Visual do Google AdWords Será Inteiramente Reformulado

Visual do Google AdWords Será Inteiramente Reformulado

29/03/2016 Por: na Categoria Design com 0 e 12
Home > Blog > Design > Visual do Google AdWords Será Inteiramente Reformulado

Google inicia processo para redesenhar completamente o AdWords. Reformulação visa tornar a plataforma de publicidade digital mais fácil de gerenciar

Novo design painel do google adwords– O Google AdWords possui mais de 15 anos. No meio digital, ele já é um veterano. Muito se aprendeu, e a experiência e contato constante com os hábitos de navegação dos usuários fez desta a ferramenta mais poderosa da publicidade.

– Com o passar dos anos, no entanto, poucas modificações foram feitas no tocante ao design do painel. Algumas delas foram pequenos ajustes em formas e cores, tornando o visual do Google AdWords mais atraente. Centenas de novas ferramentas e recursos se acumularam sobre os ombros da plataforma, tornando sua exploração um grande desafio.

– Mas ajustes verdadeiramente profundos estão logo a frente. A empresa anunciou o início de um grande processo de reformulação visual e operacional que visa rejuvenescer o Google AdWords.

– Segundo a empresa, desde 2008 não se via um ajuste tão profundo em seu visual. Na verdade, as mudanças são tão profundas que este processo de reformulação demorará algum tempo para ser completamente aplicado.

Mobile e Variedade de Opções Exigem Reformulação no Design

– Em seu surgimento, o Google AdWords estava projetado para um funcionamento operacional dentro dos limites dos computadores desktop. Agora, com a ascensão cada vez mais destacada dos dispositivos móveis, as mudanças estão alicerçadas principalmente no princípio da mobilidade.

– As vastas opções de Links Patrocinados, que abrangem anúncios na rede de pesquisa, bem como a publicidade nos sites parceiros, YouTube, Google Shopping e Gmail faz com que a plataforma precise ser repensada.

– Diante disto, o Google AdWords percebeu duas principais necessidades prementes:

  • Estar mais focado nos objetivos e necessidades dos anunciantes, e não somente nas suas ferramentas e recursos do marketing digital;
  • Tornar o painel mais intuitivo e dinâmico, já que atualmente centenas de recursos se acumulam, fazendo com que muito tempo seja desperdiçado na gestão das contas.

– O princípio da reformulação do AdWords se baseia em outros produtos de concepção utilizado pela família Google, como o Gmail e o Maps. Desta forma, usuários de produtos Google terão maior facilidade em identificar ícones e se adaptar às mudanças.

O Que Muda no Design do Google AdWords

– As atualizações visam apenas a organização das campanhas, grupos de anúncios, Links Patrocinados e todo o seu visual. Na verdade, elas não afetam as funcionalidades do Google AdWords, políticas e requisitos de anúncios.

– Parte do que veremos no decorrer dos dias a frente pode ser percebido na imagem compartilhada pelo Google, logo abaixo:

Google AdWords reformulação visual

Clique na imagem

– Como podemos ver neste exemplo, as campanhas e os grupos de anúncios continuam exibidos na barra de navegação esquerda. No entanto, ao clicar sobre eles é aberto um painel intitulado Visão Geral. O que é apresentado ali? A Visão Geral apresenta um gráfico de desempenho. Ela pode ser exibida em diversos níveis, como campanhas, grupos de anúncios, palavras-chave e Links Patrocinados. Quatro métricas se destacam (Cliques, Conversões, Custo e CTR).

– Depois, é apresentado as métricas dos grupos de anúncios com o melhor desempenho. Logo ao lado, vemos o desempenho dos dispositivos de acordo com as métricas de Cliques, Impressões e Custo.

– Ainda analisando a imagem, vemos que importantes métricas do Google AdWords, tais como dados sobre as extensões de anúncios e locais são facilmente localizadas, em vez de estarem ocultas dentro das configurações, como ocorre atualmente.

– Na segunda imagem, com dados das Palavras-chave, também percebemos como as ferramentas e recursos são exibidos de uma forma mais simplificada e intuitiva. Opções como Palavras-chave, Palavras-chave Negativas e Termos de Pesquisa são apresentadas como abas, no topo da janela.

– Nestas poucas imagens divulgadas pelo Google, já percebemos que a primazia visual é dada para a métrica que está sendo analisada. Por exemplo, se estamos analisando o desempenho das Palavras-chave, não teremos abas de Extensões de Anúncios ou Segmentação de Vídeo poluindo nossa visão. Assim, em vez de sermos bombardeados por diversos recursos enquanto analisamos dados específicos, temos a pureza de informações na tela.

– De modo geral, vemos que o Google está prezando pela simplicidade, que deve ser a característica dominante da internet, especialmente no ambiente mobile.

– As funcionalidades serão disponibilizadas a medida que estiverem prontas. Alguns anunciantes e consultores de Links Patrocinados talvez já comecem a notar algumas mudanças nos próximos dias. Segundo o Google, o objetivo é que todos os anunciantes tenham acesso ao AdWords reformulado até 2017.

Copyright © Clinks - Google Partner PREMIER. Agência Certificada Google AdWords.

Seus Links Patrocinados Nas Mãos de Especialistas.