Como funciona a codificação automática do Google Ads?

29/10/2021 by in category Google Analytics, Links Patrocinados with 0 and 3
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Veja como a Codificação Automática do Google Ads pode ajudá-lo a acompanhar com mais detalhes o comportamento do seu público depois do clique em seus anúncios.

Vamos imaginar que você tenha 2 ou mais anúncios apontando para a mesma página de destino. Neste cenário, temos várias interações na página. No entanto, elas acontecem a partir de origens diferentes.

Mas, será que o comportamento das pessoas que digitam uma palavra-chave A e clicam nos anúncios é diferente das pessoas que digitam uma palavra-chave B?

Para descobrir a resposta a esta pergunta, você precisa da codificação automática do Google Ads.

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre este recurso e as vantagens de utilizá-lo em suas campanhas de Links Patrocinados.

O que é codificação automática do Google Ads

A codificação automática é um recurso muito útil para acompanhar diferentes comportamentos por meio de tagueamento. Estamos falando de uma codificação adicional que anexa o parâmetro GCLID nas URLs do seu site. Esta informação é adicionada à URL assim que a pessoa clica no anúncio.

Por exemplo, quando alguém clica no anúncio, o site clinks.com.br passaria a ser identificado por algo como clinks.com.br/?gclid=321. No entanto, outro anúncio da campanha geraria um parâmetro diferente, como clinks.com.br/?gclid=abc.

Vantagens de usar codificação automática

Com a codificação automática, você consegue diferenciar suas páginas de destino e classificar quais anúncios originaram as visitas, bem como a atividade dos visitantes em seu site (incluindo as conversões online e offline). De fato, é um recurso importante para avaliar a eficiência dos cliques em trazer ações valiosas para suas páginas.

Além disso, com esta codificação é possível importar dados do Analytics para o Google Ads, como dados de conversão e outras métricas (taxa de rejeição, duração média da sessão e assim por diante).

De fato, deixar de usar esta marcação faz com que você perca muitas informações úteis sobre o comportamento do seu público-alvo.

Como ativar a codificação automática

Por padrão, a codificação automática fica desativada em sua conta do Google Ads. Assim, para verificar se ela está ativa ou não, siga os passos abaixo:

  • Na página do Google Ads, clique em Configurações no painel à esquerda.
  • Em seguida, clique em Configurações da conta.
  • Na página que abrir, localize a opção Codificação automática. Expanda esta opção e se certifique de marcar a caixa Codifique o URL em que as pessoas clicam no meu anúncio para ativá-la.
  • Se quiser desativar a codificação automática, basta desmarcar esta opção e clicar em Salvar.

Cuidado: Verifique se seu site aceita parâmetros GCLID

Alguns sites não aceitam o uso de GCLID. Neste caso, quando a pessoa clica no anúncio e gera uma URL com este parâmetro, a página de destino mostra apenas uma mensagem de erro.

Por isso, você precisa fazer primeiro um teste para verificar se o seu site suporta codificação automática. Somente depois de confirmar que sim, utilize este recurso nas URLs dos seus anúncios.

Codificação automática vs codificação manual

Existem dois tipos de codificação: a automática e a manual. No entanto, a manual é usada apenas em casos muito específicos, por exemplo, para fins não relacionados ao Google Analytics.

Em geral, a codificação automática sempre é a mais indicada. E há diversas vantagens em utilizá-la, como:

  • Como o próprio nome indica, o trabalho de codificação é automatizado, dispensando a necessidade de atenção do anunciante.
  • As chances de ocorrerem erros ao codificar manualmente desaparecem.
  • A Codificação Automática permite que você tenha acesso a relatórios mais detalhados do Analytics do que os obtidos com a codificação manual.

De fato, com a codificação automática você consegue mais detalhes sobre o resultado das campanhas. Por exemplo, consegue ver em qual posição seu anúncio estava no momento do clique e qual a correspondência da palavra-chave que ativou o anúncio. A codificação manual não lhe permite acesso a este tipo de informação.

Concluindo

Portanto, seu site tem suporte para este parâmetro que o Google Ads adiciona na URL de destino?

Se a resposta for sim, você vai conseguir acesso a dados muito valiosos sobre seu público e a interação deles em suas páginas.

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