Confira os Destaques do Google Marketing Live 2019

Destaques do PRIMEIRO Dia do Google Marketing Live 2019

Confira quais foram as principais novidades do primeiro dia do Google Marketing Live 2019.

O Google Marketing Live é uma conferência anual onde novas soluções do Google são apresentadas ao mundo.

São mais de oito horas de conteúdo. Além das principais novidades do marketing digital, o evento também traz dicas de práticas recomendadas para as soluções do Google Ads. De fato, um conteúdo que afeta diretamente agências e empresas anunciantes.

Neste ano, o evento aconteceu nos dias 14 e 15 de Maio, em San Francisco.

Confira abaixo, as principais novidades apresentadas no primeiro dia do Google Marketing Live 2019.

Anúncios de Descoberta (Discover)

O Discover é um feed que aparece na página inicial do app Google e no Google.com em dispositivos móveis. Os usuários personalizam o feed para que sejam apresentados conteúdo de seu interesse, como categorias de notícias.

Os novos anúncios do Discover são perfeitamente adaptados para este cenário, aparecendo diretamente no feed. Além das configurações realizadas pelo analista de Links Patrocinados, o Google Ads usa o aprendizado de máquina para otimizar as melhores combinações dos materiais dos criativos que foram enviados.

Campanhas Locais

Uma novidade que interessará aos comerciantes com estabelecimentos físicos são as campanhas locais.

Este formato de campanha é a primeira solução do Google Ads voltada exclusivamente para direcionar tráfego para lojas nas imediações. Quando as pessoas estiverem procurando em seus celulares por produtos ou serviços nas proximidades, as lojas que anunciam nas campanhas locais poderão aparecer em destaque.

Campanhas locais anunciadas no Google Marketing Live 2019

São anúncios simples que podem aparecer na Rede de Pesquisa (Search), Rede de Display, YouTube e Google Maps.

Anúncios de Galeria

Aqui temos um empenho do Google Ads em tornar os anúncios visualmente mais atraentes.

Os Anúncios de Galeria é um formato de Link Patrocinado desenvolvido especialmente para a rede de pesquisa, no ambiente mobile.

Este formato de anúncios consiste em uma galeria deslizável, um carrossel que pode conter entre 4 e 8 imagens. Um detalhe interessante é que, para cada imagem apresentada, o analista de Links Patrocinados pode inserir uma descrição de até 70 caracteres.

Anúncios de Galeria do Google Ads

Os Anúncios de Galeria são visualmente mais atraentes, além de possibilitar maior interatividade.

Anúncios Showcase Ampliados

Os anúncios Showcase (também conhecidos como anúncios de demonstração) foram criados para serem exibidos especialmente em pesquisas em que o usuário não insere o nome de uma marca. Para estas pesquisas mais genéricas, o Google Ads exibe uma vitrine com produtos relacionados.

No Google Marketing Live 2019, foi anunciado que o inventário dos Links Patrocinados Showcase foi ampliado. Este tipo de anúncio agora pode ser veiculado também no Google Imagens, no feed do Discover e no YouTube.

Anúncios Vinculados a Aplicativos Instalados

Outra novidade apresentada no Google Marketing Live 2019 são os anúncios vinculados a aplicativos instalados.

Se tiver o aplicativo instalado em seu celular, o usuário poderá acessá-lo diretamente via Link Patrocinado. Não importa se o anúncio é exibido na rede de pesquisa, no Google Shopping ou na Rede de Display, o usuário será automaticamente redirecionado para o aplicativo, podendo realizar a compra.

Anúncios Vinculados a Aplicativos Instalados

Por exemplo, uma agência de viagens divulga uma oferta que pode ser adquirida via aplicativo. Quando um usuário que já possui o app da agência clica no anúncio, ele é direcionado para a página do aplicativo onde poderá confirmar sua compra.

Com isso, temos um processo de compra mais rápido e personalizado.

Melhores Experiências no Google Shopping

O Google Shopping está de cara nova. Os primeiros testes desta aparência renovada foram inicialmente implementados na França.

Nova aparência Google Shopping

O Google avisa que os usuários poderão realizar suas compras nos sites dos comerciantes ou diretamente no Google. Neste último caso, o próprio Google Shopping realizará a intermediação da compra.

A personalização do Shopping está incluída nas novidades anunciadas. Os consumidores podem ver recomendações de produtos de acordo com seu histórico de pesquisas, histórico de compras e listas. Por isso, é impossível reproduzir exatamente como será a cara do novo Google Shopping, afinal, cada usuário verá uma página diferente, personalizada de acordo com seus interesses.

O palestrante disse que a nova experiência do Shopping é uma fusão do que há de melhor no Google Express com o Google Shopping.

Planejador de Desempenho e Orçamento

No 1° dia do Google Marketing Live 2019 foi oficialmente lançado o Planejador de Desempenho. A ferramenta foi desenvolvida para ajudar os anunciantes a entender como criar um plano de orçamento para cada uma das campanhas, de acordo com as projeções do Google Ads.

O plano de orçamento é criado escolhendo entre duas métricas principais: cliques e conversões. A partir daí, o Google Ads ajuda a estimar quais serão os gastos para atingir as metas de marketing da empresa.

Destaques do SEGUNDO Dia do Google Marketing Live 2019

Confira abaixo, as principais novidades apresentadas no segundo dia do Google Marketing Live 2019.

