Ferramentas de palavras-chave grátis: Conheça as principais

14/01/2021 by in category Palavra-chave with 0 and 5
Home > Blog > Palavra-chave > Ferramentas de palavras-chave grátis: Conheça as principais

Quais são as melhores ferramentas de palavras-chave gratuitas? Confira o que há de melhor na hora de gerar listas de palavras-chave sem gastar nenhum centavo.

Se você faz marketing digital, você precisa de palavras-chave. Afinal, elas ajudam a criar os anúncios certos e o melhor conteúdo. Mas agora talvez você se pergunte: como criar palavras-chave para anúncios? Onde eu encontro boas ferramentas de palavras-chave para meu conteúdo?

Fique tranquilo que vamos te ajudar.

Com as ferramentas abaixo, você vai conseguir fazer pesquisa de palavras-chave de forma grátis.

7 ferramentas de palavras-chave gratuitas para usar sempre

1. Planejador do Google

Este talvez seja o gerador de palavras-chave grátis mais conhecido: o Planejador de Palavras-chave.

É uma poderosa ferramenta usada em especial na hora de criar anúncios do Google Ads.

Ele está dividido em duas tarefas principais:

Descoberta: ideal para quem precisa de ideias de novas palavras-chave. Basta inserir o nome de um produto ou serviço e ele apresenta diversas palavras que tenham relação.

planejador de palavras-chave grátis

Você também pode começar com um site. Por exemplo, usando o site do seu concorrente. Depois, marque se você quer que o Google verifique todo o site ou apenas a página indicada. A partir daí, ele vai montar uma lista de palavras-chave.

planejador de palavras-chave grátis

Ver volume de pesquisas e previsões: você usa este recurso quando já sabe as palavras-chave, mas quer descobrir se elas têm um bom volume de buscas. Basta inserir a palavra e o faz Google uma estimativa de quantos cliques e impressões esta palavra pode gerar, além de outras métricas.

planejador de palavras-chave grátis

2. Google Trends

Quer saber quais são as tendências atuais de pesquisa do seu público? Ou quer descobrir a evolução do interesse em uma palavra-chave ao longo do tempo?

O Google Trends vai te ajudar a encontrar estas respostas.

Como usar esta ferramenta de pesquisa de palavras-chave grátis?

Insira um termo e faça uma busca.

google trends

Depois você pode usar alguns filtros como país e período.

Um gráfico mostra o volume de interesse ao longo do período.

google trends resultado

Use esta ferramenta de palavras-chave para entender formas de pesquisa e volume de buscas por região.

Além disso, o Trends tem um card que mostra termos que tenham a ver com sua pesquisa e que estão em ascensão.

google trends ideias de palavras-chave

3. Keyword Discovery

Um gerador de palavras-chave que busca ideias na fonte certa: os principais mecanismos de pesquisa.

Este é o KeyWord Discovery.

Ele é muito fácil de usar. Basta inserir um termo e a ferramenta consulta um banco de dados de 36 bilhões de buscas em todo o mundo. Como resultado, ela apresenta as 100 melhores palavras.

É possível utilizar a busca com filtros por indústria e segmentos de mercado. Isto é útil para encontrar novas ideias em seu nicho de atuação.

4. Kgen

Quer fazer uma pesquisa para encontrar novas palavras-chave? Este plugin para Chrome vai ser de ajuda. Como funciona esta ferramenta de palavras-chave gratuita?

Quando você visita um site, o Kgen analisa as palavras mais fortes da página. Além disso, você analisa quantas vezes estas palavras aparecem e o peso delas em cada página.

Isto é ótimo para avaliar quais palavras os concorrentes estão trabalhando. Sem dúvida, isto vai te dar ótimas novas ideias.

5. Soovle

A base desta ferramenta de palavras-chave é o autocompletar.

soovle

O Soovle completa de forma automática termos enquanto você digita as palavras-chave.

É muito fácil de usar e os resultados aparecem em tempo real.

soovle

Além disso, o Soovle não consulta apenas o Google, mas também outros sites, como Amazon, YouTube e outros.

6. Ubersuggest

Uma ferramenta completa que vai te ajudar a encontrar centenas de novas palavras-chave.

Este é o Ubersuggest.

Como ele funciona? Você digita uma palavra e escolhe o idioma. Em seguida, ele retorna os seguintes dados úteis:

  • Volume de buscas mensais
  • Nível de competição na busca orgânica e paga
  • Custo por clique (CPC)
  • Histórico de volume de buscas
  • Faixa etária das pessoas que realizam essa pesquisa
  • Quadro com ideias de novas palavras-chave

7. Answer The Public

Esta ferramenta de palavra-chave mostra quais são as perguntas que as pessoas fazem na internet. Você só precisa inserir sua palavra-chave e a ferramenta vai mostrar que perguntas as pessoas estão fazendo relacionadas a esta palavra.

Além disso, este gerador de palavras-chave permite filtrar sua busca por país e idioma.

A importância das palavras-chave certas

Assim, não importa se você anuncia no Google, em redes sociais ou se foca o marketing de conteúdo – a lição é a mesma.

Você tem que entender como seu público pesquisa os produtos da sua empresa. Além disso, precisa analisar como a concorrência utiliza os termos mais importantes do seu setor.

E para isso, você precisa das melhores ferramentas de palavras-chave, sejam elas gratuitas ou pagas.

Mas, se você quer aprender mais sobre anúncios do Google, preparamos um manual completo gratuito sobre Google Ads. Confira!