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Google Ads? O Que É e Como Funciona

O que é Google Ads?

Google Ads é definido como um serviço de publicidade que oferece espaços para exibir anúncios no Google, em sites e aplicativos. Estes anúncios também são conhecidos como Links Patrocinados e podem aparecer no formato de texto, imagem e vídeo. Na rede de pesquisa do Google, esses anúncios aparecem no alto da página, na parte inferior e lateral.

Todo o processo de criação dos anúncios é feito dentro da plataforma do Google Ads.

Google Ads é uma plataforma de publicidade online criada pelo Google que permite aos anunciantes exibir anúncios em diversos formatos, como texto, imagens, vídeos e mais, nos resultados de busca do Google e em outros sites parceiros. A plataforma é baseada em um sistema de leilão, onde anunciantes oferecem lances para exibir seus anúncios para palavras-chave específicas e os anúncios são exibidos para o usuário de acordo com a relevância e o lance oferecido.

Os anunciantes podem usar a plataforma para atingir uma variedade de objetivos, como aumentar o tráfego em seu site, aumentar as vendas ou conversões, ou simplesmente aumentar a conscientização sobre sua marca. Além disso, os anunciantes podem segmentar sua campanha com base em fatores como idade, gênero, localização geográfica e interesses, permitindo que eles direcionem seus anúncios para o público-alvo certo. Existem vários tipos de campanhas disponíveis na plataforma Google Ads, incluindo:

Ao usar a plataforma Google Ads, os anunciantes podem acompanhar e medir o desempenho de suas campanhas usando ferramentas de relatórios e análise fornecidas pela plataforma, permitindo-lhes ajustar suas estratégias e otimizar seus anúncios para melhorar o desempenho.

Em resumo, a plataforma Google Ads é uma ferramenta poderosa para os anunciantes que desejam alcançar seu público-alvo e atingir seus objetivos de negócios online. A possibilidade de segmentar seu público e medir seus resultados, permitem aos anunciantes um ampla variedade de possibilidades no marketing digital.

“O anúncio certo para pessoa certa, na hora certa”

A história do Google Ads

O Google foi criado em 1998. Apenas três anos depois, ele já era referência mundial entre os mecanismos de busca.

No entanto, seus fundadores pensaram em como poderiam gerar grana com o gigantesco tráfego. A solução estava no sistema do site GoTo.com – o embrião dos Links Patrocinados.

Assim, precisaram desembolsar 300 milhões de dólares para utilizar a licença patenteada do formato de anúncios. O investimento deu tão certo que, pouco tempo depois, o Google Ads gerava bilhões.

Nesta época ele já era o sistema de publicidade mais popular a internet.

Desde 2002 o Google Ads evoluiu muito, foram mais de 300 atualizações. Clique AQUI e veja um infográfico da linha do tempo com cada uma dessas atualizações

Como funciona o Google Ads?

Na Rede de Pesquisa, os anúncios aparecem de acordo com os termos usados nas buscas.

Isso é possível graças às listas de palavras-chave que você escreve e que tem relação com seu negócio.

Assim, toda vez que alguém utilizar estas palavras em uma busca no Google, seu anúncio pode aparecer.

Existem campanhas que usam aprendizado de máquina avançado onde o próprio Google gera as listas de palavras-chave para você. Assim, nenhum termo importante fica de fora.

Nas Redes de Display e YouTube, os anúncios podem aparecer de acordo com a categoria do site. Por exemplo, você cria um anúncio e seleciona uma categoria da área de Esportes. Assim, seus anúncios começam aparecer em qualquer um dos sites e aplicativos desta categoria. Além disso, você pode escolher os sites, canais e até mesmo vídeos específicos do YouTube onde deseja aparecer.

Onde seus anúncios do Google aparecem?

Mas, e se eu não tiver um site, ainda consigo divulgar minha loja ou serviços no Google Ads? Sim, isso pode ser feito com o Google Ads Express.

Google Ads Express

Esta é a solução para empresas que não possuem um site. Com o Ads Express, seus anúncios podem incluir apenas o endereço físico da sua loja/escritório e o telefone comercial.

