Se você é um profissional de marketing ou proprietário de uma empresa, talvez esteja procurando novas formas de promover seu negócio e impulsionar suas vendas. Para isso, é provável que esteja experimentando formatos pagos e orgânicos para suas campanhas de marketing digital.
Entre as opções oferecidas pelo marketing na internet, está o Social Ads (anúncios exibidos em redes sociais). Uma destas mídias sociais é o Twitter.
Neste momento, surge a pergunta: será que o Twitter pode ajudá-lo a promover sua empresa e realizar novos negócios?
Oficialmente, o Twitter surgiu em 2006. Desde então, a rede social se espalhou pelos quatro cantos do planeta e passou a integrar a rotina de milhões de usuários.
Com o crescimento do uso da rede social, surgiu também a oportunidade de veicular anúncios na plataforma.
Assim, estava preparado o cenário para o nascimento do Twitter Ads.
O Twitter Ads é a ferramenta da rede social que permite que as marcas divulguem seus produtos e serviços para sua audiência utilizando anúncios.
Nesta rede social, os anúncios são comumente chamados de criativos.
Estes criativos são exibidos de forma contextual. O que isso quer dizer?
Uma das intenções do Twitter é que seus anúncios sejam relevantes e tenham relação direta com os interesses dos usuários.
Para isso, o Twitter analisa e cruza diversos dados sobre o público da rede social. Estes dados incluem a interação dos usuários com perfis, as buscas que realizam e os conteúdos visualizados.
E não para por aí. Ainda é possível utilizar a localização geográfica como fator para determinar quem visualizará os anúncios.
Desta forma, evita-se poluir a timeline dos usuários com anúncios irrelevantes, ou seja, anúncios que não tenham relação com o interesse das pessoas.
Esta abordagem contextual faz com que o Twitter Ads ofereça um grande potencial para as empresas, desde a conscientização e lembrança da marca até a realização de novas vendas.
E os números mostram o crescimento do interesse por esta publicidade. Dados internos da rede social mostram que o engajamento com os anúncios aumenta 50% ano a ano, com uma queda de 14% no custo por engajamento.
Embora o alcance do Twitter seja bem menor do que anúncios veiculados no Google, Facebook e Instagram, ainda assim, esta rede social oferece grandes oportunidades.
Com o Twitter você pode:
Portanto, vamos analisar os tipos de campanhas disponibilizados pelo Twitter Ads de acordo com as metas de sua empresa.
As campanhas publicitárias da rede social foram desenvolvidas pensando nas metas das empresas em seu marketing digital.
Veja abaixo uma lista de alguns objetivos de marketing e as campanhas criadas especialmente para eles.
Sua marca está no Twitter. Mas pode ser que sua meta principal seja direcionar as pessoas para seu site.
Como solução, o Twitter Ads oferece as campanhas de cliques no website.
O formato de anúncio Website Card (ou Web Card) é uma solução de alto impacto para quem quer aumentar as visitas no site da empresa, conquistar leads de qualidade e gerar mais vendas.
Este anúncio exibe uma imagem em destaque, um título, um texto descritivo de até 280 caracteres e uma call to action.
O tamanho da imagem pode variar de acordo com a proporção selecionada.
Estes cartões de anúncios no Twitter também aceitam vídeos. Assim, o anunciante pode utilizar uma frase de chamariz ajudando seu público a visitar uma página de destino.
O Web Card utiliza o sistema de custo por clique (CPC). Desta forma, você só paga quando os usuários clicarem no seu anúncio para visitar seu site.
Anunciando no Twitter Ads com o Website Card você tem acesso ao rastreamento de conversões. O objetivo disso é acompanhar as ações realizadas, incluindo as impressões dos anúncios, o custo dos cliques e os resultados alcançados.
Você deseja aumentar o número de seguidores de sua marca no Twitter? Quer fazer isso com rapidez?
