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đŸ„‡Google Ads? Saiba de verdade aqui tudo sobre Google Ads

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O que Ă© Google Ads?

 

– Se vocĂȘ jĂĄ fez uma pesquisa sobre mĂ©todos para se divulgar um website na internet, Ă© provĂĄvel que tenha ouvido falar sobre o Google Ads. E talvez jĂĄ se tenha perguntado: afinal, o que Ă© o Google Ads? Este Ă© o serviço de Links Patrocinados do Google, criado no intuito de disponibilizar um valioso espaço nas pĂĄginas do site de buscas para anunciantes que desejam exibir seus produtos e serviços para bilhĂ”es de internautas.

– O Google foi criado em 1998, e apenas trĂȘs anos mais tarde, jĂĄ havia se tornado referĂȘncia mundial como mecanismo de busca na internet. Seus fundadores precisavam, de alguma forma, adquirir rentabilidade sobre o expressivo trĂĄfego que ali se formava, e viram a possibilidade para isto no sistema do site GoTo.com, que era nada mais que o embriĂŁo dos Links Patrocinados. Entretanto, precisaram desembolsar 300 milhĂ”es de dĂłlares para utilizarem a licença patenteada dos Links Patrocinados. O investimento deu tĂŁo certo que, pouco tempo depois, o Ads (agora, rebatizado como Google Ads) passou a gerar bilhĂ”es para a gigante de Mountain View.

– O Google Ads é o sistema de Links Patrocinados mais conhecido e difundido na internet, pela obviedade de seu site hospedeiro ser o nĂșmero 1 em acessos na rede mundial. Entretanto, seu sucesso nĂŁo se baseia exclusivamente neste vĂ­nculo. Desde o seu surgimento, os Links Patrocinados do Google Ads passaram por inĂșmeras melhorias, relacionadas principalmente com seu motor interno, no intento de tornar as buscas mais segmentadas. Este aperfeiçoamento proporciona ao anunciante maior vantagem competitiva, uma vez que o sistema identifica e relaciona a busca do internauta por palavra-chave, perfil e localização geogrĂĄfica. Vantagem tambĂ©m para os usuĂĄrios, que obtĂȘm respostas mais precisas, poupando-lhes tempo. Este tipo de experiĂȘncia positiva Ă© um motor impulsor do Google Ads.

– Um canal de divulgação em larga escala como este deveria, segundo a lĂłgica, ter um alto custo de implementação e manutenção; porĂ©m, isto nĂŁo ocorre com o Google Ads. Anunciantes que possuem um baixo orçamento disponĂ­vel para publicidade, contemplam no Google Ads a oportunidade ideal para divulgar seus produtos e serviços. Nos Links Patrocinados é possĂ­vel determinar quanto vocĂȘ estĂĄ disposto a gastar por dia, sem a existĂȘncia de um compromisso com gasto mĂ­nimo. Este sistema Ă© baseado principalmente no chamado CPC (Custo Por Clique). O CPC permite ao anunciante pagar uma determinada importĂąncia, somente quando o usuĂĄrio clica em seu anĂșncio. Provavelmente esta Ă© a maneira mais justa de se fazer publicidade – especialmente pelo fato do usuĂĄrio que realizou a pesquisa e clicou no anĂșncio jĂĄ estar inclinado Ă  compra.

– O que é Google Ads? Trata-se de um bem elaborado conjunto de ideias que faz deste o sistema de Links Patrocinados mais eficaz da internet.

– Fazer sua empresa aparecer no Google Ă© mais fĂĄcil do que vocĂȘ imagina. O primeiro passo Ă© aprender como o Google funcional.

– Quando vocĂȘ utiliza o Google e insere uma consulta de pesquisa por uma palavra ou frase vocĂȘ rapidamente Ă© encaminhado para uma pĂĄgina de resultados desta consulta. No lado esquerdo desta pĂĄgina estĂŁo os resultados de pesquisa naturais, que sĂŁo apresentados e ordenados com base num processo de analise complexo e automatizado que se baseia num nĂ­vel de relevĂąncia dos sites associados a sua pesquisa. NĂŁo Ă© possĂ­vel influenciar diretamente esses resultados. No entanto tambĂ©m existem blocos de textos que o conteĂșdo pode de fato influenciar, estes sĂŁo os Links Patrocinados, que aparecem no lado direto da pagina de resultados e em alguns casos no topo. Quando um usuĂĄrio do Google fizer uma pesquisa relacionada com o seu negocio vocĂȘ poderĂĄ garantir que um link para o seu site apareça com os resultados dessa pesquisa e poderĂĄ escolher quando e onde o seu anĂșncio deve ser apresentado.

– Começar a anunciar Ă© muito mais fĂĄcil do que vocĂȘ imagina:

– Primeiro defina os clientes potenciais que vocĂȘ gostaria de vissem os seus anĂșncios, escolha o respectivo idioma e tambĂ©m a sua localização, por paĂ­s, regiĂŁo ou mesmo cidades. Se por exemplo seu negĂłcio estĂĄ localizado em Diadema, poderĂĄ optar por apresentar o seu anĂșncio apenas a pessoas da grande SĂŁo Paulo. Por outro lado, se seu negĂłcio nĂŁo estiver associado a nenhuma localização especĂ­fica o seu anĂșncio poderĂĄ aparecer em todo paĂ­s ou mesmo em uma seleção de paĂ­ses a sua escolha.

– Em seguida escreva um anĂșncio apresentando seu negĂłcio. A estrutura do anĂșncio consiste num tĂ­tulo seguido de duas linhas descritivas dos seus produtos ou serviços e termina com o endereço do seu website.

– Depois escolha os termos que, quando inseridos no campo de pesquisa do Google, deverĂŁo ativar a apresentação do seu anĂșncio – estes termos sĂŁo chamados de palavra-chave. VocĂȘ deverĂĄ escolher aquelas que espera que os seus clientes utilizem quando procuram algo relacionado com o tipo de serviço ou produto que sua empresa disponibiliza. Se for uma floricultura, por exemplo, poderĂĄ começar a sua lista de palavras-chave com “entrega de flores”. Quanto mais precisas forem as suas palavras-chave maior a probabilidade de impactar as pessoas que procuram exatamente aquilo que sua empresa disponibiliza.

– Por fim escolha o mĂĄximo que esta disposto a pagar por um clique no seu anĂșncio e o orçamento total que pretende gastar por dia.

– Um dos principais aspectos do Google Ads é que quando alguĂ©m pesquisa uma das palavras-chave que vocĂȘ escolheu e o seu anĂșncio aparece Google nĂŁo hĂĄ nenhum custo. SĂł hĂĄ custo quando o usuĂĄrio clica no link para o seu website. Deste modo vocĂȘ tem total controle de todos os aspectos financeiro da sua campanha.

– A posição do link patrocinado na lista Ă© parcialmente determinada pelo valor que vocĂȘ decidir pagar para cada clique. No entanto tambĂ©m Ă© determinada pela relevĂąncia do seu anĂșncio em relação Ă  pesquisa. Assim quando mais segmentado o seu anĂșncio e sua lista de palavra-chave menos dinheiro terĂĄ de investira para garantir a apresentação do seu anĂșncio.

– Ao utilizar o Google Ads vocĂȘ anuncia o seu negĂłcio, mas de forma bem distinta da publicidade tradicional.

– O Google Ads é diferente da publicidade tradicional por que escolhe exatamente onde e quando os seus anĂșncios sĂŁo apresentados, assim apenas as pessoas que realmente estĂŁo Ă  procura de algo que sua empresa disponibiliza virĂŁo a sua publicidade, e vocĂȘ sĂł paga por isso quando estas pessoas clicarem nele.

– VocĂȘ pode alterar os seus anĂșncios sempre que quiser – e ativar ou desativar suas campanhas sempre que achar conveniente.

– Como o preço Ă© baseado num preço de leilĂŁo, vocĂȘ começa a receber potenciais clientes no seu website por apenas alguns centavos por clique.

– Finalmente nĂŁo existe um gasto mĂ­nimo e vocĂȘ tem total controle do seu investimento, fica sempre sabendo quanto pagou pelos seus visitantes e pode alterar o orçamento diĂĄrio como quiser. Desta forma aparecer no Google estĂĄ ao alcance de qualquer pessoa ou empresa.

– EstĂĄ pronto para ser encontrado no Google?

– Crie seu anĂșncio agora!

Guia completo sobre o que vocĂȘ precisa saber para ter uma campanha Google Ads de sucesso.

A cada segundo, milhĂ”es de pesquisas sĂŁo realizadas no Google. Os resultados naturais sĂŁo conhecidos como orgĂąnicos. Mas alĂ©m destes, na maioria das pesquisas, os resultados incluem tambĂ©m anĂșncios. Eles sĂŁo exibidos principalmente na parte superior dos resultados orgĂąnicos, antes que qualquer outro resultado. Mas tambĂ©m podem ser exibidos na lateral e parte inferior da pĂĄgina de busca.

 

 

Estes anĂșncios sĂŁo uma maneira extremamente eficaz de alcançar pessoas no exato momento em que estĂŁo interessadas em adquirir um produto ou contratar um serviço.

E quem anuncia no Google nĂŁo costuma perder estas boas oportunidades. Afinal, seu site tem o potencial de aparecer sempre bem ranqueado, destacado dos demais resultados. NĂŁo importa se a pesquisa de uma palavra-chave retornar um milhĂŁo de resultados – se vocĂȘ anunciar no Google, o link para seu site poderĂĄ aparecer antes de todos eles. E esta Ă© a grande magia do Google Ads.