No dia 15 de Maio de 2019, tivemos o segundo dia do evento Google Marketing Live. Outras novidades foram lançadas neste que está consolidado como um dos eventos mais importantes do marketing digital do planeta.

Confira abaixo algumas das novidades e dicas anunciadas no segundo dia do Google Marketing Live 2019.

Configuração de Conversão no Nível das Campanhas

Foram divulgadas novidades no âmbito dos lances inteligentes do Google Ads. Anteriormente, os analistas de Links Patrocinados criavam metas de conversão no nível das contas. Mas isso significaria que todas as campanhas estariam debaixo desta configuração.

No entanto, conforme anunciado no 2° dia do Google Marketing Live 2019, os anunciantes podem configurar suas metas de conversão no nível das campanhas. Portanto, se uma empresa possui 2 ou mais campanhas com metas e orçamentos distintos, poderá atribuir diferentes metas de conversão para cada uma delas.

Bumper Machine

Os anúncios Bumper são bastante populares no YouTube. Com seu formato curto (de 6 segundos), que não permitem que o usuário pule o anúncio, tem sido adotado por muitas marcas.

No Google Live Marketing 2019 foi anunciado uma ferramenta de apoio na criação destes anúncios: o Bumper Machine.

Bumper Machine

O Bumper Machine trabalha em cima de anúncios mais longos da empresa. Com a ajuda do aprendizado de máquina, a ferramenta é treinada para identificar os momentos mais interessantes e importantes de um vídeo mais longo. Estes momentos são aqueles em que há informações sobre o produto anunciado, rostos humanos, e movimentos relevantes.

Após selecionar e organizar estes momentos, o Bumper Machine gera diversas variações de seis segundos. Ou seja, um vídeo longo é transformado em vídeos curtos de 6 segundos. O Bumper Machine cria diversas destas variações em poucos minutos.

Ajuste de Sazonalidade nos Lances Inteligentes

Sabemos que a sazonalidade é um fator importantíssimo nos resultados obtidos com os Links Patrocinados. Por isso, os lances dados deveriam ser ajustados de acordo com estes períodos do ano.

É por isso que o Google Ads anunciou o Ajuste de Sazonalidade nos lances inteligentes (Smart Bidding).

Ajuste de Sazonalidade nos Lances Inteligentes

Portanto, se o anunciante souber que suas vendas aumentarão devido a um período sazonal, poderá programar suas campanhas para que os lances sejam ajustados durante este período.

Regras de Valor das Conversões

As conversões não são todas iguais. Diversos fatores podem fazer com que uma seja mais valiosa do que outra.

É aí que entram as Regras de Valor das Conversões, anunciadas no segundo dia do Google Live Marketing 2019.

Com elas, o anunciante poderá atribuir diferentes valores das conversões, de acordo com suas características. Assim, o valor da conversão será personalizado levando em consideração a localização, dispositivo e público-alvo.

Preocupações Com a Privacidade

O assunto “privacidade” foi trazido à atenção nos dois dias do evento. Foi destacado que o Google está usando o aprendizado de máquina para evitar comprometer a privacidade dos usuários.

Foi mencionado o crescimento do interesse das pessoas por suas atividades e configurações de privacidade nos últimos anos (algo em torno de 1000%).

Preocupação com privacidade

No entanto, foi destacado que, mesmo que os usuários bloqueiem cookies de rastreamento, ainda assim o Google Ads consegue exibir anúncios contextuais relevantes para eles.

Novo App do Google Ads

O Google está reformulando o aplicativo do Ads para que os consultores consigam acompanhar as principais métricas das campanhas de Links Patrocinados. Além disso, o aplicativo foi reformulado para permitir a criação e edição de anúncios responsivos.

Recursos do Aplicativo do Google Ads

No evento, foi destacado que está trabalhando para que o aplicativo seja capaz de apresentar recomendações de palavras-chave (incluindo as negativas). Assim, o analista de Links Patrocinados recebe um auxílio para gerenciar de forma mais eficaz as campanhas no Google Ads

Anúncios do Display & Video 360 nas Smart Tvs

Agora que o Google impera na publicidade na internet, seu desejo é crescer entre as mídias tradicionais. Por isso, alguns canais estão trabalhando com inventário de anúncios do Google Ads, ainda em fase beta. A expectativa é que, até o final do ano, os anúncios para as mídias tradicionais estejam disponíveis para todos os anunciantes.

E um inventário de anúncios em áudio também está sendo trabalhado para serem veiculados no Google Play Music, Spotify e outras plataformas de audio streaming.

Boas Práticas no Uso das Soluções Para o Marketing Digital

Além do lançamento de novas soluções, o Google Marketing Live 2019 trouxe diversas dicas e boas práticas para aqueles que trabalham com marketing digital. Muitos delas foram dedicadas a indústrias específicas como empresas de viagens e automobilísticas.

Ao passo que foram dadas dicas sobre o marketing para empresas de viagens, comunicou-se que o Google Travel está disponível em desktop. Até então, o portal de planejamento de viagens era uma ferramenta de uso exclusivo em dispositivos móveis. Mas agora, o Google Travel pode ser usado nos computadores.

O novo planejador de palavras-chave do Google Ads foi dissecado em uma palestra que mostrou como tirar pleno proveito desta ferramenta.

Também foram apresentadas dicas valiosas sobre como extrair o máximo de ferramentas como o Data Studio.

Foi destacado que, com o Google Analytics For Firebase, o anunciante pode medir e enviar dados de conversão, de forma precisa, para a interface do Google Ads. E isto de uma forma simples e rápida.