– Um Grupo de Anúncios poderia ser corretamente chamado de “grupo de palavras-chave”. Isto porque o anunciante cria as diversas palavras-chave que integrarão o grupo de anúncios, disparando os Links Patrocinados relacionados.
– Além disso, outras configurações são estipuladas, que envolvem lances e segmentação geográfica. Isto nos leva a perguntar: por que o Google Ads decidiu chamar este aglomerado de configurações e palavras-chave de Grupos de Anúncios?
– O Google Ads procura olhar estes grupos do ponto de vista dos internautas.
– Quando uma pessoa realiza uma pesquisa na internet sobre um produto ou um serviço, o que ela vê são os anúncios. Nenhuma informação técnica é trazida aos seus olhos. Ela não vê as configurações de segmentação, os lances que foram dados, ou as palavras-chave associadas. Isto não acrescentaria nada à experiência de navegação dos usuários.
– Desta forma, direta ou indiretamente, por nomeá-los como Grupos de Anúncios, o Google Ads incentiva os anunciantes a visualizarem suas campanhas do ponto de vista dos seus clientes.
– De que forma isto deve orientar um consultor de Links Patrocinados na gestão de uma campanha ao anunciar no Google?
– É preciso examinar as palavras-chave que integram um Grupo de Anúncios em comparação com os Links Patrocinados associados.
– Por exemplo, observe um anúncio que integra o Grupo de Anúncios e analise as palavras-chave associadas. Qual a relação existente entre as palavras-chave e o Link Patrocinado? Podemos dizer que o anúncio está diretamente relacionado à palavra-chave que o dispara?
– Se a resposta à última pergunta for “Não”, então, isto significa que a palavra-chave está no grupo errado. Neste caso, o ideal seria movê-la para um outro grupo de anúncios onde haja uma sinergia maior com os Links Patrocinados. Caso este grupo não exista, então será necessário criá-lo.
– Uma outra possível resolução seria reescrever o anúncio levando em consideração às palavras-chave associadas.
– Este tipo de cuidado é essencial para que o profissional de marketing digital consiga enxergar todo o manancial de opções dentro de uma campanha também sob a ótica dos internautas, que é mais simples e direta. Se o consultor de Links Patrocinados não tiver cuidado, poderá mergulhar tão fundo nas preocupações técnicas que deixará de olhar para os anúncios da mesma forma como o fazem seus clientes.
– É por esta razão que o Google Ads não nomeou estes grupos como “Grupos de Palavras-chave, Lances e Segmentações”, mas tão somente como Grupo de Anúncios.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (106) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2549) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2620) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2620) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)