Experiência na Página: o novo algoritmo do Google

17/06/2020 by in category SEO with 0 and 1
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8,8 – esta foi a média de atualizações por dia do algoritmo do Google em 2018. A maioria das atualizações ocorre silenciosamente ou somente após implantadas. Mas, a Experiência na Página é uma ampla atualização do algoritmo anunciada com bastante antecedência. Saiba detalhes sobre esta atualização e como se preparar para ela.


Qual a atualização mais recente do Google? Bem, se você trabalha com SEO, provavelmente já fez esta pergunta. E ela é de grande importância para quem quer aparecer em destaque nas buscas do Google.

Afinal, de tempos em tempos, o buscador atualiza o algoritmo. Por exemplo, somente em 2018, o Google relatou 3.234 atualizações – uma média de 8,8 atualizações por dia. É muita coisa!

Como resultado, novos sinais começam a ser considerados. Além disso, o peso dos sinais também muda.

Com tantas mudanças, sites podem perder – ou ganhar – posições da noite para o dia.

Para que seu site seja bem-visto pelo Google e ocupe posições de destaque, é importante conhecer as atualizações do algoritmo do buscador.

Vamos então conversar um pouco sobre esta ampla atualização anunciada para 2021.

Google divulga ampla atualização do algoritmo

Via de regra, o Google não costuma avisar com tanta antecedência as atualizações que faz em seu algoritmo. Além disso, pequenas alterações são realizadas de forma regular no buscador – a maioria, sem qualquer divulgação.

Mas, desta vez, a história é diferente. Por conta da pandemia do coronavírus, a equipe do Google decidiu comunicar com bastante antecedência sobre uma ampla atualização do algoritmo que acontecerá em 2021.

Esta atualização tem sido chamada de Experiência na Página.

Portanto, profissionais de SEO podem se preparar desde já para deixar o site “redondinho” para esta atualização.

O que é a atualização Experiência na Página

A experiência na página envolve diversos sinais que avaliam como os usuários percebem a experiência de interação com um site, independentemente do valor informativo. Sim, estamos falando da usabilidade do site.

Nesta atualização, conforme divulgado pelo Google, a Experiência na Página faz o seguinte:

Ela mede aspectos de como os usuários percebem a experiência de interagir com uma página da web. A otimização destes fatores torna a web mais agradável para usuários… e permite que os sites evoluam em direção às expectativas dos usuários no celular. Acreditamos que isso contribuirá para o sucesso de negócios online uma vez que os usuários se envolvem mais e realizam transações com menos atrito.

Por que o Google lançou a Experiência na Página

Como mencionamos, a preocupação principal desta atualização é a usabilidade do site.

O Google está preocupado com a experiência que os usuários estão tendo em alguns sites.

Para ficar mais claro para você, confira o vídeo abaixo. Veja como o site oferece uma experiência ruim:

Neste exemplo, vemos que o usuário desejava clicar/tocar em “Não, voltar”. No entanto, no momento do clique, um campo foi carregado no alto da página, deslocando o botão “Não, voltar” para baixo. O resultado? Sem querer, o usuário clicou em “Sim, fazer meu pedido”.

Este clique acidental é apenas um dos exemplos de uma experiência ruim – algo que a atualização Experiência na Página leva em consideração.

O Google não quer que os usuários tenham experiências ruins assim.

Portanto, na prática, se um site apresentar um problema com esse, provavelmente perderá muitas posições no Google.

Prepare-se para a atualização Experiência na Página

Visto que a atualização será aplicada somente em 2021, os profissionais podem se preparar com antecipação.

Para facilitar, existe uma lista de 5 passos que você deve seguir para deixar suas páginas preparadas para esta atualização do Google.

Passo 1 – Avalie carregamento, interatividade e estabilidade visual

Ao avaliar o carregamento, lembre-se que é bom que a página faça com que o LCP (métrica utilizada para medir a velocidade de carregamento) ocorra nos primeiros 2,5 segundos a partir do início do carregamento da página.

A interatividade é avaliada pela métrica FID. Este é o tempo entre a primeira interação do usuário com sua página e o momento da resposta do navegador.

Por fim, a estabilidade visual é avaliada pela métrica CLS que mostra com que frequência acontecem mudanças visuais inesperadas no site, enquanto você está navegando. Este é o caso do vídeo que exibimos acima – o botão muda de lugar quando, do nada, surge um novo campo na página.

Existem diversas ferramentas que ajudam a monitorar estas 3 principais métricas:

  • PageSpeed Insights
  • Chrome UX Report
  • Search Console
  • Chrome DevTools
  • Lighthouse
  • Web Vitals Extension

Passo 2 – Verifique se as páginas são mobile friendly

Uma boa experiência exige que as páginas sejam compatíveis com dispositivos móveis. Mas, o que dizer da sua página?

Se está na dúvida, o que acha de fazer um teste agora mesmo? Verifique se seu site é compatível com mobile.

Passo 3 – Verifique se as páginas são seguras

Aqui não tem nenhuma novidade. Independentemente de atualizações em algoritmos, sempre precisamos verificar se nosso site está seguro, livre de conteúdo malicioso como vírus e malwares.

Quando o algoritmo do Google avalia uma página, ele leva em consideração se há algum software indesejado presente.

Portanto, para se certificar de que tudo está ok com sua página, verifique os dados “Problemas de segurança” no Google Search Console.

Passo 4 – Atualize a conexão do seu site para HTTPS

O HTTPS é um protocolo de transferência que protege a integridade dos dados do usuário. O protocolo HTTPS é recomendado porque protege o usuário em 3 camadas: criptografia, integridade dos dados e autenticação.

Para que seu site não perca posições no Google com a atualização Experiência na Página e para que a navegação dos clientes continue segura, use o HTTPS.

Passo 5 – Verifique se há conteúdo intersticial prejudicando a experiência do usuário

Intersticiais são muito ruins para a experiência em uma página. E o motivo é simples: nestes casos, o conteúdo da página fica obscurecido pelos intersticiais. E quando falamos em dispositivos móveis, o problema é ainda maior.

Por isso, verifique se seu site está usando intersticiais que prejudicam a navegação. Se tiver, procure corrigir este problema o quanto antes.

experiência na página

Concluindo

Você gosta de ter uma boa experiência quando visita uma página na internet, não é verdade?

Bem, todos gostam disso.

Por este motivo, a Experiência na Página apenas reflete uma tendência: cada vez mais as boas experiências serão privilegiadas nos mecanismos de busca como o Google.

Ao mesmo tempo, boas experiências ajudam a melhorar os negócios. Afinal, os visitantes ficam satisfeitos e isto contribui para novas conversões.

Portanto, não basta ter um bom conteúdo. A usabilidade também é fundamental para bons negócios.

E por falar em ferramentas que ajudam a melhorar nosso site, aprenda como usar o Google Search Console.

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