Google Partners – Guia para obter a Certificação do Google Ads

25/02/2021 by in category Google Ads with 0 and 4
Home > Blog > Google Ads > Google Partners – Guia para obter a Certificação do Google Ads

Neste artigo, conheça os requisitos atualizados para se tornar uma agência Google Partners. Conheça o passo a passo para iniciar o exame e veja como encontrar uma lista atualizada de agências certificadas.

O que é o selo Google Partners?

O Google Partner é um programa para agências digitais e profissionais de marketing que gerenciam contas do Google Ads em nome de outras marcas ou empresas.

Os exames para conseguir o selo Google Partner testam o conhecimento daqueles que criam e gerenciam campanhas de Links Patrocinados.

Por isso, os exames abrangem conhecimentos básicos e avançados das soluções de publicidade do Google.

Aqueles que passam no teste ganham a certificação Google Partner.

Sem dúvida, o selo Google Partners serve como diferencial. Afinal, ele indica que a agência digital possui grande expertise em ajudar as empresas a aproveitarem melhor os investimentos em anúncios na internet.

Portanto, o selo funciona como um reconhecimento de que a agência/profissional é especialista em Google Ads.

De tempos em tempos, o Google altera seu programa de certificação. Por isso, é importante se atualizar com as normas mais recentes.

Como encontrar uma agência certificada Google Partner

Se quiser encontrar uma agência certificada para gerenciar suas campanhas, acesse o Diretório Google Partners.

Com este recurso, as empresas que desejam contratar especialistas em Google Ads conseguem encontrar o que procuram de forma fácil.

Depois de acessar o diretório, você especifica se quer encontrar todos os parceiros ou somente as agências com certificação Google Partner PREMIER.

Diretório Google Partner

Em seguida, o Diretório apresenta uma lista com todas as agências de acordo com o filtro que você selecionou.

Requisitos para conquistar a certificação Google Partners

Os requisitos foram divididos em 3 categorias.

Desempenho

A conta de administrador do Google Ads precisa ter uma pontuação de otimização mínima de 70%. No entanto, você pode aplicar ou dispensar as recomendações de desempenho com base na sua própria avaliação para atingir esta pontuação.

Gasto

O requisito de gasto é 10 mil dólares por 90 dias nas contas gerenciadas.

Ou seja, não basta conhecimento teórico. Para conquistar a certificação Google Partners estar fortemente ativa no gerenciamento de anúncios do Google.

Certificação

A conta de administrador registrada no Google Partners precisa ter pelo menos 50% dos analistas de contas certificados em Google Ads. Além disso, é necessário pelo menos uma certificação em cada área de produto que possui gastos com campanhas (pesquisa, display, vídeo, Shopping ou apps).

Mas, vale destacar que após conseguir conseguir o selo, a agência não deve dar a entender que possui patrocínio do Google ou que seu conteúdo editorial foi produzido pelo Google.

O que é a certificação Google Partners PREMIER

Somente agências que se destacam conseguem o selo PREMIER. O Google concede esta certificação às empresas que estão entre os 3% das melhores empresas participantes a cada ano.

Nesta etapa, o Google analisa diversos critérios, por exemplo:

  • Crescimento dos clientes.
  • Retenção de clientes.
  • Gastos anuais;
  • Diversificação de produtos.
  • Desempenho das contas.

Além disso, todo ano é feito uma reavaliação. Portanto, a agência precisa manter-se com excelente desempenho a fim de continuar com o status de PREMIER.

Como exibir o selo de certificação Google Partners

Depois que passar no exame, a agência pode exibir o selo de parceiro no site, nas suas redes sociais, em e-mail marketing e em comunicação offline, como cartões de visita.

Os selos online são dinâmicos, permitindo que os usuários interajam com ele. Assim, ao clicar nos três pontos do canto superior direito aparecem as especializações.

Mas, para permitir esta interação, o selo que o Google fornece é um código.

Para este selo, o Google recomenda o tamanho de 180 px. Visto que é dinâmico, permitindo a abertura de um menu, você precisa garantir que haja espaço entre o selo e outros elementos do site.

Além disso, para materiais onde não é possível a interação, como mensagens de e-mail, deve-se usar o selo estático.

Como se inscrever no programa

Para se inscrever no programa, siga os passos abaixo:

1. Primeiro, acesse o site do Google Partners.
2. Em seguida, clique no botão Participe do Google Partners.
3. Clique no botão Inscrever-se agora. Você precisa estar logado com acesso administrativo à conta da sua empresa no Google Ads.
4. Leia os Termos de Serviço e clique em Aceitar e continuar.
5. Em seguida, selecione a conta de administrador de sua empresa.
6. Digite os dados solicitados sobre sua empresa, como nome e endereço.
7. Finalmente, clique em Salvar.

Logo em seguida, você vai para a página “Programa de parceiros”.

Nesta seção, é possível acessar todas as ferramentas e materiais do programa.

Lembre-se, porém, que uma agência não se torna um “parceiro do Google” apenas por ingressar neste programa.

Para isso, é necessário realizar o exame na plataforma da Skillshop.

Como configurar uma conta na Skillshop

A Skillshop é um portal de treinamento que administra a certificação do Google Ads.

Assim, para configurar sua conta, você deve acessar o site da Skillshop.

Atualize seu perfil, inserindo o nome da empresa, fuso horário e idioma.

Mas, para tornar seu perfil público e compartilhar suas certificações, você deve:

1. Acessar Meu Perfil.
2. Clicar em Perfil.
3. Ativar a opção Público: ativo.

A plataforma oferece treinamento em anúncios no Google antes que você realize o seu exame.

Assim, com a Skillshop você pode estudar, fazer testes e conquistar sua certificação.

Como são os exames

Os exames para certificação Google Partners na Skillshop são gratuitos. Além disso, você pode realizá-los quando quiser.

O tempo para concluir o exame é de 1 hora e 15 minutos. Portanto, depois de iniciar a prova, você não consegue interromper a contagem regressiva. Mas, se acontecer alguma interrupção (como queda de energia, por exemplo), a prova é interrompida e você precisa esperar 24 horas para realizar um novo exame.

Além disso, para conseguir a aprovação, você precisa acertar pelo menos 80% das questões.

Mas, lembre-se que as certificações são válidas por um ano. Depois de expirarem, você precisa realizar novo exame se quiser continuar a exibir o selo de Google Partners.

Para realizar um exame, siga os passos abaixo (como exemplo, vamos imaginar que você queira fazer a Certificação em anúncios do Shopping):

1. Acesse a seção de Tópicos da Skillshop.
2. Em seguida, clique em Google Ads.

3. Escolha Certificações do Google.
4. Em seguida, clique em Certificação em anúncios do Shopping.
5. Se desejar, você pode estudar e fazer testes antes de começar o exame.

6. Para iniciar o exame, clique em Avaliação de Publicidade em Shopping.
7. Na próxima tela você vai receber algumas orientações. Depois de lê-las, clique em Iniciar.

Por que buscar a Certificação Google Partners

Como observamos, os exames abrangem todos os aspectos de uma campanha de Links Patrocinados, desde sua criação e configuração até a gestão e otimização.

Por isso, passar nestes exigentes exames é uma prova de que o profissional possui os conhecimentos básicos e avançados da publicidade no Google.

Portanto, vale muito a pena investir em estudos para conseguir obter este selo.

Quando uma agência consegue a qualificação como parceira do Google, há uma série de benefícios.

Benefícios certificação Google Partners

E para as empresas, vale a pena contratar agências certificadas como Google Partners ou Google Partners PREMIER. Afinal, é uma garantia adicional de que profissionais realmente qualificados em anúncios do Google vão gerenciar suas campanhas.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso