– Nos meses finais de 2016, o Google havia comunicado sua intenção de habitar um índice exclusivo para dispositivos móveis. Segundo os planos iniciais, a intenção era habilitar este índice em 2017.
– No entanto, no evento de marketing digital SMX Advanced, o Google destacou que seu primeiro índice mobile precisará aguardar mais tempo para vir à luz.
– No evento, Gary Illyes, do Google, disse que ainda não é possível dar uma resposta precisa quanto à data de lançamento deste índice primariamente mobile. Apesar das expectativas iniciais quanto ao ano de 2017, segundo ele, os profissionais de web marketing precisarão esperar 2018… ou até mais.
– Uma das possíveis razões para este adiamento é uma preocupação destacada por Gary Illyes: o Google quer lançar seu primeiro índice mobile de uma forma que não venha a prejudicar os sites não otimizados para dispositivos móveis.
– Por esta razão, o Google está realizando muitas pesquisas junto aos webmasters, se comunicando com profissionais da área. A intenção é que este futuro lançamento não venha a causar surpresas desagradáveis.
– Além disso, a quantidade de links para indexar no ambiente mobile, atualmente, é bem menor. E isto também faz parte dos desafios enfrentados pelo Google na criação deste índice.
– Não podemos confundir as duas coisas. O termo deste índice mobile, em inglês, é esclarecedor: “mobile-first”. Isto significa que o índice para computadores continuará ativo, porém, assumindo um papel secundário. Devido à importância do “mobile-first”, o índice para dispositivos móveis será atualizado com maior frequência.
– No entanto, vemos dia após dia um movimento de transferência de atenção de desktops para mobile. Isto aponta para a necessidade das empresas, incluindo aquelas que anunciam nos Links Patrocinados do Google Ads, se adaptarem a esta nova realidade.
– A criação de um índice mobile é mais um forte indicativo nesta direção. Além do fato deste se tornar o índice primário das consultas.
– Com o adiamento do lançamento do índice mobile, as empresas e webmasters ganham um prazo maior para se adaptarem.
Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner