Uma pesquisa no Google reúne e apresenta milhares – e até milhões – de resultados quase que instantaneamente em cada busca. Chega a ser assombroso!
Mas, você já perguntou como isso acontece? Na verdade, existem muitas coisas que estão guardadas a sete chaves. Por outro lado, há muitos detalhes que são compartilhados pelo buscador.
Saber como funciona uma pesquisa no Google é muito importante para qualquer site que se preocupa com marketing digital ou até mesmo empresas que não possuem sites.
Afinal, este conhecimento ajuda você a:
• Identificar cada um dos formatos de resposta do buscador (por exemplo, resultados diretos, trechos, rotas, etc.);
• Otimizar seu site para ficar bem posicionado nos formatos de respostas que têm relação com seu negócio.
Portanto, neste artigo, vamos esclarecer como funciona a pesquisa do Google.
Depois de ler este artigo, você terá uma visão clara sobre como o conteúdo é organizado, como o Google atua em tempo real para melhorar as experiências dos usuários e quais são os formatos de respostas recomendados pelo buscador.
Imagine que a internet seja uma biblioteca. Neste caso, todos os dias, milhares de livros novos são adicionados a ela. O grande problema é que não existe um índice central para catalogar todo esse conteúdo novo.
É aí que entra nossa dependência diária dos buscadores. São eles que varrem a internet em busca do conteúdo que estamos procurando.
Contudo, antes deste conteúdo ser rapidamente apresentado nos resultados, eles precisam ter sido indexados ou organizados. Afinal, um índice será útil apenas se estiver organizado.
Neste processo de indexação do Google, existem 3 etapas básicas seguidas pelo buscador:
• Rastreamento: o Google varre a Internet em busca de novas páginas para adicionar ao seu índice.
• Indexação: depois de descobertas, o Google identifica o conteúdo dessas páginas para organizá-las. Ele verifica textos, indexa imagens e vídeos e, com base nisto, procura identificar do que elas tratam.
• Veiculação: quando um usuário faz uma pesquisa, o Google correlaciona o termo usado com as páginas catalogadas em seu índice. Assim, sabe quais resultados apresentar nos resultados.
Estas três etapas são cumpridas com sistemas automatizados conhecidos como robôs, aranhas ou rastreadores. O rastreador do Google tem até um nome próprio: Googlebot.
A função do Googlebot é varrer a internet em busca de conteúdo novo ou conteúdo que tenha sido atualizado. Um trabalho ininterrupto – 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os sitemaps permitidos pelos usuários dos sites são um dos principais fatores para o Google conseguir encontrar e indexar todas as páginas de um site.
Você já deve ter percebido que, quando faz uma busca no Google, os resultados são retornados em frações de segundos.
E os resultados não são poucos, não é verdade? Dependendo de qual pesquisa tenha sido feita na pesquisa do Google, os resultados ficam na casa de milhões de páginas.
Este sistema de classificação não depende de um ou dois fatores. Na verdade, esses fatores podem chegar a 200. Se você quiser conhecer os principais fatores, dê uma conferida neste artigo sobre os fatores de ranqueamento do Google.
De forma resumida, o Google analisa o termo digitado pelo usuário e compara com as páginas indexadas.
Para garantir que os resultados sejam úteis, o Google realiza testes de qualidade com avaliadores. O objetivo é fazer um monitoramento contínuo para garantir resultados de qualidade.
Uma pesquisa no Google é uma plataforma rica em diferentes formatos de resultados. Além dos formatos tradicionais com links de texto, conheça outras respostas da pesquisa no Google.
Neste formato, o Google apresenta rotas para pessoas que fazem pesquisas relacionadas a endereços. As rotas mostram o trajeto realizado pela pessoa a pé, de bicicleta, de carro e de ônibus. Elas apresentam ainda a distância e tempo de deslocamento.
