– O comportamento dos consumidores em suas pesquisas e compras online mudam constantemente. A introdução de novas tecnologias impactam a maneira como as pessoas demonstram o interesse por uma marca, produtos e serviços.
– Em 2011, o Google introduziu o termo ZMOT (Momento Zero da Verdade, em inglês). Tratava-se de um momento de tomada de decisão do consumidor, disparado pela pesquisa digital no início da jornada. Se compreendido pelos profissionais de marketing, o ZMOT poderia ajudar as empresas a aproveitar melhor a demanda existente no mercado online.
– Detalhes sobre este princípio do web marketing foram compartilhados pelo Google no e-book Conquistando o Momento Zero da Verdade. Ali, já se dizia:
“Quando os consumidores ficam sabendo de um produto hoje, sua primeira reação é ‘Vou pesquisar na Internet’.
E assim eles embarcam em uma jornada de descobertas: sobre um produto, um serviço, um problema, uma oportunidade.
Hoje você não está atrás de seus concorrentes. Você não está atrás da tecnologia. Você está atrás do seu consumidor.”
– Tratava-se de estratégias que ajudavam as empresas a serem encontradas naquele importante momento da tomada de decisão, oferecendo aos consumidores ricas experiências. O ZMOT pregava exatamente isso: ser encontrado pelo usuário em suas pesquisas. Com o tempo, passou a ser classificado em outras categorias, como o Primeiro Momento da Verdade (FMOT) e o Segundo Momento da Verdade (SMOT). Nestas categorias adicionais, eram contempladas o impacto da presença da empresa (como por meio de textos e imagens publicitárias nos Links Patrocinados) e a posterior experiência do consumidor com o produto ou serviço.
– Com o ZMOT, a jornada do consumidor era compreendida em diversas etapas, o que ajudou muitos profissionais de web marketing, incluindo consultores do Google Ads, a desenvolver estratégias mais eficazes para a publicidade online dos Links Patrocinados.
– No entanto, com o crescimento dos dispositivos móveis, a jornada do consumidor se tornou extremamente fragmentada. Assim, esta viagem comportamental precisou ser redesenhada naquilo que conhecemos como os micro-momentos.
– As intenções dos usuários no funil de conversão estão hoje fragmentadas. Dependendo do momento do dia, as necessidades são variadas. O usuário pode desejar fazer algo, aprender alguma coisa, assistir ou comprar algo. São diversas intenções que, se forem compreendidas e atendidas, ajudarão uma empresa a firmar sua presença não apenas na web, mas também na mente e no coração dos consumidores.
– Portanto, os micro-momentos pregam que não se deve bombardear consumidores com conteúdo, sem qualquer estratégia. É preciso compreender qual a intenção dele naquele momento, e oferecer uma solução imediata. Somente assim será possível criar uma publicidade eficaz, que seja capaz de capturar a atenção do consumidor.
– O Google Ads permite criar campanhas publicitárias personalizadas de acordo com a intenção de busca dos usuários. Por exemplo, por meio dos termos de pesquisa utilizados por seu público-alvo, é possível exibir anúncios personalizados, oferecendo a eles a solução que procuram. Além disso, as campanhas de Links Patrocinados podem ser configuradas para exibição relevante e estratégica em diversos websites, além de diversos formatos. Muitas empresas, apenas para exemplificar, tem criado publicidade em vídeo para atender a busca por aprendizado e entretenimento por parte do seu público-alvo. Estas campanhas podem ser veiculadas no YouTube.
– São, de fato, inúmeros momentos no dia a dia de um usuário, o que levou a publicidade a redesenhar o ZMOT para os micro-momentos. E não há dúvida de que cada um destes momentos deve ser compreendido e aproveitado pelas empresas ao divulgar seus negócios na internet.
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