Uma Visão Sobre o Consumidor Brasileiro Multi-tela | Clinks

Uma Visão Sobre o Consumidor Brasileiro Multi-tela

07/11/2013 Por: na Categoria Google AdWords com 0 e 3
Home > Blog > Google AdWords > Uma Visão Sobre o Consumidor Brasileiro Multi-tela

Hábitos de consumo tem sofrido grandes variações a medida que uso de diversas telas simultâneas se tornam cada vez mais comuns

– Houve uma época onde o consumo de mídias se limitava principalmente à televisão. Uma informação importante que só podia ser encontrada em um livro na biblioteca, na lista telefônica, ou talvez em sua agenda. Uma era que se foi há muito tempo.

– A realidade em que nos encontramos hoje chama-se a era dos consumidores multi-telas (ou screeners). Um patamar comportamental onde as pessoas estão conectadas a, no mínimo, duas telas simultaneamente.

– O que isto significa para as empresas que anunciam no Google, especialmente pelo fato de 96% dos usuários de smartphones notarem os Links Patrocinados quando utilizam o navegador ou um aplicativo? Que o conteúdo produzido pelas empresas precisa ser otimizado para todos estes canais. Esta é a única forma das marcas terem certeza de que não perderão vendas e outras conversões provenientes de todas as mídias disponíveis.

O Consumidor Multi-tela

– Um pesquisa encomendada pelo Google Brasil aponta que o número de usuários brasileiros que utilizam três telas ao mesmo tempo passa dos 30 milhões. Entre os usuários três telas, 27% fazem compras online. Ainda falando sobre os usuários de smartphones no Brasil, 46% deles acessam a internet todos os dias em seus dispositivos. Um número expressivo e que está em franca ascensão.

– O que determina qual será o dispositivo utilizado (televisão, smartphone, tablet ou computador)? O dispositivo é escolhido com base nas necessidades determinadas pelo contexto: onde estamos, o que queremos, e quanto tempo disponível temos.

– Ao pensar na possibilidade de adquirir um produto percebido em uma publicidade na televisão, os consumidores multi-telas podem encontrar informações adicionais a partir dos seus dispositivos móveis ou em um desktop.

– Este comportamento é classificado pelo Google de duas formas: simultâneo e sequencial. Simultâneo é quando duas ou mais telas são utilizadas ao mesmo tempo. Sequencial ocorre quando o usuário utiliza inicialmente uma tela e depois se desloca para outra.

Publicidade Multi-tela – Um Desafio

– Alcançar conversões de usuários multi-telas não é um processo fácil. Isto significa otimizar as campanhas de Links Patrocinados para que sejam efetivas em todas as telas. Por que isto é relevante?

– Noventa por cento dos usuários de smartphones utilizam seus dispositivos enquanto realizam outras atividades. Por exemplo, 41% utilizam estes dispositivos enquanto assistem TV. Isto mostra como que campanhas publicitárias precisam integrar os diferentes tipos de mídia para atingir o público-alvo com uma eficiência maior.

– Além disso, as Páginas de Destino dos sites precisam ter sua arquitetura devidamente estruturada para oferecer as melhores experiências para os consumidores multi-telas após clicarem nos anúncios publicitários. Os tablets, por terem uma tela maior, permitem que o conteúdo seja explorado mais adequadamente. No entanto, é preciso analisar se as páginas de destino dos sites podem ser exploradas sem problemas quando a navegação ocorre em um smartphone.

– Desta forma, a realização de um estudo é imprescindível para avaliar se a atual arquitetura responde às necessidades do público-alvo. Isto envolve entender como os clientes estão interagindo com o site. Por meio das ferramentas do Google AdWords, deve-se determinar qual é o conteúdo consumido, o horário das visitas, e quais dispositivos têm sido utilizados. Isto permitirá identificar as áreas que necessitam de atenção prioritária.

– Em adição, é preciso entender a maneira como as palavras-chave são utilizadas nas pesquisas. Quando uma marca possui um grande tráfego oriundo de dispositivos móveis e desktops, muitas vezes se deparam com um nítido contraste nas palavras-chave utilizadas pelos dois grupos.

– Por exemplo, ao passo que um usuário desktop digita “jogos” em uma pesquisa, um usuário de dispositivo móvel poderá priorizar “jogos para celular”. Este tipo de compreensão do público-alvo é importante para atingi-lo com campanhas otimizadas segundo suas necessidades.

Elaborar Plano de Marketing Digital Para Consumidor Multi-tela

– A disponibilidade destes dispositivos faz com que haja uma brusca mudança na maneira como os consumidores realizam suas compras. Pesquisas por produtos e serviços podem ser feitas a qualquer momento, às vezes realizando a consulta em uma tela, e efetuando a compra em outra.

– O plano de marketing digital dos Links Patrocinados precisa explorar todas estas variadas direções, lembrando que os usuários desejam ter uma boa experiência de navegação, independentemente de quais sejam os dispositivos utilizados.

Copyright © Clinks - Google Partner PREMIER. Agência Certificada Google AdWords.

Seus Links Patrocinados Nas Mãos de Especialistas.