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O Que é Taxa de Interação nos Links Patrocinados?

30/04/2014 Por: na Categoria Análise e Monitoramento com 0 e 1
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Taxa de Interação ajuda a identificar com que frequência internautas que visualizam seus anúncios decidem interagir com ele

– Nas campanhas veiculadas na Rede de Display do Google AdWords, os anunciantes podem estar interessados em que suas mensagens publicitárias sejam principalmente visualizadas pelos internautas (tal como em campanhas de branding) ou gerar maior engajamento por meio de uma interação que conduza a uma conversão. As métricas disponibilizadas pelo Google AdWords para acompanhar os resultados do marketing online permitem que o anunciante possa verificar o desempenho dos seus Links Patrocinados com base na interação dos internautas com os anúncios em vídeo.

– Uma das métricas utilizadas neste segmento da publicidade online é a Taxa de Interação. Como funciona a Taxa de Interação do Google AdWords? E qual a diferença entre ela e a CTR?

Taxa de Interação e CTR – Suas Características

Taxa de interação nos Links Patrocinados

– A tradicional CTR (click-through rate), ou taxa de cliques, é um dos importantes fatores que influenciam o Índice de Qualidade de uma campanha de Links Patrocinados. Esta métrica se refere à porcentagem obtida por meio da divisão de cliques pelo número de impressões dos anúncios. A CTR é uma métrica sobre a taxa de cliques utilizada tanto na rede de pesquisa quanto na Rede de Display.

– A Taxa de Interação, por outro lado, é uma métrica utilizada somente na Rede de Display. Esta taxa visa informar ao anunciante quão envolvente são os seus anúncios gráficos e de vídeo. O que é categorizado como “interação” pode variar de acordo com o formato do anúncio, tal como a expansão de uma caixa ou o clique no Link Patrocinado para executar um vídeo publicitário.

– A análise desta taxa pode indicar ao anunciante oportunidades de aplicar melhorias às suas campanhas de marketing digital de modo a atingir resultados mais atraentes. Por exemplo, para aumentar a Taxa de Interação de uma campanha na Rede de Display será preciso analisar diversos fatores, tais como otimizar a imagem que é exibida antes da execução da mídia, realizar alterações no vídeo, na mensagem utilizada ou na chamada para ação. Se a empresa estiver promovendo sua marca por meio de um vídeo longo, então, para melhorar a Taxa de Interação, será necessário otimizar especialmente os segundos iniciais da exibição.

– Fica evidente que, independentemente da empresa que anuncia no Google utilizar somente Links Patrocinados no formato de texto, ou utilizar campanhas mais “visuais” por meio de imagens e vídeos, o sucesso de seu investimento em muito dependerá da análise criteriosa de diversas métricas. Entre estas métricas, deve-se dar a devida atenção à Taxa de Interação que ajudará o anunciante a visualizar o desempenho de seus anúncios veiculados na internet por meio dos vídeos.

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