Assim, você usa os anúncios para incentivar seus clientes a realizar estas ações:

O Ads Express gerencia de forma automática os anúncios da empresa, sem a necessidade de uma gestão diária manual. O Google também ajuda com sugestões de palavras-chave para os anúncios.

Estes anúncios locais aparecem no Google.com e também no Google Maps.

Como funciona a cobrança no Google Ads?

Pode parecer que anunciar no site mais visitado do mundo seja apenas para os grandes. Mas isso não é verdade!

No Google Ads, até mesmo os pequenos anunciantes têm espaço.

Os anúncios funcionam como um leilão. Assim, você precisa dar lances. Este é o valor que você quer pagar toda vez que alguém clicar no seu anúncio. É por isso que o sistema de cobrança do Google é conhecido como Custo Por Clique (CPC). Se o usuário viu seu anúncio, mas não clicou, você não paga nada por isso!

Além disso, quando começa a anunciar no Google Ads, você define um valor que está disposto a gastar por dia, em média. Este valor é conhecido como Orçamento Diário.

Vale destacar que o Google privilegia anúncios de qualidade. Uma das formas de fazer isso é baixando seu custo por clique. Assim, uma empresa que aparece em 1º lugar talvez pague menos do que aquela que aparece em 2º lugar.

Você quer saber como o Google Ads calcula o valor do seu CPC e posicionamento do seu anúncio, bem como do seu concorrente? Acesse a exclusiva ferramenta desenvolvida pela Clinks, que simula esses itens.

Acesse aqui o Simulador Google Ads da Clinks.

Começar a anunciar é mais fácil do que você imagina:

Primeiro defina os clientes que você gostaria que vissem seus anúncios no Google Ads. Durante a criação da campanha, escolha em que regiões seus anúncios podem aparecer.

Por exemplo, se sua empresa está localizada em Diadema, você pode exibir seu anúncio apenas para pessoas da grande São Paulo. Por outro lado, se você atende o país inteiro, seu anúncio pode ser exibido em todo Brasil.

Em seguida escreva um anúncio apresentando seu produto/serviço. Um anúncio é formado por títulos, descrições, extensões de anúncios e a URL do seu site.

Google ads Exemplo

Primeiro defina os clientes que você gostaria que vissem seus anúncios no Google Ads. Durante a criação da campanha, escolha em que regiões seus anúncios podem aparecer.

Por exemplo, se sua empresa está localizada em Diadema, você pode exibir seu anúncio apenas para pessoas da grande São Paulo. Por outro lado, se você atende o país inteiro, seu anúncio pode ser exibido em todo Brasil.

Em seguida escreva um anúncio apresentando seu produto/serviço. Um anúncio é formado por títulos, descrições, extensões de anúncios e a URL do seu site.

Como o Google Ads classifica os anúncios que aparecem na busca?

Vários fatores afetam a posição em que um anúncio aparece.

E lembre-se: o Google privilegia bons anúncios. Portanto, anúncios que chamam a atenção das pessoas e recebem muitos cliques são vistos como sendo qualidade. Quando o Google Ads percebe isso, ele começa a exibir esses anúncios em destaque, mesmo que o lance deles seja mais baixo do que dos concorrentes.

Portanto, crie campanhas de qualidade e apareça nas posições mais destacadas. De quebra, você ainda economiza uma boa grana.

Você quer saber como o Google Ads classifica posicionamento do seu anúncio, bem como do seu concorrente? Acesse a exclusiva ferramenta desenvolvida pela Clinks, que simula esses itens.

Acesse aqui o Simulador Google Ads da Clinks.

Google Ads – Quais as suas vantagem?

Não importa se a pesquisa de uma palavra retornar um milhão de resultados – se você anunciar no Google Ads, o link para seu site pode aparecer antes de todos eles. Assim, você não perde oportunidades. Afinal, você pode ser visto sempre que as pessoas precisarem de você!

Além disso, há outras vantagens para você investir em Google Ads.

