Passo a passo para criar uma campanha de DISCOVERY no Google Ads

Neste guia, vamos apresentar o passo a passo para você configurar anúncios Discovery. Para começar, acesse sua conta no Google Ads.

Na página Visão Geral, clique em +Nova Campanha.

Logo abaixo o Google Ads quer saber qual sua meta ao anunciar na internet. Vale lembrar que os anúncios de Discovery estão disponíveis somente para as seguintes metas: 

  • Vendas
  • Leads
  • Tráfego do site
  • Campanha sem meta

Depois de selecionar a meta, precisamos indicar o tipo de campanha. Neste caso, vamos selecionar Discovery.

Depois disso, clique em Continuar.

1ª etapa: configuração da campanha

Na próxima etapa, vamos indicar algumas configurações básicas de campanha.

A primeira informação que vamos inserir aqui é o nome da campanha.

Em seguida, há a configuração de Locais para selecionar as regiões geográficas onde os anúncios Discovery devem aparecer. Selecione os países, estados ou cidades atendidos por sua empresa. Você também pode segmentar sua campanha por raio. Ou seja, alcançar pessoas que estão há tantos quilômetros do seu estabelecimento cujo endereço deve estar integrado ao Google Meu Negócio.

Em seguida, configure o idioma do público que vai visualizar os anúncios. 

Configuração de orçamento e lances

Nas opções de Lances, você precisa escolher o objetivo ou métrica que quer focar. Se escolher a métrica Conversões, lembre-se que é necessário que o acompanhamento de conversões esteja configurado. Aprenda a criar e configurar a tag de conversão.

No exemplo abaixo, note que o Google Ads indica que usará a estratégia de lances Maximizar conversões. Esta estratégia define os lances automaticamente para conseguir o maior número possível de conversões dentro do orçamento. Se desejar, você pode marcar a opção Definir um custo por ação desejado para utilizar a estratégia CPA Desejado. As duas estratégias funcionam melhor quando você já possui um histórico de diversas conversões.

Em Orçamento você escolhe um valor diário que está disposto a gastar com sua campanha. 

Clique em Configurações adicionais para expandir o menu de opções. 

Em Programação de anúncios indique os dias e horários que você prefere que os anúncios Discovery sejam veiculados.

Em Datas de início e término você precisa selecionar uma data para os anúncios de Discovery começarem a aparecer. Se desejar, você também pode selecionar uma data para encerrar a campanha.

Em Opções de URL da campanha você tem um espaço para inserir um modelo de acompanhamento que é a URL para onde o clique vai redirecionar. Ali você insere parâmetros para personalizar a URL final, o que permite acompanhar mais informações sobre os cliques.

Em Conversões você pode selecionar quais ações realizadas pelo seu público devem ser informadas na coluna “Conversões” dos relatórios de campanha.

2ª etapa: configuração do grupo de anúncios

Comece esta etapa dando um nome para o grupo de anúncios.

A seguir, vamos configurar dados de segmentação, ou seja, quem você quer alcançar e onde quer exibir seus anúncios.

Primeiramente, vamos segmentar os Públicos-alvo, ou seja, quem vai ver seus anúncios. Basta digitar um interesse ou hábito do seu público para ver as sugestões. Além disso, o Google tem algumas ideias de públicos-alvo já prontas.

Em Informações demográficas você segmenta o público de acordo com gênero, idade, status parental e renda familiar.

3ª etapa: configuração dos anúncios de Discovery

A etapa a seguir envolve a criação dos anúncios. Ao clicar em + Novo anúncio você tem duas opções:

  • Anúncio Discovery
  • Anúncio Discovery de carrossel

Anúncios Discovery

Ao escolher Anúncios Discovery, você verá esta tela de criação:

Ao passo que inserir os dados do seu anúncio, acompanhe na janela da direita como seu anúncio vai ficar nas propriedades YouTube, Gmail e Discover. 

Insira uma URL Final. Este é o endereço para onde os usuários serão direcionados após clicar no anúncio.

Anúncios Discovery são visuais. Por isso, o Google Ads solicita que você envie pelo menos uma imagem no formato paisagem ou quadrado, outra em formato retrato e um logotipo. 

Importante lembrar que você pode enviar até 15 imagens de qualidade para cada criativo. Mas, para alcançar o potencial máximo, envie imagens quadradas e em formato paisagem. Embora seja exibida somente uma imagem única, o Google seleciona aquelas que resultam em melhor desempenho.

Em seguida, insira até 5 títulos com no máximo 40 caracteres.

Você também pode criar até 5 linhas de descrição com no máximo 90 caracteres.

Insira o nome da empresa que, em alguns layouts, pode aparecer no texto do anúncio.

Finalmente, defina o texto de call-to-action como “comprar agora”, “visitar site” ou outra. Se escolher a opção “automatizado”, a inteligência artificial do Google seleciona a melhor CTA para você.

Feito isso, clique em Adicionar ao Grupo de Anúncios.

Em seguida, você pode criar um novo anúncio ou clicar em Criar Campanha.

Anúncios Discovery de carrossel

As opções para criar os anúncios Discovery de carrossel são basicamente as mesmas dos anúncios Discovery.

As únicas diferenças são as seguintes:

  • Como se trata de um carrossel, este formato trabalha cards de imagens. As imagens são exibidas para o público-alvo na ordem criada.
  • Apenas imagens com proporção de 1,91: 1 e quadradas são permitidas. Portanto, se alguma imagem estiver fora do padrão, você não conseguirá salvar os anúncios.
  • O nome da empresa é obrigatório.

Feito isso, sua primeira campanha de anúncios Discovery acaba de ser configurada!