Assim, em vez de mostrar um link que leva uma pessoa para um site que fala sobre o endereço pesquisado, o próprio Google apresenta um mapa de localização e rota no buscador.
Mais detalhes podem ser selecionados clicando sobre o mapa.
É bom destacar que as rotas na pesquisa do Google também são úteis para empresas que não têm um site. Por exemplo, pense em uma barbearia. Quando uma pessoa faz uma pesquisa por uma barbearia é bem provável que ela esteja procurando este profissional nas proximidades. Por isso, o Google apresenta um mapa com as barbearias próximas, mesmo aquelas que não possuem um site.
Na pesquisa do Google, este formato de resposta é conhecido como Featured Snippet ou trechos em destaque.
Esses trechos são blocos de informações que costumam aparecer no alto da página. O conteúdo é exibido antes do link da página, diferentemente do que acontece com os demais resultados.
Eles são disparados em pesquisas em que o usuário faz perguntas do tipo quem, quando, onde, como, etc. Os snippets são o resumo da resposta.
Um trecho de destaque da pergunta “quem descobriu o Brasil” pode ser visto na imagem abaixo:
Este resultado é útil para todos os usuários, mas em especial para aqueles que fazem buscas em dispositivos móveis ou utilizam pesquisa por voz.
Como você já percebeu, a pesquisa no Google não está limitada à exibição de links de outros sites. Em muitos casos, o próprio buscador responde ao usuário. E isso é feito ali, diretamente nos resultados das buscas.
Por exemplo, vamos fazer uma conta matemática. Se você for no Google e fizer uma busca como “quanto é 370 dividido por 18”, o resultado será esse aqui:
E não para por aí. A mesma coisa vale para quando alguém pesquisa sobre a previsão do tempo. Além de exibir links para páginas de meteorologia, o próprio buscador apresenta como o tempo fica nos próximos dias.
Isso é possível porque o Google trabalha em conjunto com empresas que possuem as informações solicitadas pelos usuários. Assim, as respostas são encontradas mais rapidamente.
Semelhante aos resultados diretos, no mapa de informações as respostas também estão incluídas diretamente na pesquisa do Google.
O mapa de informações da pesquisa do Google é um índice com dados sobre pessoas e lugares. Também inclui alguns fatos.
Por exemplo, se você buscar no Google por “qual a altura da torre eiffel?” terá esta resposta no buscador.
Dentro do mapa de informações estão os Painéis de Informações. Estes painéis são caixas informativas que aparecem quando a pesquisa é sobre entidades, por exemplo: pessoas, lugares, organizações, coisas. Eles mostram um resumo das informações coletadas pelo Google em algum site na internet. Os painéis de informações são gerados de forma automática e podem aparecer no resultado lateral do Google.
Mas também existem resultados do Google que não são respostas a pesquisas específicas.
Os assuntos do Discover são páginas iniciais em dispositivos móveis com um feed de assuntos.
Os feeds são personalizados de acordo com os interesses dos usuários.
Há um grande desafio para todos os buscadores, incluindo a pesquisa no Google: os conteúdos são exibidos em todo o mundo de forma ininterrupta. Alguns são atualiados a cada minuto (por exemplo, o placar de uma partida de futebol). Por outro lado, outros são praticamente inalterados, como um evento histórico.
Por isso, o Google não tem descanso. São bilhões de pesquisas processadas todos os dias. Ao mesmo tempo em que precisa indexar conteúdo novo e atualizar o conteúdo já existente, ainda é necessário atender ao enorme volume de consultas solicitadas.
Neste processo, o Google mantém a qualidade. O que importa é o usuário encontrar o que realmente precisa e com a melhor experiência possível.
Por isso, se você quiser ficar bem posicionado nos buscas no Google, precisará conhecer os princípios por trás do SEO. Portanto, este é o momento certo para você ler o guia de SEO e ver como aumentar o tráfego de qualidade em suas páginas.
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