Como Extrair Dados Confiáveis de Links Patrocinados Com Baixa Conversão

07/05/2017 by in category Análise e Monitoramento, Anuncia no Google de forma autônoma with 0 and 0
Home > Blog > Análise e Monitoramento > Como Extrair Dados Confiáveis de Links Patrocinados Com Baixa Conversão

Realizar melhorias em uma campanha de Links Patrocinados com dados escassos pode ser estressante. Até o uso de ferramentas automatizadas fica limitado. Mas há boas soluções para lidar com este problema

– Ao anunciar no Google, diversas ferramentas de automação ficam disponíveis para o anunciante promover, de forma eficiente, seus produtos e serviços na web. Ainda que sejam ferramentas automatizadas, elas devem ser utilizadas de forma estratégica, sob controle do administrador da conta do Google Ads.

– Um detalhe importante é que grande parte destas ferramentas não está disponível para contas com baixo volume de conversão. Isto significa que elas funcionam de forma mais eficiente em campanhas maiores e com dados mais antigos.

Requisitos Mínimos Para Ferramentas Automáticas

Conversão google ads– Considere algumas ferramentas do Google Ads e do Analytics com um requisito mínimo de conversões para serem efetivadas:

  • Ao utilizar a estratégia de lances de ROAS Desejado, o Google Ads recomenda pelo menos 50 conversões nos últimos 30 dias;
  • Quanto aos lances de CPA Desejado, recomenda-se pelo menos 30 conversões nos últimos 30 dias;
  • Ao utilizar as Metas Inteligentes do Google Analytics, a conta vinculada do Google Ads precisa ter enviado o mínimo de 500 cliques para a vista da propriedade, no último mês.

– Por que estes requisitos? Isto é necessário para que o aprendizado da máquina possa ter suficientes dados para então computar uma estimativa realista.

– Além disso, outras decisões que o administrador da conta precisa tomar no dia a dia, necessitam de dados válidos e confiáveis. Afinal, decisões erradas resultam em significativo desperdício de dinheiro.

O Problema do Baixo Volume de Conversão

– Além do que já foi mencionado, um baixo volume de conversão traz dois grandes problemas para a empresa que anuncia no Google:

  • Os lucros são muito pequenos;
  • Não há dados suficientes na conta para tomar decisões acertadas ao otimizar a conta.

– Isto costuma acontecer com bastante frequência com empresas que anunciam no Google de forma autônoma.

– Desta forma, surge a pergunta: como posso otimizar campanhas de Links Patrocinados com baixo volume de conversões?

– Os aspectos considerados a seguir podem ajudar a esclarecer este ponto.

Ampliar o Foco das Metas de Marketing

– Os objetivos de marketing podem ser variados, dependendo do segmento da empresa que você anuncia no Google. De modo geral, metas focadas em conversões (abrangendo lucros, Custo Por Aquisição e ROAS) estão entre as principais.

– No entanto, se suas conversões forem baixas, fica difícil manter o foco somente nesta meta de marketing, e tomar, consequentemente, decisões baseadas nela.

– O ideal é ampliar o alcance do foco, trabalhando outras metas que poderão impactar as conversões no longo prazo. Trabalhar outras metas significa, evidentemente, focar métricas alternativas. E elas serão de ajuda para conseguir obter dados confiáveis ao tomar decisões mais acertadas.

– Por exemplo, analise o impacto da consciência da marca. Com tal objetivo de marketing, a empresa prioriza métricas como cliques e a taxa de cliques (CTR). Os números disponíveis facilitarão monitorar a possibilidade de melhorias e a tomada de decisão.

– As métricas de engajamento também ajudam a colher dados confiáveis e de qualidade. Muitas delas estão disponíveis até no nível das palavras-chave, e podem ser encontradas em ferramentas de análise adicionais, como o Google Analytics.

Utilizar Google Analytics Para Analisar Baixo Tráfego

Conversão google ads– O Google Analytics é uma ferramenta de extrema importância em todas as situações, inclusive quando o anunciante possui poucos dados para gerenciar. Esta plataforma oferece métricas adicionais às disponíveis no Google Ads, e relatórios personalizados que são essenciais para conseguir extrair padrões a partir do baixo volume.

– No tocante aos relatórios personalizados é possível consultar somente as informações que você deseja ver. Elas podem ser refinadas conforme seu interesse.

– Por exemplo, no caso de baixo volume de conversão, é possível avaliar tráfego por dia da semana, ou mesmo por hora do dia.

– Com isso, identificam-se períodos da semana e horas do dia onde as conversões são mais significativas – ainda que sejam poucas. Isto oferece uma visão mais clara de onde ajustar os lances para conseguir atrair o público-alvo mais propenso à conversão.

Identificar Conversões Originadas de Outras Fontes

– Por desconhecer as ferramentas do Google Ads, algumas empresas que anunciam na internet de forma autônoma encaram como conversão apenas aquilo que acontece no site.

– No entanto, é possível acompanhar conversões iniciadas com um clique no Link Patrocinado, mas que são finalizadas pessoalmente (como em uma visita presencial à loja física) ou por meio de uma ligação telefônica.

– Esta visão holística garante uma análise total da campanha publicitária na web, compreendendo todos os canais utilizados pelos clientes através do funil de conversão.

A Melhor Solução

– Como percebido, até mesmo das campanhas com baixo volume de conversões podem ser extraídos dados para a tomada de decisões acertadas, tais como ajustes no lance.

– Mas, convenhamos: a análise é minuciosa, e envolve tempo e dedicação. Os resultados compensam, é verdade. Ainda assim, você pode se deparar (e até desanimar) com a complexidade dos sistemas do Google Ads e do Analytics, bem como com a falta de tempo para tamanho envolvimento com suas campanhas.

– É por esta razão que o Google Ads possui um programa de certificação de agências digitais. Por meio deste programa, você consegue selecionar uma agência Google Partner Premier com domínio total deste sistema de publicidade.

Selo-Google-Partners-Premier---Grande

– Esta é a garantia de que seus anúncios de Links Patrocinados serão programados e gerenciados dentro do mais alto nível de qualidade. E você saberá que será extraído o máximo do potencial de suas campanhas ao divulgar seu site no Google.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso