Black Friday: Passo a passo para aumentar suas vendas com o Google Ads

01/10/2021 by in category Anuncia via agência não Google Partner, Datas Comerciais, Otimização with 0 and 3
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Quer vender mais na Black Friday? Conheça o cronograma completo de uma agência Google Partner para anunciar sua empresa na Black Friday.

A Black Friday é um dos períodos sazonais mais lucrativos do comércio eletrônico e offline. Nesta época, as vendas no e-commerce costumam dar grandes saltos – em alguns casos, o varejo alcança vendas recordes.

Na maioria dos casos, as buscas dos clientes por promoções da Black Friday começam no Google. Por isso, os espaços publicitários do Google Ads são bastante concorridos. Assim, não é nada fácil exibir sua empresa em destaque durante este período.

Quais as vantagens de uma agência Google Partner gerenciar seus anúncios na Black Friday?

Uma agência Google Partner possui experiência e conhecimento avançado em gerenciar campanhas Google Ads. O selo de certificação do Google atesta isso.

Além disso, elas contam com estratégias de boas práticas aprovadas pelo próprio Google Ads.

De fato, estas estratégias oferecem um enorme diferencial para sua empresa ficar à frente dos demais varejistas, durante os concorridos dias da Black Friday.

Quer conhecer o cronograma passo a passo para anunciar sua empresa na Black Friday?

Confira abaixo as ações pontuais destas boas práticas. Elas são realizadas em dias específicos nas semanas que antecedem a Black Friday, a partir do mês de Outubro.

anunciar na black friday

Passo a passo para anunciar sua empresa na Black Friday

Outubro

Primeira Semana

1ª. Ação – Rede de Pesquisa / Google Search (Revise as configurações básicas da campanha):

  • Verifique se as campanhas para a Black Friday não limitadas por orçamento (coluna “Status”) estão com entrega de orçamento Acelerada. Utilize a aba de ”Configurações” para isso.
  • Adicione anúncio responsivos de pesquisa em todos os seus grupos de anúncios (use a aba Anúncios).
  • Adicione listas de Remarketing (RLSA) em todos os grupos de anúncio, com ajustes de lances (utilize aba “Públicos-alvo”).

2ª. Ação – Google Shopping (Revise seu Feed de Dados no Google Merchant Center e evite produtos reprovados):

  • Acesse sua conta de Google Merchant Center e navegue até a aba “Diagnóstico” para corrigir os erros em seu feed de dados.
  • Garanta que os seus produtos sigam as especificações mínimas.

3ª. Ação – Rede de Display (Revise seu Feed de Dados no Google Merchant Center e tags de conversão dentro do seu site):

  • Na interface do Google Ads, verifique alertas de sua conta. Verifique se está tudo certo com as tags de Remarketing e feed de dados para garantir a melhor performance.
  • Utilize o Google Tag Assistant para verificar os parâmetros disparados pelas tags presentes no seu site. Por exemplo, na sua página de produtos deve ser acionado o parâmetro referente ao ID do produto visitado.

4ª. Ação – Rede de Display (Verificar os parâmetros importantes que devem disparar no site anunciado):

  • ecomm_prodid: identifica o produto.
  • ecomm_pagetype: cria listas de Remarketing por etapa de navegação (home, resultados de busca, categoria, produto, carrinho, compradores).
  • ecomm_category: identifica a página de categoria que o usuário navega. O ideal é que IDs dos principais produtos sejam disparados aqui.
  • ecomm_totalvalue: segmenta as listas por ticket médio.

5ª. Ação – YouTube (Crie um canal no YouTube e certifique-se que a tag de Remarketing esteja instalada em seu Masthead):

  • Se for veicular um Masthead, converse com seu gerente de contas Google Ads para garantir que a tag de Remarketing seja adicionada à peça.

Segunda Semana

1ª. Ação – Rede de Pesquisa / Google Search

  • Adicione novas palavras-chave e estruture suas campanhas de Links Patrocinados para garantir melhor performance ao anunciar na Black Friday.
  • Verifique se as campanhas não limitadas por orçamento (coluna “Status”) estão com entrega de orçamento Acelerada. Utilize a aba “Configurações” para isso.
  • Adicione anúncio responsivos de pesquisa em todos os seus grupos de anúncios (use a aba Anúncios).
  • Adicione listas de Remarketing (RLSA) em todos os seus grupos de anúncio, com ajustes de lances (utilize a aba “Públicos-alvo”).

2ª. Ação – Rede de Display (Crie uma campanha na Rede de Display focada em segmentação de performance).

Inicialmente, você pode criar as segmentações abaixo em uma única campanha da Rede de Display, sendo cada uma delas um grupo de anúncio:

  • Palavras-chave: segmentação contextual voltada para performance. Utilize suas top 50 palavras-chave de pesquisa em volume de conversão ou melhor CPA/ROI.
  • Públicos-alvo semelhantes: expansão para buscar novos clientes com perfil semelhante aos que já visitaram seu site. Utilize as listas similares às listas de final de funil (carrinho e compradores).

3ª. Ação – Rede de Display (continuando criação de campanhas focadas na segmentação de performance):

  • Públicos-alvo de afinidade: nova audiência baseada em insights de palavras-chave e sites específicos que você mesmo pode definir. Crie uma lista de audiência com sites e termos do momento relacionados ao seu produto. Por exemplo: inclua os termos “black friday” e “promoções” nessa lista.
  • Interesses (público-alvo no mercado): comportamento do usuário com maior intenção de compra. Busque incluir pelo menos 10 subcategorias dessa segmentação, diferenciando cada uma delas por lances nos grupos de anúncios de acordo com a performance.
  • Formatos de anúncio: utilize o formato responsivo para a Rede de Display, com a imagem do produto e seu logotipo. Você alcança todo o inventário da Rede de Display de uma forma simples e eficaz, e com menor custo para criação. A entrega do template respeita o melhor layout de acordo com o site onde os anúncios aparecem. Não esqueça de pensar no texto, porque anúncios de texto conseguem até 18% mais impressões dos anúncios.

4ª. Ação – YouTube (Planejamento de criativos é a chave para se dar bem na Black Friday):

  • Inicie o planejamento criativo dos vídeos que divulgarão seus produtos e serviços antes e durante a Black Friday. Utilize vídeos de 5 a 30 segundos para impactar seu público-alvo com formatos Bumper Ads e TrueView, para aliar frequência e alcance.
  • Comece a gerar uma base de e-mails de seus clientes (CRM) para utilizar o recurso de Customer Match e impactar os usuários mais importantes para você durante a Black Friday.

Terceira Semana

1ª. Ação – Rede de Pesquisa / Google Search (Estruture sua campanha de anúncios dinâmicos de pesquisa (DSA) e faça backup de sua conta):

  • Garanta que sua campanha DSA possua todas as categorias sugeridas pela ferramenta, para garantir cobertura de 100% do site ao anunciar a Black Friday no Google. Além disso, crie um grupo/campanha com segmentação para todo o site, com o menor CPC possível.
  • Exporte um backup de sua conta para voltar as configurações de sua conta ao normal quando a sazonalidade terminar. Para isso, utilizando o Google Ads Editor, vá em “Conta > Exportar > Conta Inteira > AEA”.

2ª. Ação – Google Shopping (Defina as prioridades e o foco de suas campanhas do Shopping):

  • Cheque as prioridades das campanhas na aba “Configurações”. Garanta que as campanhas com foco na Black Friday estejam com prioridade mais alta do que o restante.
  • Garanta que todos os seus produtos estejam rodando em campanhas no Google Ads, checando segmentações, filtros e exclusões. Tenha uma campanha “Todos os Produtos” com prioridade baixa e sem filtro para garantir 100% de cobertura mesmo que os orçamentos das outras campanhas se esgotem.

3ª. Ação – Rede de Display (Revise sua estrutura de Remarketing Dinâmico para garantir bons resultados):

  • Crie ou edite sua campanha considerando grupos de anúncios divididos por etapas no funil de conversão (Home > Categoria > Produto > Carrinho > Compradores).
  • Mantenha suas listas para Remarketing Dinâmico com 30 dias para que a ferramenta tenha mais dados dos clientes e entenda seu comportamento para sugerir melhores ofertas.

