O Google Ads possui uma página ou guia chamada Recomendações. Trata-se de uma seção inteiramente dedicada a melhorias das campanhas e dos Links Patrocinados. Nesta página, são compartilhadas sugestões para otimizar lances, palavras-chave e anúncios.
No entanto, o Google Ads está exibindo sugestões automatizadas em outras páginas da interface, além da guia Recomendações.
Por meio do aprendizado de máquina, o Google Ads pode identificar novas palavras-chave para serem inseridas na campanha.
No entanto, aquilo que anteriormente poderia aparecer somente na Guia Recomendações, agora foi percebida em outras áreas da interface.
Veja o cartão de recomendação percebido por um usuário na guia Palavras-chave, e que foi compartilhado no Twitter:
Como observado, o gráfico de desempenho (à esquerda da imagem) é reduzido. Com isso, é possível exibir claramente o cartão de recomendação.
A partir deste widget, o analista de Links Patrocinados pode tomar três ações:
Certamente, o objetivo do Google Ads é fazer com que seu aprendizado de máquina tenha bastante utilidade para os consultores de Links Patrocinados.
Por meio das sugestões (neste caso, de novas palavras-chave), o Google Ads quer ser um auxiliar bastante ativo desta gestão. Afinal, quando a empresa anunciante ganha, o Google também ganha.
Mas note que, apesar de suas melhores intenções, o aprendizado de máquina do Google deve ser visto como um auxiliar, e não como o gerente da conta.
Mostrar estas recomendações em outras páginas da interface pode fazer muito sentido. No entanto, o botão “Aplicar Todas Sugestões” é perigoso. Em alguns casos, clicar cegamente neste botão pode ser bastante imprudente.
Afinal, adicionar novas palavras-chave e novos lances sem sequer realizar uma análise e revisão manual pode prejudicar o desempenho das suas campanhas.
Por isso, as sugestões do Google Ads e do seu aprendizado de máquina merecem uma atenção e consideração. Mas, cuidado para não seguir às cegas todas as recomendações.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (115) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2683) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2754) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2754) Vídeo Marketing (66) YouTube (82)