– Atingir as metas publicitárias ao anunciar na internet depende de diversos fatores, tais como otimizar as campanhas de Links Patrocinados enquanto elas estão rodando. O Google Ads possui o recurso das Experiências de Campanha que permitem ao anunciante testar alterações, e acompanhar, com baixo risco, o respectivo impacto que isto trará sobre as campanhas. Assim, o anunciante pode testar alterações em suas palavras-chave (incluindo palavras-chave negativas), grupos de anúncios, lances, canais e muitos outros elementos.
– Mas como avaliar os resultados das Experiências, comparando com os dados atuais das campanhas?
– No caso de dados experimentais significativos, o Google Ads utiliza setas para indicar ao anunciante o percentual de acerto em concretizar as alterações testadas nas Experiências. Tais setas podem estar apontadas para cima () ou para baixo (), dependendo da melhora ou diminuição do desempenho. A quantidade de setas indica o percentual de acerto em aplicar as alterações. Segundo o Google Ads, o valor percentual correspondente ao número de setas é o seguinte:
Uma seta: 95% de certeza de que as alterações não ocorreram por acaso;
Duas setas: 99% de certeza;
Três setas: 99,9% de certeza.
– As Experiências ainda podem exibir duas setas cinzas apontando para direções opostas (), indicando que os resultados recolhidos não são significativos.
– A ferramenta ainda permite que o anunciante realize o download destes dados para análise posterior. Além disso, é possível programar o envio de e-mail para os colaboradores, de modo que recebam os dados das Experiências. Assim, a equipe de analistas de Links Patrocinados é mantida informada sobre os resultados das experiências.
– As Experiências precisam ser avaliadas sob a luz das metas da empresa. Isto se dá porque diversas melhorias podem ser alcançadas com alterações nas campanhas, mas nenhuma delas talvez esteja alinhada às metas do anunciante. Por exemplo, alterações nos lances podem trazer um significativo aumento na taxa de cliques, mas não necessariamente sobre o número de conversões. Desta forma, a “leitura” que se faz das Experiências precisa ser realizada de forma personalizada, sob a ótica das metas do anunciante. É preciso avaliar os dados experimentais como um todo, e não estar limitado apenas a uma ou outra estatística.
– As Experiências do Google Ads permitem testar e realizar alterações nas campanhas com uma maior probabilidade de acerto, dando uma garantia maior para as empresas que anunciam na internet de que seus investimentos não serão disperdiçados em momento algum. As Experiências podem ser encerradas ou ativadas para todos os leilões de Links Patrocinados, em qualquer momento.
– Para que os resultados sejam precisos e vantajosos, no entanto, é necessário determinar que elementos das campanhas devem ser testados, e possuir uma visão aguçada para interpretar os resultados de acordo com as metas da empresa.
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