4ª. Ação – YouTube (Planeje quais segmentações deseja usar):

  • O Planejador da Rede de Display pode ajudar. Para garantir maior alcance para sua publicidade na Black Friday, tenha sempre uma segmentação aberta (apenas demográfico, por exemplo) com o menor CPV/CPM possível.
  • Mantenha um tipo de segmentação por grupos de anúncio. Por exemplo, um grupo para Tópicos e outro para Afinidades.

5ª. Ação – App (Crie uma Campanha Para Apps):

  • Deixe que o Google Ads crie anúncios para o seu aplicativo em diversos formatos gerados automaticamente para aparecer na Rede de Pesquisa, Rede de Display e YouTube.
  • Os anúncios para Black Friday são gerados com base no texto do criativo e nos detalhes do seu aplicativo no Google Play Store (por exemplo, seu ícone e suas imagens). Esses anúncios podem ser exibidos em todas as redes disponíveis.
  • Adicione um link opcional para um vídeo do YouTube para que seus anúncios apareçam no YouTube também.

Quarta Semana

1ª. Ação – Rede de Pesquisa / Google Search (Utilize os públicos-alvo em todos os grupos de anúncios):

  • Adicione listas de Customer Match dos compradores do ano passado em seus grupos de anúncios. Inclua um ajuste de lance de 50%.
  • Adicione listas de Remarketing para pesquisa e suas similares em 100% dos grupos de anúncios. Dê lances mais altos para listas que façam parte do final de funil.

2ª. Ação – Rede de Display (Complemente suas campanhas de Remarketing Dinâmico):

  • Para complementar sua estratégia de Remarketing Dinâmico, crie uma campanha de Remarketing Estático com listas baseadas no comportamento do cliente com ofertas específicas. Novamente, cada lista deve ser um grupo de anúncio específico.

3ª. Ação – YouTube (Beneficie-se do Google Analytics para criar listas de Remarketing qualificadas):

  • Se você possui Google Analytics, crie listas de Remarketing baseada em clientes que visitaram seu site a partir do YouTube. Dessa forma é possível aproveitar estas listas também na Rede de Pesquisa. No entanto, para conseguir isso, é importante que seu canal esteja associado ao Google Ads.

Novembro

Primeira Semana

1ª. Ação – Rede de Pesquisa / Google Search (Prepare suas campanhas sazonais):

  • Crie uma campanha genérica com termos relacionados à Black Friday ou insira essas palavras em suas campanhas atuais. É importante adicionar termos genéricos e também termos associados às principais categorias do seu site. Por exemplo: “black friday tv”, “celular na black friday”, “xbox black friday”, e assim por diante.

2ª. Ação – Google Shopping (Faça uso dos públicos-alvo em suas campanhas do Shopping):

  • Adicione listas de Remarketing e de Públicos-alvo Semelhantes em todos os grupos de suas campanhas no Google Shopping. É importante que os ajustes de lance sejam mais agressivos para os grupos dos produtos mais importantes do seu e-commerce e para as listas de final de funil.

3ª. Ação – Campanhas de Discovery (Crie campanhas sazonais de Gmail Ads):

  • Criando uma campanha de Discovery, você consegue exibir seus anúncios no Gmail. Além disso, os anúncios criados nesta campanha também podem aparecer no YouTube e no Google Discover.

4ª. Ação – Rede de Display:

  • Explore sua base de clientes através da lista de CRM: crie um grupo de anúncios com a base de compradores das principais ações do ano (aniversários, promoções e outras datas comemorativas) e explore também quem comprou na Black Friday no ano passado.
  • Inclua a segmentação de Interesses seguindo a mesma recomendação feita para GDN.

5ª. Ação – YouTube (Beneficie-se do poder do segmento de afinidade):

  • Crie uma lista de afinidade com termos relacionados à Black Friday.
  • Utilize o Segmento de Afinidade no YouTube.

Segunda Semana

1ª. Ação – Rede de Pesquisa / Google Search (Beneficie-se dos usuários cadastrados em sua landing page de Black Friday):

  • Se você possui uma página de destino (landing page) promocional para a Black Friday, crie uma lista de Customer Match para os usuários que se cadastrarem. Assim, será possível impactá-los novamente no grande dia.

2ª. Ação – Google Shopping (Utilize Rótulos Personalizados em suas campanhas do Google Shopping para “destacar” produtos importantes):

  • Os Rótulos Personalizados podem ser adicionados em seu feed de dados para destacar características específicas de seus produtos como, por exemplo: “margem alta”, “margem baixa”, “produto black friday”, e assim por diante.
  • É possível usar os Rótulos Personalizados como mais uma forma de segmentar as campanhas do Google Shopping.

