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Taxa de Conversão no Google AdWords – O Que É e Qual a Ideal?

06/12/2012 Por: na Categoria Links Patrocinados com 0 e 1
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O que é Taxa de Conversão, e como podemos verificá-la no Google AdWords?

– No Google AdWords, o termo Conversão refere-se a uma ação relevante realizada por um visitante após clicar em seu Link Patrocinado. Esta ação é uma meta pré-definida pelo anunciante. Pode referir-se a uma venda, o preenchimento de um formulário, um download, etc.

– Para acompanhar a quantidade de visitantes que convertem em seu website é definido a chamada Taxa de Conversão.

O Que é Taxa de Conversão

Taxa de Conversão é uma métrica vital para se analisar os resultados alcançados com estratégias e campanhas de Links Patrocinados. Por meio dela, é possível que o anunciante entenda o desempenho e o resultado real que esta publicidade digital tem alcançado.

– O valor percentual da Taxa de Conversão é obtido por se dividir o número de visitas pelo número de conversões.

– Evidentemente, a taxa ideal dependerá do ramo de atividade da empresa. Para muitos anunciantes que possuem e-commerce, em especial aqueles que oferecem produtos mais caros, uma Taxa de Conversão ideal seria algo em torno de 1%. Para produtos não tão expressivos, o mercado costuma esperar uma Taxa de Conversão um pouco maior, chegando aos 2 ou 3%. Mas para quem estabeleceu como conversão uma ação mais simples, como coletar e-mails dos usuários visitantes, uma taxa ideal pode variar de 5 a 20%.

– Nota-se que para chegar ao número ideal é preciso definir primeiramente o que o seu mercado tem a oferecer, qual a demanda, e o que empresas do mesmo setor tem alcançado. Fatores como quanto a marca é reconhecida também interferem na taxa ideal. Por exemplo, um e-commerce conhecido e respeitado, teoricamente, alcançará maiores taxas do que um e-commerce que acaba de ser lançado no mercado, sem muita expressividade. Portanto, cada empresa precisa realizar um estudo do seu setor para chegar a um número realístico.

Tipos de Conversão no Google AdWords

– Quando falamos em Taxas de Conversão no Google AdWords, trabalhamos com dois tipos principais: Uma Por Clique e Muitas por Clique.

– É preciso ter em mente que, quando alguém clica em um Link Patrocinado, o Google cria um cookie no navegador do internauta. Este cookie tem um prazo de validade: 30 dias. É dentro deste prazo que os tipos de conversão são computados.

Tipos de Conversão – Uma Por Clique

– Neste tipo de conversão, o Google AdWords contabilizará apenas uma conversão para cada clique, dentro do período de 30 dias. Isto significa que, se o usuário realizar mais do que uma conversão após este clique (fazer um download e preencher um formulário, por exemplo), o Google AdWords contabilizará uma conversão apenas. Por isto, esta taxa não será maior do que 100%.

Tipos de Conversão – Muitas Por Clique

– Todas as conversões computadas após o clique são coletadas e somadas. Assim, se um usuário visitar um website que possibilita 3 tipos de conversões diferentes, e converter em todas, neste caso o Google AdWords apresentará o total de 3 conversões. Por esta razão, esta taxa pode apresentar valores maiores do que 100%.

– Deve-se destacar que os 30 dias são renovados a cada clique efetuado. Neste caso, as conversões a partir daí contam como parte do segundo clique.

– Se você desejar anunciar seu site no Google, esta métrica precisará ser avaliada para que você saiba o que suas campanhas de Links Patrocinados tem realmente alcançado.

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