Retrospectiva Google Ads 2023

05/01/2024 by in category Retrospectiva with 0 and 0
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Confira em ordem cronológica as principais inovações do Google Ads durante o ano de 2023.

O ano de 2023 ofereceu uma enorme quantidade de inovações para os consultores em Links Patrocinados e para as empresas que optam por anunciar por meio do Google Ads.

Diversas atualizações e lançamentos tornaram essa ferramenta de publicidade ainda mais eficaz, especialmente em nossa realidade cada vez mais orientada pelas inteligências artificiais.

Neste artigo, vamos apresentar em ordem cronológica as principais evoluções do marketing de busca na Retrospectiva Google Ads 2023.

Janeiro

As palavras-chave negativas chegam ao nível da conta do Google Ads. Desta forma, é possível aplicar as mesmas listas de palavras-chave negativas a várias campanhas.

Fevereiro

O Google Ads introduziu uma nova meta de aquisição de novos clientes para campanhas de pesquisa. Esta funcionalidade, quando combinada com os Lances Inteligentes, permite otimizar as campanhas e alcançar os clientes mais valiosos, nos momentos certos.

Os recursos de vídeo foram aprimorados com a introdução da ferramenta de criação de vídeo na seção “Recursos” das campanhas Performance Max. Esta ferramenta, anteriormente disponível apenas na Biblioteca de Recursos, simplifica a criação de vídeos de alta qualidade.

O Google Ads anuncia os insights de desempenho orçamentário para campanhas Performance Max. O objetivo do recurso é automatizar a identificação de oportunidades para otimizar as campanhas, oferecendo detalhes sobre gastos atuais, bem como projeções.

É lançado o Hub de Privacidade do Google Ads, um site que oferece suporte na compreensão das recentes mudanças de privacidade e seu impacto na performance dos Links Patrocinados. Neste Hub também é possível ver como as ferramentas do Google podem ser integradas para alcançar metas e esclarecer dúvidas sobre soluções de privacidade.

Março

O Google Ads disponibiliza os feeds de produtos para anúncios Discovery. Também são lançados os relatórios no nível do produto, onde é possível acompanhar o desempenho dos itens do Merchant Center nos feeds de produtos relacionados aos cliques e impressões.

Restrospectiva Google Ads 2023

O Google comunica o lançamento das metas de turismo para as campanhas Performance Max. Com esta meta, é possível melhorar o alcance dos Links Patrocinados de hotéis e aumentar o número de reservas no Google.

O Google Ads comunica um novo visual da plataforma para melhorar o fluxo de trabalho. A mudança no design inclui um novo menu de navegação, a reorganização da interface, além de uma aparência renovada.

Os anúncios masthead ganham um novo lance: o custo por hora.

Maio

São lançadas as restrições de marca para a correspondência ampla. Com este recurso, é possível desfrutar do alcance e conversões da correspondência ampla, mesmo para campanhas com necessidades específicas de marca.

Restrospectiva Google Ads 2023

Os anúncios responsivos de pesquisa ganham melhorias. Com elas, é possível analisar as categorias principais de pesquisa em cada um dos seus Links Patrocinados responsivos, obtendo insights valiosos para impulsionar o desempenho.

As informações comerciais ganham novos recursos: logotipos e nomes de empresas. Estes recursos vão ajudar o público-alvo a identificar sua empresa e encontrar o que procura de modo mais rápido.

Restrospectiva Google Ads 2023

São introduzidas as metas de aquisição de novos clientes. Segundo comunicado, o Google Ads vai refinar a meta de aquisição de novos clientes para maximizar seu valor ao longo do tempo.

Ao implementar as conversões com dados do carrinho, o anunciante do Google Ads pode usar recursos que permitem detectar atributos de produto ausentes, detalhes sobre violações de políticas, além de oferecer ações recomendadas. Também é possível avaliar o lucro dos produtos, acompanhando as oscilações de acordo com mudanças nos lances e orçamento.

Agora, é possível utilizar públicos-alvo do Google Analytics 4 diretamente no Google Ads. Essa integração permite a inclusão de públicos preditivos, identificados pela IA do Google, que têm maior probabilidade de conversão.

Surge a importação de créditos parciais com base na atribuição de dados do Google Analytics 4 para o Google Ads. Trata-se de um recurso que aprimora o desempenho, permitindo lances com base no valor real atribuído a cada anúncio.

O Google Ads comunica que é possível atualizar o valor de uma conversão online até 7 dias após seu registro. Essa flexibilidade atribui valores exclusivos a cada conversão, levando em consideração fatores como o valor da vida útil e o lucro gerado.

Para otimizar os anúncios de apps, agora é possível integrar feeds de produtos em formatos do Shorts e no inventário In-feed.

Surge o Web to App Connect, uma plataforma que oferece orientações claras sobre como melhorar a interação entre a versão web e o aplicativo para os clientes. Com ele, é possível criar links diretos para que os cliques nos Links Patrocinados levem à página certa do app.

Restrospectiva Google Ads 2023

Junho

Surge a Geração de Demanda, uma poderosa ferramenta do Google Ads com tecnologia de IA. Projetada para compradores em redes sociais, ela oferece diversos formatos de Links Patrocinados, incluindo vídeos, carrosséis, retratos e imagens quadradas.

