Taxa de Engajamento: O que é? Como melhorar?

18/04/2023 by in category Análise e Monitoramento, Relatórios with 0 and 3
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Taxa de Engajamento ajuda a identificar a frequência com que as pessoas interagem com seus anúncios gráficos e de vídeo. Veja quais são os anúncios de engajamento e dicas para melhorar a taxa de envolvimento dos clientes com estes formatos.

Ao gerenciar campanhas no Google Ads, existem diversas métricas para analisar. Algumas são mais importantes do que outras de acordo com suas metas e objetivos.

Entre as métricas está a taxa de engajamento. Anteriormente, ela era conhecida como taxa de interação.

Neste artigo, você vai conhecer mais detalhes sobre o que é taxa de engajamento. Além disso, descubra detalhes para melhorar esta taxa e obter melhores resultados com seus anúncios no Google.

O que é engajamento?

Neste contexto de anúncios do Google, Engajamento se refere às interações que as pessoas têm com seus anúncios gráficos e anúncios de vídeo. Essas interações são ações valiosas que mostram como as pessoas se envolvem com sua publicidade. Quanto mais atraentes forem seus anúncios, maior a interação.

Em geral, o engajamento é muito importante quando você precisa trazer uma pessoa para um funil de conversão. Ou seja, você precisa primeiro engajar ou envolver uma pessoa para que somente depois ela compre da sua empresa.

O que é taxa de engajamento no Google Ads?

Assim, a Taxa de Engajamento é o número de interações dividido pela quantidade de vezes que seus anúncios apareceram.

Desta forma, se criar uma campanha Discovery, de Vídeo ou na Rede de Display, você precisa estar atento à taxa de engajamento.

Ainda que seu objetivo seja conversões, se os anúncios não forem atraentes, dificilmente você conseguirá atingir suas metas.

Como visualizar a taxa de engajamento?

  • Acesse o Google Ads e clique em Campanhas.
  • Em seguida, clique em Colunas.
  • Clique em Modificar Colunas.
  • Finalmente, na guia Desempenho, clique em Engajamentos e Taxa de Engajamento.
  • Depois, basta aplicar e estas colunas já aparecem em seus relatórios.

O que é CPE?

Pensando nestas interações chegamos ao CPE. Este é o Custo Por Engajamento. Ou seja, é o valor médio cobrado pelo engajamento dos clientes com os anúncios.

Taxa de Engajamento e CTR – Diferenças

A tradicional CTR ou taxa de cliques é um dos importantes fatores que influenciam o Índice de Qualidade de uma campanha de Links Patrocinados. Ela está disponível para campanhas com diversos formatos de anúncios, incluindo anúncios de texto.

A taxa de engajamento, por outro lado, é uma métrica que você analisa somente para campanhas com anúncios gráficos e de vídeo.

Mas você talvez se pergunte: o que o Google Ads conta como “engajamento” ou “interação”. Isto pode variar de acordo com o formato do anúncio, conforme veremos a seguir.

Quais são os anúncios de engajamento

A forma das pessoas se engajarem com sua publicidade depende do formato de anúncio que você escolheu. Assim, os anúncios de engajamento podem ser classificados da seguinte forma:

  • Anúncios lightbox: são anúncios preparados para o engajamento. Quando a pessoa clica, toca ou passa o cursor sobre eles, os anúncios lightbox reagem. Por exemplo, estas ações podem fazer com que eles se expandam ou exibam um vídeo.
  • Vídeos: assistir a pelo menos 10 segundos do anúncio em vídeo.
  • Vídeo de promoção de aplicativo: assistir a pelo menos 10 segundos do vídeo ou clicar nele.
  • Anúncios Discovery: assistir a pelo menos 10 segundos enquanto o anúncio estiver sem som ou clicar nele.

Como melhorar a taxa de engajamento

Como vimos, quanto mais atraentes e chamativos forem seus anúncios, maior será a taxa de interação com eles.

Mas, na prática, o que fazer para melhorar a taxa de engajamento?

Na verdade, não existe nenhum grande segredo aqui. Otimizar a taxa de engajamento envolve as tradicionais boas práticas para quem anuncia no Google.

Por exemplo, no tocante aos anúncios gráficos, é preciso escolher imagens de qualidade, de preferência, que mostrem pessoas reais.

Aproveitar a inteligência do Google com os anúncios responsivos também é importante para aumentar a taxa de engajamento.

Com respeito aos anúncios em vídeo, dê bastante atenção à imagem (thumb) exibida antes do vídeo ser tocado. Em muitos casos, esta imagem faz toda a diferença no número de engajamentos ou interações com os anúncios.

Além disso, em especial se você estiver usando um vídeo maior, dê bastante atenção aos segundos iniciais da exibição. Isto é importante não apenas para aumentar a interação, mas também a retenção.

Além disso, cuide em geral do texto dos anúncios e dos botões de chamada para ação. Eles precisam despertar a atenção e a curiosidade dos clientes para que eles se engajem com os anúncios.

Fique atento à taxa de engajamentos

Portanto, fica claro que o sucesso de uma empresa ao anunciar no Google depende, entre outras coisas, de estar atento às métricas.

E uma destas métricas é o número de engajamentos.

Portanto, em especial se você usar anúncios gráficos e de vídeo, veja como a taxa de engajamentos pode revelar informações importantes sobre seus anúncios, se eles são atraentes ou não.

A partir daí, você tem dados confiáveis para fazer alguns ajustes e otimizar a exibição dos seus anúncios na internet.

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