Pode ser que você esteja criando um perfil no Twitter, agora. Ou talvez já esteja com ele ativo há um bom tempo, mas deseja aumentar o número de seguidores.
Não há dúvidas de que isto é muito importante para o sucesso de sua marca. Afinal, seus seguidores poderão ver suas postagens, comprar seus produtos, além de compartilhar seus tweets (retweetando seus posts e ajudando a promover sua marca).
As campanhas de seguidores ajudam você a criar e ampliar o público com quem deseja interagir.
Este formato de campanha promove sua conta no Twitter. Isto é feito por exibir a conta de sua marca no painel Quem Seguir.
Além disso, na campanha de seguidores, é possível criar tweets para serem exibidos na timeline da página inicial.
Quando estas postagens forem criadas, é importante que elas deem motivos para os prospectivos novos seguidores começarem a seguir seu perfil. É importante explicar o que a pessoa ganhará se fizer isso. Por exemplo, como chamariz, você pode oferecer um desconto exclusivo para atrair novos seguidores.
É opcional utilizar imagens nestes tweets. Assim, se preferir, você pode se concentrar somente na mensagem para evitar a possibilidade de quaisquer distrações.
Mas, será que estes tweets promovidos e a exibição no painel Quem Seguir é feita de forma aleatória? Não.
O Twitter Ads utiliza critérios de segmentação para encontrar pessoas que tenham características semelhantes aos seus seguidores.
Você também pode selecionar interesses e palavras-chave para escolher os grupos de pessoas que serão alcançados pelas campanhas de seguidores.
Mas, sobre estes critérios de segmentação, falaremos mais adiante.
Não basta ter um grande número de seguidores. Você certamente deseja aumentar o engajamento com eles, certo?
No Twitter, um seguidor está engajado quando ele retweeta seu post, curte seu tweet, responde ou faz menção de sua marca.
Tal interação permite melhorar a relação com seu público atual e também expandir seu alcance. Afinal, você alcança pessoas que estão fora do seu grupo de contatos imediatos.
Se este é o seu objetivo, então, a solução está nas campanhas de engajamento.
O processo é simples: basta você escolher um tweet e promovê-lo. Por isso, eles são chamados de Tweets Promovidos.
Promovendo um tweet, você consegue exibi-lo para um público maior e por mais tempo.
Os Tweets Promovidos aparecem na linha do tempo, na página do perfil e na parte superior dos resultados de pesquisa.
Existe um grupo de tweets promovidos chamado Anúncios em Tom de Conversa. Eles aceitam imagens e vídeos. Estes anúncios contêm botões de chamada à ação e convidam o usuário a espalhar a mensagem. Depois que ele realiza a ação esperada, uma mensagem de agradecimento é apresentada. É uma forma de estimular seus seguidores a compartilhar suas postagens.
Uma marca de café do Reino Unido, a Pact Coffee, percebeu as vantagens de criar uma campanha de engajamento. Além de obter 5 milhões de impressões com a campanha, este varejista conseguiu um aumento de 13x no número de retweets.
Mas o Twitter Ads oferece um diferencial para estas campanhas. São os Tweets Somente Promovidos. Qual a diferença deles?
Os Tweets Somente Promovidos são exibidos apenas para usuários segmentados. Isto significa que, por padrão, eles não aparecem na linha do tempo dos seus seguidores. Além disso, eles não aparecem nos resultados de pesquisa.
Com as campanhas de engajamento, você só paga quando as pessoas interagirem com suas postagens.
Você sabia que a maioria dos usuários do Twitter utiliza a rede social em celulares? Para ser mais exato, cerca de 80% dos usuários acessam a rede social via dispositivo móvel.
Portanto, o Twitter pode ser uma solução bastante interessante se você deseja que um maior número de pessoas baixe seu aplicativo, faça compras no seu app ou aumente o engajamento com ele.
A solução do Twitter Ads para isso são as campanhas de aplicativos.
