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Uso Indevido de Marca Registrada no Google Ads

09/12/2011 Por: na Categoria Palavra-chave com 0 e 2
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O que o Google Ads encara como uso indevido, no tocante às marcas registradas?

Coca-cola x Pepsi

– Como profissional, você deve saber que o maior patrimônio de uma empresa é a sua marca. Especialistas dizem que as marcas chegam a responder por até 60% do valor da companhia. O poder destas é tão notável que chegam causar um turbilhão de oscilações nas bolsas de valores, quando são afetadas.

– Se você é um empresário, está ciente de que construir tal patrimônio demandará muito tempo e suor. Não é algo que se consegue da noite para o dia. Qual seria, por conseguinte, a sua reação se soubesse que um de seus concorrentes está utilizando o nome de sua empresa para lucrar – ou, sendo um pouco mais incisivo, para tomar seus clientes?

Mas, Isso é Possível?

Androide x iPhone

– Infelizmente, temos que dizer que sim. Pior ainda, talvez esteja acontecendo neste exato momento – até mesmo sem o seu conhecimento. Algumas empresas apelam para tal concorrência desleal e procuram firmar os pés no sólido terreno que profissionais honestos levaram anos para construir. Tal conduta questionável tem ocorrido, até com uma preocupante frequência, na publicidade dos Links Patrocinados.

– Imagine que você seja dono de uma empresa que possua um nome forte, respeitado em toda a região, um nome construído ao longo de muitos anos. Então, uma concorrente começa a anunciar nos Links Patrocinados, e compra o nome da sua empresa (marca) como palavra-chave. Pense nas consequências deste ato: quando um cliente digitar o nome da sua empresa no Google, o anúncio do seu concorrente poderá aparecer na primeira página, em grande destaque. O cliente, inadvertido, pode entrar no site do seu concorrente, até mesmo gostar de algumas ofertas, e, na pior das hipóteses, fechar negócio com ele. Assustador, não acha?

– Foi o que aconteceu com a Pistelli Engenharia, conforme divulgado pelo site Última Instância, dois dos seus ex-funcionários abriram uma empresa concorrente, a Formatto Coberturas, e passaram a utilizar a publicidade dos links patrocinados. Até aí, tudo bem. O problema foi quando partiram para uma atividade “questionável”. Eles compraram o nome “Pistelli” como palavra-chave. Quando um usuário procurava pela Pistelli no buscador do Google, ele era impactado pelo anúncio de link patrocinado do mais novo concorrente desta (que aparecia, inclusive, acima do resultado da própria Pistelli).

– Este não é um caso excepcional. Alguns profissionais, ao fazer uma simples pesquisa no Google, se surpreendem ao descobrir o nome de sua empresa associado à concorrência. Você pode inclusive fazer este teste, embora nem sempre os anúncios apareçam ao digitar palavras-chave correspondentes (isto dependerá de uma séria de fatores).

Como impedir isso?

Facebook x Twitter

– Há duas coisas importantes a se fazer. Está lembrado de que os links patrocinados da Formatto apareciam acima do resultado da própria Pistelli Engenharia? Pois bem, se sua empresa não estiver no Google Ads, e alguém comprar sua marca como palavra-chave, isto fatalmente acontecerá. Para que não aconteça, é importante que você crie uma conta no Google Ads e compre o nome de sua marca como palavra-chave. Já até publicamos um artigo tratando desse assunto, sobre a compra ou não do nome da sua empresa como palavra-chave –  clique aqui e leia o artigo na íntegra.

– Obviamente, isto não impedirá que algum concorrente desleal faça o mesmo. Mas até que você descubra o que estão fazendo, caso usem dessa concorrência desleal, você poderá se manter no topo das pesquisas. A Pistelli teve uma pequena indenização que, talvez, nem de longe, se compare aos prejuízos acumulados por aparecer depois do concorrente.

– A outra forma é estar sempre atento. O Google tem políticas rígidas contra este tipo de prática por parte dos anunciantes de links patrocinados do Ads e age rapidamente mediante denúncia formal. A Clinks atua na preservação da marca de seus clientes no ambiente web. Estamos sempre analisando estas palavras-chave “exclusivas” para nos certificar (e te dar tranquilidade) de que não estejam sendo utilizadas por outros – caso ocorra, agimos imediatamente.

O Que Fazer Caso Seu Concorrente Esteja Sendo Desleal?

Google x Bing

– Como mencionado, existem procedimentos para garantir que um anúncio assim seja tirado do ar. Em algumas situações, o caso poderá ser levado a juízo, como no case citado acima. A Clinks já se deparou com clientes lesados desta maneira mas, felizmente, em nenhum caso houve a necessidade de procurar a justiça – resolvendo rapidamente. Se sua empresa estiver em uma situação parecida, e desejar saber como proceder de uma forma menos onerosa possível, nós o incentivamos a entrar em contato conosco.

– Embora possa não parecer, situações assim são mais comuns do que se imagina. Por fincar sua bandeira no Google Ads e manter olhos bem atentos, você terá condições de proteger o maior ativo intangível de sua companhia: a sua marca.

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