Mas nĂŁo sĂŁo poucas as pessoas que tĂȘm dĂșvidas a respeito do funcionamento deste sistema de publicidade online. Se vocĂȘ estĂĄ entre esses, chegou a hora de eliminar todas as suas dĂșvidas.

Apresentamos agora um GUIA COMPLETO sobre Google Ads.

O Que É o Google Ads?

 

Google Ads Ă© o sistema utilizado para gerenciar a exibição de anĂșncios no mecanismo de busca do Google e em toda a internet. Estes anĂșncios sĂŁo tambĂ©m conhecidos como

Links Patrocinados.

É dentro do site ou plataforma do Google Ads que os anĂșncios sĂŁo criados e configurados.

A inscrição no site é gratuita. E bastante simples, conforme podemos ver a seguir:

 

 

Ao se inscrever no site, vai ser apresentada uma tela de boas-vindas. Nesta tela, vocĂȘ jĂĄ deve inserir seu endereço de e-mail que estarĂĄ vinculado Ă  sua conta no Google Ads. De preferĂȘncia utilize um e-mail do prĂłprio Google. VocĂȘ tambĂ©m deve inserir o endereço do seu website.

 

 

Mas, o que fazer caso vocĂȘ nĂŁo tenha um site, mas ainda assim quer divulgar seus serviços ou loja na web? EntĂŁo poderĂĄ utilizar o Google Ads Express que falaremos um pouco mais a frente.

Agora, vocĂȘ deve logar na sua conta do Google ou criar uma nova.

Assim que estiver logado, serå apresentado a tela abaixo com as configuraçÔes para a criação de sua primeira campanha publicitåria.

 

 

VocĂȘ deve informar o Google sobre:

  • Seu orçamento: o valor que estĂĄ disposto a investir, por dia, anunciando no Google Ads;
  • Locais: PaĂ­ses, estados, cidades ou regiĂ”es onde sua publicidade serĂĄ exibida;
  • Redes: Onde seus anĂșncios devem aparecer (rede de pesquisa, sites de conteĂșdo do prĂłprio Google e de parceiros);
  • Palavras-chave ou Keywords: Os termos de pesquisa utilizados pelos clientes que vĂŁo acionar seus anĂșncios;
  • Lances: O valor mais alto que estĂĄ disposto a pagar por um clique em seu anĂșncio;
  • AnĂșncio de texto: VocĂȘ deve escrever seu primeiro anĂșncio, indicando pĂĄgina de destino, tĂ­tulos e descrição.

ApĂłs inserir o orçamento diĂĄrio e algumas das palavras-chave principais, o Google Ads jĂĄ vai lhe apresentar uma estimativa de quantas impressĂ”es seu anĂșncio deve receber. TambĂ©m mostra a estimativa de cliques que este anĂșncio terĂĄ. Clique em “Salvar e Continuar”.

Na prĂłxima tela temos as informaçÔes sobre pagamento. Ali deve ser inseridos detalhes sobre o paĂ­s do faturamento, forma de pagamento, endereço, e se o anunciante Ă© pessoa jurĂ­dica ou fĂ­sica. Se for jurĂ­dica, vocĂȘ deve indicar o CNPJ. Em caso de pessoa fĂ­sica, deve informar seu CPF.

 

 

ApĂłs concordar com os termos e condiçÔes do sistema de publicidade, basta clicar em “Finalizar e Criar AnĂșncio”, e Ă© dado a largada para exibir sua publicidade em computadores e smartphones.

Depois disso, vocĂȘ terĂĄ acesso ao sistema do Google Ads, onde poderĂĄ organizar suas campanhas publicitĂĄrias.

No painel principal, sĂŁo apresentados as guias para cada recurso da plataforma:

  • VisĂŁo Geral
  • Oportunidades
  • Campanhas
  • Grupos de AnĂșncios
  • Grupos de Produtos
  • AnĂșncios e ExtensĂ”es
  • VĂ­deos
  • PĂĄginas de Destino
  • Palavras-chave
  • SegmentaçÔes DinĂąmicas de AnĂșncios

 

 

Continue lendo este artigo para ter mais detalhes a respeito das opçÔes que o Google Ads oferece em sua plataforma. Também aprenda sobre as principais vantagens de utilizar este sistema de publicidade.

Se o seu site Ă© novo, vocĂȘ nĂŁo precisa esperar que ele seja indexado no Google de forma orgĂąnica. E muito menos esperar semanas ou meses para que ele alcance uma boa posição. No Google Ads, todas as pĂĄginas escolhidas para anunciar sĂŁo imediatamente exibidas nos resultados.

E aqui, nĂŁo existe espaço para monopĂłlios. No Google Ads, as pequenas empresas conseguem competir com as grandes. Por exemplo, se vocĂȘ tem uma pequena pizzaria local, vocĂȘ pode conseguir exibir seu site acima dos anĂșncios de grandes pizzarias do paĂ­s. Uma sĂ©rie de fatores serĂĄ levado em consideração pelo Google, e vocĂȘ aprenderĂĄ sobre isso ao continuar lendo este guia.

Com isso, o Google Ads permite que os sites tenham uma incrĂ­vel ascensĂŁo no nĂșmero de visitas. E, Ă© claro, junto com o aumento de visitas, tambĂ©m aumentarĂŁo suas receitas.

Mas Ă© preciso ter paciĂȘncia. Alguns anunciantes desistem rapidamente da ferramenta por nĂŁo alcançar resultados tĂŁo rĂĄpido quanto esperavam. Mas tenha certeza que a paciĂȘncia valerĂĄ a pena.

Mas onde os anĂșncios sĂŁo exibidos? Isto Ă© configurado diretamente na interface do Google Ads. Seus anĂșncios sĂŁo configurados para serem exibidos em todas ou algumas das redes abaixo:

  • Mecanismo de busca do Google;
  • Parceiros de pesquisa (sites de pesquisa que nĂŁo sĂŁo propriedade do Google);
  • Rede de Display (milhĂ”es de sites, incluindo sites de notĂ­cias, blogs e sites especializados que concordaram em exibir anĂșncios do Google);
  • Sites de propriedade do Google, como YouTube, Gmail, Shopping, Google Play, Blogger, Google Finance e muitos outros.

Veremos detalhes adicionais sobre algumas destas plataformas, mais a frente.

GlossĂĄrio

 

EstĂĄs perdido e confuso com tantos termos e siglas que fazem parte do Google Ads? A seguir vocĂȘ verĂĄ um glossĂĄrio completo com a explicação de cada um deles. Assim vocĂȘ saberĂĄ do que se trata cada informação que o Google apresenta da sua campanha, grupos de anĂșncios, anĂșncios e demais itens que compĂ”em uma conta Ads.

PPC: Do inglĂȘs, Pay Per Click. Sistema de publicidade online onde o anunciante paga a cada vez que seu anĂșncio Ă© clicado.

AnĂșncios: Ă© a publicidade veiculada na internet. Os anĂșncios podem ter diversos formatos, como texto, imagem, interativos ou vĂ­deo. AnĂșncios podem ser veiculados em sites da internet e tambĂ©m em aplicativos mobile.

Grupos de anĂșncios: Ă© um conjunto de anĂșncios que compartilha do mesmo grupo de palavras-chave. Grupos de anĂșncios sĂŁo utilizados para organizar as campanhas de acordo com um tema que tenham em comum.

Grupos de Produtos: Subconjunto do inventĂĄrio de produtos anunciados por meio do Google Shopping. Nas campanhas do Shopping, os lances sĂŁo dados para os grupos de produtos.

Campanhas: referem-se ao conjunto de anĂșncios e grupos de anĂșncios. Uma campanha estĂĄ organizada de acordo com diversas regras de segmentação, orçamento, bem como outras configuraçÔes.

Canais: Locais onde os anĂșncios da Rede de Display podem ser exibidos. Os canais podem fazer referĂȘncia a um site, a pĂĄgina de um site, um aplicativo ou mesmo um conteĂșdo em vĂ­deo.

TĂłpicos: SĂŁo os temas dos sites onde os anĂșncios podem ser exibidos. Por meio da segmentação por tĂłpicos, o anunciante determina a temĂĄtica dos sites onde seus anĂșncios serĂŁo exibidos.

Orçamento: Valor que o anunciante determina que estå disposto a pagar ao Google Ads. No orçamento diårio, é definido o valor valor que ele pagarå por dia.

ExtensĂ”es de anĂșncio: ferramenta que permite exibir informaçÔes adicionais nos anĂșncios. É possĂ­vel exibir, por exemplo, nĂșmeros de telefone, links adicionais para as pĂĄginas do seu site, classificação de sua loja, e muito mais.

PĂĄgina de Destino: PĂĄgina para onde os usuĂĄrios sĂŁo direcionados apĂłs clicarem nos Links Patrocinados.

Palavra-chave: sĂŁo os termos que fazem referĂȘncia direta ao que estĂĄ sendo divulgado no Google Ads. As palavras-chave selecionadas pelo anunciante sĂŁo as mesmas palavras que dispararĂŁo o anĂșncio quando os usuĂĄrios digitĂĄ-las na rede de pesquisa.

Palavras-chave Negativas: palavras escolhidas pelo anunciante que visam impedir a exibição dos anĂșncios nestas pesquisas. Desta forma, sempre que os usuĂĄrios digitarem as palavras desta lista, nĂŁo hĂĄ riscos dos anĂșncios serem exibidos nestas ocasiĂ”es.

PĂșblicos-alvo: sĂŁo grupos de pessoas que compartilham de uma mesma caracterĂ­stica. Estas caracterĂ­sticas podem ser o interesse em determinado tema, uma faixa etĂĄria, o local geogrĂĄfico onde as pesquisas sĂŁo realizadas, etc. Segmentar anĂșncios para determinado pĂșblico-alvo significa exibir a publicidade somente para as pessoas que integram este grupo.

Remarketing: opção de publicidade que permite exibir anĂșncios somente para pessoas que jĂĄ visitaram seu site ou que jĂĄ utilizaram seu aplicativo.

MĂ©tricas de atributos

 

Rótulos: funcionam como etiquetas para organizar os elementos de uma conta. Assim, é possível filtrar as informaçÔes que precisa de forma råpida e dinùmica.

Estratégia de lances: referem-se aos lances flexíveis. Eles utilizam o aprendizado de måquina para ajudar a determinar o melhor lance com o objetivo de alcançar as metas do cliente.

Tipo de estratégia de lances: diferentes estratégias de lances podem ser utilizadas de acordo com as metas do anunciante (como cliques, visualizaçÔes, conversÔes, etc). Os tipos de estratégias de lances são CPA Desejado, ROAS Desejado, Maximizar ConversÔes e Custo Por Clique Otimizado.

MĂ©tricas de desempenho

 

Cliques: a ação do cliente em clicar no anĂșncio. Isto pode acontecer em um computador ou por meio de um toque na tela do dispositivo mĂłvel.

Impr. (ImpressĂŁo): Informa quantas vezes o Link Patrocinado foi apresentado para o pĂșblico-alvo, independentemente do anĂșncio ter sido clicado ou nĂŁo.

CTR (Taxa de Cliques): mĂ©trica que avalia a frequĂȘncia com que um anĂșncio Ă© clicado. Para determinar a CTR, divide-se o nĂșmero de cliques pelo nĂșmero de impressĂ”es do anĂșncio.

CPC médio (Custo Médio Por Clique): representa o valor pago pelos cliques nos Links Patrocinados dividido pelo total de cliques. Assim, o anunciante obtém a média investida por clique.

CPM méd. (Custo Médio Por Mil ImpressÔes): apresenta o valor médio que tem sido cobrado a cada mil impressÔes.

Custo: métrica que apresenta quanto o anunciante gastou, durante um período, somando o CPC ou CPM.

Custo total: Além do CPC e CPM, esta métrica inclui também todos os outros custos, como o custo por ligação telefÎnica.

Pos. MĂ©d. (Posição MĂ©dia): identifica onde os anĂșncios estĂŁo sendo posicionados, a ordem de exibição, em comparação com outros anunciantes. Por exemplo: a posição 1 indica que o anĂșncio estĂĄ sendo exibido no topo da pĂĄgina quando comparado com outros anĂșncios semelhantes.

Cliques invålidos: cliques que são considerados como ilegítimos pelo Google e que, portanto, não geram cobranças para o anunciante. São categorizados como invålidos duplos cliques bem como cliques gerados por ferramentas automatizadas e softwares maliciosos.

Taxa de cliques invĂĄlida: apresenta o percentual de cliques invĂĄlidos, analisando o total de cliques registrados durante o perĂ­odo.

Envolvimento: mĂ©trica que ajuda a avaliar quĂŁo envolvente Ă© a publicidade do anunciante. Refere-se ao engajamento do cliente com o anĂșncio. Este envolvimento Ă© percebido por meio da interação entre o usuĂĄrio com o Link Patrocinado. Por exemplo, ao clicar em um anĂșncio de demonstração do Google Shopping ou para expandir um Link Patrocinado.

Taxa de engajamento: mostra a frequĂȘncia com que os usuĂĄrios expandem o anĂșncio apĂłs a sua exibição. Este nĂșmero Ă© obtido dividindo-se o nĂșmero de vezes que o anĂșncio Ă© expandido pelo nĂșmero de suas impressĂ”es.

CPE mĂ©d. (Custo MĂ©dio Por Engajamento): valor mĂ©dio cobrado pelo engajamento dos usuĂĄrios com os anĂșncios.

VisualizaçÔes: MĂ©trica voltada para anĂșncios em vĂ­deo. Ela mostra quantas vezes o anĂșncio em formato de vĂ­deo foi visualizado.

Taxa de visualizaçÔes: porcentagem de usuårios que assistiram ao vídeo após a exibição dele em miniatura.

CPV mĂ©d. (Custo MĂ©dio Por Visualização): O valor mĂ©dio que o anunciante paga por exibição do anĂșncio em vĂ­deo. Este nĂșmero Ă© obtido dividindo-se o custo total de todas as visualizaçÔes dividido pelo nĂșmero de visualizaçÔes do vĂ­deo.

Custo mĂ©dio: especifica o valor mĂ©dio que o anunciante pagou por todas as interaçÔes com seus anĂșncios.

InteraçÔes: Esta mĂ©trica informa quantas vezes os clientes realizaram a ação relacionada ao formato do anĂșncio. Aqui estĂŁo incluĂ­dos cliques, engajamentos e visualizaçÔes de vĂ­deo.

Taxa de interação: Apresenta a frequĂȘncia de interaçÔes ocorridas com o Link Patrocinado apĂłs sua exibição. NĂșmero Ă© obtido dividindo-se as interaçÔes pela quantidade de impressĂ”es.

InteraçÔes invålidas: são as interaçÔes consideradas ilegítimas pelo Google e que, portanto, não geram cobranças para o anunciante. São categorizadas como invålidas, por exemplo, interaçÔes geradas a partir de ferramentas automatizadas e softwares maliciosos.

Taxa de interação invĂĄlida: apresenta o percentual de interaçÔes invĂĄlidas, analisando o total de cliques em anĂșncios de texto e grĂĄficos, engajamento, bem como visualizaçÔes de anĂșncios em vĂ­deo.

Tempo de exibição: mĂ©trica voltada para anĂșncios em vĂ­deo. Apresenta o tempo total que os usuĂĄrios assistiram ao anĂșncio em vĂ­deo atĂ© ele ser pulado, concluĂ­do ou interrompido. Valor Ă© apresentado em segundos.

Tempo mĂ©d. exib. / impr. (Tempo MĂ©dio de Exibição Por ImpressĂŁo): apresenta uma mĂ©dia de quantos segundos, por impressĂŁo, as pessoas assistiram ao anĂșncio em vĂ­deo.

Métricas de ConversÔes

 

ConversÔes: apresenta o total de açÔes esperadas e realizadas pelos clientes e que foram estabelecidas pelo anunciante. As conversÔes definidas pelo anunciante podem ser compras realizadas no site, inscrição em uma newsletter, instalação de um aplicativo, etc.

Custo/conv. (Custo Por ConversĂŁo): apresenta quanto, em mĂ©dia, tem custado cada conversĂŁo definida pelo anunciante. NĂșmero Ă© obtido ao dividir o custo total pelo nĂșmero de conversĂ”es.

Taxa conv. (Taxa de ConversĂŁo): indica a frequĂȘncia com que cliques nos anĂșncios tĂȘm conduzido a conversĂ”es. A taxa representa o total de conversĂ”es dividido pelo total de cliques.

Todas as conv. (Todas as ConversÔes): métrica que apresenta o total de conversÔes para o seu negócio. Inclui dados da coluna ConversÔes e outras fontes de conversão, como visitas à loja.

Conv. de visualização (ConversĂ”es de Visualização): sĂŁo conversĂ”es contabilizadas, porĂ©m, sem existir a interação do cliente com o anĂșncio. Por exemplo, o cliente vĂȘ o anĂșncio, nĂŁo clica nele, mas posteriormente visita o site e realiza a ação de conversĂŁo.

Custo / todas as conv. (Custo Por Todas as ConversÔes): métrica que mostra quanto custa, em média, as conversÔes definidas pelo anunciante. As conversÔes aqui analisadas são as mesmas da coluna Todas as ConversÔes.

Taxa de todas as conv. (Taxa de Todas as ConversĂ”es): indica a frequĂȘncia com que interaçÔes nos anĂșncios tĂȘm conduzido a conversĂ”es. A taxa representa o total de Todas as ConversĂ”es dividido pelo total de cliques.

Valor de todas as conv. (Valor de Todas as ConversÔes): nem todas as conversÔes são iguais. O anunciante pode adicionar valores às suas conversÔes. Quando isso acontece, o valor de todas elas é apresentado nesta métrica.

Valor de todas as conv. / custo (Valor de Todas as ConversĂ”es Pelo Custo): mĂ©trica que apresenta o valor das conversĂ”es dividido pelo custo total das interaçÔes ocorridas no anĂșncio grĂĄfico, de texto ou em vĂ­deo.

Valor de todas as conv. / clique (Valor de Todas as ConversĂ”es Por Clique): Ă© o valor obtido de todas as conversĂ”es, incluindo conversĂ”es em dispositivos diferentes, dividido pelo nĂșmero de cliques. Esta mĂ©trica ajuda o anunciante a entender o valor dos cliques.

