Como é calculado o Custo Por Clique (CPC) nos Links Patrocinados

Como é calculado o Custo Por Clique (CPC) nos Links Patrocinados

Home > Vídeos tutoriais > Como é calculado o Custo Por Clique (CPC) nos Links Patrocinados

Saiba como é calculado o Custo Por Clique (CPC) nos Links Patrocinados do Google AdWords, o Índice de Qualidade e como isso classifica a posição de um anúncio no Google.

PUBLICIDADE EM PESQUISA COM O GOOGLE

– Olá, meu nome é Hal Varian. Sou economista chefe do Google e hoje quero falar com vocês um pouco sobre como o leilão dos anúncios funciona.
– Para fazer um leilão bem sucedido, temos que conciliar os interesses de três grupos e esses três grupos são: o anunciante, o usuário e o Google.
– O anunciante quer mostrar anúncios relevantes para que os usuários cliquem neles. Os usuários querem ver anúncios relevantes, eles não querem ser incomodados por span ou outras informações irrelevantes. E o Google quer tornar a experiência boa tanto para anunciantes quanto para usuários para que eles voltem a usar nossos serviços no futuro.

INTRODUÇÃO AO LEILÃO

– Agora que compreendemos a motivação dos participantes, podemos ver como suas ações são conciliadas no leilão.
– Vou apresentar um exemplo bem simples para começar. É um caso onde há três espaços, três posições onde os anúncios poderiam aparecer e há quatro licitantes que competem por essas posições.
– O que acontece é que toda vez que uma consulta é feita no Google, acontece um leilão. E o leilão é pelos cliques.
– Portanto os anunciantes só têm que pagar quando recebem um clique. Nesse caso, temos quatro anunciantes, com lances diferentes: quatro, três, dois e um. E os anúncios são ordenados em função dos lances.
– O lance mais alto ganha à primeira posição, o segundo lance mais alto a segunda posição e assim por diante.
– Eles não têm que pagar o seu lance quando receberem um clique, eles só tem que pagar o lance do anunciante abaixo deles.
– Portanto neste caso, temos o primeiro anunciante oferecendo quatro dólares, mas ele só tem que pagar três dólares, que é o lance do segundo anunciante mais bem colocado. O mesmo para o anunciante dois e para o anunciante três.
– Assim, cada anunciante pode fazer o lance máximo que quer pagar, mas só tem que pagar o suficiente para se manter na competição.

IMPORTANCIA DA QUALIDADE

– Como eu disse a vocês, essa foi uma versão simplificada do leilão. Agora vamos tentar algo um pouco mais complexo.
– O que foi deixado de fora no exemplo que acabei de dar foi o conceito de qualidade do anúncio.
– Lembre-se que os usuários querem ver anúncios relevantes, anunciantes querem apresentar anúncios relevantes e o Google quer que tanto usuários quanto anunciantes tenham uma boa experiência para que eles voltem a usar o sistema.
– Então o que temos, o que nos interessa no Google é ter certeza que os anúncios mostrados aos usuários têm uma alta qualidade de anúncio.

O QUE É QUALIDADE

– O que é índice de qualidade? O índice de qualidade se compõe de três elementos e o maior é, de longe, a taxa de cliques.
– Ao permitir que os usuários voltem com seu cliques, temos milhões de pessoas nos ajudando a decidir que anúncios são melhores para cada consulta.
– O Google sempre apostou nos comentários de usuários como uma peça chave para uma tomada de decisão.
– Portanto usar a taxa de Cliques e o índice de qualidade é a nossa forma de incorporar esses comentários à veiculação de anúncios.
– Relevância é o segundo maior componente do índice de qualidade. A relevância de uma palavra-chave tanto para os anúncios quanto para a consulta dos usuários. O Google decide a relevância analisando a linguagem no contexto de um anuncio ou consulta determinando o quanto eles se relacionam com a palavra-chave. O Google usa a relevância para assegura-se de que apenas anúncios úteis sejam mostrados aos usuários e evita que os anunciantes paguem por uma pesquisa que não seja relacionada ao seu produto ou serviço.
– O terceiro componente do índice de qualidade é a qualidade da pagina de destino. Um anúncio só é útil aos usuários se a pagina de destino ao menos ajudá-los a encontrar a informação que procuram. Páginas de destino de alta qualidade devem ter conteúdo relevante e original, ser facilmente navegável, carregar rapidamente, ter um mínimo de pop ou pop under e ser transparente quanto à natureza de seu negócio, quanto à interação com o computador do visitante e quanto ao uso das informações pessoais do visitante.

