Simulador de CPC e Posição de Anúncio no Google AdWords

Simulador de CPC (Custo Por Clique) e Posição de Anúncio no Google AdWords

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Instrução de preenchimento:

Insira nos campos abaixo os seguintes dados:

  • Lance Máximo de CPC (Valor máximo que você quer pagar por um clique);
  • Índice de Qualidade (Deve ser um número entre 1 e 10);
  • Orçamento Diário (Valor do investimento que será feito por dia);

O sistema irá calcular automaticamente o Ad Rank, índice que determina a classificação/posição do seu e demais anunciantes, e o CPC Real  que você e os demais anunciantes pagariam em cada clique.

Use esse simulador para ver de forma muito rápida e dinâmica como o Índice de Qualidade influencia na “dança” das posições dos seus anúncios e concorrentes, mesmo sem precisar aumentar o seu lance de CPC. Bem como ver também qual seria o valor do CPC Real (Custo Por Clique) que você pagaria quando seu anúncio é clicado, onde ficará claro que nem sempre quem paga um valor por clique mais alto terá uma posição melhor. Dessa forma, você saberá o quanto é importante programar corretamente o Google AdWords e a qualidade da página de destino (seu site).

Simulação

Seu Anuncio




Anunciante B




Anunciante C




Anunciante D




Anunciante E




Anunciante F




Anunciante G




‘Anunciante’
Posição 1
‘Anunciante’
Posição 2
‘Anunciante’
Posição 3
‘Anunciante’
Posição 4

Área de resultado de pesquisa orgânica.

‘Anunciante’
Posição 5
‘Anunciante’
Posição 6
‘Anunciante’
Posição 7

Glossário:

Lance Máximo de CPC: É o valor máximo que você está disposto pagar para cada clique que ocorrer no seu anúncio. Não necessariamente será o valor que você irá pagar, pois o Google faz um caculo onde você pagará um valor mínimo onde seu anúncio alcança determinada posição – iremos detalhar esse cálculo no item CPC Real.

Índice de Qualidade: É um critério utilizado pelo Google AdWords para determinar a relevância dos Links Patrocinados, palavras-chave e Páginas de Destino (landing pages). A intenção do Google em utilizar este índice é garantir que os anúncios exibidos em sua Rede de Pesquisa e Rede de Display ofereçam uma boa experiência para os usuários. Cada palavra-chave recebe um Índice de Qualidade baseado em uma escala que vai de 1 a 10. A pontuação mais baixa é 1, enquanto 10 é a mais alta. O índice é recalculado a cada leilão, o que exige atenção do anunciante no seu acompanhamento.

É possível encontrar seu Índice de qualidade na guia Palavras-chave. Existem duas formas de verificar seu Índice de qualidade, conforme mostrado a seguir.

Execute um diagnóstico de palavras-chave:

  1. Clique na guia Campanhas, na parte superior da página.
  2. Selecione a guia Palavras-chave.
  3. Clique no balão de diálogo brancoBalão de reprovação de anúncio, próximo ao status de qualquer palavra-chave, para ver detalhes sobre o Índice de qualidade daquela palavra-chave.

Outra forma de ver seu Índice de qualidade é ativando a coluna “Índ. de qual.”:

  1. Clique na guia Campanhas, na parte superior da página.
  2. Selecione a guia Palavras-chave.
  3. Localize a coluna Índice de qualidade na tabela de estatísticas. Se essa coluna não estiver presente na sua tabela, adicione-a da seguinte forma:
    • Clique no menu suspenso Colunas na barra de ferramentas acima da tabela de estatísticas.
    • Selecione Modificar colunas.
    • Selecione Atributos.
    • Clique em Adicionar ao lado de Índice de qualidade.
    • Clique em Salvar.

AdRank (Classificação e Posição do anúncio)

  • Classificação e Posição do anúncio : A posição do anúncio é determinada pela classificação do anúncio no leilão. A classificação do anúncio é uma pontuação definida com base no seu lance, nos componentes do Índice de qualidade (taxa de cliques esperada, relevância do anúncio e experiência na página de destino), bem como no impacto esperado das extensões e de outros formatos de anúncio. Se você usa a opção de lance de custo por clique, o lance é o valor que deseja pagar a cada clique no seu anúncio. Os componentes de qualidade da classificação do anúncio são: a avaliação da qualidade do seu anúncio de texto e da página de destino no contexto do que um usuário estiver pesquisando. Se você usa extensões, como os sitelinks, o impacto esperado dessas extensões é considerado na classificação do seu anúncio. Isso significa que, se dois anúncios concorrentes tiverem o mesmo lance e a mesma qualidade, o anúncio com melhor impacto esperado de extensões geralmente será exibido em uma posição mais elevada do que o outro. Para melhorar a posição do anúncio, você pode aumentar seu lance ou se concentrar em melhorar a qualidade dos anúncios.

Orçamento Diário: É o montante que será investido por dia na sua campanha. Por exemplo, se planejas investir por mês no Google AdWords R$10.000,00, você deve dividir esse valor por 30 (dias), onde terás o orçamento diário, nesse caso aproximadamente R$333,00.

Custo Por Clique (CPC) Real: Seu custo por clique real (CPC real) é o valor final cobrado de você por um clique. Você geralmente recebe uma cobrança menor (às vezes, muito menor) do que seu custo por clique máximo (CPC máximo), que é o maior valor que você normalmente pagará por um clique. O CPC real é, com frequência, menor do que o CPC máximo. Isso acontece porque, no leilão do Google AdWords, o valor máximo que você paga é o mínimo necessário para manter sua posição do anúncio e os formatos exibidos com ele, como os sitelinks.

Cálculo do CPC Real: O Google divide o AdRank (classificação/posição) do anúncio abaixo pelo Índice de Qualidade do anúncio que está sendo calculado o CPC Real. Veja os exemplos 1 e 2 abaixo.

Exemplo 1

Anunciante

PosiçãoLance MáximoÍndice de QualidadeAdRank

CPC Real

Você

4,00x8=32

24/8 = R$3,00

João

4,00x6=24

12/6 = R$2,00

Maria

4,00x3=12

Preço mínimo

Exemplo 2

Anunciante

PosiçãoLance MáximoÍndice de QualidadeAdRank

CPC Real

Você

4,00x10=40

24/10 = R$2,40

João

4,00x6=24

12/6 = R$2,00

Maria

4,00x3=12

Preço mínimo

 

Ponderações:

Ressaltamos que essa é uma ferramenta que usa os mesmos critérios do Google AdWords para calcular o valor do CPC Real, bem como o AdRank (posição do anúncio), que são divulgados pelo Google, porem existem ainda critérios que o Google usa que não são abertos/divulgados, como por exemplo qual é a pontuação (Score) que é atribuído pelo uso de cada extensão de anúncios (ex.: Sitelinks) – nesse sentido, esse simulador pode não demonstrar. Esse simulador foi desenvolvido pela Clinks como uma ferramenta para mostrar dinamicamente como é o funcionamento do Google AdWords, mas que a Clinks se reserva no direito de não apresentar exatamente como são os resultados da Classificação/Posição (AdRank), pois o Google não define especificamente o Score que define em determinados atributos na programação do AdWords.

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