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Use o Ads Como Ferramenta de Pesquisa de Mercado

05/09/2012 Por: na Categoria Links Patrocinados com 0 e 1
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Veja como o Google Ads pode ser usado como uma poderosa ferramenta para descobrir as tendências de mercado e o gosto do seu público-alvo

– Se você já passou pela experiência de criar um produto, ou um novo slogan para um produto existente, sabe como pode ser complicado este processo. Isto se dá por causa dos pilares que sustentam estas novas ideias: o produto ou slogan precisa transmitir qualidade, e precisa ser algo que o público deseja. Se não existir demanda, por mais benéfico que seja um produto ou interessante que seja seu slogan, dificilmente conseguirá vender. Por outro lado, se a demanda existir, mas o produto for falho em sua apresentação, as vendas serão penalizadas. Nenhum gestor gostaria de investir pesadamente em algo que não trará nenhum retorno sobre o investimento.

– Pense numa outra situação. Você quer escrever um e-book sobre marketing digital. Mas está na dúvida se aborda todos os segmentos do marketing digital, ou se passa a se concentrar em apenas alguma seção, tal como e-mail marketing, publicidade PPC ou redes sociais.

– A boa notícia é que o Google Ads pode lhe ajudar a decidir isso, servindo como uma ferramenta de pesquisa de mercado. Ainda mais, pode lhe ajudar a escolher o melhor título – não exatamente aquele que soará melhor aos seus ouvidos, mas aquele que causará uma melhor impressão no seu público.

– A pergunta é: como o Google Ads pode me ajudar a tomar estas decisões?

– Vamos avaliar dois cases de autores renomados e ver como o Google Ads pode ser usado em sua pesquisa de mercado.

Tim Ferriss

– O nome de Timothy Ferriss ganhou notoriedade com o lançamento de um livro em 2007, chamado “Trabalhe 4 Horas Por Semana” (título original, “The 4 Hour Workweek”). Um título bastante chamativo, convenhamos. Mas você sabe como Tim Ferriss escolheu o título deste livro? Usando o Google Ads.

– Segundo o próprio autor, após terminar de escrever o livro, ele ficou em dúvida quanto a que título deveria utilizar. Foi quando chegou à sábia conclusão de que poderia usar o Google Ads como ferramenta de pesquisa de mercado.

– Tim Ferriss fez testes A/B e criou vários Links Patrocinados de texto, apostando cada qual em um título diferente. Após isso, passou a analisar o CTR de cada Link Patrocinado, comparando com os outros anúncios. No final da série de testes, Tim Ferriss percebeu que o Link Patrocinado com o título “Trabalhe 4 Horas Por Semana” recebeu o maior número de cliques, alcançando a mais alta CTR. Ele não teve dúvidas – este foi o título escolhido. Resultado: best-seller. Mais tarde, Ferriss admitiu que este não era o seu título favorito. Mas confiando nos resultados apresentados pelo Google AdWords como ferramenta de pesquisa de mercado, ele fez a aposta certa.

Leevi Romanik

– Há outro case similar do consultor em marketing e escritor Leevi Romanik. A diferença é que Leevi ainda não havia escrito o e-book, e sua dúvida não era com o título, mas sim se haveria mercado para comprar o produto. O que ele fez?

– Leevi Romanik criou uma página divulgando o e-book que pretendia escrever e vender. Criou uma campanha no Google Ads e passou a veicular os anúncios de Links Patrocinados. Na Página de Destino, os visitantes se deparavam com a capa do livro, título, descrição, valores, e todas as informações típicas de tais produtos. Havia inclusive o botão “Comprar” para que o público adquirisse o e-book. No entanto, como mencionado, ele ainda não havia escrito o livro. Quando as pessoas clicavam em “Comprar” e preenchiam um pequeno formulário, eram informadas por e-mail que o livro não se encontrava disponível, no momento, mas que seriam contatadas tão logo ele se encontrasse em estoque.

– Como resultado, após uma semana de análise, o autor descobriu que haveria uma demanda muito grande para o seu livro, e por isso, resolveu escrever o e-book. Os mesmos que preencheram seus e-mails para comprar o e-book, quando este ainda nem existia, poderiam ser contatados para finalmente realizarem o processo da compra.

Conclusão

– As empresas podem realizar pesquisas de mercado para descobrirem demandas para seus produtos, ou títulos e slogans para os mesmos. No entanto, todos sabemos que estas pesquisas custam caro e levam um bom tempo até serem concluídas. Por outro lado, muitos produtos acabam tendo pouca saída porque não houve uma prévia preocupação em testar o mercado. Mas você não precisa cometer o mesmo erro. Usando o Google Ads como ferramenta de pesquisa de mercado, você poderá salvaguardar seu precioso tempo e dinheiro.

– Portanto, pesquise e teste seu mercado-alvo antes de dar os próximos passos. Quer saber se um novo produto venderá? Está na dúvida quanto ao slogan a ser utilizado? Quer escolher um título para seu livro, mas não sabe qual o melhor? O Google Ads pode lhe dar respostas a estas perguntas, validando suas ideias. E a melhor parte é que este processo é simples, exigindo apenas a criação de uma pequena campanha de Links Patrocinados.

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