– Todos sabemos que a demanda por determinados produtos e serviços costuma variar de acordo com o clima e as temperaturas. Por exemplo, em dias quentes e ensolarados, a procura por parques de diversões é bem maior do que quando o tempo está chuvoso. Nestas ocasiões de maior demanda, seria apropriado que o parque de diversões aumentasse os lances dos seus Links Patrocinados, a fim de conseguir atingir os usuários que estão prontos a realizar uma visita ao parque.
– Também podemos mencionar um restaurante que anuncia no Google oferecendo pratos quentes e frios. Em dias com temperaturas mais baixas, aumentam-se os lances sobre pratos quentes, ao passo que anúncios de pratos frios são pausados. Porém, em dias com temperaturas mais elevadas, o restaurante pode desejar impactar seu público-alvo aumentando os lances dos Links Patrocinados que anunciam pratos frios.
– Como já se pode imaginar, realizar este processo de forma manual, com um olho nas configurações do Google Ads e outro no tempo lá fora, é bastante complicado.
– Mas, ao anunciar no Google, o consultor de Links Patrocinados tem acesso a diversas ferramentas que podem automatizar este processo e torná-lo ainda mais relevante para as pesquisas de acordo com o clima. Trata-se do script Bid by Weather do Google Ads.
– Na configuração de uma campanha que observa a previsão do tempo, diversos elementos são levados em consideração, de forma combinada, para determinar a modificação dos lances. Assim, quando uma condição do tempo é atingida, os lances são aplicados às campanhas especificadas.
– Alguns dos dados analisados pelo Google Ads para automatizar este processo são:
– O Google Ads dá o seguinte exemplo de planilha que é lida pelo script:
– Na configuração do tempo, deve-se determinar valores que ajudarão o Google Ads a identificar se as condições foram atingidas, a saber:
– Conforme visto, esta ferramenta de script para Links Patrocinados permite que os lances sejam modificados. Além disso, também é possível pausar e ativar anúncios levando em consideração as mesmas condições climáticas. Desta forma, o anunciante pode apresentar diversas mensagens publicitárias que serão adaptadas de acordo com o tempo e a temperatura.
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