Conv. em disp. Diferentes (ConversĂ”es em Dispositivos Diferentes): sĂŁo dados sobre anĂșncios que foram visualizados em um dispositivo, mas a conversĂŁo ocorreu posteriormente, em um dispositivo ou navegador diferente.

Valor conv./custo (Valor de ConversĂŁo Por Custo): mĂ©trica que mostra o valor total das conversĂ”es dividido pelo custo total de todos os cliques em anĂșncios e visualizaçÔes de vĂ­deos.

Valor conv./clique (Valor de Conversão Por Clique): esta métrica se concentra apenas nos cliques que podem levar a conversÔes. Apresenta o valor das conversÔes dividido pelos cliques com potencial de conversão.

Valor/conv. (Valor Por Conversão): apresenta uma média de quanto vale cada conversão determinada pelo anunciante.

Conv. de chamada (ConversĂ”es de Chamada): referem-se Ă s ligaçÔes telefĂŽnicas que foram feitas para a empresa, de forma manual, utilizando os nĂșmeros de encaminhamento do Google.

Métricas de Atribuição

 

Conv. assistida (ConversĂ”es Assistidas): sĂŁo conversĂ”es ocorridas quando mais de um anĂșncio foi clicado antes da conversĂŁo. Qualquer clique que ocorra antes do Ășltimo clique que leva Ă  conversĂŁo Ă© contabilizado como clique de assistĂȘncia. Da mesma forma, as conversĂ”es assistidas por impressĂŁo avaliam as impressĂ”es ocorridas antes do Ășltimo clique, e que levaram Ă  conversĂŁo.

Valor de conv. assistida (Valor de ConversĂŁo Assistida): apresenta o valor total das conversĂ”es para as quais foram acionados cliques e impressĂ”es de assistĂȘncia.

Modelos de Atribuição: os modelos de atribuição permitem atribuir valores a cada clique recebido em vĂĄrios anĂșncios, ao longo da jornada de conversĂŁo do cliente. Por exemplo, pode-se atribuir crĂ©ditos ao primeiro clique, Ășltimo clique, etc. SĂŁo utilizados para o anunciante compreender o papel de todos os elementos de sua campanha no caminho de conversĂŁo dos usuĂĄrios.

ConversÔes (modelo atual): Tem como objetivo aplicar o modelo de atribuição definido pelo anunciante para suas conversÔes. Também é possível aplicar este modelo atual ao valor total, ao custo e taxa por conversão

MĂ©tricas de redes sociais

 

Post Patrocinado: postagens do Google+ que podem ser exibidas na Rede de Display como Links Patrocinados. Diversas métricas são utilizadas para avaliar o alcance e impacto dos posts patrocinados:

  • +1s: apresenta o total de cliques no botĂŁo +1 que Ă© exibido nos posts patrocinados;
  • Compartilhamentos: mostra a quantidade de vezes que os usuĂĄrios compartilharam o anĂșncio;
  • ComentĂĄrios: exibe a quantidade total de comentĂĄrios feitos nos posts patrocinados;
  • Seguidores: nĂșmero total de seguidores adquiridos a partir do post patrocinado;
  • Atividades em redes sociais realizadas: total de todas as interaçÔes realizadas pelos usuĂĄrios com os posts patrocinados, incluindo cliques no botĂŁo +1, comentĂĄrios, compartilhamentos, etc.

MĂ©tricas de chamada telefĂŽnica

 

ImpressĂ”es de chamadas: toda vez que um anĂșncio, contendo o nĂșmero de encaminhamento do Google Ă© exibido, Ă© contada uma impressĂŁo de chamada.

LigaçÔes: sĂŁo as ligaçÔes telefĂŽnicas realizadas pelos usuĂĄrios por meio de um clique no anĂșncio ou discando manualmente para um nĂșmero de encaminhamento do Google.

PTR (taxa de chamadas): taxa resultante da divisĂŁo do nĂșmero de ligaçÔes recebidas pelo nĂșmero de vezes que o telefone foi exibido nos anĂșncios.

Custo da chamada: refere-se ao custo total para o anunciante das chamadas feitas manualmente. Esta mĂ©trica se concentra somente nos nĂșmeros de encaminhamento do Google.

CPP mĂ©dio: Ă© o Custo Por Chamada mĂ©dio, (do inglĂȘs, Cost Per Phone Call). Refere-se a uma mĂ©dia de quanto o anunciante paga por ligaçÔes manuais realizadas para o nĂșmero de encaminhamento do Google.

MĂ©tricas competitivas

 

Parcela de ImpressĂ”es: esta mĂ©trica informa o potencial que os anĂșncios tĂȘm de obter mais impressĂ”es e cliques. O valor refere-se ao nĂșmero de impressĂ”es obtidas dividido pelo nĂșmero estimado de impressĂ”es que o anunciante estava qualificado para receber. Esta mĂ©trica Ă© utilizada tanto na Rede de Pesquisa quanto na Rede de Display. Resumidamente, essa mĂ©trica mostra o quanto que seu investimento estĂĄ cobrindo a demanda.

Parcela de impressĂ”es de correspondĂȘncia exata: exibe a parcela de impressĂ”es para termos de pesquisa dos usuĂĄrios que correspondam exatamente Ă s palavras-chave selecionadas pelo anunciante. DisponĂ­vel na Rede de Pesquisa.

Parcela de impressĂ”es perdidas (classificação): refere-se Ă  porcentagem de impressĂ”es que deixaram de ocorrer devido Ă  baixa classificação dos anĂșncios. Quanto maior este valor, maior a necessidade de realizar ajustes. MĂ©trica disponĂ­vel na Rede de Pesquisa e Rede de Display.

Parcela de impressÔes perdidas (orçamento): Refere-se à porcentagem de impressÔes que deixaram de ocorrer por causa de um investimento muito baixo. Métrica disponível na Rede de Pesquisa e Rede de Display.

CTR relativa: a Taxa de Cliques Relativa Ă© um comparativo de desempenho. É uma mĂ©trica de performance que compara a CTR do anunciante com a CTR de outros anĂșncios exibidos nas mesmas pĂĄginas da internet.

MĂ©tricas de Desempenho (Active View)

 

Active View: Tecnologia utilizada pelo Google para determinar se um anĂșncio estĂĄ no campo de visualização do cliente.

ImpressĂ”es visĂ­veis: refere-se ao nĂșmero de vezes que um anĂșncio esteve no campo de visualização do usuĂĄrio. Considera-se impressĂŁo visĂ­vel quando, pelo menos, 50% do anĂșncio mantĂ©m-se no campo de visualização do usuĂĄrio. Para anĂșncios em vĂ­deo, o tempo Ă© de dois segundos, no mĂ­nimo.

ImpressÔes Mensuråveis: Dependendo de diversos fatores, pode ser que algumas impressÔes não consigam ser avaliadas pelo Active View. As impressÔes mensuråveis referem-se somente às impressÔes que puderam ser avaliadas pela tecnologia do Active View.

ImpressÔes não mensuråveis: são as impressÔes que não puderam ser avaliadas pela tecnologia do Active View.

Taxa MensurĂĄvel: Ă© a porcentagem de todas as impressĂ”es de anĂșncios que conseguiram ser avaliadas pelo Active View.

Custo mensurĂĄvel do Active View: apresenta os valores gastos somente com anĂșncios que foram avaliados pelo Active View.

CTR visĂ­vel: Ă© uma taxa de cliques e que refere-se ao nĂșmero de vezes que o anĂșncio foi clicado dividido pelo nĂșmero de impressĂ”es visĂ­veis.

CPM MĂ©dio VisĂ­vel: Ă© o Custo Por Mil ImpressĂ”es voltado somente para anĂșncios visĂ­veis. Ou seja, qual o valor mĂ©dio cobrado para cada mil impressĂ”es classificadas como visĂ­veis.

ImpressĂ”es nĂŁo visĂ­veis do Active View: sĂŁo as impressĂ”es avaliadas pelo Active View, porĂ©m, que foram consideradas nĂŁo visĂ­veis. Isso significa que os anĂșncios da Rede de Display nĂŁo tiveram 50% de sua ĂĄrea no campo de visualização do usuĂĄrio durante um segundo. No caso de anĂșncios em vĂ­deo, 50% de sua ĂĄrea nĂŁo ficou visĂ­vel para o usuĂĄrio durante dois segundos.

MĂ©tricas de Alcance

 

Cookies: arquivos de texto associados ao navegador e que armazenam alguns detalhes sobre a visita do usuĂĄrio. Isto permite aos websites e o prĂłprio Google Ads distinguir qual navegador utilizado pelo usuĂĄrio, incluindo se ele usa um dispositivo diferente.

Freq. mĂ©d. de impr. por cookie (FrequĂȘncia MĂ©dia de ImpressĂŁo Por Cookie): Ă© a quantidade de vezes que os Links Patrocinados do anunciante ficaram expostos a um cookie Ășnico.

Visualizadores Ășnicos (cookies): refere-se ao total de visualizaçÔes de anĂșncios em um Ășnico navegador. Estas informaçÔes sĂŁo obtidas a partir dos cookies.

Freq. visualiz. mĂ©d. por cookie (FrequĂȘncia MĂ©dia de Visualização Por Cookie): mostra, em mĂ©dia, o nĂșmero de vezes que um usuĂĄrio visualizou um anĂșncio em vĂ­deo.

UsuĂĄrios Ășnicos: sĂŁo as pessoas que viram o anĂșncio. MĂ©trica focada em usuĂĄrios, e nĂŁo cookies. Para tanto, o Google Ads combina diversos sinais para eliminar a duplicação de um pĂșblico-alvo, independentemente dos dispositivos utilizados.

