– Joalherias costumam trabalhar com centenas ou milhares de itens. São produtos de luxo ou semijoias, sejam eles brincos, anéis, alianças, colares, etc. Devido ao fato das pessoas estarem cada vez mais conectadas, cresce na internet a procura por gemas (pedras) e metais (ouro e prata).
– Criando uma campanha publicitária, você poderá divulgar sua joalheria na internet, colocando suas joias em destaque, na primeira página do Google. Os anúncios exibidos no Google são chamados de Links Patrocinados.
– Que fatores precisam ser considerados ao anunciar uma joalheria no Google? Vejamos alguns princípios que precisam ser seguidos.
– Sua joalheria é de luxo ou de médio porte? Responder a esta pergunta é o primeiro passo para definir o público-alvo e o comportamento dele na internet. Dependendo do tamanho e abrangência do seu negócio, será necessário utilizar os Links Patrocinados e as Páginas de Destino para dar um foco maior em um ou outro aspecto, tais como: exclusividade e personalização de suas joias, preços competitivos, ou mesmo o luxo que elas representam.
– Qual destes aspectos mais interessam seu público? Daí a necessidade de identificar os valores procurados e, consequentemente, criar campanhas relacionadas.
– Muitos joalheiros e ourives preferem divulgar suas joalherias somente em sua localidade. De fato, grande parte das conversões é conquistada presencialmente, na própria loja. Muitas pesquisas, inclusive, são feitas associando o nome da cidade (por exemplo, “Joalherias em Curitiba”). Neste respeito, é possível anunciar sua joalheria somente em uma ou algumas cidades, utilizando para isso os eficientes métodos de segmentação geográfica do Google Adwords.
– No entanto, este é um cenário que está mudando. Segundo Rodrigo Vale, do Google, em um recente evento sobre e-commerce e marketing digital, um dos prováveis próximos booms do e-commerce poderá ser o comércio de joias na internet. Isto sem dúvida intensificará as oportunidades para os proprietários aumentarem suas vendas, utilizando como principal canal, a internet.
– Por isto, o número de joalheiros divulgando suas joias, inclusive fora do Brasil, tem crescido significativamente.
– O controle sobre os anúncios é um dos grandes diferenciais dos Links Patrocinados do Google Ads. No tocante às joalherias, alguns períodos sazonais ao longo do ano contribuem para o aumento da procura. Uma análise no Google Trends revela que isto ocorre em três principais períodos: dia dos namorados, dia das mães e Natal. Como proprietário de uma joalheria, você talvez tenha identificado outros períodos interessantes para sua loja onde há crescimento da demanda.
– Neste respeito, é possível criar Links Patrocinados com textos altamente segmentados para atingir essas pessoas, durante estes períodos. Uma vez criados, tais anúncios vão ao ar imediatamente. Assim, nas semanas que antecedem o dia dos namorados, por exemplo, é possível criar uma campanha para atingir o público que quer presentear as companheiras com uma joia. Após o fim do período sazonal, basta pausar estes anúncios para que deixem de ser exibidos.
– Uma breve pesquisa no Google e percebe-se que o segmento de joalheria é bastante concorrido. Uma característica em comum que os anúncios possuem é o destaque dado às promoções e parcelamentos. Como joias são itens caros, revelar este tipo de vantagem logo no texto do anúncio é um grande diferencial.
– É interessante também utilizar as extensões de ofertas para captar a atenção do público-alvo, ansioso por encontrar belas joias a preços acessíveis. Especialmente nos períodos sazonais, quando a demanda cresce nos últimos dias antes da data comemorativa, destacar ofertas e resgate de cupons promocionais tem um efeito extremamente positivo.
– As palavras-chave negativas o ajudarão a evitar tráfego desqualificado. Neste respeito, pode ser que os usuários estejam pesquisando por joias que sua loja não disponibiliza.
– Por exemplo, suponhamos que você possua uma joalheria em São Paulo, e alguém digite no Google: “joias indianas São Paulo”. Dependendo da correspondência das palavras-chave utilizadas, seus Links Patrocinados poderão ser exibidos nestas circunstâncias. Mas, e se você não vender joias indianas? Neste caso, por não ser relevante para o usuário, você provavelmente não conseguiria um clique ou conversão. Desta forma, colocar “indiana” como palavra-chave negativa impediria este tipo de problema.
– Em adição às campanhas da Rede de Pesquisa, é importante divulgar uma joalheria na internet por meio da Rede de Display. Por que esta rede é tão importante? No segmento das joalherias, o estímulo visual é uma característica fundamental. Por isso, há a necessidade de não se concentrar somente em anúncios de texto.
– A rede de conteúdo do Google é gigantesca, e abrange milhões de sites de diversas categorias. Você poderá criar banners altamente chamativos para serem exibidos em sites específicos, atraindo a atenção do seu público. A Rede de Display é uma excelente forma de atrair grande atenção para suas joias, sem perder a habilidade de medir a eficácia de cada um dos anúncios.
– No Google Ads você acompanha quantas impressões seus anúncios tiveram, quantos cliques receberam, e qual tem sido o custo por conversão. Assim, é possível avaliar quanto cada centavo investido em divulgar a joalheria na internet tem resultado em retorno financeiro. Além destes, existem diversos outros relatórios para avaliar o desempenho dos anúncios e alocar os lances de forma mais estratégica.
– Uma campanha criada com todos os elementos necessários para o sucesso, pode facilmente tornar-se um dos principais canais de venda da joalheria. Além disso, trabalhando o Índice de Qualidade, é possível que o custo por aquisição seja o mais baixo entre todos os canais de marketing que você utiliza.
– Estes são apenas alguns dos elementos que precisam ser considerados ao anunciar uma joalheria no Google por meio dos Links Patrocinados. Contratar uma agência Google Partner Premier para fazer a gestão dos seus anúncios será um grande passo para divulgar sua joalheria na internet e conquistar muito mais clientes e vendas.
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