Retrospectiva Google Ads 2021

03/01/2022 by in category Retrospectiva with 0 and 3
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Acompanhe, em ordem cronológica, as principais novidades do Google Ads em 2021.

O ano de 2021 esteve cheio de novidades para profissionais do marketing digital. E muitas destas novidades foram vistas no Google Ads.

Neste artigo, acompanhe a Retrospectiva Google Ads 2021. Confira todos os novos recursos e atualizações no universo dos Links Patrocinados do Google.

Janeiro

O Google Ads lança a Exclusão de Dados. Quando acontece algum problema com o acompanhamento de conversão, ele instrui os lances inteligentes a ignorar o período onde isso aconteceu. Assim, você não corre o risco de ter informações incorretas afetando a inteligência dos seus lances.

São anunciadas alterações nas políticas da App Tracking Transparency (ATT) da Apple. Com esta atualização, o Google adverte que os anunciantes podem ver grandes variações nas métricas de suas campanhas para apps iOS.

Fevereiro

As estratégias de lances de portfólio para contas de administrador ficam disponíveis para todos os anunciantes. O recurso para MCC aparece em campanhas da rede de pesquisa e Google Shopping padrão.

Para facilitar a comparação do desempenho em diferentes tipos de campanhas de vídeo, o Google padroniza a atribuição de conversões em formatos de vídeo in-stream e de feed puláveis. A novidade fica disponível para os formatos medidos pelo acompanhamento de conversões do Google Ads.

O Google Ads simplifica as correspondências de palavras-chave. Desta forma, a correspondência de frase incorpora o modificador de correspondência ampla. Com a mudança, a correspondência de frase consegue cobrir um tráfego maior, ao mesmo tempo em que respeita a ordem das palavras quando isso for importante para a intenção da busca.

Em Fevereiro, é possível direcionar os clientes que tocam no título do anúncio para um formulário de lead, em vez de uma página de destino. A iniciativa visa aumentar o número de leads.

Os relatórios de atribuição se expandem incluindo mais redes e formatos. A partir de Fevereiro, é possível ter uma visão mais ampla do funil de conversão com a introdução dos anúncios de display e do YouTube nos relatórios de atribuição.

relatório de atribuição para rede de display e youtube

Embora em princípio ainda seja possível criar anúncios de texto expandidos, o Google Ads comunica que os anúncios responsivos de pesquisa passam a ser o tipo de anúncio padrão nas campanhas de pesquisa.

Março

O app do Google Ads ganha diversas melhorias: configurações das notificações personalizadas em tempo real, explicação dos motivos de alterações significativas e insights de desempenho.

A interface do Google Ads é atualizada. O objetivo é ajudar anunciantes a entender de forma mais rápida o desempenho das campanhas, visualizar recomendações personalizadas, criar e editar campanhas com poucos cliques e gerenciar palavras-chave em só lugar.

gerenciar palavras-chave de modo simplificado

O Google Ads lança globalmente os anúncios de promoção de propriedade. O objetivo deste formato é gerar mais leads para hotéis. Os anúncios de promoção aparecem nas pesquisas por locais geográficos.

Abril

O Google comunica o lançamento dos experimentos de vídeo em todo o mundo. Com este recurso, os anunciantes podem entender o impacto dos anúncios em vídeo no Brand Lift e nas conversões.

Para evitar perder tempo analisando e aplicando recomendações de forma manual, o Google passa a permitir que os anunciantes apliquem recomendações automaticamente. Além disso, é possível selecionar quais as áreas em que as recomendações podem ser aplicadas de forma automática.

recomendações automáticas

A página Insights, com tendências personalizadas para cada empresa, sai do formato beta e torna-se disponível para anunciantes no mundo todo.

Para ter maior controle sobre onde os anúncios aparecem, os anunciantes passam a contar com a ferramenta Controle do Anunciante. Ela ajuda a evitar que os Links Patrocinados apareçam em sites com conteúdo indesejado para as marcas.

O CPA desejado e o ROAS desejado passam a ser opções das estratégias de lances Maximizar Conversões e Maximizar o Valor da Conversão, respectivamente.

As campanhas de apps para instalações começam a aceitar lances com um ROAS Desejado. O recurso está disponível para aplicativos Android.

ROAS nas campanhas para apps

A segmentação por lista de clientes recebe novos recursos. Entre eles: taxa de correspondência instantânea, bem como sugestões na página de Recomendações mostrando quando você deve atualizar sua lista.

