As empresas que investem no marketing digital, criando campanhas de Links Patrocinados no formato de vídeos, e veiculando as mesmas na plataforma do YouTube, certamente desejam que estas mídias alcancem o seu público-alvo, viralizando e potencializando o poder de influência da mensagem. Certamente, quanto maior for o número de indicações e compartilhamentos por parte dos usuários, maiores serão as oportunidades do vídeo viralizar.
Para impulsionar o número de visualizações, o YouTube oferece um recurso adicional aos tradicionais compartilhamentos: o Informe um Amigo. Por meio desta ferramenta, o internauta que assistir ao vídeo publicitário de uma empresa poderá enviar um e-mail, ou mesmo uma mensagem de voz, por meio do bloco de anúncios para um destinatário de sua escolha.
Para garantir a boa experiência dos usuários e respeito à sua privacidade, o Google Ads criou políticas de publicidade orientando os anunciantes que desejam anunciar no YouTube e fazer uso do recurso Informe um Amigo. O que dizem as diretrizes do YouTube sobre esta ferramenta?
Segundo as regras de publicidade do YouTube, o anunciante não poderá utilizar os dados dos usuários (seu e-mail e número de telefone) para qualquer outra finalidade. Estas informações do internauta estarão disponíveis para o anunciante somente para o compartilhamento dos Links Patrocinados no formato de vídeo. E não é somente isso: esta postura de respeito à privacidade dos usuários precisa ser claramente expressa pela empresa que anuncia no YouTube. Assim, ao utilizar o recurso, informe seu público-alvo de que o e-mail ou telefone dele será utilizado exclusivamente para este propósito.
Os campos disponibilizados pelo recurso ao público que visualizar os anúncios deverá sempre incluir “De” e “Para”.
No caso de ser utilizado o recurso de e-mail para informar um amigo, o e-mail deverá conter, obrigatoriamente, o link, as informações sobre o Link Patrocinado, o anunciante e o usuário que encaminhou a mensagem. Além disso, a mensagem deve incluir o e-mail do anunciante.
As regras publicitárias do YouTube ainda especificam que cada anúncio em formato de vídeo deva possuir a limitação de três mensagens de indicação para cada endereço de e-mail.
Se o anunciante optar pelo envio de mensagens de voz, o mesmo princípio deve ser seguido. Ou seja, a mensagem de voz precisa identificar claramente a empresa que promove o anúncio no YouTube e o usuário que enviou a indicação. Quanto à limitação deste recurso, o anunciante deve disponibilizar somente uma indicação de voz por anúncio para cada número de telefone.
Anunciar no YouTube e alcançar lucros convincentes envolve conhecer os recursos oferecidos por esta plataforma de promoção de vídeos publicitários. Isto envolve conhecer e utilizar de forma inteligente o recurso Informe um Amigo, respeitando todas as regras e normas estabelecidas pelas políticas de publicidade do YouTube.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (106) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2549) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2620) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2620) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)