Brand Lift: 9 métricas para avaliar o impacto dos anúncios no YouTube

24/05/2022 by in category Ferramentas, Vídeo Marketing, YouTube with 0 and 1
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Brand Lift ajuda a avaliar como os anúncios em vídeo contribuem para a formação e lembrança de uma marca na internet.

Diferentemente do que acontece em outras mídias, a publicidade digital pode ser facilmente mensurada. E entre estas métricas está o Brand Lift.

Neste artigo, você vai entender o que é Brand Lift. Veja qual a diferença dele das métricas tradicionais que costumamos acompanhar no marketing digital.

O que é Brand Lift

Brand Lift é uma ferramenta que mede a eficácia dos anúncios em vídeo com a ajuda de uma pesquisa de opinião. Ele está disponível para anúncios in-stream e bumper ads. Esta ferramenta aproveita a velocidade e interatividade da internet para ajudar as empresas a ter um feedback em tempo real sobre seus produtos e anúncios.

Assim, em vez de olhar somente para os tradicionais cliques e impressões, as pesquisas Brand Lift permitem focar em outras métricas como lembrança do anúncio, reconhecimento e consideração da marca.

Em outras palavras, com o Brand Lift você descobre até que ponto seus anúncios em vídeo contribuem para a formação e lembrança de sua marca na internet.

Para usar o Brand Lift, você precisa entrar em contato com o representante da sua conta no Google Ads.

brand lift o que é

Como funciona o Brand Lift

O funcionamento das pesquisas Brand Lift pode ser dividido em quatro passos:

  1. Cria-se uma pesquisa usando uma lista de perguntas divididas por categorias, tais como intenção de compra ou reconhecimento da marca.
  2. A campanha é lançada.
  3. Grupos de pessoas começam a ver os anúncios em vídeo, bem como a pesquisa que os acompanha.
  4. O Google Ads recolhe estes dados e entrega os relatórios para os anunciantes.

É importante destacar que as pesquisas Brand Lift aparecem para dois grupos de pessoas:

  • Aqueles que viram seus anúncios.
  • Aqueles que estavam qualificados para ver os anúncios, mas não viram.

O objetivo disto é identificar a influência dos anúncios sobre as métricas de Brand Lift, como lembrança da marca.

Assim, você consegue definir se os anúncios estão sendo realmente eficientes.

Vantagens de usar o Brand Lift para YouTube

Se você exibe anúncios em vídeo no YouTube, confira algumas vantagens de focar nas métricas do Brand Lift:

1. Entender os sentimentos do seu público

Cliques e impressões não permitem entender como as pessoas se sentem em relação às suas campanhas de vídeo.

No entanto, as métricas do Brand Lift ajudam a entender os sentimentos do seu público em relação à sua marca, aos produtos que está anunciando e ao próprio anúncio em si.

2. Tempo real

O Brand Lift mostra o impacto das campanhas de vídeo sobre uma marca. E tudo isso é feito em tempo real.

Desta forma, você consegue avaliar o impacto da sua publicidade em tempo real, com alta precisão e sem custos adicionais.

3. Dados para otimizar campanhas

Com os relatórios do Brand Lift para YouTube, você entende o impacto das suas campanhas.

Com estes insights, fica mais fácil tomar decisões como otimizar campanhas e até mesmo remover anúncios que não trazem retorno.

9 métricas do Brand Lift que você pode acompanhar

As métricas a seguir aparecem como colunas no Google Ads:

  1. Usuários influenciados
  2. Custo por usuário influenciado
  3. Brand Lift absoluto
  4. Headroom Lift
  5. Brand Lift relativo
  6. Taxa de respostas positivas de referência
  7. Respostas da pesquisa do grupo exposto
  8. Respostas da pesquisa do grupo de referência
  9. Taxa de respostas positivas

1. Usuários influenciados

Métrica que mostra número aproximado de clientes que participaram da pesquisa Brand Lift e cuja percepção sobre sua empresa mudou graças aos anúncios em vídeo.

Ela apresenta a diferença de respostas positivas entre grupos de pessoas que foram expostos aos anúncios e aqueles que não os viram.

2. Custo por usuário influenciado

O custo médio atribuído ao cliente que passou a considerar sua marca depois de ver seus anúncios. Representa o custo total da campanha dividido pelo número de pessoas influenciadas.

Esta métrica é útil para que as empresas entendam quanto custa, em média, fazer uma pessoa mudar de ideia em relação à sua marca ou produto, aumentando a consideração ou reconhecimento.

3. Brand Lift absoluto

Mostra diferença das respostas positivas entre pessoas que viram seu anúncio e usuários que não viram.

A métrica ajuda a compreender como os anúncios no Google Ads influenciaram os sentimentos do seu público.

4. Headroom Lift

Será que seus anúncios em vídeo alcançam todo o potencial para influenciar os usuários?

Para responder esta pergunta, use a métrica Headroom Lift – ela mostra a relação entre o aumento de sentimentos positivos por sua marca em comparação com o potencial de aumento que sua marca poderia ter alcançado.

5. Brand Lift relativo

Diferença nas respostas positivas entre aqueles que viram e aqueles que não viram os anúncios. Em seguida, o Google divide este número pelas respostas positivas daqueles que não viram seus Links Patrocinados.

Desta forma, esta métrica do Brand Lift apresenta o quanto os anúncios do Google Ads impactaram as respostas positivas das pessoas em relação à sua marca.

6. Taxa de respostas positivas de referência

Esta taxa apresenta a frequência de respostas positivas daqueles que não foram expostos aos anúncios em vídeo no Google Ads.

Desta forma, a empresa consegue entender como outros fatores podem influenciar as respostas positivas do seu público.

7. Respostas da pesquisa do grupo exposto

Esta métrica de Brand Lift mostra o número de respostas entre pessoas que viram seus vídeos. Vale destacar que o número de respostas não pode ser muito baixo. Afinal, se for muito baixo, o Google não consegue os dados necessários para apresentar os valores nas colunas.

8. Respostas da pesquisa do grupo de referência

Diferente da anterior, esta métrica mostra o número de respostas da pesquisa somente entre pessoas não viram seus anúncios.

9. Taxa de respostas positivas

Diversas pessoas conseguem ver sua pesquisa de Brand Lift.

De todas elas, a taxa de respostas positivas mostra a porcentagem de pessoas que deram uma resposta positiva sobre sua empresa ou produto.

Uma forma diferente de avaliar seus anúncios em vídeo

Assim, para ter um conhecimento mais profundo sobre a mentalidade dos seus clientes e o impacto dos anúncios em vídeo sobre eles, comece a medir o Brand Lift.

Nota: o Brand Lift não está disponível para todas as contas. Portanto, para usar esta ferramenta de pesquisa, você precisa entrar em contato com o representante da sua Conta do Google.

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