Google Analytics oferece representação gráfica de treemaps para campanhas de Links Patrocinados do Google Ads
– A gestão dos Links Patrocinados pode se tornar muito mais eficiente quando existe uma associação entre as ferramentas do Analytics e do Google Ads, permitindo ter uma visão mais ampla quanto ao desempenho, problemas e oportunidades.
– O controle sobre as campanhas de marketing online pode ser otimizado com o uso de uma ampla quantidade de recursos oferecidos pelo Google Analytics. Entre esses, podemos destacar a ferramenta visual conhecida como Treemap.
O Que São Treemaps
– Um treemap (ou mapa de árvore) é uma representação gráfica de uma hierarquia de dados, organizando os objetos em uma estrutura de retângulos aninhados que permitem identificar os dados visualmente, com base nas cores apresentadas.
– Para os anunciantes do Google Ads, o Analytics oferece um mapa de árvores com cores dispostas entre o verde e o vermelho.
– Para acessar esta ferramenta, o anunciante deve seguir os passos abaixo:
No Google Analytics, acesse Aquisição na barra lateral;
– A partir daí, o anunciante deve selecionar combinações de métricas do Google Ads para que o Analytics possa apresentar os retângulos correspondentes. Deve fazer isso selecionando uma métrica primária e uma secundária.
Vantagens do Uso de Treemaps
– Qual a grande vantagem em utilizar este tipo de estrutura visual? Como as dimensões coloridas estão relacionadas à estrutura da árvore, é possível identificar padrões no desempenho dos Links Patrocinados que, de outra forma, seria difícil de detectar. Isto facilita a identificação de tendências e problemas nas campanhas de Links Patrocinados com velocidade e percepção que o anunciante não tem quando olha somente para um conjunto de números dispostos em um relatório.
Concluindo
– Por intermédio dos mapas hierárquicos de treemaps do Google Analytics é possível realizar combinações personalizadas entre diferentes métricas e comparar o desempenho das campanhas de Links Patrocinados de acordo com as cores apresentadas.
– Isto concede aos anunciantes vislumbres de oportunidades e pontos de conflito em suas campanhas do Google Ads como nunca antes.
– Nota: Segundo anunciado pelo Google, os mapas de árvores estão sendo gradativamente disponibilizados para os anunciantes em suas contas do Analytics.