Análise Preditiva em marketing: O que é? Como fazer?

23/05/2022 by in category Análise e Monitoramento, Anuncia via agência Google Partner with 0 and 1
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Não está contente com os resultados dos seus anúncios no Google? Veja como a análise preditiva pode ajudar sua empresa a aumentar o retorno sobre investimentos.

Se você já anuncia sua empresa com uma agência Google Partner, está ciente de como o marketing digital é competitivo.

Mas, se seus concorrentes também anunciam com agências Google Partner, como você pode diferenciar sua empresa e ganhar uma vantagem competitiva sobre eles?

Uma das maneiras é usando a análise preditiva.

Neste artigo, veja como funciona a análise preditiva para quem anuncia no Google Ads. Além disso, veja quais são as vantagens desta estratégia.

O que é análise preditiva

A Análise Preditiva é uma técnica do marketing digital que utiliza dados analíticos atuais e de períodos anteriores para identificar tendências e prever futuras interações. Utilizando aprendizado de máquina, inteligência artificial, mineração de dados e estatísticas, os profissionais de marketing analisam o que aconteceu e porquê. Em seguida, conseguem definir o que vai acontecer.

Para fazer esta previsão do futuro, os analistas da agência Google Partner recolhem uma incrível variedade de dados a partir de toda interação do público-alvo com os anúncios da empresa.

Como dá para perceber, isto envolve analisar dados analíticos de forma detalhada, o que exige bastante tempo, paciência e habilidades.

A análise preditiva e o machine learning

A análise preditiva depende muito do machine learning. Afinal, o aprendizado de máquina é responsável por recolher dados estruturados e não estruturados. A partir daí, com a inteligência artificial, é possível interpretar estas informações, indo além de uma análise descritiva.

Em outras palavras, a análise preditiva no marketing pode ajudar sua empresa a avançar na curva de maturidade.

Como fazer análise preditiva ao anunciar no Google

O Google Ads e o Analytics oferecem ferramentas que ajudam a fazer análise preditiva.

De fato, com a ajuda das métrica preditivas do Analytics você pode criar grupos e importá-los para o Google Ads, a fim de criar anúncios altamente segmentados.

1. Probabilidade de Conversão

Por exemplo, o relatório Probabilidade de Conversão do Google Analytics utiliza modelagem de dados para definir as chances de um cliente converter nos próximos 30 dias.

probabilidade de conversão na análise preditiva

O relatório compara os clientes com maior chance de conversão com o restante da base. Além disso, ele analisa quais palavras-chave, canais e campanhas trazem os clientes com maior probabilidade de conversão.

2. Receita estimada

Outra métrica preditiva analisa o potencial de receita de grupos específicos de clientes.

Com ela, você consegue criar estratégias de marketing para públicos específicos e alcançar clientes de maior valor agregado.

3. Probabilidade de desligamento

Use a análise preditiva para identificar a probabilidade de um cliente ativo no seu app ou site não ficar ativo novamente nos próximos sete dias.

Depois, basta criar anúncios para reter grupos de pessoas com maior probabilidade de não retornar ao seu aplicativo ou site.

4. Anúncios e segmentações inteligentes do Google Ads

O Google Ads tem ferramentas que trabalham com aprendizado de máquina em tempo real.

Ao criar grupos de públicos-alvo, você pode contar com a ajuda desta inteligência.

Além disso, na criação e segmentação dos anúncios, o Google Ads utiliza análise preditiva para montar combinações de títulos e descrições, e saber quando exibir os links patrocinados.

Benefícios da análise preditiva

1. Compreensão do público-alvo

Analisando dados do público-alvo, é possível identificar padrões comportamentais.

Estes podem ser segmentados de acordo com diversos critérios e ajudam a responder perguntas como:

  • Quais são os hábitos de pesquisa, navegação e consumo do seu público em determinados dias e horários da semana?
  • Como seu público se comporta de acordo com a região geográfica?
  • Como dias comemorativos, navegadores e dispositivos influenciam os hábitos dos seus clientes?

2. Prever desempenho dos anúncios

Identificando padrões comportamentais e seu contexto, é possível fazer previsões que ajudam a exibir o anúncio certo na hora certa.

No entanto, é importante ter em mente que os clientes possuem necessidades diferentes. Isto, por sua vez, exige que a publicidade seja o mais personalizada possível.

3. Mais conversões e menor CPA

Com a análise preditiva, os anúncios se tornam mais eficientes.

Isto se dá porque a agência Google Partner identifica padrões comportamentais de cada grupo. De fato, quanto mais específica for a segmentação, melhores serão os resultados.

Com isso, é possível aumentar as conversões e reduzir o custo por aquisição.

Portanto, utilize os modelos preditivos para atrair, reter e aumentar sua base de clientes mais lucrativos.

4. Aumento de lucro no longo prazo

A análise preditiva vai além de gerar resultados imediatos. De fato, ela também permite aumentar o ciclo de vida do cliente, gerando mais receitas futuras.

Além disso, você impulsiona o LifeTime Value que representa o valor líquido em todo o relacionamento com o cliente, incluindo as compras futuras.

Quais agências estão mais qualificadas para realizar análise preditiva

Assim, pensando no tempo envolvido em analisar os dados analíticos, uma agência 100% Google Ads está em melhores condições de ajudá-lo a prever o comportamento dos seus clientes no futuro.

De fato, mantendo o foco nas campanhas de Links Patrocinados, não se perde nenhum dado analítico importante.

Além disso, outro fator importante é o domínio não apenas das ferramentas do Google Ads, mas também do Google Analytics. Por isso, uma agência com a certificação Métricas Google Ads têm maior potencial de extrair tendências dos dados analíticos e prever comportamento futuro do seu público.

A Clinks é uma agência Google Partner PREMIER, 100% Google Ads e com todas as certificações, incluindo as Métricas Google Ads.

Preveja o futuro e lucre mais no Google Ads

Portanto, a análise preditiva é um fator que pode colocar sua empresa à frente dos concorrentes.

Com ela, você usa dados reais para executar planos altamente eficazes.

De fato, trata-se de uma importante maneira de melhorar os resultados dos seus Links Patrocinados ao anunciar no Google.

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