Para estas campanhas são oferecidos os App Cards.
Trata-se de um anúncio que permite que os usuários visualizem uma imagem ou um vídeo.
Além do texto, imagem ou vídeo, o anúncio conta com o botão Instalar, permitindo que o download e instalação do aplicativo sejam efetuados.
O anunciante só realizará o pagamento do seu anúncio se o usuário clicar no botão Instalar.
Se quiser saber sobre o remarketing nesta rede social, leia nosso artigo sobre Retargeting no Twitter.
Qualquer campanha de marketing digital, para ser eficiente, precisa ser analisada, mensurada e otimizada.
Para tanto, são necessários relatórios precisos de desempenho.
Os relatórios do Twitter Ads permitem que você analise as impressões dos seus anúncios, os resultados alcançados e quanto você está gastando ao atingir suas metas.
Com o rastreamento de conversões, você pode entender como cada centavo investido na rede social contribui para os resultados esperados.
Para entender o desempenho, a rede social oferece o painel Campanhas. Nesta página você consegue analisar:
A seção Insights de Público dá informações sobre quem são seus seguidores. Estas informações são importantes para você entender quem é seu público e criar uma segmentação de alto impacto para seus anúncios.
Neste relatório, você visualiza dados demográficos dos seus seguidores, como localização geográfica, dispositivos utilizados e sexo.
Além disso, é possível visualizar outras informações úteis, como comportamento de consumo e estilo de vida.
Bem, você deve ter notado que, quando falamos sobre os tipos de campanhas no Twitter Ads, mencionamos que o pagamento é feito após alguma interação com sua publicidade: seja um clique para visitar seu site, para seguir a empresa, para curtir seu post, para fazer o download de um aplicativo, etc.
Assim, quando você cria uma campanha, você tem uma meta ou objetivo de marketing. Somente após atingir esta meta, ou seja, quando o usuário realizar a ação que você espera dele, o pagamento será realizado.
E isto é muito vantajoso. Afinal, muitas empresas podem ficar receosas de investir no marketing digital temendo desperdiçar seu dinheiro. Mas pagando por resultados, a história é diferente.
Além disso, o Twitter não exige um pagamento mínimo. Você pode começar a anunciar na rede social e parar quando bem entender. Você só precisa definir um valor que caiba em seu orçamento e trabalhar a partir daí.
Ao definir seu orçamento publicitário, você precisa entender que a plataforma trabalha com 3 elementos: ações de cobrança, leilão e lance.
As ações de cobrança são as ações que você espera que os usuários realizem. Somente após essas ações é que você será cobrado.
Digamos que seu objetivo seja aumentar as visitas ao site de sua empresa. Então, neste caso, você espera que as pessoas cliquem no link exibido nos seus anúncios. Assim, sempre que alguém clicar neste link, você terá uma ação de cobrança.
Cada meta possui suas próprias ações de cobrança.
Digamos que você e um anunciante concorrente estejam tentando exibir os anúncios para as mesmas pessoas, ao mesmo tempo. Qual anúncio será exibido? Aquele que der os melhores lances no leilão do Twitter.
Quando você anuncia no Twitter Ads, você participa de um leilão onde é preciso dar lances. Um lance é um valor que você está disposto a pagar por uma ação de cobrança.
O vencedor do leilão pagará somente $0,01 a mais do que o segundo lugar.
Em um leilão tradicional, sabemos que levará o produto a pessoa que der o lance maior. Ao anunciar no Twitter Ads, porém, outros fatores são levados em consideração, como a qualidade do seu anúncio, o número de usuários segmentados e a quantidade de anunciantes que estão concorrendo com você.
Portanto, é possível que um lance de $0,70 ganhe de um lance de $0,80. Isto pode acontecer se o anúncio de $0,70 tiver uma qualidade superior.
De modo geral, públicos mais concorridos precisam de lances mais agressivos.
Ao dar o pontapé inicial no processo de anunciar no Twitter, é preciso que, basicamente, você tome 3 decisões:
Tendo estas escolhas em mente, você pode passar para a fase de criação de sua primeira campanha.
Ao acessar a página ads.twitter.com, você deve escolher a opção Anúncios do Twitter. O Twitter também oferece a opção Modo de Promoção, mas ela não está disponível no Brasil, atualmente. Por isso, não falaremos sobre ela.
Em seguida, você deve escolher quais são suas metas ao anunciar nesta rede social.
Assim que tiver escolhido uma meta, chega o momento de configurar sua primeira campanha. Para isso, você deve dar um nome para ela e definir uma data de início e término.
Também, neste momento, você deve mencionar o orçamento diário que está disposto a pagar. É possível especificar o orçamento total da campanha. Desta forma, quando este orçamento esgotar, a campanha será automaticamente interrompida.
Se você for um novo anunciante no Twitter Ads, é bom ter bastante cautela ao definir seu orçamento diário. Comece com valores mais baixos e, à medida que for ganhando experiência e acompanhando os resultados, poderá realizar ajustes no seu orçamento.
Dependendo de qual meta você escolheu na parte anterior, você terá diferentes opções para preencher aqui. Por exemplo, se sua meta for Aumentar os Downloads de Aplicativos, então, o Twitter solicitará informações sobre o app que você deseja divulgar.
Em seguida, você deve configurar o Ritmo da Campanha. Há dois ritmos de entrega dos anúncios:
Depois de criada sua campanha, chega o momento de criar os grupos de anúncios. Uma campanha pode ter diversos grupos de anúncios. E cada grupo pode conter um ou mais tweets. O Twitter Ads escolherá os tweets com melhor desempenho para exibição.
Para isso, você precisará dar um nome para o grupo, definir um orçamento e o lance. O lance pode ser automático (otimizado automaticamente pelo Twitter para obter os melhores resultados) ou lance máximo (valor máximo que você quer pagar por ação de cobrança).
Note que aqui também é possível especificar uma data de início e término.
Em Segmentação, você deverá especificar alguns detalhes sobre seu público-alvo. Esteja atento para que o público selecionado seja realmente aquele com potencial de realizar a ação desejada. Assim, você não desperdiça seus esforços com pessoas que não estão interessadas em seu produto ou serviço.
Se, anteriormente, você já criou uma lista de públicos-alvo, poderá utilizar esta mesma lista agora, na opção Seus Públicos.
No entanto, vamos considerar que esta seja sua primeira campanha. Portanto, você ainda não tem listas de públicos-alvo de campanhas anteriores.
Entre as opções para configurar o público-alvo estão:
Vamos analisar um pouco mais a fundo a opção de segmentação Funções de Público. Este recurso permite alcançar com maior precisão as pessoas que estão interessadas nos seus produtos e serviços.
Grandes eventos ganham destaque no Twitter todos os dias. Muitos deles entram para os trending topics (os assuntos mais falados na plataforma social).
Se quiser alcançar grupos demográficos que estão ativamente interessados em determinados eventos, você poderá selecionar tais momentos culturais na opção “Funções de Público”.
O comportamento se refere às atividades dos usuários de acordo com informações coletadas pelo Twitter. Isto pode incluir, entre outras coisas, os hábitos de compra.
Assim, você poderá selecionar pessoas que costumam comprar de determinadas marcas para exibir seus anúncios para elas.
Esta categoria apresenta tópicos de interesse dos usuários com quem você quer se conectar. Para cada categoria de interesse existem subcategorias que tornam mais preciso o alcance do seu marketing digital. Por exemplo, na categoria Negócios temos diversas subcategorias, como Tecnologia.
Para realizar esta configuração você deve selecionar alguns perfis de usuários. Para qual finalidade?