3ª. Ação – Rede de Display (Planeje seus criativos de maneira estratégica):

  • É de extrema importância que as peças tenham muita relevância nesse período. Portanto, procure criar chamadas para ação (CTA) variadas.
  • No caso de Remarketing Estático, diferencie essas peças do material utilizado na Rede de Display, tornando a mensagem ainda mais evidente para o cliente.

Terceira Semana

1ª. Ação – Rede de Pesquisa / Google Search (Defina seus ajustes de lance para dispositivos):

  • Utilize a fórmula para encontrar lances de mobile: (Taxa de Conversão de Mobile / Taxa de Conversão ComputadorTablet) – 1.
  • Utilize a fórmula para encontrar lances de Tablet: (Taxa de Conversão de Tablet / Taxa de Conversão ComputadorMobile) – 1.

2ª. Ação – Google Shopping (Planeje suas mudanças em seu feed de dados do Google Merchant Center com antecedência):

  • Atente-se ao tempo de propagação de alterações dos atributos e antecipe-se na hora de fazer alterações no feed. Para produtos existentes no feed:
    • Preço e disponibilidade: até 1 hora.
    • Alteração de título e descrição: até 8 horas.
    • URL de imagem: até 48 horas.
    • Rótulos Personalizados: até 48 horas.

3ª. Ação – Rede de Display (Com base nos últimos resultados, direcione seus investimentos para as segmentações que apresentaram melhor performance):

  • Rede de Display: concentre os lances maiores nos grupos que trouxeram melhor CPA/ROI e atente-se às categorias de segmentação. Ajuste seu lance dentro da própria segmentação (por exemplo, uma subcategoria de Interesse pode ter melhor desempenho do que outra e o ideal é ter lances diferentes entre elas).
  • Remarketing Dinâmico: de preferência, mantenha a estrutura, mas procure alterar os lances focando nas etapas mais baixas do funil de conversão. Considere a criação de listas com ticket médio em uma nova campanha, caso tenha atingido um bom volume em listas como Carrinho e Compradores.

4ª. Ação – YouTube (TrueView Para Shopping pode ser uma boa solução para anunciar na Black Friday):

  • Campanhas publicitárias de TrueView Para Shopping precisam estar na conta no mínimo 72 horas antes do lançamento de sua campanha para garantir a aprovação dos produtos. Algumas campanhas com temas sensíveis às políticas do Google (por exemplo, bebidas alcoólicas) podem demorar mais tempo para serem aprovadas.

5ª. Ação – App (Crie campanhas de App Engajamento e faça promoções exclusivas para o seu aplicativo):

  • Traga usuários de volta ao seu aplicativo criando campanhas para apps focadas no engajamento. Com estes anúncios você direciona o público para páginas de destino segmentadas.
  • Crie uma promoção exclusiva para os usuários do seu app. Desconto extra e outras formas de pagamento são ótimas opções para atrair clientes.

Quarta Semana

1ª. Ação – Rede de Pesquisa / Google Search (Pause as estratégias de lances automáticos para garantir flexibilidade nos lances):

  • O volume de impressões e cliques na Black Friday são muito maiores do que em dias normais. Por isso, talvez seja necessário pausar as estratégias automáticas de ajuste de lances e substituí-las por lances manuais.
  • Utilizando o Google Ads Editor agregue a coluna “Estratégia de Lance” e substitua as estratégias automáticas por lances manuais. Depois disso, selecione a opção CPC otimizado para garantir lances mais competitivos.

2ª. Ação – Google Shopping

  • Crie uma campanha segmentando os principais IDs de Produto com prioridade alta e lances mais agressivos.
  • Aumente os lances de dispositivos móveis para garantir cobertura ao anunciar na Black Friday.

3ª. Ação – Rede de Display (Otimize suas campanhas e criativos):

  • Com a proximidade da Black Friday, otimize suas campanhas da Rede de Display com os termos mais buscados. Estes mesmos termos podem ser ajustados nos segmentos personalizados.
  • Em relação aos formatos, veicule todas as peças de imagem e também de texto. Utilize os formatos de anúncios gráficos responsivos, pois isso permite que você realize menos esforço na criação, além de permitir alcançar um inventário maior com apenas um criativo.

