Por que se preocupar com o comportamento dos usuários em diferentes dispositivos? A resposta a esta pergunta é que vivemos na era da multitela.
Ou seja, antes de converter, um usuário talvez utilize diversos dispositivos. Uma pesquisa no tablet, a análise de uma revisão no celular e, por fim, a compra no computador.
É claro que muitas vezes acontece do usuário entrar no funil em um dispositivo e continuar utilizando este dispositivo até a conversão.
É por isso que você precisa de um relatório que o ajude a ter esta visão mais analítica e compreender a jornada do cliente.
E quanto a isso, você pode ficar tranquilo. O Google Analytics oferece relatórios preparados para este comportamento.
Este guia se propõe a isso. Ele mostra a importância dos relatórios entre dispositivos e como você pode começar a utilizar esta ferramenta.
Sim, usamos no plural: relatórios entre dispositivos. Você verá que o Analytics oferece 4 relatórios para analisar o fluxo dos usuários entre diferentes telas.
São eles:
Antes de analisarmos cada um destes relatórios, convém destacar que eles ficam disponíveis depois que você ativar os Indicadores do Google.
Caso os indicadores não estiverem ativados, você será informado disso assim que clicar em um dos relatórios.
A ativação acontece ali mesmo, no Analytics, com poucos cliques.
Além disso, tenha em mente que os relatórios entre dispositivos não são retroativos. Portanto, se você ativar os indicadores do Google hoje, os relatórios entre dispositivos passarão a apresentar dados de hoje em diante.
Portanto, vamos analisar estes relatórios. Acesse o Analytics e clique em Público-alvo > Todos os Dispositivos.
Aqui você consegue identificar o dispositivo ou combinação de dispositivos utilizados pelos usuários ao navegar no seu site.
Procurando facilitar a compreensão, os dados são apresentados em um diagrama.
Você pode se aprofundar nos dados apresentados configurando diferentes segmentos. Assim, terá uma visão mais detalhada sobre o comportamento do seu público.
Note na imagem acima que, com a ajuda do relatório de sobreposição de dispositivos, você pode comparar receita e taxas de transação.
Analisando os dados ali, note que a maioria do tráfego e da receita deste site vem de computadores.
Mas há um dado interessante ali: embora o tráfego de Desktop + Mobile seja menor do que de tablets, a receita gerada pelo primeiro é maior.
Como você pode usar esta informação? No exemplo citado, vimos que o mobile tem papel fundamental nos lucros da empresa. Portanto, vale a pena investir em design e campanhas publicitárias focadas em usuários de dispositivos móveis.
Aqui é apresentado a ordem de dispositivos utilizados no caminho traçado pelos usuários no funil.
Os blocos apresentados estão na sequência certa. Por exemplo, o bloco Mobile > Desktop são os usuários que interagiram com seu site inicialmente em um dispositivo móvel e depois em um computador.
Aqui você descobre quais são os canais de marketing que impactaram os visitantes do seu site.
Para isso, ele disponibiliza diversas dimensões. Além do Agrupamento padrão de canais, há também as seguintes dimensões:
Dispositivo de aquisição é o nome que se dá para o dispositivo utilizado pelo usuário no primeiro contato que ele teve com seu site.
O objetivo deste relatório é descobrir se seu cliente converteu no dispositivo de origem (ou seja, no dispositivo de aquisição) ou em outro dispositivo.
Note que este relatório apresenta duas colunas: Receita do dispositivo de origem e Receita de outros dispositivos.
Assim, digamos que você cria uma campanha publicitária focada principalmente em celulares. No entanto, se os usuários não converterem de imediato, mas retornarem posteriormente para concluir a conversão nos computadores, você descobrirá isso analisando estas colunas deste relatório.
Seus clientes provavelmente estão migrando entre uma tela e outra quando acessam seu site. E dependendo da tela utilizada, isto faz toda a diferença no número de conversões.
Por isso, vale a pena analisar estes relatórios para entender o comportamento do seu público-alvo e obter informações sobre quais dispositivos seus clientes usam em cada estágio do funil de compras.
Depois, basta utilizar este conhecimento para otimizar suas estratégias de comunicação digital.
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