Você pode alterar seus anúncios sempre que quiser. Também pode pausar anúncios ou campanhas inteiras sempre que desejar.

Outra vantagem é que você tem relatórios completos e detalhados sobre o desempenho das campanhas.

O Google Ads trabalha com inteligência artificial e aprendizado de máquina. Ele usa as informações que aprende sobre seu negócio e público para otimizar suas campanhas. Sim, o Google ajuda você a vender mais!

As campanhas de Remarketing ainda permitem que você exiba anúncios personalizados para pessoas que já tiveram contato com seu site ou aplicativo.

Além disso, não existe um gasto mínimo – comece a anunciar hoje mesmo e escolha quanto quer pagar por dia. Você pode alterar este valor sempre que quiser.

Se seu site é novo, você não precisa esperar que o Google indexe as páginas, como acontece com os resultados orgânicos. E muito menos esperar semanas ou meses para que ele alcance uma boa posição. No Google Ads, suas páginas podem aparecer no topo dos resultados em questão de minutos.

Aqui não existe espaço para monopólios – as pequenas empresas competem com as grandes. Por exemplo, se você tem uma pequena pizzaria local, seus anúncios podem aparecer em posições acima de grandes pizzarias do país.

Desta forma, aparecer no Google está ao alcance de qualquer empresa.

Artigos de apoio para ter uma campanha Google Ads de sucesso.

Achou muito complexo? Fique tranquilo! No final desse artigo tem um manual completo sobre como configurar cada tipo de campanha.

Google exige monitoramento e otimizações constante

O painel do Google Ads é complexo. De fato, são muitos recursos e relatórios – por isso, alguns iniciantes podem ficar perdidos.

Mas, acredite: até mesmo pessoas com muita experiência às vezes deixam de aproveitar todo o potencial da ferramenta. Assim, administrar uma conta no Google Ads não é tarefa para amadores.

Além disso, a concorrência é muito grande. E não dá para entrar com um garfo em uma briga de facas.

Além disso, as pessoas sempre mudam a forma de pesquisar. Segundo o Google, 15% das consultas diárias são inéditas. Por isso, você precisa analisar e ajustar anúncios e configurações o tempo todo.

Por isso, na hora de anunciar no Google Ads, escolha uma agência experiente para fazer um trabalho de qualidade.

De fato, o selo Google Partner PREMIER vai te ajudar a fazer a escolha certa.

Os selos Google Partner

Google Partner é um programa de certificação do Google Ads voltado para profissionais e agências de marketing digital. Aqueles que possuem este selo são parceiros do Google avaliados e recomendados.

O objetivo desta certificação é ajudar as empresas a encontrarem as melhores agências para gerenciarem suas campanhas.

Portanto, o selo é conquistado apenas por agências aprovadas nos rigorosos exames do Google, demonstrando conhecimento avançado em Google Ads.

selo google partner premiere

Algumas agências fazem questão de possuir todas as certificações – uma garantia de que possuem a expertise necessária para gerenciar campanhas em todos os sites e canais.

O Google concede o status PREMIER às empresas que estiverem nos 3% com a melhor classificação a cada ano. Para isso, o Google Ads analisa fatores como crescimento dos clientes, retenção, gastos anuais e outras informações.

Confira aqui todas as certificações da ClinksAgência Google Partner PREMIER

Portanto, o selo dá segurança às empresas de que seus anúncios estão nas mãos de quem realmente entende.

Comece a anunciar no Google Ads hoje mesmo

O Google é o maior buscador no mundo. São bilhões de buscas todos os dias.

E grande parte das pesquisas que as pessoas fazem tem tudo a ver com os produtos ou serviços de sua empresa.

Por isso, se sua empresa não aparece nas primeiras páginas do Google, ela praticamente não existe.

Não tenha dúvidas, o Google Ads é a melhor opção para quem quer alcançar resultados com o melhor custo x benefício.

Afinal, apenas uma pesquisa no Google separa você dos seus potenciais clientes.

Guias passo-a-passo de como configurar cada tipo de campanha no Google Ads:

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