Destaques do SEGUNDO Dia do Google Marketing Live 2019

Confira abaixo, as principais novidades apresentadas no segundo dia do Google Marketing Live 2019.

 

No dia 15 de Maio de 2019, tivemos o segundo dia do evento Google Marketing Live. Outras novidades foram lançadas neste que está consolidado como um dos eventos mais importantes do marketing digital do planeta.

Confira abaixo algumas das novidades e dicas anunciadas no segundo dia do Google Marketing Live 2019.

Configuração de Conversão no Nível das Campanhas

 

Foram divulgadas novidades no âmbito dos lances inteligentes do Google Ads. Anteriormente, os analistas de Links Patrocinados criavam metas de conversão no nível das contas. Mas isso significaria que todas as campanhas estariam debaixo desta configuração.

No entanto, conforme anunciado no 2° dia do Google Marketing Live 2019, os anunciantes podem configurar suas metas de conversão no nível das campanhas. Portanto, se uma empresa possui 2 ou mais campanhas com metas e orçamentos distintos, poderá atribuir diferentes metas de conversão para cada uma delas.

Bumper Machine

 

Os anúncios Bumper são bastante populares no YouTube. Com seu formato curto (de 6 segundos), que não permitem que o usuário pule o anúncio, tem sido adotado por muitas marcas.

No Google Live Marketing 2019 foi anunciado uma ferramenta de apoio na criação destes anúncios: o Bumper Machine.

Bumper Machine

O Bumper Machine trabalha em cima de anúncios mais longos da empresa. Com a ajuda do aprendizado de máquina, a ferramenta é treinada para identificar os momentos mais interessantes e importantes de um vídeo mais longo. Estes momentos são aqueles em que há informações sobre o produto anunciado, rostos humanos, e movimentos relevantes.

Após selecionar e organizar estes momentos, o Bumper Machine gera diversas variações de seis segundos. Ou seja, um vídeo longo é transformado em vídeos curtos de 6 segundos. O Bumper Machine cria diversas destas variações em poucos minutos.

Ajuste de Sazonalidade nos Lances Inteligentes

 

Sabemos que a sazonalidade é um fator importantíssimo nos resultados obtidos com os Links Patrocinados. Por isso, os lances dados deveriam ser ajustados de acordo com estes períodos do ano.

É por isso que o Google Ads anunciou o Ajuste de Sazonalidade nos lances inteligentes (Smart Bidding).

Ajuste de Sazonalidade nos Lances Inteligentes

Portanto, se o anunciante souber que suas vendas aumentarão devido a um período sazonal, poderá programar suas campanhas para que os lances sejam ajustados durante este período.

Regras de Valor das Conversões

 

As conversões não são todas iguais. Diversos fatores podem fazer com que uma seja mais valiosa do que outra.

É aí que entram as Regras de Valor das Conversões, anunciadas no segundo dia do Google Live Marketing 2019.

Com elas, o anunciante poderá atribuir diferentes valores das conversões, de acordo com suas características. Assim, o valor da conversão será personalizado levando em consideração a localização, dispositivo e público-alvo.

Preocupações Com a Privacidade

 

O assunto “privacidade” foi trazido à atenção nos dois dias do evento. Foi destacado que o Google está usando o aprendizado de máquina para evitar comprometer a privacidade dos usuários.

Foi mencionado o crescimento do interesse das pessoas por suas atividades e configurações de privacidade nos últimos anos (algo em torno de 1000%).

Preocupação com privacidade

No entanto, foi destacado que, mesmo que os usuários bloqueiem cookies de rastreamento, ainda assim o Google Ads consegue exibir anúncios contextuais relevantes para eles.

Novo App do Google Ads

 

O Google está reformulando o aplicativo do Ads para que os consultores consigam acompanhar as principais métricas das campanhas de Links Patrocinados. Além disso, o aplicativo foi reformulado para permitir a criação e edição de anúncios responsivos.

Recursos do Aplicativo do Google Ads

No evento, foi destacado que está trabalhando para que o aplicativo seja capaz de apresentar recomendações de palavras-chave (incluindo as negativas). Assim, o analista de Links Patrocinados recebe um auxílio para gerenciar de forma mais eficaz as campanhas no Google Ads

Anúncios do Display & Video 360 nas Smart Tvs

 

Agora que o Google impera na publicidade na internet, seu desejo é crescer entre as mídias tradicionais. Por isso, alguns canais estão trabalhando com inventário de anúncios do Google Ads, ainda em fase beta. A expectativa é que, até o final do ano, os anúncios para as mídias tradicionais estejam disponíveis para todos os anunciantes.

E um inventário de anúncios em áudio também está sendo trabalhado para serem veiculados no Google Play Music, Spotify e outras plataformas de audio streaming.

Boas Práticas no Uso das Soluções Para o Marketing Digital

 

Além do lançamento de novas soluções, o Google Marketing Live 2019 trouxe diversas dicas e boas práticas para aqueles que trabalham com marketing digital. Muitos delas foram dedicadas a indústrias específicas como empresas de viagens e automobilísticas.

Ao passo que foram dadas dicas sobre o marketing para empresas de viagens, comunicou-se que o Google Travel está disponível em desktop. Até então, o portal de planejamento de viagens era uma ferramenta de uso exclusivo em dispositivos móveis. Mas agora, o Google Travel pode ser usado nos computadores.

O novo planejador de palavras-chave do Google Ads foi dissecado em uma palestra que mostrou como tirar pleno proveito desta ferramenta.

Também foram apresentadas dicas valiosas sobre como extrair o máximo de ferramentas como o Data Studio.

Foi destacado que, com o Google Analytics For Firebase, o anunciante pode medir e enviar dados de conversão, de forma precisa, para a interface do Google Ads. E isto de uma forma simples e rápida.