CLASSIFICAÇÃO DO ANUNCIO

– E como o índice de qualidade afeta o funcionamento do leilão? O que fizemos foi criar um conceito de classificação do anúncio.
– A classificação do anúncio é determinado pelo lance do anunciante vezes a qualidade do anuncio. Portanto neste exemplo, temos quatro anunciantes.
– Os seus lances são quatro, três, dois e um, e os anúncios tem qualidades diversas. Neste caso, temos qualidades um, três, seis e oito.
– Portanto para determinar a classificação do anuncio, multiplicamos esses números e depois reordenamos os anúncios em função dessa classificação.
– O anunciante de melhor desempenho é 12. O segundo melhor anúncio, nove. O terceiro melhor é este e aqui em cima, os anunciantes que deram o lance de quatro têm uma qualidade tão baixa que nem são exibidos.

DETERMINANDO O CUSTO DO CLIQUE

– Portanto agora que sabemos como os anúncios são classificados, quanto realmente tenho que pagar por um clique? Bem usamos a mesma lógica do exemplo simples que apresentei há alguns minutos.
– A saber, você paga a quantia mínima necessária para manter sua posição. Então pense no anunciante na posição um. Ele está competindo com o anunciante na posição dois e a quantia que o anunciante um tem que pagar é determinado por: aqui está o preço que ele tem que pagar; aqui está à qualidade do anunciante um, e isso tem de ser apenas o suficiente para vencer o anunciante dois. Esse é o template para duas linhas.
– Portanto se você resolver esta equação, o preço que o anunciante um tem que pagar, seu rela CPC, será a classificação do anúncio do anunciante abaixo dele dividido pelo índice de qualidade do anunciante um.

LEILÃO DE EXEMPLO

– Então vamos ver como isso funciona com exemplo um pouco mais complexo.
– Temos aqui três anunciantes e todos fazem o mesmo lance. Portanto, o lance máximo é quatro dólares para todos eles. Mas ele tem qualidades diversas. Nesse caso, a qualidade é oito, seis e três. A classificação do anúncio é determinada multiplicando-se o lance pela qualidade. Então teremos classificações de anúncio de 32, 24 e 12.
– Portanto o que determina o preço? Bem, o preço será a classificação do anúncio do anunciante abaixo dividido pelo índice de qualidade do anunciante.
– Portanto neste caso, será 24 divididos por oito, igual a três. Neste caso, será 12 divididos por seis, igual a dois.
– E finalmente para o ultimo anunciante, neste exemplo, não há anunciante abaixo do último anunciante, então o preço que esta pessoa pagará por clique é apenas o preço mínimo determinado para este leilão.

O VALOR DA QUALIDADE

– Podemos usar este exemplo para ilustrar um ponto importante.
– O que acontece se um anunciante aumentar seu índice de qualidade tendo, por exemplo, um anúncio mais relevante?
– Bem, tomemos o anunciante um. Suponha que seu índice de qualidade suba para dez, aí a classificação do seu anúncio subirá para 40.
– O que acontecerá com seu preço? O preço que ele tem que pagar cairá para US$2,40.
– Portanto, aumentando o índice de qualidade você diminui o preço a ser pago por clique.

Fonte: Google AdWords

Veja o Simulador de CPC e Posição de Anúncios da Clinks

Acesse AQUI para ver a ferramenta da Clinks que simula qual será a posição do seu anúncio no Google e valor do clique, bem como dos seus “concorrentes” que aparecerão junto com seu anúncio.

Formulário de contato

*Obrigatório
    Esta pergunta é obrigatória
    Ops! Seu e-mail parece não ser um endereço válido. Verifique por favor.
    Esta pergunta é obrigatória
    Esta pergunta é obrigatória
    Esta pergunta é obrigatória
    Esta pergunta é obrigatória
    Esta pergunta é obrigatória
    Esta pergunta é obrigatória
    Esta pergunta é obrigatória
    Nunca envie senhas pelo Formulários Google.

Copyright © CLINKS - Agência Search Engine Marketing Certificada Google AdWords:

Seus Links Patrocinados Nas Mãos de Especialistas. Click Virtual Informática Ltda - CNPJ: 08.194.590/0001-42