Freq. mĂ©d. de impr. por usuĂĄrio (FrequĂȘncia MĂ©dia de ImpressĂ”es Por UsuĂĄrio): apresenta uma mĂ©dia de quantas vezes um Ășnico usuĂĄrio Ă© impactado pelo anĂșncio.

MĂ©tricas do Gmail

 

Salvamentos do Gmail: os anĂșncios do Gmail sĂŁo apresentados de forma semelhante a um e-mail. Como tal, eles podem ser salvos na caixa de entrada pelos usuĂĄrios. Quando isso acontece, o Google Ads registra um salvamento.

Encaminhamentos do Gmail: anĂșncios no Gmail podem ser encaminhados como um e-mail comum. Quando o usuĂĄrio faz isso, o Google Ads registra um encaminhamento.

Cliques para o website: no anĂșncio expandido, Ă© possĂ­vel que o usuĂĄrio clique em links que o levem Ă  pĂĄgina do anunciante. Cliques em anĂșncios expandidos sĂŁo registrados pelo Google Ads como “Cliques Para o Website”.

Métricas AçÔes Ganhas no YouTube

 

VisualizaçÔes ganhas: o Google Ads chama de “VisualizaçÔes Ganhas” as visualizaçÔes adicionais apĂłs o usuĂĄrio assistir ao anĂșncio em vĂ­deo. Quando outro vĂ­deo da empresa Ă© assistido, em atĂ© 7 dias apĂłs a visualização do anĂșncio em vĂ­deo, Ă© computado como uma “visualização ganha”.

InscriçÔes ganhas: sĂŁo as inscriçÔes conquistadas em atĂ© 7 dias apĂłs a visualização do anĂșncio em vĂ­deo.

Tipos de anĂșncios no Google Ads e sites onde sĂŁo exibidos

 

No Google Ads, vocĂȘ tem diversas opçÔes sobre o tipo ou formato dos anĂșncios. PoderĂĄ utilizar apenas um deles, ou combinar vĂĄrios. Isto dependerĂĄ do orçamento reservado para a publicidade na internet e de quais sĂŁo suas metas. TambĂ©m dependerĂĄ de quem sĂŁo seus clientes, afinal, pessoas diferentes costumam ter seus prĂłprios hĂĄbitos de navegação na web.

AnĂșncios de Texto

É o formato de anĂșncio mais utilizado no Google Ads. Ele Ă© exibido no mecanismo de busca do Google quando as pessoas pesquisam por produtos ou serviços. Geralmente, Ă© exibido na parte superior dos resultados, ficando em destaque, e sendo rapidamente notado pelo pĂșblico-alvo.

 

 

Ele costuma trazer consigo um marcador, um rĂłtulo com caracteres verdes indicando que se trata de um anĂșncio. Fora isso, a semelhança dos anĂșncios com os links orgĂąnicos Ă© total. Algumas pessoas nem percebem a diferença ao clicar nos links patrocinados.

Mas seus futuros clientes tambĂ©m podem ver seus anĂșncios em textos em outros sites da Rede de Display, bem como no Gmail e YouTube.

 

AnĂșncios GrĂĄficos

SĂŁo anĂșncios apresentados em banners, e utilizam imagens ou rich media. Os layouts sĂŁo personalizados dentro do Google Ads e se adaptam ao site e tamanho da tela do dispositivo utilizado pelo seu cliente. Podem incluir animaçÔes e elementos interativos, estimulando os clientes a interagir com eles.

 

 

Por exemplo: os anĂșncios grĂĄficos exibidos no Gmail permitem a expansĂŁo do anĂșncio. AlĂ©m disso, eles podem ser salvos ou encaminhados, como se fossem um e-mail comum em sua caixa de entrada.

O formato gråfico estå habilitado para ser exibido em milhÔes de sites e centenas de milhares de aplicativos.

AnĂșncios em VĂ­deo

AnĂșncios em vĂ­deo sĂŁo atraentes e bastante chamativos. Eles podem ser exibidos no YouTube e em sites parceiros de vĂ­deo. Com este formato, vocĂȘ pode exibir sua marca para pessoas enquanto elas estĂŁo assistindo a outros vĂ­deos ou fazendo pesquisas no YouTube.

Se decidir anunciar no Google Ads utilizando vĂ­deos, vocĂȘ tem as seguintes opçÔes para escolher:

    • TrueView In-Stream: sĂŁo aqueles vĂ­deos publicitĂĄrios comumente exibidos antes do vĂ­deo que escolhemos assistir. Mas em alguns casos, eles tambĂ©m podem ser exibidos durante ou apĂłs o conteĂșdo em vĂ­deo que estamos assistindo. ApĂłs 5 segundos de exibição, eles oferecem a opção de “Pular o AnĂșncio”.

 

 

    • AnĂșncios Bumper: SĂŁo vĂ­deos curtos e, por esta razĂŁo, sem a opção para pular o anĂșncio. TambĂ©m podem ser exibidos antes, durante ou apĂłs o conteĂșdo em vĂ­deo que vocĂȘ estiver assistindo no YouTube ou sites parceiros de vĂ­deo na Rede de Display.

 

 

AnĂșncios de Aplicativos

O formato ideal para desenvolvedores e empresas que querem divulgar seus aplicativos para usuĂĄrios de smartphones e tablets.

NĂŁo importa se seu aplicativo Ă© Android ou iOS, vocĂȘ pode alcançar seu pĂșblico-alvo independentemente de onde eles estejam no mundo.

 

 

Depois de vermos um pouco sobre o formato dos anĂșncios, Ă© bom analisar os sites e canais onde eles sĂŁo exibidos.

Google Shopping

VocĂȘ possui uma loja virtual (e-commerce)? EntĂŁo, o Google Shopping Ă© o local ideal para vocĂȘ promover sua loja. Seus anĂșncios vĂŁo aparecer no Google como uma verdadeira vitrine de produtos.

AnĂșncios do Google Shopping sĂŁo anĂșncios grĂĄficos que exibem diversas informaçÔes para atrair potenciais compradores. Entre estes detalhes, alĂ©m da descrição do produto e marca, estĂŁo tambĂ©m fotos e preço.

 

 

Portanto, assim que as pessoas digitarem no Google o nome de um produto que vocĂȘ comercializa, ele poderĂĄ aparecer no topo dos resultados do Google, enriquecido por todos estes detalhes mencionados.

YouTube

Vimos acima sobre anĂșncios em vĂ­deo TrueView e Bumper. Mas no YouTube, tambĂ©m Ă© possĂ­vel exibir anĂșncios de texto e grĂĄficos.

Ao assistir seus vĂ­deos favoritos no YouTube, vocĂȘ certamente jĂĄ viu este tipo de anĂșncio. SĂŁo conhecidos como anĂșncios de exibição. Estes anĂșncios grĂĄficos geralmente sĂŁo exibidos em destaque logo acima da lista de vĂ­deos sugeridos (que fica Ă  direita). Mas tambĂ©m podem aparecer em outras ĂĄreas do YouTube, exceto na pĂĄgina inicial.

 

 

VocĂȘ tambĂ©m pode exibir anĂșncios de texto no YouTube. SĂŁo aqueles banners semitransparentes que aparecem na parte inferior do vĂ­deo que vocĂȘ estĂĄ assistindo.

 

 

Uma outra opção interessante sĂŁo os cartĂ”es patrocinados. Eles costumam ser utilizados para divulgar algum produto que estĂĄ sendo apresentado no vĂ­deo. Por exemplo, vocĂȘ faz um vĂ­deo sobre os recursos tĂ©cnicos de uma bicicleta de corrida, e um teaser do cartĂŁo Ă© exibido na tela durante alguns segundos. Se a pessoa clicar no cartĂŁo, serĂĄ redirecionado para o seu site, e poderĂĄ realizar a compra do produto divulgado no vĂ­deo.

 

 

No YouTube, esteja certo de que seu vĂ­deo serĂĄ exibido na hora certa para o pĂșblico certo. Para isso, diversos sinais sobre o usuĂĄrio serĂŁo analisados para determinar qual anĂșncio exibir, e em qual momento.

Gmail

O Gmail Ă© a plataforma de e-mails do Google, e conta com mais de 1 bilhĂŁo de usuĂĄrios. Isto significa que, muito provavelmente, grande parte dos seus clientes possuem uma conta no Gmail.

Nesta plataforma, vocĂȘ pode anunciar seus produtos e serviços por meio de atrativos recursos grĂĄficos. Um detalhe interessante sobre anunciar no Gmail, Ă© que os Links Patrocinados sĂŁo apresentados como se fossem e-mails. O mesmo formato: remetente, assunto e o trecho inicial da mensagem. Eles sĂŁo os anĂșncios no formato recolhido.

ApĂłs clicado, o anĂșncio Ă© aberto da mesma forma como acontece com um e-mail. Esta expansĂŁo do anĂșncio permite que vocĂȘ possa incluir links, imagens, vĂ­deos ou mesmo formulĂĄrios para o usuĂĄrio preencher.

 

Remarketing

Este Ă© o recurso publicitĂĄrio com as maiores taxas de cliques na internet. Ele possibilita exibir anĂșncios somente para pessoas que jĂĄ visitaram seu site. TambĂ©m permite que os anĂșncios sejam exibidos apenas para clientes que jĂĄ utilizaram o aplicativo de sua empresa.

