Métricas para e-commerce são dados que apresentam os resultados de sua loja virtual. Elas são úteis para entender o desempenho do e-commerce e tomar decisões informadas. Mas, quais são as principais métricas que você não pode perder de vista? Vamos conversar sobre isso.
A concorrência entre e-commerces é muito grande. Por isso, para alcançar os melhores resultados, você precisa monitorar o desempenho de perto. Somente assim vai ser capaz de identificar o que está dando certo e o que precisa de ajustes.
Mas, quado falamos em monitorar o desempenho, não basta olhar para um ou outro relatório de forma aleatória.
Cá entre nós, existem muitas métricas disponíveis em insights analíticos e relatórios de publicidade. São eles que nos ajudam a enxergar como anda o desempenho dos anúncios, se as taxas de abandono estão altas, se há queda no tráfego e assim por diante.
Portanto, diante de tantos números, talvez você se sinta um pouco perdido.
Por isso, lembre-se que não basta analisar métricas – é preciso analisar as métricas certas.
Portanto, vamos considerar quais são as métricas fundamentais para o sucesso do seu e-commerce. São nestes números que você precisa manter o olho.
Todo negócio possui uma performance, ou seja, um desempenho. Para o ramo do comércio eletrônico, existem as métricas para e-commerce. Estas métricas representam os resultados, que podem ser em formato numérico ou não.
Como mencionamos, as ferramentas de análise trazem uma variedade muito grande de métricas. E elas crescem a cada dia.
Por isso, vamos considerar agora…
Esta é uma das mais importantes métricas para e-commerce que você precisa ficar de olho. Afinal, se seu tráfego for baixo, é provável que todas as métricas seguintes também sejam ruins.
Quanto mais visitantes você tiver, maior serão seus lucros. Vamos imaginar que sua taxa de conversão seja de 1%. Neste caso, se 1000 pessoas visitam seu e-commerce, então, 10 compram algum produto. Logo, se conseguir aumentar o número de visitantes para 2000, o número de compradores também subirá.
Esta métrica para e-commerce apresenta a porcentagem de visitantes que fizeram uma compra em sua loja virtual.
A fórmula para obter esta taxa é a seguinte:
Taxa de conversão = nº vendas / nº visitantes * 100
O Custo Por Aquisição (CPA) mostra quanto você precisou gastar para adquirir um cliente.
Quanto mais baixo este valor, melhor.
A fórmula básica para este relatório é dividir quanto você investiu para conquistar um cliente pelo número de clientes adquiridos.
Este termo significa Valor da Vida Útil do Cliente. Esta métrica representa o valor que um cliente tem para seu e-commerce ao longo de toda a sua vida útil.
Pense nisso: um cliente pode comprar de sua loja apenas uma vez. Por outro lado, ele pode se tornar leal e continuar comprando de você durante muitos anos.
A CLV foca exatamente isso.
Quanto você gastou para conquistá-lo (CPA)? Quanto ele vai lhe render durante sua vida útil?
Com base neste desempenho total, o CLV ajuda a identificar os clientes mais valiosos.
O abandono de carrinho é uma realidade em qualquer e-commerce. Representa aquelas pessoas que estavam decididas a comprar mas, por algum motivo, desistiram no meio do caminho.
E é claro que você deseja que o número apresentado por esta métrica seja o menor possível. Por isso, é preciso acompanhar diariamente a taxa de abandono para verificar se ela não está aumentando.
Como você pode saber a taxa de abandono de carrinho no seu e-commerce? A fórmula é a seguinte:
Abandono do carrinho = nº pessoas que adicionaram produtos ao carrinho / nº de pessoas que o abandonaram * 100.
Se esta métrica começar a subir com o passar do tempo, você precisa identificar o que está fazendo com que as pessoas desistam da compra quando estão tão próximas do clique final.
Alguns abandonam o carrinho de compras. Outros, porém, nem chegam perto disso.
A Taxa de Rejeição é uma métrica para e-commerce que ajuda o empresário a saber quantas pessoas acessaram a loja virtual e saíram logo em seguida.
Sempre monitore esta métrica. Ela ajuda a identificar experiências ruins que os clientes estão tendo no e-commerce ou em páginas específicas.
O Ticket Médio é a média de quanto os clientes gastam em seu e-commerce.
Assim, para chegarmos neste valor, a fórmula é simples:
Ticket médio = todo o montante de suas vendas / número de clientes
Você pode definir uma meta para seu ticket médio, por exemplo, uma meta mensal. Depois é só acompanhar o ticket médio e verificar se seu negócio está alcançando o resultado esperado.
Quanto você ganha com cada real investido para divulgar seu comércio eletrônico com a ajuda de anúncios na internet? Isto é o que revela a métrica ROAS.
Por exemplo: digamos que você anuncie seu e-commerce no Google Ads. E vamos supor que você ganhe R$ 7,00 para cada real investido nestes anúncios. Portanto, neste caso, seu ROAS está sendo de 700%.
Esta métrica para e-commerce é uma das peças principais para compreender o desempenho de uma loja virtual.
Afinal, ela apresenta qual tem sido o seu lucro, levando em consideração as receitas e os custos.
A fórmula para saber qual o seu retorno sobre investimentos, portanto, é a seguinte:
ROI = ((Receita – Custos) / Custos) *100
São muitas as métricas disponíveis – algumas delas são essenciais, mas outras nem tanto.
Na verdade, existem algumas que podem enganar. São as chamadas métricas de vaidade. Elas podem inflar o ego, mas trazer poucos resultados para seu negócio.
Por exemplo: de pouco adianta ter diversas curtidas na foto de um produto no Instagram se esta ação não gerar vendas.
Em conclusão: diante desta quase infinidade de métricas, concentre-se naquelas que realmente fazem diferença para seu negócio.
Já que falamos em uma quase infinidade de métricas, o mesmo pode ser dito sobre as ferramentas de análise.
Elas são variadas. Algumas delas estão disponíveis somente para quem utiliza estratégias específicas. Por exemplo: para quem anuncia no Google, a plataforma do Google Ads oferece ferramentas de análise que acompanham o desempenho dos anúncios.
Além disso, o principal nome dentre as ferramentas de análise é, sem dúvida, o Google Analytics. É uma ferramenta gratuita e completa para acompanhar diversas informações importantes sobre seu e-commerce – e tudo em tempo real.
Mas, há outras soluções disponíveis no mercado, como por exemplo:
As métricas para e-commerce são essenciais para compreender o desempenho de uma loja virtual. E vão além disso: são determinantes para encontrar problemas e decidir o que precisa de ajustes imediatos em um e-commerce.
Portanto, se você tem uma e-commerce, fique de olho nas principais métricas e alcance os melhores resultados.
Algumas pessoas costumam confundir métricas e KPIs. Você sabe a diferença entre eles? Veja o artigo sobre o que são KPIs.
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