitaram seu site ou utilizaram seu aplicativo, enquanto elas estiverem acessando seus e-mails. No anĂșncio gerado a partir do Remarketing, o usuĂĄrio visualiza uma lista de 4 produtos, elegidos de acordo com o interesse do usuĂĄrio em sua visita prĂ©via ao website da empresa.

Links Patrocinados exibidos no YouTube ganham suporte Ă s ExtensĂ”es de Local e ConversĂ”es em Visita Ă  Loja. Com isso, usuĂĄrios que assistem anĂșncios TrueView In-stream e Bumper podem visualizar informaçÔes adicionais como endereço fĂ­sico, mapa, rotas e horĂĄrio de atendimento.

Novembro

– ExtensĂ”es de Promoção sĂŁo liberadas na nova experiĂȘncia do Ads. Com esta ferramenta, promoçÔes, ofertas e descontos podem ser destacadas nos Links Patrocinados da empresa que anuncia no Google. Ofertas relĂąmpagos, bem como descontos durante perĂ­odos sazonais, sĂŁo exemplos de usos criativos das extensĂ”es de promoção.

Google Ads anuncia PĂșblico-alvo de Intenção Personalizada. Recurso vai alĂ©m das tradicionais categorias de pĂșblico-alvo. Na verdade, ele cria grupos de segmentação levando em consideração dados da conta e insights dos consumidores durante processo de decisĂŁo de compra.

– Os PainĂ©is de Conhecimento exibidos em dispositivos mobile passam a trazer mais informaçÔes sobre produtos. Isto inclui imagens, vĂ­deos, avaliaçÔes e descriçÔes.

Dezembro

– Diversas funcionalidades sĂŁo adicionadas Ă  nova experiĂȘncia do Ads. Entre elas:

  • MĂ©tricas de relatĂłrios das URLs da pĂĄgina de destino expandida;
  • Uso do “HistĂłrico de AlteraçÔes” para acessar rapidamente campanhas e grupos de anĂșncios alterados pelo consultor de web marketing;
  • Uso de nĂșmeros de telefone e endereços de correspondĂȘncia para incrementar segmentação por lista de clientes;
  • Uso de VariaçÔes de AnĂșncios para testar alteraçÔes em vĂĄrios Links Patrocinados.

Concluindo

– Foram diversas atualizaçÔes trazidas pelo sistema de publicidade dos Links Patrocinados no ano de 2017. Isto se dĂĄ porque a cada dia temos uma tecnologia mais eficiente, alĂ©m de aprendermos melhor sobre os hĂĄbitos de pesquisa e consumo dos internautas.

– Portanto, para estar a frente dos seus concorrentes e oferecer as melhores experiĂȘncias para seus clientes, Ă© preciso conhecer e fazer uso das atualizaçÔes do Google Ads que afetam diretamente os seus negĂłcios.

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