Em Julho, os modelos Primeiro clique, Linear, Desvalorização temporal e Baseado na posição são aposentados, e deixam de estar disponíveis nos modelos de atribuição.

Os recursos aprimorados da ferramenta Vendas na Loja estão disponíveis para anunciantes do Google Ads que utilizam as campanhas Performance Max com metas voltadas para lojas físicas, lances Omnichannel e para quem usa os feeds do Merchant Center com metas de lances Omnichannel.

O Google Ads comunica atualizações nas campanhas para apps, incluindo novos formatos de Links Patrocinados na Pesquisa, Google Play e YouTube. Além disso, foi adicionada uma sobreposição de instalação para facilitar o download durante os anúncios no Shorts.

Restrospectiva Google Ads 2023

Entre as novidades para as campanhas para apps do Google Ads está a disponibilidade do recurso de instalação automática para usuários que realizam o pré-registro.

O Google oferece ofertas locais em anúncios in-stream do YouTube. Isso significa que você pode exibir a disponibilidade de um produto e um preço variável, conforme a localização do cliente.

Julho

O Google Ads otimiza a IA para permitir que as campanhas Performance Max sejam alimentadas com informações mais relevante sobre sua empresa. Além disso, ferramentas de autoupgrade foram lançadas para que anunciantes atualizem as campanhas DSA e de Display para Performance Max.

Com a experiência de conversa, os anunciantes podem potencializar suas estratégias combinando sua expertise com a IA do Google Ads. Em outras palavras, isto significa utilizar linguagem natural para pedir sugestões de palavras-chave, títulos, descrições e até mesmo imagens.

O novo lineup Música da Geração Z no YouTube conecta anunciantes do Google Ads ao público desta geração (entre 18 e 24 anos). Ao adquirir esse lineup, os anunciantes posicionam suas marcas junto a mídias com músicas pertinentes para essa faixa etária.

Agosto

Google Ads lança uma nova política de publicidade: Veiculação de Anúncios Limitada. Essa política tem como objetivo reduzir a publicidade enganosa, garantindo mais segurança aos usuários.

Houve melhorias na Página de Produtos para fornecer mais insights sobre possíveis problemas, como estoque esgotado, metas de lances ou informações ausentes no feed.

Restrospectiva Google Ads 2023

O Google Ads simplificou o processo de integração dos anúncios de inventário local e introduziu um novo formato: o anúncio de unidade da loja. Esse formato de Link Patrocinado combina informações do inventário disponíveis nos feeds de produtos locais com alguns dados do Perfil da Empresa.

O Google faz comunicado de um novo produto: o Product Studio, um conjunto de ferramentas que utilizam tecnologia de IA e estão disponíveis no Merchant Center Next e no app Google & YouTube na Shopify.

O Google Ads comunicou que as Anotações de Frete e Ofertas em seus anúncios do Shopping e listagens gratuitas passam a receber maior destaque. Este tipo de Link Patrocinado pode ser direcionado para compradores com base nos CEPs, estados ou categorias de produtos.

Para os anunciantes que ainda não adotaram as campanhas Performance Max, foi lançada a ferramenta Experimentos. Ela permite configurar facilmente um teste A/B entre as campanhas padrão do Shopping e as Performance Max.

Setembro

Em Setembro, foram lançadas as Campanhas para Visualizações de Vídeo (VVCs). Esta nova solução maximiza as visualizações, além de direcionar os melhores anúncios para aqueles mais propensos a se envolverem com sua marca.

Restrospectiva Google Ads 2023

Os Recursos Automáticos do Google Ads ficam disponíveis em português. Essa configuração inteligente personaliza títulos e descrições com base no contexto, utilizando informações da página de destino e dos Links Patrocinados atuais.

Restrospectiva Google Ads 2023

Em Setembro, as campanhas de anúncios de veículos foram automaticamente migradas para Performance Max. Isto significa exibir Links Patrocinados deste segmento no YouTube, Rede de Display, Gmail e Discover.

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Outubro

As campanhas Performance Max ganha um novo aliado: os Temas de Pesquisa. Essa versão Beta oferece uma maneira simples de aprimorar suas estratégias, permitindo que suas campanhas alcancem melhores posições.

Restrospectiva Google Ads 2023

Surge o Spotlight Moments, uma ferramenta de anúncios do YouTube que usa tecnologia de IA. Com ele, é possível veicular pacotes de Links Patrocinados durante momentos culturais em vídeos relevantes.

É lançado o Gerenciador de Dados do Google Ads, uma nova ferramenta para acessar todos os dados primários de diferentes fontes, de forma centralizada.

Novembro

O Google Ads não oferece mais suporte ao Store Sales Direct (SSD). Assim, as solicitações de upload de SSD para a API Google Ads deixam de ser suportadas.

Google divulga o Holiday 100, uma lista anual de 100 ideias de presentes com base nas tendências de pesquisa ao longo do ano.

É lançado o Google Ads Editor 2.5 com 16 novos recursos. As novidades foram desenvolvidas para simplificar a edição, dar mais controle aos anunciantes e melhorar o desempenho das campanhas de Links Patrocinados.

Dezembro

Para expandir o alcance e criar mais oportunidades de conexão com seu público no YouTube, os anúncios em vídeo In-feed e os Shorts podem agora ser integrados às campanhas de alcance de vídeo.

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