Como Rentabilizar o Omnichannel ao Anunciar nos Links Patrocinados

Entenda porque suas campanhas precisam ser adaptadas para o conceito do omnichannel, integrando experiências online e offline.

 

A forma como as pessoas compram hoje é muito diferente do que acontecia anos atrás. Vivemos na era do omnichannel. As pessoas se movem do online para o offline de forma muito rápida.

Por isso, sua marca precisa oferecer experiências onde haja fluidez entre todos os pontos de contato. Ou seja, seu e-commerce, site, mídias sociais e lojas físicas precisam estar integrados para atender ao usuário, onde quer que ele esteja.

É o tipo de integração em que o consumidor não percebe diferenças entre o online e o offline.

Influência do Digital Sobre Offline

 

Como sabemos, o digital influencia a ação dos consumidores até mesmo quando eles estão na loja física. Muitos usuários pesquisam informações sobre um produto, dentro das lojas, antes de realizar uma compra. Além disso, muitos comparam com preços em lojas nas imediações.

Segundo dados do Google e BCG, o digital influencia mais de 50% das compras efetuadas em lojas físicas.

Influência do digital nas compras offline em lojas físicas

Por isso, pense no cliente que está em sua loja física agora. Talvez ele tenha chegado aí graças à presença de sua marca nos Links Patrocinados.

Você certamente deseja aumentar o número de visitas presenciais à sua loja. Talvez tenha até mesmo contratado uma agência de Links Patrocinados não certificada pelo Google Ads.

Assim sendo, como é possível ampliar o alcance da sua publicidade e melhorar a experiência omnichannel dos seus clientes?

Cuidado Para Não Criar Experiências Desconectadas

 

Como visto, é preciso perceber a importância do canal digital sobre o mundo offline.

A jornada de compras dos clientes está dividida em várias etapas, conhecidas como micro-momentos. Os pontos de contato entre estas etapas precisam estar conectados.

Se suas estratégias de Links Patrocinados estiverem desconectadas das iniciativas de marketing e logística offline, você pode estar perdendo muitas oportunidades. Talvez até desperdiçando dinheiro.

Interligando todas as etapas, você consegue alcançar seu público-alvo em toda a jornada de conversão, até a compra final.

Estratégias Importantes Para o Omnichannel

 

As agências de Links Patrocinados têm a sua disposição uma gama de ferramentas e canais para melhorar a experiência omnichannel dos seus clientes.

Por exemplo, considere uma destas ferramentas: os Anúncios de Inventário Local.

O objetivo destes Links Patrocinados é mostrar os produtos que estão em estoque nas suas lojas localizadas nas imediações do cliente que fez a busca.

Além de mostrar os produtos, os anúncios oferecem detalhes adicionais como endereço (acompanhada de um mapa), horário de funcionamento e muito mais.

Estratégias omnichannel com anúncios do inventário local

E quanto aos resultados alcançados por estratégias como essas?

Considere o caso da Leroy Merlin. Após utilizar os anúncios de inventário local, a empresa conseguiu um crescimento de 36% nas visitas dos clientes à loja física.

Leroy Merlin e resultados das estratégias omnichannel

Adaptar estratégias dos seus Links Patrocinados ao omnichannel não é trabalho fácil. Os analistas da agência Google Ads precisam ter experiência e domínio das ferramentas. Afinal, será necessário uma mudança completa na abordagem publicitária. Até mesmo as métricas e relatórios analisados precisarão ser atualizados.

Relatórios de Distância e Ajuste de Lances

 

Por exemplo, considere os relatórios de distância.

No Google Ads, o anunciante pode aumentar os lances com base em critérios de segmentação, incluindo os ajustes de lance para as extensões de local de destino.

Como isso pode ser feito?

O analista de Links Patrocinados vai analisar os Relatórios de Distância dos seus anúncios para verificar o desempenho das campanhas. Por exemplo, ao gerar um relatório de distância é percebido que a conversão é maior entre clientes que se encontram até 5 km de distância de sua loja. Por meio disso, é possível ajustar os lances para a segmentação por raio para conseguir impactar todos os interessados que se encontrem até 5 km de sua loja.

