Passo a passo para criar uma CAMPANHA PARA APPS no Google Ads

Se você é um desenvolvedor ou sua empresa possui um app próprio, chega o momento de criar a sua primeira campanha de Links Patrocinados. Para isso, você vai utilizar as campanhas App.

No passo a passo a seguir, veja como configurar esta campanha de anúncios de aplicativos.

1ª Etapa: Configurações iniciais da campanha App

Para criar a primeira campanha universal para apps, acesse o painel do Google Ads. No menu à esquerda, clique em Campanhas.

Em seguida, clique no botão de + e depois em Nova Campanha.

Depois disso, você verá os tipos de campanhas que o Google Ads oferece aos anunciantes:

  • Vendas
  • Leads
  • Tráfego do site
  • Consideração de produto e marca
  • Alcance e reconhecimento da marca
  • Promoção de app
  • Criar uma campanha sem meta

Clique em Promoção de app.

Em seguida, selecione App como Tipo de campanha. 

Selecione a plataforma do aplicativo que vai divulgar: Android ou iOS. Na mesma janela, você deve digitar o nome do seu aplicativo, pacote ou editor. Com isso, uma lista será exibida e você deve clicar no seu app.

Feito isso, clique em Continuar.

2ª Etapa: Configurações adicionais da campanha 

Após isso, você será levado a uma nova tela com as configurações de sua campanha.

A primeira informação que deve inserir é o nome de sua campanha. Escolha um nome que ajude a identificar a campanha, posteriormente.

Em Locais, você deve selecionar a região geográfica onde os anúncios de aplicativos serão exibidos. Lembrando que os anúncios serão exibidos somente nos países onde o app está disponível para download.

Você pode alterar o alcance em Opções de Local. Por padrão, seus anúncios estão qualificados para serem exibidos a usuários na região de segmentação ou têm interesse nelas. 

Em seguida, configure o idioma do seu público que vai assistir os anúncios. Neste guia, vamos usar o idioma Português.

Em Orçamento você escolhe um valor diário que está disposto a gastar com sua campanha. 

Em seguida, vamos selecionar as estratégias de lances.

Primeiramente, você precisa definir qual métrica você quer focar para ajustar os melhores lances. Há duas opções:

  • Volume de instalações
  • Ações no aplicativo (esta opção só está disponível se você tiver configurado o acompanhamento de ações específicas no aplicativo).

Na mesma tela, o Google Ads quer saber que usuários você quer alcançar:

  • Todos os usuários: maior número de instalações em potencial;
  • Usuários propensos a realizar uma ação no aplicativo: esta opção reduz o volume de instalações, em geral. Por outro lado, foca em pessoas com maior potencial de interagir com o app.

Com base nas configurações da sua campanha, o Google Ads vai utilizar uma estratégia de lance, como Maximizar conversões. No entanto, se preferir, você pode selecionar a estratégia CPI marcando a opção Defina um custo por instalação desejado. Selecionando este lance, você informa ao Google quanto está disposto a pagar sempre que alguém instalar seu app. A opção de Ações no Aplicativo permite escolher a estratégia CPA.

Em seguida, especifique as Datas de início e término da campanha. Se não tiver uma data específica para encerrar a campanha, deixe marcado a opção Nenhuma.

Clique em Exibir configurações adicionais.

O menu se expande e temos uma nova opção: feed de dados

Vale lembrar que o Google utiliza feeds para melhorar o desempenho e a segmentação da sua campanha de app. Com eles, em vez de anúncios genéricos, você consegue anunciar conteúdo específico do seu app para os usuários, tais como produtos e ofertas.

Para utilizar os feeds de dados, você precisa criá-los com os Dados da empresa ou com o Merchant Center.

Após isso, clique em Salvar e continuar.

3ª Etapa: Configurações do grupo de anúncios e recursos do anúncio

Grupo de anúncios é um conjunto de anúncios que compartilha do mesmo grupo de palavras-chave. Graças a estes grupos você consegue organizar sua campanha de acordo com os temas que tenham em comum. 

Por isso, nesta etapa, a primeira coisa que vamos fazer é dar um nome para o grupo de anúncios. 

Em seguida, chegamos à criação dos anúncios de aplicativos. 

É importante destacar que para criar estes anúncios, o Google solicita que você envie diversas ideias de texto, imagens, vídeos e outros recursos para incorporar ao conteúdo das suas páginas do Google Play e da App Store. O Google testa diferentes combinações e exibe os anúncios com probabilidade de apresentar o melhor desempenho.

Você pode enviar até:

  • 5 títulos
  • 5 linhas de descrição
  • 20 imagens
  • 20 vídeos
  • 20 arquivos HTML5

Ao passo que inserir os recursos do anúncio, acompanhe o gráfico Qualidade do anúncio que orienta a criação de anúncios observando o quão eficazes eles são.

Após enviar todos os recursos do anúncio, clique em Salvar e continuar.

Parabéns! Sua primeira campanha app acaba de ser criada e os anúncios de aplicativos estão prontos para serem veiculados.