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Use o Ads Como Ferramenta de Pesquisa de Mercado

05/09/2012 Por: na Categoria Links Patrocinados com 0 e 1
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Veja como o Google Ads pode ser usado como uma poderosa ferramenta para descobrir as tendĂȘncias de mercado e o gosto do seu pĂșblico-alvo

– Se vocĂȘ jĂĄ passou pela experiĂȘncia de criar um produto, ou um novo slogan para um produto existente, sabe como pode ser complicado este processo. Isto se dĂĄ por causa dos pilares que sustentam estas novas ideias: o produto ou slogan precisa transmitir qualidade, e precisa ser algo que o pĂșblico deseja. Se nĂŁo existir demanda, por mais benĂ©fico que seja um produto ou interessante que seja seu slogan, dificilmente conseguirĂĄ vender. Por outro lado, se a demanda existir, mas o produto for falho em sua apresentação, as vendas serĂŁo penalizadas. Nenhum gestor gostaria de investir pesadamente em algo que nĂŁo trarĂĄ nenhum retorno sobre o investimento.

– Pense numa outra situação. VocĂȘ quer escrever um e-book sobre marketing digital. Mas estĂĄ na dĂșvida se aborda todos os segmentos do marketing digital, ou se passa a se concentrar em apenas alguma seção, tal como e-mail marketing, publicidade PPC ou redes sociais.

– A boa notĂ­cia Ă© que o Google Ads pode lhe ajudar a decidir isso, servindo como uma ferramenta de pesquisa de mercado. Ainda mais, pode lhe ajudar a escolher o melhor tĂ­tulo – nĂŁo exatamente aquele que soarĂĄ melhor aos seus ouvidos, mas aquele que causarĂĄ uma melhor impressĂŁo no seu pĂșblico.

– A pergunta Ă©: como o Google Ads pode me ajudar a tomar estas decisĂ”es?

– Vamos avaliar dois cases de autores renomados e ver como o Google Ads pode ser usado em sua pesquisa de mercado.

Tim Ferriss

– O nome de Timothy Ferriss ganhou notoriedade com o lançamento de um livro em 2007, chamado “Trabalhe 4 Horas Por Semana” (tĂ­tulo original, “The 4 Hour Workweek”). Um tĂ­tulo bastante chamativo, convenhamos. Mas vocĂȘ sabe como Tim Ferriss escolheu o tĂ­tulo deste livro? Usando o Google Ads.

– Segundo o prĂłprio autor, apĂłs terminar de escrever o livro, ele ficou em dĂșvida quanto a que tĂ­tulo deveria utilizar. Foi quando chegou Ă  sĂĄbia conclusĂŁo de que poderia usar o Google Ads como ferramenta de pesquisa de mercado.

– Tim Ferriss fez testes A/B e criou vĂĄrios Links Patrocinados de texto, apostando cada qual em um tĂ­tulo diferente. ApĂłs isso, passou a analisar o CTR de cada Link Patrocinado, comparando com os outros anĂșncios. No final da sĂ©rie de testes, Tim Ferriss percebeu que o Link Patrocinado com o tĂ­tulo “Trabalhe 4 Horas Por Semana” recebeu o maior nĂșmero de cliques, alcançando a mais alta CTR. Ele nĂŁo teve dĂșvidas – este foi o tĂ­tulo escolhido. Resultado: best-seller. Mais tarde, Ferriss admitiu que este nĂŁo era o seu tĂ­tulo favorito. Mas confiando nos resultados apresentados pelo Google AdWords como ferramenta de pesquisa de mercado, ele fez a aposta certa.

Leevi Romanik

– HĂĄ outro case similar do consultor em marketing e escritor Leevi Romanik. A diferença Ă© que Leevi ainda nĂŁo havia escrito o e-book, e sua dĂșvida nĂŁo era com o tĂ­tulo, mas sim se haveria mercado para comprar o produto. O que ele fez?

– Leevi Romanik criou uma pĂĄgina divulgando o e-book que pretendia escrever e vender. Criou uma campanha no Google Ads e passou a veicular os anĂșncios de Links Patrocinados. Na PĂĄgina de Destino, os visitantes se deparavam com a capa do livro, tĂ­tulo, descrição, valores, e todas as informaçÔes tĂ­picas de tais produtos. Havia inclusive o botĂŁo “Comprar” para que o pĂșblico adquirisse o e-book. No entanto, como mencionado, ele ainda nĂŁo havia escrito o livro. Quando as pessoas clicavam em “Comprar” e preenchiam um pequeno formulĂĄrio, eram informadas por e-mail que o livro nĂŁo se encontrava disponĂ­vel, no momento, mas que seriam contatadas tĂŁo logo ele se encontrasse em estoque.

– Como resultado, apĂłs uma semana de anĂĄlise, o autor descobriu que haveria uma demanda muito grande para o seu livro, e por isso, resolveu escrever o e-book. Os mesmos que preencheram seus e-mails para comprar o e-book, quando este ainda nem existia, poderiam ser contatados para finalmente realizarem o processo da compra.

ConclusĂŁo

– As empresas podem realizar pesquisas de mercado para descobrirem demandas para seus produtos, ou tĂ­tulos e slogans para os mesmos. No entanto, todos sabemos que estas pesquisas custam caro e levam um bom tempo atĂ© serem concluĂ­das. Por outro lado, muitos produtos acabam tendo pouca saĂ­da porque nĂŁo houve uma prĂ©via preocupação em testar o mercado. Mas vocĂȘ nĂŁo precisa cometer o mesmo erro. Usando o Google Ads como ferramenta de pesquisa de mercado, vocĂȘ poderĂĄ salvaguardar seu precioso tempo e dinheiro.

– Portanto, pesquise e teste seu mercado-alvo antes de dar os prĂłximos passos. Quer saber se um novo produto venderĂĄ? EstĂĄ na dĂșvida quanto ao slogan a ser utilizado? Quer escolher um tĂ­tulo para seu livro, mas nĂŁo sabe qual o melhor? O Google Ads pode lhe dar respostas a estas perguntas, validando suas ideias. E a melhor parte Ă© que este processo Ă© simples, exigindo apenas a criação de uma pequena campanha de Links Patrocinados.

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