30 de Abril de 2021 é o prazo para implementar o acompanhamento paralelo em campanhas de vídeo.

Maio

O Google Ads atualiza a tag global do site (gtag.js) e o gerenciador de tags. Com isso, um cookie primário melhora a forma como as conversões são atribuídas. A iniciativa faz parte das mudanças para respeitar a privacidade dos usuários na internet.

Os principais indicadores no Relatório de estratégias de lances se expandem. Assim, é possível visualizar os principais indicadores para campanhas de pesquisa que usam a estratégia Maximizar o valor da conversão. Além disso, o Google Ads passa a permitir que os anunciantes apliquem ajustes periódicos no nível da conta de administrador.

Os simuladores ajudam a entender como mudanças nos lances e orçamento afetam o desempenho das campanhas. Anteriormente, eles estavam disponíveis para estratégias de lances com base em cliques e conversões. No entanto, em Maio de 2021, elas foram expandidas para campanhas de pesquisa que usam a Parcela de Impressões Desejada.

As extensões de imagem saem do programa beta e ficam disponíveis para anunciantes em todo o mundo.

O Google divulga o lançamento em formato beta das Campanhas de maior desempenho. Trata-se de um novo tipo de campanha baseado em metas onde as empresas conseguem testar todos os formatos e redes do Google em só lugar.

Junho

Anunciantes em todo o mundo começam a usar as extensões de vídeos relacionados. Este recurso permite exibir uma lista com 2 a 5 vídeos relacionados que aparecem abaixo do anúncio no YouTube App.

O TrueView For Action evolui para as Campanhas de Ação em Vídeo. Este novo formato automático aprimora diversos recursos do TrueView e é voltado para gerar conversões.

A Pontuação de Otimização passa a incluir as campanhas de ação em vídeo. Assim, é possível receber recomendações personalizadas para otimizar o alcance e o desempenho destas campanhas.

Os Conjuntos de Anúncios (2 anúncios que aparecem em sequência) começam a incluir anúncios in-stream não puláveis, além dos in-stream puláveis e bumper ads.

Julho

O processo de criação de contas de administrador se torna mais simples em Julho de 2021. O Google Ads permite que você crie contas de subadministrador em contas de administrador. Com a atualização, é possível criar contas de administrador na página de Desempenho, além de ser possível remover usuários destas contas.

Surge um novo sistema de aviso para violações recorrentes. Nele, o anunciante primeiro recebe um alerta e nenhuma penalidade. A partir daí, toda nova violação traz uma penalidade cada vez mais severa. Após 1 alerta e 3 avisos, a conta é suspensa.

Clientes começam a ver “Ofertas relacionadas à sua pesquisa” ao rolarem a página de resultados do Google Shopping.

oferta relacionadas no Google Shopping

O relatório “Mais vendidos” ganha dois novos recursos: demanda relativa e histórico de dados dos produtos mais vendidos.

Agosto

Algumas conversões são mais importantes para seu negócio do que outras. Por isso, dando mais controle sobre os lances inteligentes, o Google Ads permite que você ajuste os valores de conversão de acordo com local, dispositivo e público-alvo.

Novos selos que destacam políticas de frete e devolução ficam disponíveis no Google Shopping. Com eles, é possível visualizar no anúncio informações como “Entrega gratuita até…”, “Receba até…” e “Rápido e grátis”.

selos de entrega rápida

Setembro

O relatório de termos de pesquisa começa a mostrar mais consultas que atendem às diretrizes de privacidade do Google. De fato, isto permite uma visão mais ampla de termos que os anunciantes podem usar para otimizar anúncios e páginas de destino.

As palavras-chave de correspondência ampla se tornam mais abrangentes. Desta forma, é possível alcançar mais pessoas com um tráfego relevante, ao mesmo tempo em que se usa menos palavras-chave.

Surge uma nova métrica para anúncios em vídeo na Rede de Display: as conversões de visualização engajada (EVCs). Esta métrica foca as conversões em que não há cliques. O Google contabiliza uma EVC quando uma pessoa assiste a 10 segundos de um vídeo no seu anúncio, não interage com ele e, em seguida, realiza a conversão no seu site.

Google Ads lança o Assistente de Importação de Conversões Off-line (Assistente OCI). Trata-se de uma ferramenta prática que acompanha passo a passo a importação de conversões offline, além de dar orientações sobre a gestão de projetos.