Os relatórios de distância e os ajustes de lance permitem não apenas compreender parte do desempenho do omnichannel, mas também explorá-lo de forma inteligente para aumentar as vendas.

Otimizar Campanhas Pensando no Omnichannel

 

Sua empresa provavelmente tem diversas campanhas de Links Patrocinados ativas, cada qual atingindo um determinado segmento do mercado e público-alvo.

Na detalhada análise que um consultor certificado pelo Google Ads realiza, ele procura rastrear quais são as campanhas que estão tendo uma influência maior sobre as conversões offline.

Após isso, são dados passos estratégicos para que estas campanhas criem uma ponte mais rentável entre o digital e o físico.

Isto é feito por meio da otimização das campanhas, dos reajustes no orçamento e aumento do lance sobre palavras-chave e grupos de anúncios com maior probabilidade de levar um cliente até sua loja.

Otimizar os Anúncios de Links Patrocinados

 

Quanto mais personalizado for o anúncio, maior a probabilidade de gerar engajamento. Pensando nisso, é preciso criar Links Patrocinados focados em pessoas que estão no circuito online, mas que buscam a experiência presencial.

Como seus anúncios estão sendo otimizados neste respeito?

Os anúncios de texto precisam ser criados pensando nos interesses, necessidades e dores do público-alvo. Isto significa incluir palavras relacionadas à busca local.

Além disso, é possível destacar ofertas que estimulem o visitante a fazer uma visita na loja, além de dar informações detalhadas sobre como ali chegar.

A Importância do Google Maps

 

Quando falamos em local não é possível deixar de fora o poder de influência do Google Maps. Afinal, esta valiosa ferramenta do Google ajuda os clientes a encontrarem sua empresa e fazer-lhe uma visita.

Portanto, q00uando uma empresa contrata uma agência certificada Google Partner para fortalecer o omnichannel dá-se grande atenção ao Google Maps. Ele permite a exibição de anúncios diretamente no Maps, bem como na lista de resultados de pesquisa.

Quando o usuário clica no ícone do Link Patrocinado, o anúncio é expandido fornecendo mais detalhes sobre sua empresa, incluindo a opção de Ligar ou Como Chegar ao local.

Alcançar Compradores em Celulares

 

Segundo dados do Google, as pesquisas mobile relacionadas a locais crescem 50% mais rápido do que todos os outros tipos de pesquisa nesses dispositivos.

E este formato de busca é extremamente impactante sobre a forma como os clientes encaram as empresas. Afinal, segundo pesquisas do Google Ads, os usuários têm uma probabilidade 62% menor de comprar das empresas com as quais tiveram uma experiência ruim no celular.

Portanto, a velocidade e usabilidade do seu site no celular farão grande diferença na hora dos clientes decidirem fazer uma visita presencial até sua loja física.

Outros Princípios Básicos Para Uma Experiência Omnichannel Perfeita

 

Além do que foi considerado, considere medidas adicionais para migrar sua publicidade para uma experiência omnichannel perfeita.

  • Usar preços claros;
  • Utilizar sistemas de aprendizado de máquina para ofertas personalizadas dentro do site, levando em consideração histórico de navegação e compra dos clientes;
  • Se possível, dar aos clientes a oportunidade de comprar online e retirar produto na loja física;
  • Pelo menos para alguns locais, oferecer frete gratuito e entrega imediata em domicílio.

Experiências personalizadas no omnichannel

Concluindo

 

Como visto, as pessoas estão constantemente alternando entre experiências digitais e offline.

Com isso em mente, é essencial que as empresas pensem da mesma forma. Assim, isto significa otimizar as campanhas para que o omnichannel gere mais lucros para seus negócios.

Portanto, leve em consideração a experiência e a qualificação das agências Google Partner (certificadas pelo Google Ads) na hora de gerenciar suas campanhas.

Isto fará toda a diferença na hora de adaptar suas campanhas segundo os princípios do omnichannel.