Quando você adiciona perfis nesta configuração, o Twitter Ads analisa outros usuários da rede social que tenham interesses semelhantes. Assim, uma lista de perfis-alvo será criada e seus anúncios poderão ser exibidos para os integrantes dela. Para tanto, basta inserir o nome do usuário com o identificador “@”.
Uma possibilidade é selecionar perfis de clientes seus. Além disso, você pode selecionar pessoas específicas para verem seus anúncios, como perfis de influenciadores.
Outra opção das Funções de Público são as palavras-chave.
O Twitter Ads faz uso dessa função por analisar as palavras que os usuários digitam ao tweetar e ao fazer buscas na rede social.
Por exemplo, uma livraria poderia segmentar a palavra-chave “livro”. Assim, pessoas que costumam tweetar utilizando a palavra “livro” ou que pesquisam por esta palavra, estarão mais propensas a visualizar o anúncio da livraria.
Você deve selecionar as palavras-chave que estejam diretamente relacionadas ao seu ramo de negócio.
Chega, enfim, o momento de você selecionar os anúncios que serão exibidos para seu público-alvo.
Na guia Criativos, será apresentada uma lista dos tweets que você já publicou na rede social. É preciso selecionar quais destes tweets você deseja promover no Twitter Ads.
Você também tem a opção de escrever novos tweets para serem promovidos. Para isso, você precisa clicar no botão azul com uma pena branca.
Se optar por escrever um novo, uma tela se abrirá para compor seu tweet, normalmente. Em seguida, é necessário clicar em Atualizar para que ele seja listado como opção.
Quanto à publicação, você terá duas opções:
Se quiser que esta postagem seja exibida exclusivamente como anúncio, selecione a opção “Somente Promovido”.
Na lateral direita, há um espaço para configurar o posicionamento dos anúncios. Além da timeline e das páginas dos perfis, é possível escolher exibir os criativos nos resultados da busca.
Depois de finalizar estas configurações, clique em Próximo.
Na próxima página, você deverá conferir suas escolhas de anúncios, segmentação de público-alvo e orçamento.
Se estiver tudo ok, basta clicar no botão azul “Lançar Campanha”.
Não há dúvidas de que há vantagens em anunciar sua empresa no Twitter Ads.
No entanto, apesar do potencial que a rede social oferece, suas campanhas publicitárias estarão sempre amarradas a uma realidade: seus anúncios serão exibidos para seu público-alvo somente enquanto eles estiverem utilizando a rede social.
É por isso que muitas empresas desenvolveram uma estratégia vencedora: anunciar no Google Ads ao mesmo tempo em que anunciam no Twitter Ads.
Quais as vantagens de anunciar no Google Ads?
Em resumo, você conseguirá alcançar seu público-alvo onde quer que ele esteja.
Quando uma pessoa precisa de um produto ou um serviço, de modo geral, ela recorre ao Google em busca de uma solução. Se você anunciar no Google Ads, seus anúncios poderão aparecer em destaque nos resultados das buscas, acima dos demais resultados orgânicos.
Estes anúncios do Google são conhecidos como Links Patrocinados.
Além dos resultados nas buscas, os Links Patrocinados podem ser exibidos em diversos sites da família Google como Gmail, Google Play e YouTube.
Eles também são exibidos na rede de Display, um grupo de milhões de sites parceiros do Google que disponibilizam espaços publicitários para exibir anúncios de texto, imagens e vídeos.
Assim como o Twitter Ads, no Google Ads você paga por resultados. Em outras palavras, se seus anúncios forem exibidos e não houver nenhuma interação com eles, o Google não cobrará de você.
Com o Google Ads, você terá o maior alcance que o marketing digital pode lhe proporcionar – e com o melhor custo-benefício da internet.
Assim, não importa onde seus clientes estejam (seja navegando em um site ou utilizando um aplicativo), seus anúncios poderão alcançá-los.
Portanto, para saber mais detalhes sobre a publicidade no Google, confira nosso guia de Links Patrocinados.
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