4ª. Ação – YouTube (Utilize o TrueView Video Discovery para maior alcance):

  • Com o TrueView Video Discovery você aparece nos resultados de pesquisa dentro do YouTube. Para esse formato também é válida a recomendação de manter um tipo de segmentação por grupo de anúncios.

5ª. Ação – App (Crie campanhas de App Engajamento e faça promoções exclusivas para o seu app):

  • Traga usuários de volta ao seu app criando campanhas de engajamento.
  • Crie uma promoção exclusiva para os usuários do seu aplicativo. Desconto extra e outras formas de pagamento são ótimas opções para atrair usuários.

Véspera da Black Friday

1ª. Ação – Rede de Pesquisa / Google Search (Ajustes os orçamentos para não perder vendas):

  • A Black Friday neste ano será maior. Esteja preparado para garantir cobertura e vendas.
  • Verifique qual foi o consumo de orçamento na véspera da Black Friday do ano passado e defina o orçamento para esse ano, considerando um aumento de 30%.

2ª. Ação – Shopping (Ajuste seu orçamento no Google Shopping para garantir cobertura):

  • As campanhas do Google Shopping vão trazer a maior parte das vendas na Black Friday neste ano. Revise seus orçamentos definindo um valor 50% maior do que o consumido no ano passado.
  • Para voltar ao patamar original, após a sazonalidade, faça backup das contas usando o Ads Editor (menu Conta > Exportar > Conta Inteira > AEA).

3ª. Ação – Rede de Display (Ajuste seu orçamento e lances para as campanhas de Display):

  • Defina o orçamento para os próximos dias e comece com lances menores nas primeiras horas. Procure verificar quais são os horários com maiores taxas de conversão para concentrar seu investimento e lances nesses períodos.

4ª. Ação – YouTube (Utilize a veiculação por CPM na alta sazonalidade):

  • Entre em contato com seu gerente de contas para checar a possibilidade de veicular anúncios via CPM na véspera da Black Friday. É esperado um menor custo por visualização se comparado com a veiculação por CPV.

Black Friday – O Grande Dia

1ª. Ação – Rede de Pesquisa / Google Search (Utilize os dados do ano passado para garantir melhores resultados na Black Friday):

  • Verifique o consumo de orçamento na Black Friday no ano passado. Depois defina o orçamento das campanhas 40% acima do definido no ano anterior.
  • Verifique os melhores horários de conversão da Black Friday do ano passado e programe lances por horário na aba de “Configurações”.
  • Reserve um arquivo pronto para subir no Google Ads Editor com sugestões de lance mais competitivos para Remarketing na rede de pesquisa para as listas de final de funil.

2ª. Ação – Google Shopping (Acompanhe de perto suas campanhas do Shopping):

  • Acompanhe o consumo do orçamento para evitar a perda de impressões na Black Friday.
  • Identifique os melhores IDs de produto na aba de Dimensões. Você pode adicionar as colunas do Shopping e verificar quais são os principais produtos. Para esses produtos é importante aumentar os lances para garantir que eles apareçam nas pesquisas mais importantes para seu varejo.
  • Ajuste lances de audiência.

3ª. Ação – Rede de Display (Foque seu orçamento nas segmentações que estão trazendo o melhor desempenho):

  • Esse momento é a hora de direcionar seu esforço no nível mais granular: controle os lances das campanhas no nível das palavras-chave.
  • Verifique as listas que estão com melhor performance ao longo do dia.
  • Confira o investimento para que as campanhas não percam impressões.

4ª. Ação – YouTube (Reorganize suas campanhas focando as segmentações de alta performance):

  • Ajuste lances de hora em hora, verificando os seus KPIs.
  • Realoque os orçamentos das campanhas com o objetivo de cobrir 100% das impressões para segmentação de maior performance.
  • Para os ajustes de lances e realocação de orçamento entre campanhas, leve em consideração seus objetivos de mídia, como alcance, frequência, custo por visualização, conversões e assim por diante.

Fonte: Google Partner

Comece agora a se preparar para a Black Friday

A hora de começar suas estratégias para anunciar na Black Friday é agora!

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