O alcance dos Links Patrocinados é global. Isto significa que os anúncios têm potencial para serem exibidos nos quatro cantos do planeta.
Mas é evidente que, se sua empresa possuir um alcance geográfico limitado, precisará segmentar seus anúncios.
É aí que entram as opções de local do Google Ads. Ela permite determinar onde e quando os Links Patrocinados serão exibidos.
Em algumas situações, pode parecer lógico que o ideal é simplesmente segmentar pessoas que estejam nas imediações ou na sua cidade. Por exemplo, digamos que você tenha um restaurante. Neste caso, você talvez pense: “Por que eu deveria exibir meus anúncios para pessoas que estão em outra cidade ou estado?”
Bem, a resposta não é tão difícil.
Na verdade, uma pessoa interessada no seu restaurante talvez, no momento da pesquisa, não esteja em sua cidade.
Por exemplo, um empresário em Florianópolis pode estar de viagem marcada para Curitiba e quer avaliar as opções de restaurante na capital paranaense. Ou seja, ele está em Florianópolis, mas pesquisa por “restaurante em Curitiba”.
Aqui entra a preocupação que o anunciante deve ter com as Opções de Local. O Google Ads, ao analisar o termo de pesquisa do usuário, percebe qual é o seu local de interesse e exibe os Links Patrocinados fora da área da segmentação geográfica. É claro, desde que as configurações de segmentação em suas campanhas permitam isso.
Como funcionam estes anúncios? Que critérios são analisados ao determinar onde a pessoa está, onde estará, e onde costuma estar?
Mas, quais são as regras que determinam quando o Google Ads exibirá os Links Patrocinados fora da sua área de atuação?
Quando o analista de sua agência Google Partner realiza a configuração das campanhas, o Google Ads disponibiliza três opções de segmentação:
Aqui, seus Links Patrocinados são exibidos para aqueles que estiverem fisicamente em sua região.
A ideia é alcançar somente pessoas que estão por perto. Mesmo que a pessoa inclua termos relacionados à sua região de segmentação, elas não verão os anúncios.
Os anúncios podem ser exibidos para qualquer pessoa que demonstrar interesse na sua região de segmentação, utilizando os termos apropriados para isso, independentemente de qual seja a localização física dela.
Esta é a novidade mais recente incluída nos critérios de segmentação local: “costumam frequentá-la”.
Com esta opção, seus anúncios não são exibidos somente para pessoas que estão na sua região ou pesquisando sobre elas.
Na verdade, os anúncios passam a ser exibidos para pessoas que viajam regularmente para seu local. Isto acontecerá mesmo que elas não estejam fisicamente em sua cidade.
A ideia é alcançar estas pessoas que viajam regularmente para sua cidade e fortalecer a sua marca na mente dela.
Por exemplo, voltemos ao empresário em Florianópolis que regularmente viaja para Curitiba. Este empresário poderá ser impactado por anúncios de restaurantes em Curitiba, mesmo quando estiver pesquisando opções para uma refeição em Florianópolis. Por quê? O objetivo é aumentar a consciência e lembrança da marca do restaurante curitibano. Assim, aumentará a probabilidade dele lembrar deste local em sua próxima viagem para a capital paranaense.
Nós vivemos em um mundo móvel. O celular possibilitou isso. Em outras palavras, isso significa que as pessoas se movimentam muito. Aqueles que estão nas imediações de nossas lojas agora a tarde, estarão em outra cidade, ao anoitecer. E talvez estarão de volta em poucos dias.
Por isso, estas pessoas não devem ser desconsideradas de campanhas publicitárias (tais como campanhas de branding) só porque, neste momento, não estão em nossa cidade.
Se elas estão por aqui, regularmente, vale a pena considerar desenvolver estratégias para alcançá-las mesmo quando estiverem longe.
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