Quando as pessoas deixam o seu site sem comprar um produto pelo qual demonstraram interesse, o Remarketing serĂĄ de grande ajuda. Com ele, vocĂȘ poderĂĄ exibir o anĂșncio certo para esta pessoa enquanto ela estiver navegando em outros sites. É como se vocĂȘ seguisse a pessoa onde quer que ela fosse. Com o Remarketing, vocĂȘ poderĂĄ apresentar anĂșncios do produto que a pessoa demonstrou interesse (talvez atĂ© oferecendo um desconto especial para que ele retorne), ou outros produtos relacionados.

A grande vantagem deste recurso Ă© que vocĂȘ exibe mensagens publicitĂĄrias para pessoas que jĂĄ conhecem sua empresa. AlĂ©m disso, sĂŁo anĂșncios exibidos somente para pessoas que estĂŁo inclinadas a realizar uma compra. DĂĄ para perceber que o potencial de compra Ă© muito maior.

O Remarketing Ă© um formato altamente vantajoso que tem ajudado empresas em todo o mundo a aumentar suas vendas com a publicidade na internet.

ExtensĂ”es de AnĂșncios – AnĂșncios Maiores e Com Mais Detalhes

 

O objetivo das extensĂ”es Ă© exibir um maior nĂșmero de informaçÔes em seus anĂșncios. Isto ajuda a atrair aqueles que estĂŁo realmente interessados nos seus produtos. Ao mesmo tempo, evita que uma pessoa clique por engano na sua publicidade, achando que se trata de outra coisa.

AlĂ©m de atribuir mais detalhes, as extensĂ”es ajudam a aumentar o tamanho do anĂșncio. E quanto maior for o anĂșncio, maiores as chances dele nĂŁo passar despercebido por seu pĂșblico-alvo.

De modo geral, anĂșncios com extensĂ”es costumam receber mais cliques. Exatamente por isso, o Google gosta deste recurso, e costuma privilegiar empresas que utilizam-no. De modo geral, estas empresas tĂȘm uma chance maior de estar nos resultados superiores.

Isso não significa que as extensÔes serão sempre exibidas. Diversos sinais contextuais são analisados para determinar quando é o melhor momento para apresentar uma extensão.

E um detalhe importante: a inserção das extensĂ”es em seus anĂșncios Ă© gratuita. VocĂȘ sĂł vai pagar se as pessoas clicarem no seu anĂșncio ou na extensĂŁo (se ela for clicĂĄvel).

Confira as principais extensÔes e seus benefícios.

ExtensÔes de Local

Incentivam as pessoas a fazerem uma visita presencial à sua loja. Para isso, exibem o local, um botão de chamada e um link com detalhes adicionais (horårio de funcionamento, rotas até a loja, bem como algumas fotos).

 

 

ExtensÔes de Chamada

Se quiser que as pessoas liguem para sua empresa, vocĂȘ deve utilizar as extensĂ”es de chamada. Este incentivo Ă© feito por meio da inserção de um nĂșmero de telefone, e um botĂŁo de chamada. Com apenas um toque no botĂŁo, a pessoa efetua uma ligação para sua empresa. É um ponto de contato adicional para seus clientes falarem com vocĂȘ.

 

 

ExtensÔes de Mensagem

Hoje em dia, as pessoas estĂŁo bastante acostumadas a enviarem mensagens. E podem fazer isso a partir de um clique no seu anĂșncio. Com as extensĂ”es de mensagem, um Ă­cone Ă© exibido no seu anĂșncio. Ao clicar sobre ele, as pessoas podem enviar uma mensagem de texto para sua empresa, solicitando um serviço, marcando um horĂĄrio ou pedindo uma informação.

 

 

ExtensÔes de Preço

O que acha de exibir os preços dos produtos que as pessoas estĂŁo procurando diretamente no anĂșncio? Assim, seu Link Patrocinado pode se tornar como uma vitrine virtual. ExtensĂ”es de preço sĂŁo especialmente Ășteis quando vocĂȘ tem uma promoção imperdĂ­vel. Assim, as pessoas podem ver seu preço competitivo sem precisar clicar no anĂșncio. VocĂȘ consegue chamar a atenção delas, e suas chances de venda aumentam.

 

 

ExtensÔes de Sitelinks

O objetivo desta ferramenta Ă© adicionar um maior nĂșmero de links ao seu anĂșncio. Eles ajudam a direcionar os clientes para pĂĄginas especĂ­ficas do seu site. Dependendo do nĂșmero de links configurados, e do dispositivo do cliente, vocĂȘ poderĂĄ exibir atĂ© 8 sitelinks. Por exemplo, se vocĂȘ tem uma seguradora, pode criar um link especĂ­fico para cada uma das categorias de seguros (Seguro de Vida, Seguro de VeĂ­culos, Seguro SaĂșde, etc). Cada um destes Ă© exibido como um link no seu anĂșncio principal e direciona os clientes para as pĂĄginas certas. Tudo isso para evitar que o cliente seja direcionado para uma pĂĄgina geral, e perca tempo procurando a pĂĄgina especĂ­fica de que precisa.

 

 

ExtensÔes de Frase de Destaque

Inserem mais informaçÔes sobre sua empresa. Diferentemente dos sitelinks, as frases de destaque nĂŁo sĂŁo links. SĂŁo comumente usadas para destacar vantagens que os clientes terĂŁo caso fizerem negĂłcios com vocĂȘ, como frete gratuito ou serviço de atendimento 24 horas.

 

 

ExtensÔes de Aplicativos

VocĂȘ Ă© um desenvolvedor de aplicativos para dispositivos mĂłveis? Ou talvez sua empresa possua um app para os clientes? Certamente, vocĂȘ deseja incentivar as pessoas a instalarem seu app em seus dispositivos mĂłveis. Com as extensĂ”es de aplicativos, vocĂȘ cria um link no anĂșncio que leva o cliente diretamente para o app. Ou seja, se clicar no tĂ­tulo do anĂșncio, ele Ă© direcionado para seu site. Mas, se clicar na extensĂŁo, serĂĄ levado ao app para download.

 

Quando Seu AnĂșncio SerĂĄ Exibido?

 

Na Rede de Pesquisa do Google, os anĂșncios sĂŁo disparados de acordo com as palavras-chave utilizadas pelos clientes nas buscas.

Isso Ă© possĂ­vel por que vocĂȘ deve uma ou mais palavras-chave na programação, que tenham a ver com o seu negĂłcio. Ou seja, sĂŁo as palavras que as pessoas estĂŁo mais propensas a digitar quando precisarem do seu produto ou serviço. Estas listas chegam a ter centenas e (acredite) atĂ© milhares de palavras-chave.

Assim, toda vez que alguĂ©m utilizar estas palavras na sua busca no Google, seu anĂșncio estarĂĄ potencialmente qualificado para exibição.

Quer um exemplo, na prĂĄtica? Suponhamos que vocĂȘ tenha uma loja virtual de bicicletas. Sua campanha possui uma lista com milhares de palavras-chave, todas elas relacionadas ao seu ramo de negĂłcio. Uma destas palavras-chave Ă© “bicicleta caloi aro 29”.

Neste momento, um usuĂĄrio acessa a internet e pesquisa por “bicicleta caloi aro 29”. Note que Ă© o mesmo termo que vocĂȘ incluiu na sua lista de palavras-chave. Portanto, seu anĂșncio poderĂĄ ser exibido.

Mas, agora vocĂȘ se pergunta: qual anĂșncio serĂĄ exibido? É aqui que o Google Ads apresenta todo o seu potencial.

AnĂșncios EspecĂ­ficos Para Palavras-chave EspecĂ­ficas

 

Se o internauta pesquisou por “bicicleta caloi aro 29”, entĂŁo, o anĂșncio apresentado serĂĄ sobre a Caloi Aro 29.

Mas e se o cliente pesquisar por “bicicleta caloi feminina aro 26”. Bem, neste caso, o anĂșncio exibido poderĂĄ ser sobre a Caloi Feminina Aro 26.

 

Mas como isso Ă© possĂ­vel?

Quando as palavras-chave sĂŁo criadas, elas sĂŁo conectadas aos chamados Grupos de AnĂșncios. Estes grupos contĂȘm um ou mais anĂșncios que segmentam as palavras-chave. Assim, Ă© possĂ­vel criar anĂșncios especĂ­ficos para palavras-chave especĂ­ficas.

É verdade que Ă© possĂ­vel criar um Ășnico anĂșncio para que ele seja exibido em todas as ocasiĂ”es, independentemente do termo utilizado pelo internauta. O controle aqui estĂĄ na mĂŁo do anunciante. No entanto, quanto mais prĂłximos forem os anĂșncios dos termos utilizados pelo internauta, maior o potencial de se realizar uma venda.

Evidentemente, vocĂȘ nĂŁo estĂĄ sozinho nesta estratĂ©gia. É provĂĄvel que seus concorrentes tenham escolhido as mesmas palavras-chave que vocĂȘ. Por este motivo, o Google Ads utilize diversos critĂ©rios para determinar o ranking ou posicionamento dos anĂșncios.

 

 

Como o sistema de publicidade determina o posicionamento dos anĂșncios? Para entender isso, precisamos entrar no universo dos leilĂ”es.

Como Funciona o LeilĂŁo do Google Ads?

 

 

Pense em como ocorre um leilão tradicional. Primeiramente, é apresentado um produto para os compradores e temos um lance mínimo. A partir daí, os interessados começam a dar lances. Aquele que der o lance maior, leva o produto.

No Google Ads acontece algo parecido: o anunciante dĂĄ um lance sobre as palavras-chave selecionadas.

Em cada pesquisa realizada no Google, um leilĂŁo acontece. Isto ocorre para determinar:

  • Se haverĂĄ anĂșncios ou nĂŁo;
  • Quais anĂșncios serĂŁo exibidos;
  • Qual a ordem de exibição deles.

Para descobrir isto, o Google realiza 3 passos instantĂąneos e essenciais:

  • Avalia os termos digitados pelo usuĂĄrio e procura se existem anunciantes dando lance sobre tais palavras-chave.
  • Remove do leilĂŁo os anĂșncios que nĂŁo se qualificam, por exemplo, aqueles que estĂŁo segmentados para serem exibidos em outra regiĂŁo geogrĂĄfica.
  • Considera os anĂșncios restantes analisando o lance, a qualidade do anĂșncio e outros fatores, como o contexto da pesquisa.

Assim como em um leilĂŁo, Ă© vocĂȘ quem determina qual o valor mĂĄximo que estĂĄ disposto a dar em seus lances. Como visto acima, diferentemente de um leilĂŁo tradicional, onde apenas o valor do lance importa, no Google Ads, a qualidade do anĂșncio tambĂ©m Ă© levada em consideração.

Vamos analisar estes dois fatores separadamente.

Lances de Custo Por Clique (CPC)

É vocĂȘ quem determina quanto estĂĄ disposto a pagar pelos cliques recebidos nos seus anĂșncios.

Este valor Ă© conhecido como lance de CPC MĂĄximo. Ou seja, o valor mĂĄximo que estĂĄ disposto a pagar por cliques recebidos a partir da pesquisa da palavra-chave utilizada pelo usuĂĄrio.

Em um leilĂŁo tradicional, quem der mais, leva. No Google Ads, o lance tem um peso importantĂ­ssimo neste processo. Mas nĂŁo Ă© o Ășnico critĂ©rio que Ă© avaliado pelo Google para classificar e posicionar um anĂșncio.

 

 

Ao determinar qual anĂșncio serĂĄ exibido primeiro, o sistema analisa os lances, combinando estes valores com o chamado Índice de Qualidade.

VocĂȘ poderĂĄ usar a ferramenta desenvolvida e exclusiva da Clinks, para simular como Ă© este funcionamento – quanto custaria seu clique e a posição do seu anĂșncio em comparação com os concorrentes. Clique Aqui!

Índice de Qualidade

Mostrando que prioriza anĂșncios de qualidade, o Google criou este Ă­ndice.

O Índice de Qualidade Ă© uma pontuação que varia de 1 atĂ© 10, que o Google Ads atribui aos anĂșncios, palavras-chave e pĂĄginas de destino levando em consideração sua estimativa agregada de qualidade e desempenho geral.

Esta “qualidade” Ă© determinada pela experiĂȘncia dos usuĂĄrios. Quando os anĂșncios sĂŁo bem escritos, eles atraem cliques. Se eles atraem cliques, qual o recado que isso passa para o Google? Que o anĂșncio tem qualidade. E para o Google, o que importa sĂŁo os usuĂĄrios/clientes satisfeitos. Somente assim as pessoas continuarĂŁo clicando nos anĂșncios.

AnĂșncios de qualidade sĂŁo tĂŁo valorizados, que o Google encontrou algumas formas de recompensĂĄ-los (e claro, estimular outras empresas a seguir o mesmo caminho).

AnĂșncios com Ă­ndices de qualidade alto tĂȘm duas grandes vantagens:

  • SĂŁo usualmente exibidos nas posiçÔes superiores, acima dos outros resultados;
  • Pagam menos (CPCs mais baixos).

Em outras palavras, se trabalhar bem a qualidade dos anĂșncios e pĂĄginas de destino, vocĂȘ poderĂĄ pagar menos que seus concorrentes e, ainda assim, ocupar posiçÔes superiores Ă s deles.

E lembre-se: assim como anĂșncios de boa qualidade sĂŁo recompensados, os ruins sĂŁo penalizados (CPCs mais altos e as piores posiçÔes).

Contexto da Pesquisa

Pensando na boa experiĂȘncias das pessoas em suas pesquisas, o Google tambĂ©m analisa outras variĂĄveis.

Por exemplo, se alguĂ©m em Curitiba pesquisar por uma barbearia, seria tolice exibir um anĂșncio de um barbeiro no Rio de Janeiro. É claro que o cliente nĂŁo vai clicar neste anĂșncio. E se clicar, ficarĂĄ frustrado ao chegar Ă  pĂĄgina de destino e verificar onde Ă© o salĂŁo.

Por este motivo, fatores como horĂĄrio e localização geogrĂĄfica do usuĂĄrio sĂŁo levados em consideração na hora de determinar a classificação do anĂșncio.

RelatĂłrios do Google Ads – Saiba Tudo Sobre o Desempenho dos Seus AnĂșncios

 

Assim que os anĂșncios começam a ser exibidos, o Google Ads disponibiliza relatĂłrios de desempenho. SĂŁo vĂĄrias e vĂĄrias mĂ©tricas exibidas, e todas elas apresentando nĂșmeros precisos.

VocĂȘ pode avaliar se os resultados estĂŁo de acordo com suas expectativas, e o que deve ser feito para melhorar.

SĂŁo diversos relatĂłrios para conferir o desempenho, e nĂŁo te deixar no escuro. Todos eles dĂŁo uma visĂŁo detalhada de como as pessoas estĂŁo interagindo com suas campanhas publicitĂĄrias e pĂĄginas de destino.

Por exemplo, com os relatĂłrios do Google Ads, Ă© possĂ­vel descobrir:

  • Quais campanhas estĂŁo tendo melhor desempenho em trazer vendas;
  • Quais cliques se converteram em vendas;
  • A eficiĂȘncia de cada uma das palavras-chave para as quais vocĂȘ deu um lance;
  • Os horĂĄrios mais rentĂĄveis do dia para exibição dos anĂșncios;
  • Se a correspondĂȘncia entre anĂșncio e pĂĄgina de destino nĂŁo estĂĄ adequada, gerando altas taxas de rejeição;
  • Quantas pessoas viram seus anĂșncios e com que frequĂȘncia;
  • Quanto os anĂșncios e campanhas especĂ­ficos estĂŁo consumindo do seu orçamento publicitĂĄrio;
  • E muito, muito mais.

Os relatĂłrios permitem comparar diferentes tipos de anĂșncios para ver qual deles tem o melhor desempenho. Assim, vocĂȘ sempre saberĂĄ o que estĂĄ funcionando e o que pode ser melhorado.

VocĂȘ poderĂĄ receber um relatĂłrio personalizado da sua conta Google Ads, desenvolvido e exclusivo da Clinks, por meio da ferramenta Google Data Studio. Clique aqui para solicitar um.

Segmentação – Escolha Quem Vai Ver Seus AnĂșncios

 

VocĂȘ nĂŁo precisa exibir seu anĂșncio para todas as pessoas. Na verdade, estatĂ­sticas e relatĂłrios mostram que isso nĂŁo Ă© bom. A melhor coisa Ă© segmentar seu pĂșblico-alvo e exibir a publicidade somente para eles. E de preferĂȘncia, quando estiverem inclinados a comprar o que vocĂȘ estĂĄ oferecendo.

O sistema de segmentação do Google Ads permite configurar os anĂșncios para serem exibidos somente para aqueles que tĂȘm interesse nas suas ofertas.

A Rede de Display utiliza alguns critĂ©rios de segmentação para determinar quem verĂĄ seus anĂșncios. Um deles sĂŁo as palavras-chave. Neste caso, tais palavras sĂŁo usadas para determinar o conteĂșdo das pĂĄginas onde seus anĂșncios devem aparecer. Assim, ao selecionar a palavra-chave “bolas de futebol”, vocĂȘ garante que seus artigos esportivos sejam exibidos em sites relacionados.

Ao configurar os anĂșncios para exibição nos milhĂ”es de sites da Rede de Display, vocĂȘ tem a opção de segmentĂĄ-los por canais. Assim, seus anĂșncios serĂŁo exibidos somente em websites que façam parte daquele tĂłpico especĂ­fico. Desta forma, sua publicidade se torna contextual, sendo exibida somente quando o usuĂĄrio estiver navegando em sites relacionados. VocĂȘ nĂŁo corre riscos de exibir anĂșncios sobre petshops em um site de literatura. E isto aumenta a eficiĂȘncia.

Conforme visto na imagem abaixo, hå também opçÔes para que somente pessoas de determinada faixa etåria, sexo, status parental (com filhos e sem filhos) e renda familiar vejam seus links patrocinados.

O controle dos gastos Ă© tamanho que vocĂȘ tem a opção de definir um lance especĂ­fico para um grupo demogrĂĄfico. Isto aumenta a chance de exibir sua publicidade para as pessoas com maior probabilidade de clicar nos anĂșncios. E, sem dĂșvida, ajuda a aumentar o seu retorno sobre os investimentos (ROI).

 

Mas, Afinal, Quanto Custa Anunciar no Google Ads

 

Criar uma conta no Google Ads Ă© gratuito. VocĂȘ começa a pagar somente quando os anĂșncios estiverem sendo veiculados.