O beta das conversões otimizadas fica disponível para anunciantes qualificados. Elas servem como complemento das tags de conversão que você possui atualmente em seu site.

Surge um novo relatório de orçamento. Ele mostra os gastos diários, os limites mensais de gasto, bem como a previsão de gasto mensal. Com este relatório, é possível ver como alterações no orçamento diário afetam o desempenho das campanhas e o limite de gastos.

novo relatório de orçamento

O Google comunica que 30 de Setembro de 2021 é o último dia para os anunciantes criarem uma campanha TrueView For Action. A partir do início de 2022, todas as campanhas TrueView For Action serão migradas para Campanhas de Ação em Vídeo.

Outubro

O mês de Outubro começa com uma atualização das políticas de publicidade. Com estas mudanças, o Google proíbe a monetização de conteúdo que negue o impacto das mudanças climáticas sobre o planeta.

Anteriormente, as campanhas para engajamento dependiam de links diretos. Mas o Google Ads comunica que agora é possível levar os clientes para a página inicial do app, mesmo que você não estes links. O recurso está disponível somente para Android.

O Google Ads ganha novas sugestões de recomendações para campanhas do Shopping. Entre elas, sugestões para definir ROAS desejado para capturar aumentos no volume, segmentar todos produtos qualificados e configurar metas de aquisição de novos clientes.

Novos indicadores começam a fazer parte da ferramenta de palavras-chave. O objetivo é fazer com as recomendações apresentem sugestões mais relevantes para as buscas. Os novos indicadores incluem páginas de destino e palavras-chave disponíveis no grupo de anúncios.

As Campanhas de Alcance de Vídeo ficam disponíveis para anunciantes em todo o mundo. Com este formato, o Google usa inteligência artificial para melhorar seu alcance e eficiência, combinando Bumper Ads e anúncios puláveis.

Novembro

O mês começa com o lançamento das Metas de Conversão. Este recurso ajuda os anunciantes a organizar as ações de conversão, além de orientar a configuração das métricas. Desta forma, ao definir uma ação, o Google Ads otimiza as campanhas para alcançar este resultado.

Para entender melhor o motivo de mudanças e problemas com o valor de conversão, o Google permite que você veja as explicações de “ROAS desejado” e “Maximizar o valor da conversão” na página “Campanhas” das campanhas de pesquisa.

explicações sobre valor da conversão

O Google Ads lança as Campanhas de Maior Desempenho. Esta solução é baseada em metas e complementa as campanhas de pesquisa com base em palavras-chave. Elas utilizam aprendizado de máquina para conseguir mais conversões em todos os canais e redes de publicidade do Google com uma única campanha.

São lançados Lances inteligentes para vendas na loja. Com esta solução da inteligência artificial é possível otimizar seus lances para vendas na loja física, e não apenas visitas.

O Google aprimora o TrueView para Shopping e expande os feeds de produtos para mais tipos de campanhas de vídeo. Assim, é possível atribuir feeds de produtos às campanhas de vídeo de reconhecimento e consideração, bem como viabilizar compras neles. Com este complemento, é possível exibir imagens de produtos abaixo dos anúncios em vídeo.

feeds de produtos no TrueView para shopping

Os anúncios video discovery do YouTube foram rebatizados como Anúncios em Vídeo In-feed.

O Google adiciona mais explicações aos insights de desempenho. Entre outras coisas, isto significa ver explicações sobre mudanças nas estratégias de lances e orçamentos. Além disso, os Insights mostram alterações positivas no desempenho para que você saiba o que funciona melhor em suas campanhas.

O app do Google Ads começa a mostrar tendências de pesquisa em tempo real. Isto significa que os anunciantes podem descobrir novos termos com repentino crescimento e utilizar esta informação para criar novas campanhas.

Além disso, o app do Google Ads permite criar campanhas com apenas alguns toques.

Dezembro

A página Insights recebe novas métricas e recursos. Entre eles, as Previsões de Demanda, Insights de Interesse dos Consumidores e Insights Sobre Público-alvo.

As extensões de imagem (lançadas em Maio de 2021 para dispositivos móveis) começam a aparecer também em computadores.

extensões de imagem em desktop

Além disso, o Google começa a oferecer as extensões de imagem dinâmicas. Neste formato, o Google busca as imagens mais relevantes da página de destino para mostrar na extensão. Também é possível pesquisar o recurso visual ideal para sua extensão em um banco de imagens gratuitas do Google Ads.

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