Cliques e Sessões: Diferenças entre estas métricas ao anunciar na internet

13/10/2021 by in category Análise e Monitoramento, Google Analytics with 0 and 0
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Cliques e Sessões são métricas diferentes. Veja o que diferencia estas duas ações e porque pode haver discrepâncias ao analisar o número de cliques nos anúncios e de sessões em seu site.

Termos similares entre Google Ads e Analytics podem levar anunciantes a tirar conclusões erradas ao analisar os relatórios. Isto se dá, por exemplo, quando você vê discrepâncias ao analisar cliques e sessões.

Quais as diferenças entre cliques e sessões no Analytics? E por que elas costumam apresentar valores discrepantes?

Descubra as respostas neste artigo.

Cliques x Sessões – Diferença na forma como são contabilizados

Podemos definir cliques e sessões da seguinte maneira:

  • Cliques aparecem nos relatórios do Google Ads e se referem ao número de vezes que os clientes clicaram nos seus Links Patrocinados.
  • Sessões aparecem nos relatórios de público-alvo e indicam o período em que o cliente está ativo no site ou aplicativo. Por padrão, uma sessão expira em 30 minutos, mas é possível alterar este valor para mais tempo.

Assim, podemos concluir que cliques e sessões são métricas completamente diferentes.

Tendo isso em mente, fica fácil de entender porque os números de cliques e sessões, muitas vezes, não batem.

Por que cliques e sessões não batem?

As discrepâncias ocorrem porque cliques e sessões muitas vezes são ativados de formas diferentes.

Considere 5 situações onde isso acontece:

1. Cliente clica no anúncio diversas vezes

Por exemplo, se o cliente clicar no anúncio, clicar no botão Voltar e, em seguida, clicar no anúncio novamente, o Google Ads registra dois cliques. Mas, o Analytics, por sua vez, contabiliza apenas uma sessão.

Isto é comum em algumas situações, por exemplo, quando o cliente está fazendo comparação de preços. Nesta situação, entre diversas pesquisas, pode ser que ele clique várias vezes no seu anúncio.

Por isso, podemos ter diferenças entre o número de cliques e de sessões.

2. Cliente adiciona site aos favoritos

Esta situação é bastante comum:

O cliente clica no seu anúncio, visita a página de destino e adiciona o site aos favoritos para visitas futuras. Neste caso, o Google pode contabilizar diversas sessões, uma vez que o Analytics registra as referências da sessão original. No entanto, os relatórios do Google Ads registram apenas um clique.

3. Cliente interrompe o carregamento completo da página

A ação do cliente logo após o clique também pode gerar algumas discrepâncias. Isto acontece quando a pessoa clica no anúncio e fecha a página em seguida (ou interrompe seu carregamento).

Com a interrupção, o Google Analytics não consegue executar seus códigos e, por isso, não registra uma sessão. No entanto, como a pessoa clicou no anúncio, o clique é registrado no relatório do Google Ads.

4. Analytics registra cliques inválidos

É verdade que o Google Ads possui um filtro para impedir que cliques inválidos sejam contabilizados. Assim, o Google não cobra estes cliques do anunciante.

No entanto, o Analytics registra até mesmo os cliques inválidos para apresentar o total de exibições de páginas.

5. Tempo da sessão expira

Por padrão, uma sessão dura 30 minutos de inatividade. Assim, se uma pessoa visitar seu site, deixar a página inativa por mais de 30 minutos e voltar a navegar em seguida, o Analytics contabiliza duas sessões.

O Google Ads, porém, conta apenas um clique.

Concluindo

Assim, aparentes discrepâncias entre diferentes relatórios é algo bastante comum. Afinal, estamos falando de métricas diferentes.

É por isso que diferenças entre cliques e sessões não devem ser preocupantes.

No entanto, é importante conhecer o que está envolvido nos registros de cliques e sessões para impedir que você se perca ao analisar dados dos seus relatórios.