E a cobrança é feita de acordo com resultados. Como assim?

Se anunciar em uma revista, jornal, outdoor ou TV vocĂȘ pagarĂĄ por esta publicidade, independentemente das pessoas prestarem atenção no seu anĂșncio ou nĂŁo. No Google Ads, isso nĂŁo acontece. Ali, a simples exibição dos anĂșncios Ă© gratuita. VocĂȘ sĂł paga se a pessoa interagir com o anĂșncio. E esta interação inclui:

  • Clicar no anĂșncio
  • Ligar para sua empresa clicando no anĂșncio
  • Assistir ao seu vĂ­deo publicitĂĄrio

Neste Ășltimo aspecto, relacionado aos vĂ­deos publicitĂĄrios, convĂ©m dar mais alguns detalhes. Como jĂĄ visto, os anĂșncios em vĂ­deo possuem basicamente dois formatos: TrueView e Bumper. Mas, a forma de cobrança deles Ă© um pouco diferente.

  • TrueView: VocĂȘ sĂł paga se a pessoa assistir a pelo menos 30 segundos de vĂ­deo (ou ao vĂ­deo completo, caso ele tiver menos de 30 segundos). VocĂȘ tambĂ©m serĂĄ cobrado se a pessoa interagir com o vĂ­deo, como cliques em links com chamadas a ação;
  • Bumper: utiliza os lances de custo por mil impressĂ”es (CPM). VocĂȘ sĂł paga a cada mil exibiçÔes do seu vĂ­deo.

Este Ă© o momento ideal para falar sobre o CPM. Trata-se de uma opção de lances que o anunciante tambĂ©m pode escolher, voltado somente para a Rede de Display. Ele Ă© apresentado como CPM VisĂ­vel (ou vCPM). Neste formato, vocĂȘ escolhe dar o lance em cima do nĂșmero de impressĂ”es (o nĂșmero de vezes que seu anĂșncio Ă© exibido). VocĂȘ paga a cada mil vezes que seu anĂșncio Ă© exibido. Este lance Ă© geralmente escolhido por empresas que querem aumentar o reconhecimento de sua marca. Ou seja, desejam que as pessoas vejam seu anĂșncio, lembrem de sua marca, mas nĂŁo necessariamente cliquem no link patrocinado naquele momento.

Fatores Que Alteram o CPC Inicial

O custo dos cliques nos anĂșncios varia de acordo com diversos fatores. Um deles Ă© a competitividade das palavras-chave.

Isto significa que, de modo geral, quanto maior for o nĂșmero de anunciantes dando lance sobre uma palavra-chave, mais cara ela serĂĄ. Portanto, palavras-chave muito requisitadas, exigem lances mais agressivos.

Mas, como mencionado, quando o anunciante tem um Índice de Qualidade alto, ele pagarĂĄ menos pelos cliques em seus anĂșncios. Isto, por sua vez, aumentarĂĄ o retorno sobre seus investimentos (ROI).

Por isso, Ă© essencial que seus anĂșncios tenham uma excelente qualidade. Assim vocĂȘ consegue exibir seus anĂșncios nas melhores posiçÔes e consegue “descontos” no valor pago pelos cliques recebidos.

E, no Google, os preços sĂŁo flexĂ­veis. Sempre que quiser alterar o lance de uma palavra-chave, vocĂȘ poderĂĄ fazĂȘ-lo a qualquer momento.

Além disso, é importante pesquisar e descobrir novos termos que seus clientes estão utilizando para pesquisar seus produtos. Muitos destes termos podem ter uma competitividade baixíssima e são, consequentemente, bem mais baratos.

ConvĂ©m destacar que, dependendo de onde vocĂȘ esteja anunciando e qual o formato escolhido, um anunciante poderĂĄ realizar mais de um clique em um mesmo anĂșncio. Por exemplo, jĂĄ vimos sobre anunciar no Gmail. Primeiramente, a pessoa clica no anĂșncio recolhido (que tem a mesma aparĂȘncia de um e-mail). Depois de aberto, a pessoa pode clicar em links e outros botĂ”es. AĂ­ vem a melhor parte: nĂŁo existem cobranças adicionais por estas interaçÔes da pessoa com o anĂșncio expandido. Ou seja, vocĂȘ serĂĄ cobrado apenas uma vez – quando as pessoas clicarem para abrirem o anĂșncio.

Esteja convicto disso: vocĂȘ nĂŁo encontrarĂĄ um sistema publicitĂĄrio que seja tĂŁo eficiente e justo tal como o custo por clique (CPC). Esta Ă© a melhor escolha. Afinal, aqui, vocĂȘ paga por resultados, e nĂŁo pela simples exibição dos anĂșncios.

Orçamento Diårio

Com o orçamento diĂĄrio, vocĂȘ nĂŁo tem surpresas negativas. VocĂȘ determina um valor mĂĄximo que estĂĄ disposto a pagar por dia. Sempre que seu gasto diĂĄrio alcançar o valor especificado neste orçamento, o Google interrompe a exibição dos seus anĂșncios para aquele dia.

No dia seguinte, os anĂșncios voltam a ser exibidos normalmente.

Se quiser, vocĂȘ pode escolher gastar no mĂĄximo R$ 10,00 por dia. Ou entĂŁo R$ 1.000,00. O valor Ă© vocĂȘ quem decide. O orçamento diĂĄrio Ă© um valor fixo. Mas sempre que decidir alterar este nĂșmero, poderĂĄ fazĂȘ-lo. O novo valor serĂĄ validado imediatamente.

Isto mostra que o Google Ads deseja que o anunciante tenha total controle sobre quanto estĂĄ gastando.

Google Ads Exige Monitoramento e Otimização Constante

 

A interface do Google Ads Ă© bastante complexa. SĂŁo muitos recursos e ferramentas, e Ă© muito comum iniciantes ficarem perdidos. Acredite: atĂ© mesmo pessoas com muita experiĂȘncia podem deixar de aproveitar todo o potencial da ferramenta. Costuma-se dizer que administrar uma conta no Google Ads nĂŁo Ă© tarefa para amadores.

É importante destacar tambĂ©m que a concorrĂȘncia Ă© muito grande. NĂŁo dĂĄ para entrar com um garfo em uma briga de facas.

AlĂ©m disso, os clientes mudam constantemente a forma de pesquisar seus produtos e serviços favoritos. Por isso, os anĂșncios e configuraçÔes precisam ser analisados e reajustados de forma frequente.

Mas Ă© possĂ­vel sim alcançar o sucesso anunciando no Google. VocĂȘ pode estar sempre um passo a frente da concorrĂȘncia. Mas para isso, o trabalho precisa ser feito com excelĂȘncia.

Por isso, na hora de anunciar no Google, nĂŁo queira fazer o serviço por conta, de forma autĂŽnoma. Na verdade, atĂ© mesmo na hora de escolher quem vai gerenciar suas campanhas publicitĂĄrias, seja bem criterioso. Um serviço de extrema qualidade nĂŁo Ă© uma opção. É um requisito para quem quiser ganhar dinheiro anunciando no Google.

O Selo Google Partner

 

Google Partner Ă© um programa de certificação do prĂłprio Google voltado para profissionais e agĂȘncias de marketing digital. SĂŁo parceiros do Google avaliados e recomendados.

O objetivo desta certificação Ă© ajudar as empresas a encontrarem as melhores agĂȘncias para gerenciarem suas campanhas publicitĂĄrias.

O selo Ă© conquistado por agĂȘncias aprovadas nos rigorosos exames de certificação do Google, demonstrando conhecimento prĂĄtico da plataforma.

 

 

Os parceiros podem se especializar em uma ou mais das seguintes ĂĄreas:

 

 

Algumas agĂȘncias fazem questĂŁo de possuir todas estas certificaçÔes – uma garantia de que possuem toda a expertise necessĂĄria para fazer da sua publicidade uma campanha de sucesso.

Portanto, o selo Google Partner Ă© uma forma de conferir credibilidade para as agĂȘncias e profissionais parceiros. E, principalmente, dĂŁo segurança Ă s empresas de que seus anĂșncios estarĂŁo nas mĂŁos de quem realmente entende.

ConclusĂŁo

 

O Google é o maior e principal mecanismo de busca no mundo. São bilhÔes de buscas sendo realizadas toda semana. Não é à toa que a empresa jå se tornou sinÎnimo de mecanismo de pesquisa.

Ou seja, seus clientes estĂŁo lĂĄ. Neste momento, muitas pessoas dentro do seu pĂșblico-alvo estĂŁo no Google, fazendo alguma pesquisa. E muitas destas buscas podem estar diretamente relacionadas ao produto ou serviço que vocĂȘ vende.

Por isso, se sua empresa nĂŁo aparece nas primeiras pĂĄginas do Google, ela praticamente nĂŁo existe.

NĂŁo tenha dĂșvidas, o Google Ads Ă© a melhor opção para quem quer alcançar resultados levando em consideração custo x benefĂ­cio.

Afinal, apenas uma pesquisa no Google separa vocĂȘ dos seus potenciais clientes.

Configuração passo a passo de como programar cada tipo de campanha do Google Ads

Campanhas Google Ads - Rede de Pesquisa
Campanhas Google Ads - Rede de Display
Campanhas Google Ads - Google Shopping
Campanhas Google Ads - VĂ­deo
Campanhas Google Ads - Campanhas universais para Apps

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