Profissionais de Marketing Menos Preocupados Com Dados, Revela IAB

11/03/2019 by in category Anuncia via agência Google Partner with 0 and 0
Home > Blog > Anuncia via agência Google Partner > Profissionais de Marketing Menos Preocupados Com Dados, Revela IAB

Pesquisa do IAB mostra que, em alguns casos, preocupação das empresas com gerenciamento de dados dos clientes diminuiu. Entenda o porquê.

Os profissionais de marketing estão preocupados com o gerenciamento de dados. No entanto, em alguns casos, a preocupação e investimento nesta área tem diminuído. Esta é a constatação de uma pesquisa realizada pelo Interactive Advertising Bureau (IAB).

A pesquisa anual é resultado de entrevistas com profissionais de marketing digital, desenvolvedores de novas tecnologias e provedores de serviços de marketing.

O objetivo da pesquisa foi entender como as agências e departamentos de marketing estão empenhados em colher, avaliar e utilizar dados dos clientes e público-alvo para o desenvolvimento de estratégias publicitárias.

Se você anuncia na internet por meio de uma agência Google Partner, certamente está interessado em que todos os recursos e ferramentas sejam usados para alcançar os melhores resultados. Portanto, este estudo é do seu interesse.

Confira alguns pontos altos da pesquisa do IAB, e veja a importância dos dados de clientes para alcançar o máximo potencial das campanhas de Links Patrocinados.

Falta de Pessoal Treinado

Profissionais de Marketing Menos Preocupados Com DadosMuitas empresas estão preocupadas com o uso de dados. Mas em algumas delas, o investimento no marketing orientado por dados diminuiu.

Por exemplo, o número de empresas que planejam investir o mesmo que no último ano e até mesmo diminuir o investimento em dados está em 15% e 3%, respectivamente.

Nestes casos específicos, por que este comportamento de menor interesse?

A pesquisa apontou a escassez de profissionais treinados como principal motivo. A falta de profissionais capazes de colher e, principalmente, entender os dados do público-alvo mantém as empresas reféns.

E isto é preocupante. Afinal, o Google Ads tem informações valiosas sobre o seu público-alvo. No entanto, a falta de experiência de profissionais nesta área relativamente nova faz com que as empresas percam oportunidades.

O Fator Tempo Pesa

Por que alguns profissionais de agências Google Partner talvez não estejam profundamente envolvidos com a gestão de dados? Um dos fatores que explica isso é que a agência talvez esteja dividida em várias funções do marketing digital. Com várias frentes para atuar, o foco fica disperso.

Por isso, uma agência Google Partner que esteja inteiramente voltada para Google Ads tem uma vantagem competitiva muito interessante.

Empresas Que Investem Mais em Dados

Apesar da diminuição de interesse de algumas empresas na gestão de dados, a pesquisa mostra que outras estão investindo ainda mais. E pode ser que justamente seus concorrentes estejam bastante interessados na gestão de dados.

Segundo as informações compartilhadas no estudo do IAB, 69% dos entrevistados disseram que já aumentaram seus investimentos relacionados a dados.

Além disso, 78% disseram que pretendem investir ainda mais no ano que vem.

A Importância dos Dados

Profissionais de Marketing Menos Preocupados Com DadosComo já mencionamos, métricas e dados analíticos do público-alvo ajudam as empresas a vender mais.

Os dados trazem informações não somente sobre grupos de público-alvo, mas também sobre indivíduos.

Isto pode ser útil para criar diversas estratégias, tais como:

  • Identificar versões mais eficientes de um mesmo anúncio;
  • Conseguir relacionar quais anúncios geraram vendas (especialmente em jornadas de conversão mais complexas, com clientes que precisam de vários dias para converter);
  • Relacionar vendas ocorridas com diferentes momentos e intenções dos seus clientes;
  • Adaptar novas estratégias de acordo com o contexto e comportamento do usuário;
  • Prever comportamentos dos clientes;
  • Potencializar esforços de Remarketing para alcançar anteriores clientes ou visitantes com a mensagem certa, na hora certa.

Portanto, se você quiser melhorar os resultados dos seus Links Patrocinados, sua agência Google Partner precisa tratar os dados dos clientes como bens valiosos.

Uma agência com dedicação integral ao Google Ads e o selo Google Partner PREMIER são diferenciais que serão de ajuda para você alcançar suas metas e melhorar suas vendas.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso